MODELO DE GESTO Prof Sidnei Silva CRASP 125

  • Slides: 51
Download presentation
MODELO DE GESTÃO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva CRA-SP

MODELO DE GESTÃO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125. 622 ADMINSTRAÇÃO Prof. Sidnei Silva CRA-SP 125622 Aula 09 - 10 1

MODELO DE GESTÃO CRONOGRAMA DE AULAS QUINZENAIS Horário: 19 h 10 ás 22 h

MODELO DE GESTÃO CRONOGRAMA DE AULAS QUINZENAIS Horário: 19 h 10 ás 22 h - SALA 6 MODELOS DE GESTÃO - CIÊNCIA CONTÁBEIS E GTI AULAS DIAS MARÇO 14 28 ABRIL 11 18 PROVA B 1 MAIO 2 16 JUNHO 12 PROVA B 2 30

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Dúvidas ORGANIZACIONAL aula 3? então vamos lá. . . PROCESSOS E

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Dúvidas ORGANIZACIONAL aula 3? então vamos lá. . . PROCESSOS E TECNOLOGIAS. FERRAMENTAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO.

MODELO DE GESTÃO. PROCESSOS

MODELO DE GESTÃO. PROCESSOS

MODELO DE GESTÃO ØPessoas, processos e tecnologia formam o tripé que sustenta o BPM

MODELO DE GESTÃO ØPessoas, processos e tecnologia formam o tripé que sustenta o BPM (Business Process Management), que significa Gerenciamento de Processos de Negócio. ØÉ preciso treinar e motivar as pessoas para que se integrem e compreendam plenamente os processos, buscando seu melhoria contínua e fazendo uso da tecnologia mais adequada para isso. ØTodo gestor de empresa sabe que precisa das pessoas para agirem e pensar, planejar e executar. ØA tecnologia auxilia todo seu pessoal a executar essas tarefas, fornecendo ferramentas que organizam e compartilham a informação, facilitando controles e dando uma visão estratégica.

MODELO DE GESTÃO ØOs processos bem desenhados a organizados de forma lógica e integrada,

MODELO DE GESTÃO ØOs processos bem desenhados a organizados de forma lógica e integrada, poderá entregar mais valor ao cliente. Mas como alcançar a verdadeira integração de pessoas, processos e tecnologias em um sistema? ØAlcançar o equilíbrio desses elementos não é tarefa fácil. ØAs grandes organizações que conseguem isso, costumam desenvolver uma gestão adequada do conhecimento por meio de um processo contínuo de aprendizagem e refinamento do pensamento sistêmico.

MODELO DE GESTÃO ØPessoas, processos e tecnologias são partes interdependentes de um conjunto. ØA

MODELO DE GESTÃO ØPessoas, processos e tecnologias são partes interdependentes de um conjunto. ØA mudança em uma das partes, acarretará, necessariamente, um efeito sobre as outras. ØSuas ações isoladas precisam estar devidamente integradas e ter um objetivo comum. ØA soma dos esforços de cada parte gera um sinergia, em que a entrega final tem mais valor que se somarmos cada entrega individualmente. ØÉ preciso dar as condições necessárias para cada um desses elementos, pessoas, tecnologia e processos, possam ser utilizados plenamente pela organização.

MODELO DE GESTÃO ØAs pessoas precisam conhecer os processos, tanto para desempenhá-los adequadamente e

MODELO DE GESTÃO ØAs pessoas precisam conhecer os processos, tanto para desempenhá-los adequadamente e executá-los, quanto para poder melhorá-los continuamente, da mesma forma, precisam escolher as tecnologia adequadas para dar suporte a isso. ØAo fazerem isso, as pessoas transformam informações, dados e experiências em conhecimento, que deve ser disseminado nas organizações, transformando-se em um patrimônio e em um ativo que precisa ser preservado. ØAssim começa a ficar mais claro o papel de cada parte neste tripé: pessoas, processos e tecnologia, vejamos:

MODELO DE GESTÃO PESSOAS: são, em última instância, as detentoras do conhecimento, o objetivo

