METODOLOGIA CIENTFICA Prof Sidnei Silva CRASP 125 622

  • Slides: 37
Download presentation
METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Aula 06 -07 Prof. Sidnei

METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Aula 06 -07 Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125622 1

METODOLOGIA CIENTÍFICA E-mail: sidnei. silva@oi. com. br Site: www. profsidneisilva. com

METODOLOGIA CIENTÍFICA E-mail: sidnei. silva@oi. com. br Site: www. profsidneisilva. com

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Dúvidassobre ORGANIZACIONAL a Aula passada? então vamos lá. . . RESENHA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Dúvidassobre ORGANIZACIONAL a Aula passada? então vamos lá. . . RESENHA CRÍTICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA RESENHA CRÍTICA ØA resenha tem a função de resumir uma obra e

METODOLOGIA CIENTÍFICA RESENHA CRÍTICA ØA resenha tem a função de resumir uma obra e também expor uma crítica. ØA resenha crítica é mais que o resumo de uma obra. ØNo texto, o autor faz uma avaliação sobre o livro, o filme ou qualquer outro conteúdo em questão. ØA ideia é ressaltar pontos positivos e negativos, de modo que futuros consumidores possam decidir se querem – ou não – se aprofundar naquilo. COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA ØNa rotina escolar ou acadêmica, também é comum que os professores solicitem esse tipo de trabalho para seus alunos. ØNesse caso, é uma forma de avaliar a compreensão do estudante quanto aos temas discutidos, à construção da narrativa outros aspectos relevantes à aula.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO tamanho da redação varia conforme as exigências prévias. Já a estrutura

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØO tamanho da redação varia conforme as exigências prévias. Já a estrutura da resenha costuma apresentar os seguintes elementos: 1. Descrição da obra: deve-se identificar nome e autor (ou diretor e roteirista, no caso de um filme, por exemplo). Em seguida, faz-se uma breve apresentação da história. 2. Introdução ao trabalho: para orientar o leitor, recomenda-se explicar como será a divisão das seções e quais aspectos serão avaliados (estrutura narrativa, composição dos personagens, contexto histórico etc. ). 3. Análise da obra: aqui, vem o trabalho crítico em si. É comum que a análise aconteça em diálogo com outros autores trabalhados em aula. Nesse ponto, o texto se assemelha a um artigo científico. Utiliza-se linguagem simples e concisa, com menções à bibliografia, de acordo com as normas da ABNT.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 4. Recomendação: após a apreciação, cabe dizer a que público o material

METODOLOGIA CIENTÍFICA 4. Recomendação: após a apreciação, cabe dizer a que público o material se destina, ou se será útil para alguém. Idade, profissão e valores culturais do sujeito podem ser variáveis a se considerar. Modelo de resenha ØUma resenha crítica, apesar do tom opinativo, costuma ser neutra. Isso significa não utilizar frases fracas como “gostei” e “não gostei”. ØDeve-se argumentar por que determinados trechos são interessantes, ou de que forma passagens ruins poderiam melhorar.

METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO FAZER UMA RESENHA EM 7 PASSOS ØAlém das características que já

METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO FAZER UMA RESENHA EM 7 PASSOS ØAlém das características que já falamos anteriormente, uma resenha precisa seguir também algumas indicações técnicas, veja as principais abaixo: 1. Identifique e apresente a obra analisada ØNão deixe o leitor confuso. Nas primeiras linhas do texto, esclareça qual é a obra resenhada. Apresente o nome do autor, ano de publicação e outras informações bibliográficas importantes. 2. Faça um panorama inicial ØApós apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. Sobre o que fala a obra? Quais são as principais ideias trabalhadas? Qual foi o objetivo do autor com o material? Com isso, você estará contextualizando o público e preparando-os a respeito do que será discorrido no texto.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 3. Descreva a estrutura da obra ØÉ importante destacar a estrutura do

METODOLOGIA CIENTÍFICA 3. Descreva a estrutura da obra ØÉ importante destacar a estrutura do objeto. Se for um livro, ele é dividido em capítulos? Qual é o modo narrativo do texto? Se couber ou for necessário, ainda é interessante dizer de forma suave o número de páginas. 4. Discorra sobre conteúdo ØAgora assim, hora de resenhar! Conte, em suas palavras, o que foi dito no texto. Cuidado com o tamanho, não estamos trabalhando nem com sinopses e nem com uma releitura da obra. Encontre o meio termo trabalhando com aquele recorte que já falei acima. Neste momento, não é hora de apresentar opiniões próprias ou interferir nas ideias propostas pelo autor.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 5. Faça sua análise crítica ØCaso a resenha seja crítica, a hora

