METODOLOGIA CIENTFICA Prof Sidnei Silva CRASP 125 622

  • Slides: 60
Download presentation
METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva Aula 09

METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva Aula 09 CRA-SP 125622 1

METODOLOGIA CIENTÍFICA E-mail: sidnei. silva@oi. com. br Site: www. profsidneisilva. com

METODOLOGIA CIENTÍFICA E-mail: sidnei. silva@oi. com. br Site: www. profsidneisilva. com

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Bora B 2, ORGANIZACIONAL então vamos lá. . . PROJETO DE

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Bora B 2, ORGANIZACIONAL então vamos lá. . . PROJETO DE PESQUISA Ø Ø Ø PARADIGMAS POSITIVISMO LÓGICO ESTRUTURALISMO MATERIALISMO HISTÓRICO ILUMINISMO

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø. PROJETO DE PESQUISA

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø. PROJETO DE PESQUISA

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA ØÉ uma importante etapa da

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA ØÉ uma importante etapa da produção científica, é nele que o estudante esboça, delimita e expõe o seu objeto de estudo eleito, explicitando o tipo de abordagem que pretender dar ao assunto sobre o qual discorrerá. ØPode-se dizer que o projeto de pesquisa representa o cartão de visita da monografia, TCC, ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico, ele expressa a síntese do conteúdo que será exposto de forma definitiva no trabalho acadêmico, um projeto de pesquisa necessariamente precisa obedecer alguns parâmetros básicos de elaboração. ØAlguns passos básicos para a elaboração de um projeto de pesquisa coerente são a inclusão de título, justificativa, problema, formulação de hipóteses, objetivos, revisão de literatura, metodologia, cronograma, dentre outros. ØTambém de forma normativa e condizente com as premissas ABNT deverá ocorrer a disposição do projeto de pesquisa.

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ØÉ a informação e o saber

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ØÉ a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. ØPara ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. ØA razão deve estar atrelada a lógica da experimentação científica, caso contrário o pensamento se configura apenas como um conhecimento filosófico.

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ØUma das principais características do conhecimento científico é

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ØUma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. ØO princípio da verificabilidade, determinada ideia ou teoria deve ser verificada e comprovada sob a ótica da ciência para que possa fazer parte do conhecimento científico. ØEle é falível, isso significa que não é definitivo, pois determinada ideia ou teoria pode ser derrubada e substituída por outra, a partir de novas comprovações e experimentações científicas. ØEntre outras características inerentes, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO ØAo contrário do conhecimento científico que requer

METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO ØAo contrário do conhecimento científico que requer base teórica e comprovações a partir de experimentações, o conhecimento do senso comum é pautado principalmente nas crendices populares, ideias e conceitos que são transmitidos através das gerações por meio de “heranças culturais”. ØO conhecimento do senso comum não é questionador, ou seja, apenas determina o motivo, mas não traça os caminhos que levaram a determinada conclusão. ØJá o conhecimento científico se destina a decifrar e entender todos os processos e etapas de uma ideia ou teoria, a partir do uso de métodos científicos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA. PARADIGMA

METODOLOGIA CIENTÍFICA. PARADIGMA

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É PARADIGMA: ØÉ um modelo ou padrão a seguir. ØEtimologicamente

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É PARADIGMA: ØÉ um modelo ou padrão a seguir. ØEtimologicamente é o estudo gramatical da origem e história das palavras, de onde surgiram e como evoluíram ao longo dos anos, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. ØSão as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites. ØO termo surgiu inicialmente em Linguística na teoria do signo linguístico criada por Ferdinand de Saussure, linguista e filósofo suíço, cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente. ØOs elementos são substituídos por outros que vão ocupar a mesma posição. ØPor exemplo, na Gramática o verbo “cantar” serve de paradigma à primeira conjugação porque irá se flexionar em várias formas e outros verbos terminados em “ar” seguirão esse modelo. ØNa filosofia, um paradigma está relacionado com a epistemologia, sendo que para Platão, um paradigma remete para um modelo relacionado com o mundo exemplar das ideias, do qual faz parte o mundo sensível.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922 -1996), físico e filósofo da ciência,

