METODOLOGIA CIENTFICA Prof Sidnei Silva CRASP 125 622

  • Slides: 39
Download presentation
METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125622

METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125622 Aula 15 - 16 1

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Continuando ORGANIZACIONAL a Aula Passada. . . PROJETO DE PESQUISA Ø

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Continuando ORGANIZACIONAL a Aula Passada. . . PROJETO DE PESQUISA Ø COLETA DE DADOS Ø PAPER Ø MÉTODO CIENTÍFICO

METODOLOGIA CIENTÍFICA. COLETA DE DADOS

METODOLOGIA CIENTÍFICA. COLETA DE DADOS

METODOLOGIA CIENTÍFICA COLETA DE DADOS ØBasicamente é o processo de recolhimento de dados para

METODOLOGIA CIENTÍFICA COLETA DE DADOS ØBasicamente é o processo de recolhimento de dados para uso secundário por meio de técnicas específicas. ØEsses dados são utilizados para tarefas de pesquisa, planejamento, estudo, desenvolvimento e experimentações. ØPara que os resultados sejam satisfatórios, o ponto central é o planejamento para a execução da metodologia de apuração de dados. ØA coleta de dados é definida de acordo com o desenvolvimento que o projeto vai seguir. ØPorém é sempre necessário todo o cuidado com esses dados, pois é necessário excelência em todo o processo para que as informações da população em análise sejam de extrema qualidade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA TIPOS DE COLETA DE DADOS ØA classificação dos dados é divida em

METODOLOGIA CIENTÍFICA TIPOS DE COLETA DE DADOS ØA classificação dos dados é divida em três tipos: contínua, periódica e ocasional. Coleta de dados contínua ØOs eventos são registados à medida que acontecem, durante um determinado período de tempo. Coleta de dados periódica: ØSão eventos de ciclo em ciclo, por exemplo, as pesquisas do censo realizadas no Brasil. Coleta de dados ocasional: ØSão as coletas realizadas sem determinação de continuidade ou período.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ESCOLHA DA TÉCNICA PARA COLETA DE DADOS ØUma boa coleta de dados

METODOLOGIA CIENTÍFICA ESCOLHA DA TÉCNICA PARA COLETA DE DADOS ØUma boa coleta de dados deve levar em consideração alguns definições como, por exemplo, tema a ser pesquisado, delimitação do assunto, revisão bibliográfica, definição de objetivo, formulação do problema e elaboração do modelo. ØSomente depois que você souber a resposta de cada um dos itens acima é que deve partir para a coleta destes dados. ØVeremos a seguir as principais técnicas de coletas de dados que ajudara a definir qual será o instrumentos de pesquisa mais eficiente para o levantamento de dados ser verdadeiro e verificável:

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: QUESTIONÁRIO ØO questionário é um das técnicas

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: QUESTIONÁRIO ØO questionário é um das técnicas mais utilizadas. ØSua linguagem é bem simples e direta para que o participante entenda de forma clara o que está sendo perguntado. ØO linguajar é simples, mas não são aceitas gírias, a menos que seja fundamental para a compreensão do participante. ØAntes de aplicar o questionário para um número grande de pessoas, devemos realizar testes numa parcela menor, para que eliminem possíveis erros quando for aplicado para todos os participantes. ØO questionário completo é composto por uma carta de explicação, campos a serem preenchidos pelo respondente e as questões a serem respondidas. ØTais questões podem objetivas ou assertivas.

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: ENTREVISTA ØA segunda técnica de coleta de

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: ENTREVISTA ØA segunda técnica de coleta de dados é a entrevista, podendo ter caráter exploratório ou de coleta de informações. ØNo caso de entrevista exploratória não é necessário um discurso estruturada, já quando o objetivo é coletar informações é imprescindível estruturar a pesquisa e saber como fechar bem as questões. ØEntre os principais objetivos da entrevista como coleta de dados estão a averiguação dos fatos, determinação das opiniões e sentimentos dos participantes acerca dos fatos pesquisados. ØAs entrevistas devem seguir um planejamento para que as informações não se percam pelo discurso.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØBasicamente, deve se identificar o entrevistado, elaborar previamente todas as perguntas e

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØBasicamente, deve se identificar o entrevistado, elaborar previamente todas as perguntas e testá lase, posteriormente, emitir relatórios. ØO entrevistador deve ser direto e deixar o entrevistado tranquilo a fim de que não haja um monólogo por parte de quem entrevista. ØDemonstre segurança ao fazer a entrevista e faça as questões com naturalidade para não parecer um interrogatório. ØA entrevista como instrumento de levantamento de dados possibilita a descoberta de planos de ação e os motivos reais das condutas dos participantes que levam nos terem determinados comportamentos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: OBSERVAÇÃO ØA terceira técnica é a observação