METODOLOGIA CIENTÍFICA 5. Faça sua análise crítica ØCaso a resenha seja crítica, a hora de analisar sistematicamente o conteúdo é logo após a parte descritiva. Ao fazer esta análise, cuidado: opiniões devem ter embasamento. Busque por autores que pensam como você, justifique as ideias a partir de exemplos concretos e tome cuidado para não transformar esta parte em algo “pessoal demais”, pois o fato pode tirar toda a sua credibilidade enquanto autor. Ø 6. Identifique o público-alvo e faça recomendações ØPara quem é aquele texto? Quem pode tirar proveito da leitura da obra? É interessante sinalizar o público-alvo da obra no meio da resenha. Isso facilita o trabalho de quem entrar em contato com o seu texto e segmenta a produção de forma assertiva.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 7. Discorra um pouco sobre o autor ØQuem escreveu/produziu o conteúdo é

METODOLOGIA CIENTÍFICA 7. Discorra um pouco sobre o autor ØQuem escreveu/produziu o conteúdo é um jornalista? Poeta? Cineasta? Médico? Faça um pequeno balanço a respeito da vida do autor do conteúdo resenhado e apresente um ou dois outros títulos famosos (quando for o caso).

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

METODOLOGIA CIENTÍFICA DICAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ØA interpretação de texto é o elemento-chave

METODOLOGIA CIENTÍFICA DICAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ØA interpretação de texto é o elemento-chave para o resultado acadêmico, eficiência na solução de exercícios e mesmo na compreensão de situações do dia-a-dia. ØAlém de uma leitura mais atenta e conhecimento prévio sobre o assunto, o elemento de fundamental importância para interpretar e compreender corretamente um texto é ter o domínio da língua. ØE mesmo dominando a língua é muito importante ter um dicionário por perto. Isso porque ninguém conhece o significado de todas as palavras e é muito difícil interpretar um texto desconhecendo certos termos. ØFinalmente, o mais importante: leia! Somente a prática da leitura facilitará a sua capacidade de compreensão e interpretação de textos, então vamos às dicas, Como interpretar um texto:

METODOLOGIA CIENTÍFICA 1. Leia todo o texto pausadamente ØO primeiro contato com o texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA 1. Leia todo o texto pausadamente ØO primeiro contato com o texto é muito importante. ØÉ nesse momento que você vai saber qual o assunto tratado e qual a posição do seu autor. ØLeia devagar e sem interromper a leitura. 2. Releia o texto e marque todas as palavras que não sabe o significado ØAgora que você já sabe qual é o assunto, na segunda leitura você dará início a uma fase mais detalhada. ØNa existência de palavras desconhecidas, anote em um rascunho ou sublinhe no próprio texto.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 3. Veja o significado de cada uma delas no dicionário e anote

METODOLOGIA CIENTÍFICA 3. Veja o significado de cada uma delas no dicionário e anote ØConsulte o dicionário e anote os sinônimos ou a explicação do seu sentido. ØReleia o texto substituindo as palavras desconhecidas por aquelas que você já conhece. ØIsso não só ajuda a entender um texto em específico, como também aumenta o seu vocabulário.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø 4. Separe os parágrafos do texto e releia um fazendo o

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø 4. Separe os parágrafos do texto e releia um fazendo o seu resumo ØSepare o texto em parágrafos. ØÀ medida que lê, utilize um rascunho para fazer um resumo daquilo que leu. ØA partir daí você está exercitando a sua capacidade em compreender a leitura. ØResuma aquilo que leu. ØAgregar ao texto ideias precipitadas não demonstra concentração, e isso pode levar você a divagar no assunto e, inclusive, tirar conclusões erradas.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 5. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda ØLer pode ser

METODOLOGIA CIENTÍFICA 5. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda ØLer pode ser uma atitude passiva, mas quando você experimenta usar o texto fazendo perguntas sobre ele e respondendo, absorve melhor o teor das suas palavras e os seus significados. ØNesse momento você poderá perceber que, afinal, ainda havia muita coisa para entender. 6. Questione a forma usada para escrever ØQuestione o motivo pelo qual o autor usou determinada forma para se expressar. ØQual teria sido a sua intenção para escrever assim e não de outro modo? ØE a palavras utilizadas, será que elas indicam alguma coisa?