MODELO DE GESTÃO PESSOAS: são, em última instância, as detentoras do conhecimento, o objetivo é incentivá-las a não só a busca-lo e aprimorá-lo, para aplicação na melhoria dos processo internos, mas fazê-las enxergar as vantagens de compartilhá-lo com a organização. Neste contexto, é importante: ØDar autonomia às pessoas em suas tarefas, para descobrirem novas maneiras de cumpri-las. ØProver os devidos sistemas de armazenagem e compartilhamento do conhecimento. ØCapacitá-las e treiná-las constantemente. ØMantê-las motivadas. ØDar a remuneração adequada que assegure seu comprometimento.

MODELO DE GESTÃO ØO gestor deve sempre estar atento ao fato de que as

MODELO DE GESTÃO ØO gestor deve sempre estar atento ao fato de que as decisões tomadas pelas pessoas podem afetar toda a organização. ØÉ por isso que sua motivação é muito importante, é isso que as fará compartilhar e replicar o conhecimento que acumulam em suas atividades na empresa com os colegas. ØO pior que pode acontecer é perder esses talentos para a concorrência, juntamente com tudo que aprenderam!

MODELO DE GESTÃO TECNOLOGIA: Não há como falar em conhecimento compartilhado sem pensar no

MODELO DE GESTÃO TECNOLOGIA: Não há como falar em conhecimento compartilhado sem pensar no uso da tecnologia para isso. Veja alguns exemplos: ØAuxiliar no processo de disseminação de informações provendo transparência e agilidade. ØÉ capaz de guardar o conhecimento com segurança e confiabilidade. ØFacilitar o mapeamento de competências pessoais necessárias a cada tarefa, com base nos conhecimentos adquiridos. ØAuxiliar na criação de uma universidade corporativa virtual. ØProver ferramentas de ensino e treinamento, como EADs, por exemplo. ØDa o suporte tecnológico adequado para o correto mapeamento de processos e sua modelagem.

MODELO DE GESTÃO PROCESSOS: Devem passar a incorporar algumas tarefas de forma mais enfática,

MODELO DE GESTÃO PROCESSOS: Devem passar a incorporar algumas tarefas de forma mais enfática, incluindo procedimentos aos quais muitas vezes não se dá a devida importância: ØBuscar o conhecimento nas atividades internas. ØPesquisar conhecimento externamente (benchmarking). ØDocumentar e registrar o conhecimento. ØCompartilhar o conhecimento com equipes e a empresa como um todo. ØAtualizar o conhecimento, sempre que detectar melhorias ao utilizá-lo. ØAplicar os novos conhecimentos nas atividades.

MODELO DE GESTÃO O objetivo final de constituir esse equilíbrio entre pessoas, processos e

MODELO DE GESTÃO O objetivo final de constituir esse equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologias pode ser resumido assim: ØTransformar dados em informação em conhecimento. ØSistematizar o uso desse conhecimento em novas práticas e vantagens competitivas. ØFazer com que a informação e o conhecimento sejam acessíveis a todos. ØDeterminar as melhores práticas e tecnologias e compartilhar com a empresa. ØCriar uma memória organizacional de todos os “ativos de conhecimento” da organização. ØAumentar a competitividade da empresa.

MODELO DE GESTÃO. FERRAMENTAS DE GESTÃO

MODELO DE GESTÃO. FERRAMENTAS DE GESTÃO

MODELO DE GESTÃO Existem dois tipos de bom gestor. ØAquele que se interessa pelo

MODELO DE GESTÃO Existem dois tipos de bom gestor. ØAquele que se interessa pelo desenvolvimento pessoal dos colaboradores, fala com eles sempre que possível, deixa as portas abertas e delega de forma sensata. ØAquele que te deixa em paz. ØA diferença do último é que ele não sente necessidade de estar sempre supervisionando porque encontrou um meio seguro de dar autonomia ao time. ØMas empresas mais modernas, as ferramentas de gestão online são as responsáveis por esse modelo de gestão inteligente, que poupa os gestores de tarefas repetitivas, manuais e burocráticas ao automatizálas, e potencializa o trabalho dos colaboradores.