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: OBSERVAÇÃO ØA terceira técnica é a observação para coleta de dados. Consiste em perceber e ver sem interpretar. ØA observação é relatada como foi vista, sem interferência das ideias de quem viu. ØO observador utiliza audição, visão e julga os fatos relatados e vistos mais friamente possível. ØUma das principais regras desse método científico é o observador não interferir no ambiente ou nos processos observados. ØAo escolher esse método de coleta de dados, o observador deve estudar o local a ser analisado para determinar quais fatores serão registrados.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØCriar antecipadamente uma lista desses fatores e procurar estimular as características enquanto

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØCriar antecipadamente uma lista desses fatores e procurar estimular as características enquanto observador. ØSe o objetivo for registrar os dados em fotos e vídeos, avise os participantes para não serem pegos de surpresa. ØNão avisá los pode prejudicar os relatos da sua pesquisa. ØA vantagem da observação como coleta de dados é que permite ao pesquisador maior liberdade na conferência dos dados, pois estuda a interação de fatos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: ANÁLISE DE CONTEÚDO ØA quarta técnica é

METODOLOGIA CIENTÍFICA TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: ANÁLISE DE CONTEÚDO ØA quarta técnica é a análise de conteúdo, que tem os documentos como fonte de pesquisa, . ØEstes documentos podem ser fontes primárias (documentos que ainda serão analisados para criar informações) ou fontes secundárias (informações que já foram elaboradas). ØOs locais de coleta devem ser definidos com antecedência. Os acervos das bibliotecas, agências governamentais ou particulares podem ser analisados. ØO objetivo é coletar o máximo de informações para não faltar informações no momento de elaborar o relatório.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØUns dos maiores erros quando se realiza uma coleta de dados (seja

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØUns dos maiores erros quando se realiza uma coleta de dados (seja qualitativa ou quantitativa) são a definição errada do público alvo, as distorções das perguntas e dados insuficientes. ØInstrumentos de coletas de dados servem para te auxiliar a não cometer esses erros, seguindo o rigor científico, para alcançar um resultado de pesquisa assertivo e empiricamente verificável. ØÉ importante deixar claro que existem outros instrumentos para pesquisa de dados, o que vimos aqui, são os mais comuns para que possa pesquisar ainda mais no futuro.

METODOLOGIA CIENTÍFICA. PAPER

METODOLOGIA CIENTÍFICA. PAPER

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É UM PAPER? ØÉ um trabalho acadêmico com uma estrutura

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É UM PAPER? ØÉ um trabalho acadêmico com uma estrutura básica: introdução, desenvolvimento e conclusão. ØEle é um relatório que expõe o resultado de estudos sobre determinada temática. ØÉ um pequeno artigo científico, elaborado a partir de um projeto de pesquisa ou roteiro de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas ou utilizado como avaliação em disciplinas de pós graduação.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØEle possui menos rigor que a monografia e diversas vezes é escrito

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØEle possui menos rigor que a monografia e diversas vezes é escrito em primeira pessoa, assemelhando se a um ensaio. ØO assunto eleito como objeto de análise vem exposto de tal forma que nos permite ter uma boa noção do panorama teórico geral no qual se insere. ” (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2003, p. 238). ØEle deve ser coerente com seu assunto. Desta forma título, introdução, desenvolvimento e conclusões estão conectados, deve ser claro, conciso e direto, é um texto objetivo. “ ØMezzaroba e Monteiro (2003, p. 239 245) informam que há vários tipos de papers.

METODOLOGIA CIENTÍFICA EXEMPLO DE COMO PRODUZINDO O PAPER ØOs propósitos de um paper são

METODOLOGIA CIENTÍFICA EXEMPLO DE COMO PRODUZINDO O PAPER ØOs propósitos de um paper são quase sempre os de formar um problema, estudá lo, adequar hipóteses, aferir dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir (e eventualmente recomendar) algo. ØAntes do texto em si, é preciso pensar na pesquisa que resultará no paper. ØQuando se estrutura o que será tratado, fica mais fácil construí lo. ØDesta forma pode se pensar no seguinte sistema:

METODOLOGIA CIENTÍFICA ROTEIRO DA PESQUISA O roteiro é um instrumento que delimita o paper.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ROTEIRO DA PESQUISA O roteiro é um instrumento que delimita o paper. 1. Tema: Ele começa com o tema, muitas vezes, determinado pelo solicitante do paper. Preocupe se em delimitar bem o tema, dar uma abordagem, um ponto de vista específico, isto ajuda a iluminar a trajetória. 2. Problema: Esta é uma etapa linda do seu roteiro! Qual é a pergunta central, dento do seu tema, que pretende responder? O problema sempre é colocado como uma pergunta. 3. Hipótese: Dê uma resposta prévia aos eu trabalho, a pesquisa estará empenhada em provar esta resposta.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 4. Objetivo: Tem uma vinculação direta com o problema, sempre começa com

METODOLOGIA CIENTÍFICA 4. Objetivo: Tem uma vinculação direta com o problema, sempre começa com um verbo, ele determina qual o alvo da pesquisa. 5. Definição de métodos: Como será feita esta pesquisa? Será primária? Se sim, será aplicado um questionário (survey) ou por entrevistas? Se não, se for secundária, será feita através de pesquisa documental ou bibliográfica? Quais instrumentos darão validade a esta pesquisa?