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922 -1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” designou como paradigma as “realizações científicas que geram modelos que, por período mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados. ” ØO paradigma é um princípio, teoria ou conhecimento originado da pesquisa em um campo científico. ØÉ uma referência inicial que servirá de modelo para novas pesquisas. ØVejamos alguns tipos de paradigma:

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMAS EDUCACIONAIS ØÉ um modelo usado na área da educação. ØParadigmas inovadores

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMAS EDUCACIONAIS ØÉ um modelo usado na área da educação. ØParadigmas inovadores constituem uma prática pedagógica que dá lugar a uma aprendizagem crítica e que causa uma verdadeira mudança no aluno. ØO paradigma usado por um professor tem grande impacto no aluno, muitas vezes determinando se ele vai aprender ou não aprender o conteúdo que é abordado. ØA forma de aprendizagem das novas gerações é diferente das gerações anteriores, e por isso um paradigma conservador não terá grande eficácia.

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMA CARTESIANO ØSegundo o paradigma cartesiano, para conhecer o todo, é necessário

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMA CARTESIANO ØSegundo o paradigma cartesiano, para conhecer o todo, é necessário dividi-lo nas várias partes que o integram e estudar cada uma dessas partes individualmente. ØPor exemplo, para conhecer um carro, entrar nele e dirigi-lo. ØÉ preciso conhecer as suas partes, como o motor e outros componentes. ØO paradigma cartesiano é o oposto do paradigma holístico, que entende que os fenômenos têm que ser contemplados na sua existência global para serem entendidos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO ØUm paradigma de programação é definido pela maneira como

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO ØUm paradigma de programação é definido pela maneira como um determinado programador resolve um certo problema, fornecendo visão e determinando como o programador estrutura e executa este programa. ØOs quatro principais paradigmas de programação são: 1. Paradigma imperativo. 2. Declarativo. 3. Funcional. 4. Orientado a objetos. ØA diferenciação entre os paradigmas de programação é feita através das técnicas que estes mesmos paradigmas permitem ou proíbem. ØÉ por isso que paradigmas mais recentes são vistos como mais rígidos do que os modelos mais antigos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMA TRABALHISTA ØNo âmbito laboral, um paradigma é o valor salarial de

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMA TRABALHISTA ØNo âmbito laboral, um paradigma é o valor salarial de um funcionário, de acordo com uma determinada tarefa, que funciona como equiparação em relação a outro funcionário, que exerce a mesma função. ØDe acordo com o artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a mesma função, desempenhada com o mesmo valor, para o mesmo empregador, no mesmo local de trabalho, deve ser remunerado de igual forma, independentemente da idade, nacionalidade ou sexo.

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMA DA COMPLEXIDADE ØComplexidade é um termo usado na filosofia, epistemologia, linguística,

METODOLOGIA CIENTÍFICA PARADIGMA DA COMPLEXIDADE ØComplexidade é um termo usado na filosofia, epistemologia, linguística, pedagogia, matemática, química, física, meteorologia, estatística, biologia, sociologia, economia, medicina, psicologia, informática ou em ciências da computação. ØPor esse motivo, a sua definição sofre alterações dependendo da área em questão. ØA teoria da complexidade é também conhecida como desafio da complexidade ou pensamento da complexidade. ØO paradigma da complexidade, ou pensamento complexo, tem como objetivo relacionar várias disciplinas e formas de ciência, no entanto sem misturá-las.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Resumindo. . . ØÉ uma representação do padrão de modelos a serem

METODOLOGIA CIENTÍFICA Resumindo. . . ØÉ uma representação do padrão de modelos a serem seguidos. ØÉ um pressuposto filosófico matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico. ØÉ uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo. ØÉ uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas. ØParadigmas podem ser considerados regulamentos ou regras que dizem duas coisas: quais são os limites, as fronteiras da problemática com a qual se está trabalhando e como ter sucesso resolvendo questões dentro destes limites. “PARADIGMA SÃO REFERÊNCIAS A SEREM SEGUIDAS”

METODOLOGIA CIENTÍFICA. 1. Real. 2. Útil. 3. Certo. 4. Preciso. 5 Relativo. 6. Orgânico.