MODELO DE GESTÃO Que elas essenciais não duvida. A questão é: quanto custam essas

MODELO DE GESTÃO Que elas essenciais não duvida. A questão é: quanto custam essas ferramentas de gestão? A boa notícia é que várias delas são gratuitas, e outras oferecem planos bastante acessíveis, mesmo com funcionalidades bastante avançadas, vejamos alguns casos: 1. Aja como uma empresa de vanguarda. 2. Da teoria à prática. 3. Tipos de ferramentas de gestão. 4. Você precisa de uma ferramenta quando. 5. Ferramentas de gestão devemos usar. 6. Melhores práticas com ferramentas.

MODELO DE GESTÃO 1. Aja como uma empresa de vanguarda isto é estar à

MODELO DE GESTÃO 1. Aja como uma empresa de vanguarda isto é estar à frente do tempo e em dia com as principais tendências. Você imagina sua empresa nos próximos anos como referência no mercado, tanto na qualidade do que vende quanto no clima organizacional. Em 2015, a Bain Company, uma empresa de consultoria, publicou o relatório “Management Tools & Trends 2015“, após uma extensa pesquisa com mais de mil entrevistados, de empresas de diversos setores e portes, espalhadas por todo o mundo. Com isso, foram identificadas as principais tendências para os próximos anos, das quais destacamos três.

MODELO DE GESTÃO A) Crescer a receita e acelerar a inovação ØSão dois tópicos

MODELO DE GESTÃO A) Crescer a receita e acelerar a inovação ØSão dois tópicos importantes em um clima de transformação constante. ØO aumento de receita foi, inclusive, citado duas vezes mais do que qualquer outra prioridade, como aumentar o lucro e reduzir custos. ØAlém disso, 74% dos entrevistados consideram inovar mais importante do que cortar gastos para o sucesso em longo prazo. B) Investir na transformação digital ØA transformação digital é fundamental para estimular o crescimento e a inovação, reduzir a complexidade e combater riscos. ØPara isso, investimentos em TI deverão se tornar cada vez mais expressivos, especialmente com o intuito de obter dados para a tomada de decisões.

MODELO DE GESTÃO C) Compreender melhor os clientes ØAté porque a maior parte dos

MODELO DE GESTÃO C) Compreender melhor os clientes ØAté porque a maior parte dos entrevistados sente que hoje os clientes são menos leais a uma marca do que costumavam ser. ØE a falta de dados a seu respeito é mais uma vez um agravante nesse nebuloso cenário. Conclusão: essa tendência só corrobora a importância do uso de tecnologias de gestão, como um gestor online, por exemplo.

MODELO DE GESTÃO 2. DA TEORIA À PRÁTICA A Bain & Company afirma que

MODELO DE GESTÃO 2. DA TEORIA À PRÁTICA A Bain & Company afirma que as ferramentas que deverão receber o maior ganho de usuários nos próximos anos são as de Planejamento de Cenários e Contingência (vamos entender melhor)as de Redução da Complexidade e as de Gestão do Tempo vamos conhecer A) Entenda que toda ferramenta tem pontos fortes e a evoluir ØE sua utilidade pode mudar ao longo do tempo. ØPara ter sucesso, conheça os efeitos de cada ferramenta sobre o seu negócio e sua equipe. ØLeia a respeito e converse com os potenciais usuários da ferramenta que pretende contratar. Não aceite soluções simplistas ou exageros.

MODELO DE GESTÃO 2. DA TEORIA À PRÁTICA A Bain & Company afirma que

MODELO DE GESTÃO 2. DA TEORIA À PRÁTICA A Bain & Company afirma que as ferramentas que deverão receber o maior ganho de usuários nos próximos anos são as de Planejamento de Cenários e Contingência (vamos entender melhor)as de Redução da Complexidade e as de Gestão do Tempo vamos conhecer A) Entenda que toda ferramenta tem pontos fortes e a evoluir ØE sua utilidade pode mudar ao longo do tempo. ØPara ter sucesso, conheça os efeitos de cada ferramenta sobre o seu negócio e sua equipe. ØLeia a respeito e converse com os potenciais usuários da ferramenta que pretende contratar. Não aceite soluções simplistas ou exageros.