METODOLOGIA CIENTÍFICA 6. Justificativa: Por que esta pesquisa é importante? Por que ela deve

METODOLOGIA CIENTÍFICA 6. Justificativa: Por que esta pesquisa é importante? Por que ela deve ser produzida? Como ela pode contribuir com o desenvolvimento científico, econômico e social? Como ela pode contribuir na resolução do problema? 7. Revisão bibliográfica: A partir da obra de quem discute se este tema? Quais são as principais fontes epistemológicas que dão sustentação a ideias do Paper?

METODOLOGIA CIENTÍFICA A PESQUISA ØApós a organização do roteiro, é interessante buscar a fontes

METODOLOGIA CIENTÍFICA A PESQUISA ØApós a organização do roteiro, é interessante buscar a fontes e estruturar um cronograma para executá la dentro do tempo que foi colocado para entrega do trabalho. ØEstabeleça tarefas com tempo determinado. ØAntecipe a produção: não deixe para última hora nenhuma tarefa. ØUtilize fichamentos que contenham resumos críticos para ajudar a produzir o texto final. ØEm trabalhos coletivos, verifique todas as partes com uma antecedência ainda maior.

METODOLOGIA CIENTÍFICA O PAPER Feita a pesquisa, estruture o paper, ele tem uma estrutura

METODOLOGIA CIENTÍFICA O PAPER Feita a pesquisa, estruture o paper, ele tem uma estrutura básica: Introdução: Neste capítulo você constrói, na forma de texto, as ideias elencadas no seu roteiro, excetuando se as referências bibliográficas e os métodos. Discussão: Este capítulo pode ser separado em três seções diferentes: Metodologia: devem ser descritos os métodos e instrumentos usados na pesquisa. Referencial teórico: apresenta os conceitos das bibliografias pesquisadas. Em pesquisas bibliográficas, o resultado pode ser apontado pelo próprio referencial, que apresenta o tema e tenta resolver o problema. Lembre se de citar utilizando as regras da ABNT.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Considerações Finais: O trabalho alcançou o resultado esperado? No transcurso da pesquisa,

METODOLOGIA CIENTÍFICA Considerações Finais: O trabalho alcançou o resultado esperado? No transcurso da pesquisa, surgiu algum tema que deixou o pesquisador curioso, mas que estava fora do escopo da sua pesquisa? Se sim, é possível ter sugestões de novas pesquisas? O que é possível concluir? É possível responder a pergunta ou no transcurso da pesquisa, o problema mudou? Existem limitações da pesquisa? Resumindo. . . É fundamental se atentar à estrutura do texto: Introdução, desenvolvimento e conclusão. E o uso da forma correta de citação das fontes, a pesquisa, que é uma etapa crucial para construção do conteúdo.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØPara Marconi e Lakatos (2003, p. 83) o método é “o conjunto

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØPara Marconi e Lakatos (2003, p. 83) o método é “o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo e conhecimentos válidos e verdadeiros […]”. ØAlguns especialistas afirmam que os primeiros registros de métodos descritos pelo homem datam aproximadamente 4500 mil anos e remontam ao estudo da medicina no antigo Egito, outros defendem que o método científico iniciou na Grécia e outros afirmam que ele só passou a ter o caráter que conhecemos hoje após Francis Bacon e René Descartes, no século XVII. ØO fato é que há muito tempo o homem utiliza métodos e normas em seu cotidiano, seja para realizar uma pesquisa, para desenvolver produtos, serviços ou atividades profissionais.

METODOLOGIA CIENTÍFICA NORMALIZAÇÃO ØSegundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2014), a normalização é

METODOLOGIA CIENTÍFICA NORMALIZAÇÃO ØSegundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2014), a normalização é “o processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global”. ØO uso das normas é de caráter voluntário, ou seja, não é obrigatório usá las, porém, a comunidade científica como um todo determina o seu uso para elaboração de trabalhos, onde não usar ou fazer mau uso das normas ABNT pode diminuir sua nota e até mesmo invalidar o seu trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação ou tese.