METODOLOGIA CIENTÍFICA. 1. Real. 2. Útil. 3. Certo. 4. Preciso. 5 Relativo. 6. Orgânico. 7. Simpático. QUAL LADO VOCÊ QUER ESTAR? PENSE NISSO. . .

METODOLOGIA CIENTÍFICA.

METODOLOGIA CIENTÍFICA.

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É POSITIVISMO: ØÉ uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É POSITIVISMO: ØÉ uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro. ØO principal idealizador do movimento positivista foi o pensador francês Auguste Comte (1798 -1857), ganhando destaque internacional entre metade do século XIX e começo do XX. Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados, pois não colaboram para o desenvolvimento da humanidade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØDe acordo com os princípios de Comte, as primeiras ideias do que

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØDe acordo com os princípios de Comte, as primeiras ideias do que viria a ser o Positivismo surgiram como uma ramificação do Iluminismo, a partir das crises sociais que explodiram na Europa no fim da Idade Média e com a chamada "sociedade industrial", marcada pela Revolução Francesa. ØO termo "positivo" surgiu pela primeira vez na obra "Apelo aos Conservadores", de 1855, onde Comte descreve o significado da Lei dos Três Estados, ou seja, as etapas pela qual o ser humano passou (e passa) em relação as suas concepções e valorizações da vida:

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØTEOLÓGICO: a explicação de fenômenos naturais a partir de crenças sobrenaturais. Busca

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØTEOLÓGICO: a explicação de fenômenos naturais a partir de crenças sobrenaturais. Busca encontrar o "sentido da vida", onde o imaginário e criatividade humana se sobrepõe à racionalidade. ØMETAFÍSICO OU ABSTRATO: é um meio termo entre o estado "teológico" e o "positivismo", pois o homem continua a procura das mesmas respostas das perguntas feitas na fase teológica, no entanto, ØPOSITIVO: esta etapa não se preocupa com os motivos ou propósitos das coisas, mas sim como acontecem; o processo. Para Comte, as ciências que deveriam ser consideradas positivistas, pois estão baseadas apenas em análises e observações cientificas, são a Matemática, a Física, Astronomia, Química, Biologia e a Sociologia, que havia sido recém criada e era estudada a partir de dados estatísticos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DO POSITIVISMO ØAcredita que uma teoria só pode ser tida como

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DO POSITIVISMO ØAcredita que uma teoria só pode ser tida como verdadeira se for comprovada a partir de técnicas científicas válidas. ØOutra característica é a ideia de ciência cumulativa, ou seja, que transcultural, atingindo toda a humanidade, não importando em qual cultura surgiu ou se desenvolveu. ØA ideia foi centralizada em sete termos e significados, de acordo com Comte: 1. Real. 5. Relativo 2. Útil. 3. Certo. 4. Preciso. 6. Orgânico 7. Simpático

METODOLOGIA CIENTÍFICA POSITIVISMO NO BRASIL ØMuita gente não sabe, mas o texto que aparece

METODOLOGIA CIENTÍFICA POSITIVISMO NO BRASIL ØMuita gente não sabe, mas o texto que aparece no centro da bandeira do Brasil - "Ordem e Progresso" - foi baseado em ideais positivistas. ØEm sua frase original, Comte dizia: "amor como princípio, ordem como base, progresso como objetivo". ØA partir deste pensamento, surgiu a famosa expressão que está estampada no centro da bandeira brasileira.