MODELO DE GESTÃO B) Use porque é estratégico, não porque é tendência ØOs gestores

MODELO DE GESTÃO B) Use porque é estratégico, não porque é tendência ØOs gestores fãs de tecnologia costumam ficar entusiasmados com a ideia de implementar uma ferramenta de gestão na empresa. ØNisso não há problema algum. ØApenas dê um passo atrás e entenda que aquela tecnologia será uma grande amiga, o braço direito, mas não fará todo o trabalho por você. C) Adapte a ferramenta ao seu negócio, e não o contrário ØA tecnologia fará sentido a partir do momento que começar a atender as necessidade da empresa, como por exemplo, identificar lacunas no relacionamento com os clientes, revelar pontos vulneráveis dos concorrentes, ou desenvolver a capacidade de foco dos colaboradores.

MODELO DE GESTÃO 3. TIPOS DE FERRAMENTAS DE GESTÃO. Assim como há muitos tipos

MODELO DE GESTÃO 3. TIPOS DE FERRAMENTAS DE GESTÃO. Assim como há muitos tipos de gestão, há diversas ferramenta de gestão. Inclusive, vejamos algumas: ØFerramentas de Gestão Financeira. ØFerramentas de Gestão de Marketing e Conteúdo. ØFerramentas de Gestão de Modelo de Negócios. ØFerramentas de Gestão de CRM. ØFerramentas de Gestão de Atendimento. ØFerramentas de Gestão da Comunicação. ØFerramentas de Gestão de Feedbacks. ØFerramentas de Gestão de Projetos e Tarefas. ØFerramentas de Gestão do Tempo.

MODELO DE GESTÃO 4. VOCÊ PRECISA DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO QUANDO… ØGestão Financeira:

MODELO DE GESTÃO 4. VOCÊ PRECISA DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO QUANDO… ØGestão Financeira: quando é difícil tomar decisões sobre novos investimentos na sua empresa. Precisa de um controle mais inteligente sobre os gastos. Gostaria de prever o faturamento e o saldo da empresa no fim do mês. Deseja agilizar a conciliação bancária. ØGestão de Marketing e Conteúdo: quando quer aumentar a geração de leads. Monitorar palavras-chave dos concorrentes. Criar réguas de relacionamento. Começar um atendimento de SAC. ØGestão de Modelo de Negócios: Quando é preciso registrar e organizar insights e brainstorms. Acompanhar a evolução das ideias. Checar se elas estão sendo aplicadas ao negócio. Ou simplesmente mudar de estratégia.

MODELO DE GESTÃO ØGestão de CRM: Para centralizar o cadastro de clientes. Manter um

MODELO DE GESTÃO ØGestão de CRM: Para centralizar o cadastro de clientes. Manter um histórico de vendas. Analisar o desempenho de vendedores. ØGestão de Atendimento: Para unificar a comunicação com os clientes em diversos canais como e-mail, telefone, chat, web e redes sociais. Realizar ligações online. Gravar ligações recebidas e realizadas. Monitorar o atendimento prestado ao cliente e identificar possíveis erros. ØGestão da Comunicação: Compartilhar arquivos muito pesados. Unificar a comunicação sobre os projetos (e não em e-mails, anotações e Whats. App). Organizar as conversas por equipes, projetos e temas. Ø Gestão de RH e Feedback: Para organizar o recrutamento. Mapear o desenvolvimento dos profissionais. Acompanhar o andamento das metas. Fazer a avaliação do desempenho.