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø 7. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø 7. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga as ideias do autor ØAssinale as ideias principais e se certifique as inclui no texto. ØEscrever o mesmo, mas com as suas palavras é uma prova de que entendeu aquilo que leu. ØNo final, certifique-se de que não “colocou palavras na boca do autor”, dizendo algo que não foi mencionado no texto por ele.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA LITERATURA INFORMATIVA ØSurgiu no Brasil no século XVI, mais precisamente no ano

METODOLOGIA CIENTÍFICA LITERATURA INFORMATIVA ØSurgiu no Brasil no século XVI, mais precisamente no ano de 1500 com o descobrimento do país por Portugal. ØNesta época o continente europeu vivia em pleno Renascimento cultural e o gênero foi resultado das Grandes Navegações que tiveram o objetivo de descobrir novas rotas comerciais em direção às Índias. ØEste tipo de literatura possui caráter informativo, preocupando-se em descrever claramente a nova terra, sua fauna e flora, riquezas, habitantes e seus costumes. ØTemos como pioneiro da literatura informativa, também bastante conhecida como Quinhentismo Brasileiro, o viajante Pero Vaz de Caminha, com o descobrimento do Brasil no ano de 1500.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØOs viajantes das Grandes Navegações acabaram por se deparar com uma terra

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØOs viajantes das Grandes Navegações acabaram por se deparar com uma terra completamente distinta à que conheciam, com fauna e flora exuberante, inúmeras riquezas inexploradas além de abrigar um povo estranho, com costumes e religião ainda desconhecida pelos europeus. ØPortugal, inclusive toda a Europa, vivia imersa num capitalismo a todo vapor, preocupada com suas riquezas e desenvolvimento econômico, bem diferente do Brasil no momento de seu descobrimento. ØA ânsia por informações da nova terra era considerável, então Caminha redigiu em 1º de Maio daquele ano a Carta do Achamento, onde, pela primeira vez, leva a Portugal os dados e peculiaridades do nosso país. A carta exaltava as qualidades da terra, sua fauna e flora rica em diferentes espécies de plantas e animais exóticos, os estranhos costumes da população nativa e suas riquezas.

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DA LITERATURA INFORMATIVA ØEstilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades

METODOLOGIA CIENTÍFICA CARACTERÍSTICAS DA LITERATURA INFORMATIVA ØEstilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades dos europeus que se encontravam além-mar. ØLouvor e exaltação extrema a terra recém-descoberta. ØDestaque para as belezas naturais e riquezas presentes na terra. ØPor ser de estilo estritamente descritivo, o quinhentismo, ou literatura informativa, não foi, por muitos, considerada como literatura propriamente dita, contudo é um gênero literário que foi de extrema importância para o desenvolvimento inicial de nosso país e que enriqueceu a sua cultura. ØApós este tipo de literatura de descrição e informação o Brasil viu-se invadido por outro tipo de literatura, a dos Jesuítas que tinha como objetivo principal expandir o cristianismo. .

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø. FICHAMENTO

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø. FICHAMENTO

METODOLOGIA CIENTÍFICA FICHAMENTO ØO fichamento é um registro feito em fichas. ØNele se resume

METODOLOGIA CIENTÍFICA FICHAMENTO ØO fichamento é um registro feito em fichas. ØNele se resume as ideias principais de um texto, que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo. ØUtilizado como técnica de estudo pessoal, e muito útil como metodologia de pesquisa do TCC, também serve para organizar apresentações.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØCOMO FAZER? ØPara fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØCOMO FAZER? ØPara fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve. ØEssa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber do que se trata o conteúdo do texto que pretende fichar. ØDepois dessa primeira impressão, faça várias leituras. ØEnquanto faz isso, vá juntando as informações principais de forma organizada e retire citações com as devidas indicações de onde as mesmas podem ser encontradas nos textos. ØComo as ideias que você considera principais podem não ser as mesmas para outras pessoas, ao terminar o fichamento você notará que o resultado é um trabalho particular.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØAfinal, o mesmo reflete os aspectos valorizados por cada pessoa individualmente. ØO

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØAfinal, o mesmo reflete os aspectos valorizados por cada pessoa individualmente. ØO fichamento pode ser feito manualmente em fichas, em blocos de anotações ou em suporte informático. ØAdote a forma que você considera mais prática para os seus estudos. ØLembre-se que se o fichamento for uma tarefa solicitada por um professor, é importante seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

METODOLOGIA CIENTÍFICA TIPOS ØHá basicamente dois tipos de fichamento. Em um deles são reunidas

METODOLOGIA CIENTÍFICA TIPOS ØHá basicamente dois tipos de fichamento. Em um deles são reunidas as citações do conteúdo (fichamento de citação), enquanto no outro você inclui uma análise crítica, expressando sua opinião pessoal sobre o tema (fichamentos textual e bibliográfico). 1. CITAÇÃO ØFichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas. ØÉ preciso ter especial atenção para que as citações façam sentido, especialmente quando partes das frases são omitidas. Neste caso, você deve utilizar reticências entre colchetes [. . . ] ou parênteses (. . . ). .