METODOLOGIA CIENTÍFICA POSITIVISMO JURÍDICO ØÉ diferente do Positivismo filosófico, proposto por Comte. ØNo âmbito

METODOLOGIA CIENTÍFICA POSITIVISMO JURÍDICO ØÉ diferente do Positivismo filosófico, proposto por Comte. ØNo âmbito jurídico, o positivismo é visto como o direito imposto pela vontade do ser humano, ou seja, direito posto, direito positivo. ØO Positivismo jurídico elimina qualquer hipótese do envolvimento divino nas ações humanas, assim como da natureza, ou da razão, como defende o Jusnaturalismo. ØO direito é exercido de forma objetiva, sendo baseado em fatos reais e científicos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA POSITIVISMO LÓGICO ØÉ um sistema filosófico criado pelo Círculo de Viena no

METODOLOGIA CIENTÍFICA POSITIVISMO LÓGICO ØÉ um sistema filosófico criado pelo Círculo de Viena no século XX na Áustria. Este grupo de filósofos reunia-se semanalmente para discutir a base de fundamentação de conhecimentos verdadeiros. ØPara este movimento, o conhecimento científico resulta da aplicação do método indutivo; e o critério que permite validar uma teoria é a verificação e confirmação experimental da hipótese. ØUma teoria é científica, se e só se puder ser empiricamente verificável, esta definição levanta problemas, dado que é impossível provar, por exemplo, que: "Todos os cisnes são brancos". ØOs positivistas lógicos, atendendo à impossibilidade de se verificar todos e, sem excepção, os cisnes que existem, consideraram que basta que os enunciados sejam empiricamente confirmáveis (se todos os cisnes que vimos até ao momento forem brancos, o enunciado: "Todos os cisnes são brancos confirma-se).

METODOLOGIA CIENTÍFICA DIFERENÇAS – POSITIVISMO X POSITIVISMO LÓGICO ØPositivismo é uma teoria filosófica que

METODOLOGIA CIENTÍFICA DIFERENÇAS – POSITIVISMO X POSITIVISMO LÓGICO ØPositivismo é uma teoria filosófica que afirma que todo o conhecimento positivo é baseado em fenômenos naturais e suas propriedades e relações conforme se verifica pelas ciências empíricas. ØPositivismo lógico é uma teoria que se desenvolveu a partir do positivismo, que sustenta que todas as afirmações significativas são ou analíticas ou conclusivamente verificáveis. ØAssim, a diferença fundamental entre o positivismo e positivismo lógico é baseada em sua história e a influência que eles têm sobre o outro.

METODOLOGIA CIENTÍFICA. ESTRUTURALISMO

METODOLOGIA CIENTÍFICA. ESTRUTURALISMO

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É ESTRUTURALISMO ØÉ uma abordagem de pensamento compartilhada pela psicologia,

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É ESTRUTURALISMO ØÉ uma abordagem de pensamento compartilhada pela psicologia, filosofia, antropologia, sociologia e linguística que vê a sociedade e sua cultura formadas por estruturas sob as quais baseamos nossos costumes, língua, comportamento, economia, entre outros fatores. ØAlém das Ciências Humanas, a Administração também passa a usar o estruturalismo enquanto método para o desenvolvimento das chamadas Ciências de Gestão. ØO método estruturalista é a análise da realidade social baseado na construção de modelos que expliquem como se dão as relações a partir do que chamam de estruturas.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA estrutura é um sistema abstrato em que os fatos não são

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA estrutura é um sistema abstrato em que os fatos não são isolados e dependem entre si para determinar o todo. ØAs trocas econômicas dependem dos laços sociais, que por sua vez são determinados por sistemas de distinção, e assim por diante. ØSão elementos inter-relacionados em que se percebe a força da estrutura e se vê que nem todo o fato pode ser entendido pelo que está à mostra, que existem elementos implícitos. ØCom isto, o estruturalismo acredita que os acontecimento estão sempre relacionados, não existindo fatos isolados.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA escola estruturalista com maior notoriedade mundial é o estruturalismo francês, representado

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA escola estruturalista com maior notoriedade mundial é o estruturalismo francês, representado por Jacques Lacan, Roland Barthes e Claude Lévi. Strauss, teve seu ápice na década de 1960, em um período em que tentava se contrapor a outro pensamento filosófico francês proeminente, o estruturalismo de Jean-Paul Sartre. ØA perspectiva estruturalista surgiu a partir da linguística, com Ferdinand de Saussure na década de 1910, é o pensador suíço quem vai criar a base para o desenvolvimento de dois campos de investigação, a linguística estrutural. ØEle não estabelece o uso da palavra estrutura, mas parte de sistemas formados por eixos de significação e signos linguísticos que formam os significados e significantes, desprezando a análise histórica das variedades das línguas ou dialetos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA partir desta teoria é criado o método estruturalista, desenvolvido pelo francês