MODELO DE GESTÃO ØGestão de Projetos e Tarefas: Quando sente que seus colaboradores precisam

MODELO DE GESTÃO ØGestão de Projetos e Tarefas: Quando sente que seus colaboradores precisam se sentir mais responsáveis por suas entregas. Precisa levantar quanto cada profissional gasta em cada projeto. Enxerga se a sua equipe está trabalhando sem processos bem definidos. Repara que há trabalho deixado para a última hora, horas ociosas e baixa qualidade na entrega. Observa que o retrabalho é constante por conta da comunicação confusa via emails. Não tempo para acompanhar cada colaborador e o andamento dos projetos.

MODELO DE GESTÃO 5. FERRAMENTAS DE GESTÃO DEVEMOS USAR. ØEscolha ao menos uma ferramenta

MODELO DE GESTÃO 5. FERRAMENTAS DE GESTÃO DEVEMOS USAR. ØEscolha ao menos uma ferramenta para testar e começar uma nova fase profissional. ØSabemos que o começo exige alguma dedicação. ØMuitas dessas ferramentas demandam um certo tempo de configuração da conta, mas esse investimento trará economia de tempo a curto e médio prazo.

MODELO DE GESTÃO 6. MELHORES PRÁTICAS COM FERRAMENTAS DE GESTÃO ØSe a corporação ainda

MODELO DE GESTÃO 6. MELHORES PRÁTICAS COM FERRAMENTAS DE GESTÃO ØSe a corporação ainda hesita sobre adotar uma ferramenta de gestão porque não tem certeza sobre como será sua adesão, vamos a dicas práticas para tornar esse processo uma boa experiência de renovação do ambiente de trabalho e da sua forma de trabalhar. A) Conhecer as principais funções da ferramenta: uma ferramenta de gestão deve ser o seu braço direito, você deve confiar no seu funcionamento e entender exatamente o que ela tem a oferecer e como usá-la da forma mais inteligente, mas, antes de contratar uma, peça uma demonstração do produto para tirar suas dúvidas, explique sua situação, seus problemas de gestão e veja se a ferramenta atende suas necessidades.

MODELO DE GESTÃO B) Envolver a equipe para incentivá-la a usar: Já dizia Benjamin

MODELO DE GESTÃO B) Envolver a equipe para incentivá-la a usar: Já dizia Benjamin Franklin “Diga-me e eu esquecerei. Envolva-me e eu aprenderei”. Essa lógica se aplica em qualquer relação de aprendizagem, inclusive, no processo de adaptação da sua equipe à nova ferramenta de gestão adotada, portanto, esteja disposto a expor à sua equipe como ela se beneficiará daquela tecnologia e como usá-la, maior parte das ferramentas apresenta tanto uma interface intuitiva quanto vídeos didáticos, e a segunda é que praticamente todas contam com uma versão mobile nativa para celular e etc.

MODELO DE GESTÃO C) Medir e divulgar os resultados conquistados: a ferramenta, ou as

MODELO DE GESTÃO C) Medir e divulgar os resultados conquistados: a ferramenta, ou as ferramentas de gestão, que você contratou trará avanços em diversos aspectos para sua equipe, especialmente uma economia de tempo. Mas quanto tempo exatamente? E quanto dinheiro foi poupado? Ou até mesmo, houve casos de clientes que decidiram pela sua empresa em detrimento de outra, por considerar a sua mais moderna? Resumindo: ØTodas essas são provas de que a gestão e, por consequência, o funcionamento da sua empresa, amadureceram. ØA equipe tem o direito e muita vontade de saber. ØConhecer os números só fortalece os motivos para todos se dedicarem diariamente a usar frequente e corretamente a tecnologia contratada.

MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO

MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO

MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO ØInovação se tornou um tema recorrente e seu debate,

MODELO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO ØInovação se tornou um tema recorrente e seu debate, longe de ser puramente acadêmico, está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e das organizações. ØAlguns dizem, até, que inovação está na moda, de tão apregoada. Mas inovação não é modismo, muito pelo contrário. ØNão é algo novo, nem invenção da era moderna, mas algo que se pratica desde os primórdios da civilização. ØPor outro lado, conceituar e compreender inovação não é tão simples quanto parece, embora muitos se dediquem ao tema e haja literatura farta, assim como manuais.