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA TEXTUAL OU DE RESUMO ØFichamento em que são inseridas as ideias principais,

METODOLOGIA CIENTÍFICA TEXTUAL OU DE RESUMO ØFichamento em que são inseridas as ideias principais, mas com as suas próprias palavras, embora também possam ser usadas citações. ØAs ideias devem estar organizadas de acordo com a ordem em que aparecem no texto. Você deve expressar sua opinião e, inclusive, fazer os seus próprios esquemas. ØEsse tipo de fichamento também é chamado de fichamento de leitura ou de conteúdo.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA BIBLIOGRÁFICO ØFichamento em que as ideias selecionadas, e que expressam opinião pessoal,

METODOLOGIA CIENTÍFICA BIBLIOGRÁFICO ØFichamento em que as ideias selecionadas, e que expressam opinião pessoal, são inseridas por temas com a devida indicação da sua localização no texto.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA HISTÓRIA DA ABNT ØA Associação Brasileira de Normas Técnicas, mais conhecida pela

METODOLOGIA CIENTÍFICA HISTÓRIA DA ABNT ØA Associação Brasileira de Normas Técnicas, mais conhecida pela sua sigla ABNT, é uma entidade privada sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica de diversos setores no Brasil. ØEla surgiu, inclusive, da necessidade de se estudar e padronizar o uso do concreto armado, em 1940. ØUma indústria que estava em plena expansão, mas que carecia de diretrizes técnicas para sustentar sua utilização em larga escala. ØApós sua fundação, foi iniciada a inclusão de normas para outras indústrias, como açúcar e álcool, elementos de máquinas, códigos de instalações hidráulicas, material ferroviário, produtos químicos industriais, solos, tecidos, códigos de obras, couros, cacau, desenho técnico, estruturas de madeira, módulos de construção, petróleo e vocabulários técnicos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA partir de 1950, a ABNT passou a atuar também na avaliação

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØA partir de 1950, a ABNT passou a atuar também na avaliação da conformidade, e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. ØEsta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos. ØAlém de contar com uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, que garantem a credibilidade, a ética e o reconhecimento dos serviços prestados. ØA ABNT também é membro fundador de entidades como a International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), a Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan. Americana de Normas Técnicas – Copant) e a Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN).

METODOLOGIA CIENTÍFICA MISSÃO DA ABNT ØEnquanto organização, o trabalho da ABNT é fundamentado pelo

METODOLOGIA CIENTÍFICA MISSÃO DA ABNT ØEnquanto organização, o trabalho da ABNT é fundamentado pelo objetivo de prover a sociedade brasileira com conhecimento sistematizado. Isso por meio de documentos normativos que permitam a produção, a comercialização e a utilização de bens e serviços de forma competitiva e sustentável. ØO objetivo geral é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, além de oferecer proteção ao meio ambiente e a defesa do consumidor. ØEm outras palavras, a ABNT busca criar diretrizes técnicas e padronizações que contribuam para o avanço das diversas atividades que ela regulamenta. ØEntre essas atividades, está a produção acadêmica, que tem fundamental importância para a criação de novos conhecimentos que contribuam para o progresso almejado pela ABNT, sendo portanto, um ponto fundamental da missão da entidade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA A IMPORT NCIA DAS NORMAS ABNT PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA ØAs normas

METODOLOGIA CIENTÍFICA A IMPORT NCIA DAS NORMAS ABNT PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA ØAs normas ABNT possuem uma importância fundamental para a produção acadêmica e científica, que é a de manter um padrão uniforme na estrutura e apresentação dos trabalhos. Sendo assim, um trabalho produzido na região sul, por exemplo, possa ser facilmente compreendido em qualquer outra região do Brasil e do mundo. ØPara evitar este cenário, as normas ABNT surgem como um conjunto de diretrizes que auxiliam no desenvolvimento de pesquisas e que são aceitas por todos os envolvidos nos meios acadêmicos e científicos. ØDessa forma, é possível que todos os trabalhos tenham a mesma estrutura e aparência, facilitando o acesso às informações, a correção e a avaliação dos projetos.

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 37

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 37