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA partir desta teoria é criado o método estruturalista, desenvolvido pelo francês Claude Lévi-Strauss. ØA partir da observação-participante em tribos, inclusive no Brasil, o antropólogo percebeu a existência de regras e normas estabelecidas entre os grupos sociais de forma inconsciente, que formavam as estruturas de parentesco, a língua, os costumes e tudo o que envolvia o comportamento em sociedade. ØLévi-Strauss usou o mesmo método da linguística aplicado aos estudos da cultura e fundou assim a Antropologia Estrutural.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO ØSão termos opostos, podendo ser encontrados tanto na área

METODOLOGIA CIENTÍFICA ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO ØSão termos opostos, podendo ser encontrados tanto na área da Psicologia, como na Antropologia e na Sociologia. ØO estruturalista, dentro da Psicologia, foi desenvolvida pelo alemão Wilhelm Wundt, considerando-se como o estudo das estruturas da mente como forma de compreensão e tratamento do comportamento do ser humano. ØO funcionalismo, contrariamente, procuravam estudar as funções desempenhadas pela mente, de forma a orientar o comportamento – era estudar o propósito ou a função da consciência e seus processos mentais básicos. ØEnquanto o estruturalismo procurava determinar o que era a consciência, o funcionalismo queria indicar para que servia a consciência.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ESTRUTURALISMO E PÓS-ESTRUTURALISMO ØO pós-estruturalismo surgiu como uma corrente de pensamento por

METODOLOGIA CIENTÍFICA ESTRUTURALISMO E PÓS-ESTRUTURALISMO ØO pós-estruturalismo surgiu como uma corrente de pensamento por conta das diversas críticas voltadas para a abordagem do estruturalismo, por isso caracteriza-se o pós-estruturalismo como uma tendência à superação e à radicalização da perspectiva estruturalista em inúmeras áreas do conhecimento. ØO movimento chamado de pós-estruturalismo acaba se tornando próximo do pós-modernismo, embora ambos não sejam sinônimos. ØAmbos são semelhantes ao criticar o caráter abstrato e histórico do estruturalismo que não resolve o problema do significado e das questões associadas à ação. ØOs dois termos veem o discurso como algo problemático que precisa ser investigado, atingindo as noções de “verdades eternas e universais”.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO pós-estruturalismo, na análise literária, há a instauração de uma teoria de

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO pós-estruturalismo, na análise literária, há a instauração de uma teoria de desconstrução, onde entende-se que a realidade é vista como uma construção social e subjetiva, que o texto se libera para uma pluralidade de sentidos. ØO pós-estruturalismo é um movimento completo de pensamento. ØAo contrário do estruturalismo, que não admite a independência e a superioridade do significante em relação ao significado, pois para esta abordagem ambos são inseparáveis ØO pós-estruturalismo, vê o significante e o significado como separáveis, é entendido como uma forma de promover a liberdade de interpretar os sujeitos, pois esta desconstrução permite que se diferencie significante de significado, afinal a realidade é construída social e subjetivamente.

METODOLOGIA CIENTÍFICA. MATERIALISMO HISTÓRICO

METODOLOGIA CIENTÍFICA. MATERIALISMO HISTÓRICO

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É MATERIALISMO Materialismo é a atitude das pessoas que entendem

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É MATERIALISMO Materialismo é a atitude das pessoas que entendem que tudo é matéria e que têm uma vida voltada unicamente para os bens materiais. Ao adeptos do materialismo são chamados de materialistas. MATERIALISMO EM FILOSOFIA Materialismo em Filosofia é um sistema que admite que as chamadas condições concretas materiais, são suficientes para explicar todos os fenômenos que se apresentam à investigação, inclusive os fenômenos mentais, sociais e históricos. MATERIALISMO HISTÓRICO Materialismo histórico é uma doutrina social-filosófica que considera as formas de produção econômica como os únicos fatores realmente determinantes do desenvolvimento histórico e social. As demais esferas culturais, como religião, moral, direito, Estado, ciência, arte e filosofia são meras derivações que representam uma espécie de superestrutura sobre a infraestrutura econômica. A origem do materialismo histórico está ligada ao filósofo alemão Karl Marx (1818 -1883). .