MODELO DE GESTÃO MAS AFINAL O QUE É INOVAÇÃO. ØQuestões sobre a razão de

MODELO DE GESTÃO MAS AFINAL O QUE É INOVAÇÃO. ØQuestões sobre a razão de inovar, onde inovar, como inovar, quando inovar, o que se ganha com a inovação, são recorrentes, pois compreender os conceitos não é suficiente. ØÉ preciso praticá-los, mas para isso é preciso compreender sua dinâmica. ØDe forma simplista, a inovação refere-se ao conhecimento (tácito ou explícito), à informação (dispersa ou não) e à criatividade (algo diferente ou novo), o que pressupõe processo e todo processo deve ser objeto de gestão.

MODELO DE GESTÃO ØO grande problema é que muitas organizações ainda precisam se conscientizar

MODELO DE GESTÃO ØO grande problema é que muitas organizações ainda precisam se conscientizar sobre a importância de se estabelecer uma estratégia de inovação e, consequentemente, organizar e gerenciar seu processo, por mais simples ou complexo que seja. ØÉ sustentado por pilares, sendo pessoas, estratégia, processos e recursos considerados os de maior relevância e fatores chave de seu sucesso. ØPessoas necessitam estar motivadas, ter interesse e desejo de inovar, conhecer, contribuir e operacionalizar a estratégia e serem devidamente capacitadas. ØA estratégia pressupõe direcionamento, planejamento, criatividade e visão empreendedora.

MODELO DE GESTÃO ØProcessos remetem aos critérios, métodos, técnicas e sistemas, ao passo que

MODELO DE GESTÃO ØProcessos remetem aos critérios, métodos, técnicas e sistemas, ao passo que recursos são os intelectuais, financeiros, ferramentais e de infraestrutura, internos e ou externos à organização. Resumindo: ØConsiderando-se que inovação é importante para as organizações (para algumas inovação é questão de sobrevivência) e que pessoas são a base de sustentação de ambos, das organizações e do processo de inovação, capacitação se torna crucial para uma bom processo de gestão, de modo a permitir a compreensão do que é inovação e como a mesma pode impactar no aumento de competitividade e otimização de resultados, de forma sustentável.

MODELO DE GESTÃO ENTENDENDO A INOVAÇÃO ØMais do que conceituar inovação, é necessário compreender

MODELO DE GESTÃO ENTENDENDO A INOVAÇÃO ØMais do que conceituar inovação, é necessário compreender o papel da inovação para a empresa. ØInovação incremental, descontínua ou disruptiva, aplicada a produtos e serviços, processos produtivos, mercados, modelos de negócios e sistemas de gestão. ØÉ necessário entender como isso tudo pode contribuir para a competitividade e a otimização de resultados empresariais, de forma sustentável e, acima de tudo, compreender como tomar as decisões mais assertivas.

MODELO DE GESTÃO CRIATIVIDADE E LIDERANÇA PARA INOVAÇÃO ØMuitas vezes é confundida com inovação,

MODELO DE GESTÃO CRIATIVIDADE E LIDERANÇA PARA INOVAÇÃO ØMuitas vezes é confundida com inovação, o que não é necessariamente verdadeiro, porém inovação e criatividade estão intimamente relacionadas. ØE a criatividade pode ser estimulada a través de métodos e técnicas de geração e gestão de ideias e busca de novos caminhos, de ambientes propícios e de estímulos adequados, onde ousar, correr riscos, tentar, aprender com os erros, empreender e inovar sejam parte de uma nova cultura. ØNesse contexto, é imprescindível a criação de equipes de trabalho orientadas para inovação, onde o líder tem um papel crucial no processo, atuando de forma inspiradora, estimulando a prática da liderança.