METODOLOGIA CIENTÍFICA PADRONIZAÇÃO ØO principal objetivo das normas ABNT para elaboração do trabalho científico

METODOLOGIA CIENTÍFICA PADRONIZAÇÃO ØO principal objetivo das normas ABNT para elaboração do trabalho científico é manter um padrão na estrutura e apresentação dos trabalhos. ØImagine se você resolvesse escrever seu TCC utilizando a fonte Comic Sans, tamanho 16 e na cor verde. ØSeria no mínimo bizarro, desse modo, foi criado um conjunto de normas que servem como diretrizes no desenvolvimento de pesquisas e que são aceitas por todos os envolvidos nos meios acadêmicos e científicos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØPor meio das normas é possível que todos os trabalhos tenham a

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØPor meio das normas é possível que todos os trabalhos tenham a mesma estrutura e aparência, facilitando o acesso às informações, a correção e avaliação dos projetos, visando um nível mínimo de ordenação e resultados. ØAssim, por exemplo, uma monografia feita numa universidade do Nordeste é facilmente compreendida por qualquer acadêmico no Brasil e no mundo.

METODOLOGIA CIENTÍFICA USO NA CIÊNCIA ATUAL ØA tecnologia desempenha um papel fundamental no estabelecimento

METODOLOGIA CIENTÍFICA USO NA CIÊNCIA ATUAL ØA tecnologia desempenha um papel fundamental no estabelecimento destas regras como guias do desenvolvimento de pesquisas. ØImaginem que há alguns anos atrás as monografias eram feitas em máquinas de escrever, onde um simples erro significava ter que digitar novamente uma página ou parte inteira do trabalho. ØEm outras palavras, as Normas ABNT para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso servem para evitar a “bagunça” e tornar possível a investigação da ciência, sendo esta uma parte indispensável do método científico, e o papel da tecnologia é tornar cada vez mais simples a busca da verdade e os avanços da nossa sociedade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É A NBR ØÉ é uma sigla usada para representar

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É A NBR ØÉ é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. ØÉ um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações. ØUma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este órgão é responsável pela organização e elaboração de normas técnicas que são aplicadas em diferentes áreas, que abrangem desde a pesquisa acadêmica até documentos e procedimentos empresariais.

METODOLOGIA CIENTÍFICA QUAL A FUNÇÃO DA NBR ØA assim como outras normas, serve para

METODOLOGIA CIENTÍFICA QUAL A FUNÇÃO DA NBR ØA assim como outras normas, serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos. ØA padronização, através do cumprimento das normas técnicas facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão. Estes padrões podem, por exemplo, ser referentes a: ØFormatação e configurações de documentação, ØEtapas de realização de procedimentos e processos. ØO uso adequado de termos. ØSímbolos. ØClassificações pré definidas para facilitar a compreensão. .

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA Ø.

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É UMA CITAÇÃO: ØÉ o substantivo feminino que indica o

METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É UMA CITAÇÃO: ØÉ o substantivo feminino que indica o ato ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa. ØUma citação expressa uma ideia ou opinião de um texto de um autor em concreto, sendo que o autor deve sempre ser identificado. ØQuando não se conhece o autor, normalmente a expressão "autor desconhecido" é inserida juntamente com a citação. ØNo Brasil, as normas de apresentação de citação em trabalhos científicos, e em trabalhos acadêmicos como monografias e TCC (trabalhos de conclusão de curso são definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE CITAÇÃO ABORDADOS NAS NORMAS NBR 10520 SÃO: ØCitação direta:

METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE CITAÇÃO ABORDADOS NAS NORMAS NBR 10520 SÃO: ØCitação direta: é a transcrição literal de um texto, quando o tamanho não passa das três linhas, a citação deve estar entre aspas duplas, caso contrário, a citação deve estar destacada, sendo apresentada com um recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, sem aspas e com menor tamanho de letra; ØCitação indireta: ocorre quando a pessoa que escreve o texto aborda a ideia de outro autor, usando as suas próprias palavras. ØCitação de citação: acontece quando existe se deseja citar uma citação que o autor do texto fez.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØCitação no direito: no âmbito jurídico, uma citação é uma intimação judicial

METODOLOGIA CIENTÍFICA ØCitação no direito: no âmbito jurídico, uma citação é uma intimação judicial ou que é feita em nome de alguma autoridade. A citação serve para que o réu tenha conhecimento que foi instaurada uma ação judicial contra ele e que deve se defender. ØA citação por edital, de acordo com o artigo 231 do código de processo civil, é feita quando o réu é desconhecido ou incerto, ou quando a sua localização é incerta, ignorada ou inacessível.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ATIVIDADES MEDIADAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA ATIVIDADES MEDIADAS

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 39

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 39