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É MATERIALISMO HISTÓRICO ØÉ uma teoria marxista que defende a

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É MATERIALISMO HISTÓRICO ØÉ uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade. ØA teoria de Karl Marx tem como base o que ele chamava de concepção materialista da história, essa concepção, fundamentada tanto por Karl Marx quanto por Friedrich Engels, tem um conceito bem diferente do conceito do Iluminismo, que veremos a seguir. ØSegundo ela, as alterações sociais que acontecem ao longo da história não estão baseadas em ideias, mas sim em valores materiais e em condições econômicas.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ORIGEM DO MATERIALISMO HISTÓRICO ØFoi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels

METODOLOGIA CIENTÍFICA ORIGEM DO MATERIALISMO HISTÓRICO ØFoi elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels durante o período de 1818 a 1883. ØNo século XIX, a Europa passou por uma fase de grande expansão industrial, o que evidenciou ainda mais as diferenças entre as classes sociais existentes e causou grande impacto de âmbito social e político. ØAntes da elaboração da teoria do materialismo histórico, a história era vista como uma sucessão de fatos e eventos desconexos que aconteciam quase que acidentalmente. ØAtravés do método marxista dessa teoria, pela primeira vez a história foi analisada com fundamentos científicos que afirmavam que as razões das alterações sociais não estavam no cérebro humano (ideias e pensamentos), mas sim no modo de produção.

METODOLOGIA CIENTÍFICA PRINCIPAIS IDEIAS DO MATERIALISMO HISTÓRICO ØUma das principais ideias do materialismo histórico

METODOLOGIA CIENTÍFICA PRINCIPAIS IDEIAS DO MATERIALISMO HISTÓRICO ØUma das principais ideias do materialismo histórico é a de que a evolução histórica da sociedade é beneficiada pelos confrontos entre as diferentes classes sociais, devido ao que Marx chamava de "exploração do homem pelo homem". ØA linha central do pensamento marxista defendia que todo sistema econômico ou conceito de modo de produção estava associado a uma contradição que levava a seu desaparecimento e consequente substituição por outro sistema mais avançado de vida social e econômica.

METODOLOGIA CIENTÍFICA DIFERENÇA ENTRE MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTÓRICO ØO materialismo dialético é uma

METODOLOGIA CIENTÍFICA DIFERENÇA ENTRE MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTÓRICO ØO materialismo dialético é uma maneira de compreender a realidade considerando o materialismo e a dialética, tendo em conta pensamentos, emoções e o mundo material. ØDe acordo com esse conceito, a dialética é a base do entendimento dos processos sociais que acontecem ao longo da história. ØO conceito de dialética de Marx e Engels teve como base a dialética de Hegel, que afirma que nada é permanente e que tudo está sempre em um processo contínuo de ser e deixar de ser, de mudança, e que pode ser inclusive substituído.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØNo entanto, a dialética Hegeliana serviu apenas de base para que Marx

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØNo entanto, a dialética Hegeliana serviu apenas de base para que Marx e Engels desenvolvessem o seu próprio conceito da palavra. ØA dialética marxista não aceita os fundamentos idealistas de Hegel, que entendem que a história é a manifestação do espírito absoluto que passa de um estado subjetivo a um saber absoluto. ØPara Marx, a história é a oposição de classes que surge devido ao modo de produção que está em vigor. ØO materialismo dialético é a base teórica de um método de raciocínio, e por isso, não deve ser confundido com o materialismo histórico, que é uma interpretação marxista da história em termos das lutas de classes sociais.