MODELO DE GESTÃO INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE ØDeve ser tratada como elemento chave de competitividade,

MODELO DE GESTÃO INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE ØDeve ser tratada como elemento chave de competitividade, já que os mercados se tornam cada vez mais concorrenciais. ØDeve-se conhecer e monitorar os indutores da inovação na empresa e as técnicas de pesquisa de mercado, de modo a identificar e entender os desejos do mercado e se posicionar, buscando o desenvolvimento, a adequação e a gestão de produtos e serviços, seja para mercados existentes ou novos mercados, evitando suas armadilhas.

MODELO DE GESTÃO ASPECTOS LEGAIS E FONTES DE RECURSOS ØOutro aspecto relevante na gestão

MODELO DE GESTÃO ASPECTOS LEGAIS E FONTES DE RECURSOS ØOutro aspecto relevante na gestão da inovação refere-se às questões regionais, uma vez que as políticas de inovação, a legislação e suas regulamentações são direcionadores importantes desse processo. ØÉ necessário conhecer o sistema de ciência, tecnologia e inovação e suas áreas estratégicas, os mecanismos de promoção da inovação nas empresas, as fontes de financiamento e fomento, capital empreendedor e as leis de inovação, não apenas no âmbito federal. ØDe suma importância, são os aspectos técnicos e legais relacionados com a proteção e a comercialização da propriedade intelectual, e os mecanismos de transferência tecnológica.

MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO ØMuitas vezes ouvimos a frase “para bons

MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO ØMuitas vezes ouvimos a frase “para bons projetos não faltam recursos”. ØO conhecimento e a prática de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos e, mais especificamente, de projetos de inovação, são imprescindíveis. ØO sucesso reside na aplicação de técnicas sobre como montar, executar e controlar um bom projeto, na identificação do perfil dos gerentes e da equipe, na estrutura adequada para sua condução, no processo de início, avaliação e encerramento, nas análises de riscos, recompensa, e efeitos colaterais positivos e negativos, assim como na gestão nos níveis estratégico e tático/operacional.

MODELO DE GESTÃO ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA INOVAÇÃO ØDe posse de todo esse conhecimento

MODELO DE GESTÃO ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA INOVAÇÃO ØDe posse de todo esse conhecimento e ferramental, a questão se volta para a empresa e seu sistema de planejamento para a inovação. ØQual a estratégia de inovação da empresa? Ela existe formalmente ou apenas de forma tácita? A cultura da empresa é propícia à inovação? Quais os obstáculos e resistências ao processo de inovação e como lidar com eles? O que são e como se processam as redes de inovação (internas e externas)? Inovação fechada ou inovação aberta? Essas e outras questões precisam ser avaliadas e equacionadas no delineamento, na implantação e na execução do processo de gestão da inovação.

MODELO DE GESTÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA INOVAÇÃO ØO processo por ser dinâmico, requer

MODELO DE GESTÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA INOVAÇÃO ØO processo por ser dinâmico, requer acompanhamento, avaliação, atualização e redirecionamento constantes, aprendendo com o sucesso e com o fracasso, sendo necessário estabelecer e monitorar um sistema de indicadores que considere, além da relação custo benefício (tangíveis e intangíveis), os 4 pilares do processo: 1. Pessoas (adequação e capacitação de equipes). 2. Estratégia (clareza de foco e desdobramentos). 3. Processos (efetividade e eficácia). 4. Recursos (disponibilidades e adequação aos objetivos empresariais), dentre tantas outras questões igualmente relevantes.

MODELO DE GESTÃO ØDesenvolver conceitos de inovação 360°ou inovação em sentido amplo, incluindo melhorias

MODELO DE GESTÃO ØDesenvolver conceitos de inovação 360°ou inovação em sentido amplo, incluindo melhorias e desenvolvimento de produtos, serviços, processos, mercados e estrutura organizacional. ØSaber Identificar, priorizar e conduzir projetos de inovação na empresa com base em critérios técnicos, financeiros, mercadológicos e de sustentabilidade e assimilar técnicas de gerenciamento de projetos. ØEstender o processo de inovação para além das fronteiras da empresa, envolvendo fornecedores, clientes, centros de pesquisa e outras instituições, de modo a reduzir riscos, compartilhar ganhos e acelerar o retorno sobre os investimentos.