METODOLOGIA CIENTÍFICA A dialética hegeliana funciona como um confronto de ideias que movem a

METODOLOGIA CIENTÍFICA A dialética hegeliana funciona como um confronto de ideias que movem a história, funcionando dessa forma: Ø Tese: uma ideia. Ø Antítese: contraria a ideia. Ø Síntese: versão final da ideia, com elementos tanto da tese como da antítese. A tira a seguir pode exemplificar a dialética hegeliana:

METODOLOGIA CIENTÍFICA.

METODOLOGIA CIENTÍFICA.

METODOLOGIA CIENTÍFICA.

METODOLOGIA CIENTÍFICA.

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É ILUMINISMO ØFoi um movimento intelectual que ocorreu na Europa

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É ILUMINISMO ØFoi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Além disso, teve grande influência no contexto cultural, social, político e espiritual em diversos países. ØTambém conhecido como "Época das Luzes", este foi um período de transformações na estrutura social na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem. ØFoi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens.

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO 1. Defesa do conhecimento racional (poder da razão). 2.

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO 1. Defesa do conhecimento racional (poder da razão). 2. Contrários ao Mercantilismo e Absolutismo monárquico. 3. Apoiado pela burguesia. 4. Defesa dos direitos naturais do indivíduo (liberdade e livre posse de bens, por exemplo). 5. Deus está presente na natureza e no próprio homem. 6. Defesa da liberdade econômica (sem interferência do Estado). 7. Defesa de maior liberdade política. 8. Antropocentrismo (avanço da ciência e razão humana).

METODOLOGIA CIENTÍFICA ORIGEM DO ILUMINISMO ØAs raízes do movimento iluminista começaram a crescer a

METODOLOGIA CIENTÍFICA ORIGEM DO ILUMINISMO ØAs raízes do movimento iluminista começaram a crescer a partir do século XVII, através dos trabalhos do francês René Descartes, que lançou as bases do racionalismo como a única fonte de conhecimento. ØAcreditava numa verdade absoluta, que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré-existentes. ØSua teoria passou a ser resumida na frase: "Penso, logo existo". ØO iluminismo foi um movimento que teve seu ponto de partida na dúvida e na insatisfação, sentimentos estes que eram constantes na Europa, principalmente durante as duas últimas décadas do século XVIII.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØNa França, onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØNa França, onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se chocavam com o desenvolvimento do capitalismo emergente. ØA burguesia, liderando camponeses e operários, se lançou contra a nobreza e o clero, e assumiram a direção do movimento. ØAs lutas sociais, o desenvolvimento da burguesia e de seus negócios, e a crença na racionalidade chegaram ao auge na propagação dos ideais iluministas, estes levados pela onda da Revolução Francesa. ØPuseram fim às práticas feudais existentes naquele país e estimularam a queda de regimes absolutistas-mercantilistas em outras partes da Europa.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ILUMINISMO NO BRASIL ØOs ideais iluministas (o fim do colonialismo e absolutismo,

METODOLOGIA CIENTÍFICA ILUMINISMO NO BRASIL ØOs ideais iluministas (o fim do colonialismo e absolutismo, o liberalismo econômico e a liberdade religiosa) estiveram presentes no Brasil e foram responsáveis pela: 1. Inconfidência Mineira (1789). 2. Conjuração Fluminense (1794). 3. Revolta dos Alfaiates na Bahia (1798). 4. Revolução Pernambucana (1817). ØO Iluminismo serviu de motivação para os movimentos separatistas do século XVIII no Brasil e teve uma grande importância no desenvolvimento político do país.

METODOLOGIA CIENTÍFICA PRINCIPAIS PENSADORES ILUMINISTAS Voltaire (1694 - 1778) Montesquieu (1689 - 1755) Jean-Jacques

METODOLOGIA CIENTÍFICA PRINCIPAIS PENSADORES ILUMINISTAS Voltaire (1694 - 1778) Montesquieu (1689 - 1755) Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778) John Locke (1632 - 1704) Denis Diderot (1713 - 1784) Jean le Rond d'Alembert (1717 - 1783) Adam Smith (1723 - 1790) ØO clima ideológico criado pelos iluministas tornou-se tão forte e difundido que vários governantes procuraram colocar em prática suas ideias. ØSem abandonar o poder absoluto, procuravam governar conforme a razão e os interesses do povo.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ATIVIDADES MEDIADAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA ATIVIDADES MEDIADAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA Como Uma Onda (Lulu Santos) Nada do que foi será De novo

METODOLOGIA CIENTÍFICA Como Uma Onda (Lulu Santos) Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um No mundo Não adianta fugir Nem mentir Pra si mesmo agora Há tanta vida lá fora Aqui dentro sempre Como uma onda no mar Nada do que foi será De novo do jeito Que já foi um dia Tudo passa Tudo sempre passará A vida vem em ondas Como um mar Num indo e vindo infinito Tudo que se vê não é Igual ao que a gente Viu há um segundo Tudo muda o tempo todo No mundo Não adianta fugir Nem mentir pra si mesmo agora Há tanta vida lá fora Aqui dentro sempre Como uma onda no mar 1 - Leiam e façam a Interpretação da música 2 - Identifiquem o paradigma que se encaixa conforme a letra da música e as referências disponíveis no livro didático. 3 - Retirem quais partes da música fica mais clara a relação com o paradigma. 4 - Expliquem as características do paradigma, conforme o livro didático e a web aula.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Principais abordagens 1. O que são paradigmas das ciências? 2. Qual é

METODOLOGIA CIENTÍFICA Principais abordagens 1. O que são paradigmas das ciências? 2. Qual é a influência da abordagem teórica na pesquisa? 3. Como definir qual será o mais adequado ao estudo? Agora pensem como seria a situação apresentada na letra na perspectiva positivista as seguintes questões: 1. A concepção do autor da música revela uma visão de mundo, como seria numa perspectiva positivista? 2. Qual a diferença do conceito de movimento com os conceitos presentes no positivismo?

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø Nessa Unidade, o caso a ser resolvido se relaciona a situação

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø Nessa Unidade, o caso a ser resolvido se relaciona a situação vivenciada por uma integrante da ONG Sementes do Futuro. Ø Essa ONG é fruto do esforço da integrante Luzia que conseguiu, junto com outros voluntários, organizar a ONG, cujo objetivo principal é buscar a melhoria das condições de vida da comunidade na qual está inserida. Ø Essa comunidade nasceu como fruto da atividade principal da maioria dos seus moradores relacionada ao aproveitamento do lixo, uma vez que a maioria deles trabalha ou exerce alguma atividade vinculada à empresa de reciclagem de lixo instalada em região próxima. Ø Esse ano, a ONG foi selecionada para receber um recurso financeiro que deverá utilizar para resolver algum problema premente da comunidade. Ø Para o recebimento do recurso, a empresa financiadora exigiu um relatório no qual estejam presentes as características da comunidade e o que desejam como melhoria, desde que não sejam os mesmos serviços prestados pelo Estado. Ø Como Luzia é a líder dos voluntários, age com transparência e ética, reuniu-se com a equipe e decidiram fazer isso por meio do método científico. Portanto, para definir a forma de aplicação do recurso recebido, levantarão as necessidades junto à comunidade por meio de uma pesquisa científica.

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO

METODOLOGIA CIENTÍFICA Nessa seção, Luzia decidirá, juntamente com a equipe, qual será a abordagem

METODOLOGIA CIENTÍFICA Nessa seção, Luzia decidirá, juntamente com a equipe, qual será a abordagem teórica a ser adotada no projeto de pesquisa. Para isso, eles deverão responder as seguintes questões: ØO que são paradigmas das ciências? ØQual é a influência da abordagem teórica na pesquisa? ØComo definir qual será o mais adequado ao estudo? Estudar cada um dos paradigmas apresentados no livro didático. • Responder à situação-problema a partir da explicação apresentada no livro didático, sem estabelecer, agora, qual será o paradigma a ser aplicado.

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 60

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 60