METODOLOGIA CIENTÍFICA ATIVIDADES MEDIADAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA ATIVIDADES MEDIADAS

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

MODELO DE GESTÃO ØVocê acaba de assumir um cargo de Consultor Júnior para trabalhar

MODELO DE GESTÃO ØVocê acaba de assumir um cargo de Consultor Júnior para trabalhar ao lado do Beto, Gerente de Recursos Humanos (RH), que já conduziu muitas inovações na empresa de projetos de engenharia, arquitetura e design de móveis Module. ØSeus principais clientes são os corporativos, que exigem projetos diferenciados e estão dispostos a pagar pelo valor agregado, porque fazem questão de ambientes confortáveis e sofisticados. ØBeto faz reuniões frequentes com todas as áreas da empresa, para ver de perto como andam os assuntos de interesse do RH, e identificou que os engenheiros, arquitetos e designers ainda não estão expressando todo o potencial criativo que têm, pois, a criatividade não tem hora marcada para vir à tona. ØPor isso, Beto decidiu criar um Programa de Trabalho Flexível para possibilitar que o time criativo agregue ainda mais valor aos projetos da Module. ØPara tanto, Beto desenvolveu o planejamento do Programa de Trabalho Flexível, em que você será o responsável principal para ajudá-lo na organização deste programa.

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO

METODOLOGIA CIENTÍFICA. SITUAÇÃO

MODELO DE GESTÃO ØO processo de organização é muito útil para a atuação do

MODELO DE GESTÃO ØO processo de organização é muito útil para a atuação do gestor, porque garante que as atividades concretizem os objetivos definidos durante o planejamento. ØSendo assim, para você ajudar Beto na organização do Programa de Trabalho Flexível para a Module, primeiro é necessário identificar como o gestor organizacional atua no processo de organização para atingir este objetivo. ØDurante sua aprendizagem sobre a seção “Organização: a atuação do gestor”, você acompanhará os temas relacionados à evolução desta especificidade da atuação do gestor. ØA proposta desta problemática envolve você indicar como Beto pode vencer este desafio.

MODELO DE GESTÃO ØO conteúdo desta seção é importante para dar a base que

MODELO DE GESTÃO ØO conteúdo desta seção é importante para dar a base que você necessita para desenvolver sua Situação Baseada na Realidade, em que você deve ajudar o Beto na organização do Programa de Trabalho Flexível para a Module. ØPara solucionar a problemática proposta nesta seção, é essencial também que desenvolva sua aprendizagem sobre conteúdo “Organização: a atuação do gestor e Organização: evolução e a atuação do gestor”. ØPara ajudar na solução, procure respostas para as seguintes questões: 1. Quais são as principais informações que Beto necessita reunir para o processo de organização do Programa de Trabalho Flexível para a Module? 2. Quais são as principais preocupações que Beto deve focar para atingir os objetivos do planejamento do Programa de Trabalho Flexível para a Module?

MODELO DE GESTÃO Ø Para ajudar Beto, você deve analisar cada um destes aspectos

MODELO DE GESTÃO Ø Para ajudar Beto, você deve analisar cada um destes aspectos para ser capaz de sugerir as primeiras preocupações que ele deve dar atenção pela capacidade de influenciar em suas decisões ao preparar a organização do Programa de Trabalho Flexível para a Module, porque, todos estes aspectos devem ser considerados para decidir sobre organização: • Especialização do trabalho • Amplitude de controle • Cadeia de comando • Unidade de comando • Autoridade • Responsabilidade • Centralização. Ø Neste sentido, busque respostas para as seguintes questões: 1. Como as características do trabalho influenciam nas decisões sobre a organização que determina como a empresa deve funcionar? 2. Como a centralização impacta nas decisões do Beto sobre a forma de organização que pretende possibilitar para facilitar o Programa de Trabalho Flexível para a Module?

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 51

Dúvidas? Então por hoje é só, obrigado. Site: www. profsidneisilva. com 51