LNGUA PORTUGUESA Ensino Mdio 2 Ano Valor expressivo

  • Slides: 35
Download presentation
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano Valor expressivo de antíteses e ambiguidades

LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano Valor expressivo de antíteses e ambiguidades

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA I Olá, pessoal!

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA I Olá, pessoal! A aula de hoje é sobre o valor expressivo de antíteses e de ambiguidade. Abram o tablet de vocês e acessem este hiperlink. Vamos cantar a música de Legião Urbana “Monte Castelo” (Renato Russo). https: //www. youtube. com/watch? v=ct. AWPmc. Ho. F 8 Agora, vamos dividir os grupos, cada equipe deve ser composta por cinco componentes. Vocês vão ler os questionamentos que seguem e, em seguida, respondê-los. Cada grupo vai apresentar suas atividades (5 minutos para apresentação). Entre as perguntas, há uma que será preciso pesquisar na Internet. Mãos à Obra!

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos cantar esta música

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos cantar esta música e, em seguida, analisá-la! Monte Castelo Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos, Sem amor eu nada seria. É só o amor! É só o amor Que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal, Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos Sem amor eu nada seria. É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É um não contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder. É um estar-se preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É um ter com quem nos mata a lealdade. Tão contrário a si é o mesmo amor. Estou acordado e todos dormem. Todos dormem. Agora vejo em parte, Mas então veremos face a face. É só o amor! É só o amor Que conhece o que é verdade. Ainda que eu falas A língua dos homens E falasse a língua dos anjos Sem amor eu nada seria. ---------------------

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Analisando o texto! 1.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Analisando o texto! 1. A intertextualidade é um dos princípios da textualidade, ou seja, é um recurso linguístico textual que possibilita acionar a memória do interlocutor/leitor sobre um texto já ouvido e/ou lido. Esse princípio da textualidade pode se apresentar de forma explícita (constata-se a menção do texto base) e/ou implícita (não faz menção ao texto base, contudo é possível reconhecer o texto fonte através das “pistas” textuais que o autor deixa). a) Essa música de Renato Russo “Monte Castelo” faz uma intertextualidade com que textos? b) Essa intertextualidade é implícita ou explicita? Explique. c) Quais os versos da música indicam a “fala” do compositor?

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades 2. O título da

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades 2. O título da música remete a um fato histórico. Qual? Pesquise na Internet sobre esse acontecimento. 3. Que versos da música apresentam uma imagem que consiste em confrontar ideias opostas? Qual é o nome que se dá a esse processo estilístico? 4. Para o “eu lírico”, a falta de amor entre as pessoas pode provocar o quê? Explique. 5. Que versos apresentam imagens que englobam simultaneamente duas ideias opostas? Qual é o nome dado a esse processo estilístico?

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos ler este poema?

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos ler este poema? ! Medida Legenda: Escrevendo Silhouette. Mão. Esquerdapor. Piotr. Siedlecki. Clip – art Texto 1 Quem é menor que o poeta? Quem é maior que o poeta? Ninguém é menor nem maior que o poeta Há os que vêm os que vão os que passam os que ficam os que são vistos os desconhecidos mas ninguém é maior nem menor que o poeta. . . TRINDADE, Solano Trindade, o poeta do povo. - São Paulo: Ediouro : Editora Segmento Farma, 2008. p. 138. Lendo o poema 1. Ao ler o poema, observamos que o eu lírico utiliza palavras e expressões que se opõem quanto ao sentido. Que palavras e/ou expressões são essas?

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Observem esta imagem! Texto

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Observem esta imagem! Texto 2 Disponível em: www 1. educacao. pe. gov. br 320 × 240 Lendo a imagem 1. Essas imagens são construídas a partir da representação de um conceito. Que conceito é esse? 2. Essa ideia é de oposição ou de semelhança? 3. A linguagem utilizada é verbal ou não verbal? Explique.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Agora, vamos ler este

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Agora, vamos ler este outro texto! Texto 3 Lendo a imagem 1. Nesse cartaz, temos os títulos: “Pessoas bem sucedidas” e “Pessoas mal sucedidas”. Em seguida, abaixo de cada um, enunciados que indicam a opinião do enunciador em relação ao que ele diz. Analisando esse texto, responda: a) Essas imagens são construídas a partir de que recurso estilístico? Explique. b) Vocês concordam com a opinião do produtor desse texto? Por quê? 3. O que esses três textos lidos têm em comum? Disponível em: Https: abobrinhaecia. wordpress. com 650 × 599

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Agora, vamos ler este

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Agora, vamos ler este trecho de poema e um aforismo. Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida, descontente, Repousa lá no céu eternamente, E viva eu cá na terra sempre triste. [. . . ] CAMÕES, Luís de. Lírica. In: Ramos, Rogério de Araújo. Ser protagonista: Língua Portuguesa, 1º ano : Ensino médio. 2. ed. – São Paulo : Edições SM, 2013. p. 255. O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. VIEIRA, Padre Antônio. In: Ramos, Rogério de Araújo. Ser protagonista: Língua Portuguesa, 1º ano : Ensino médio. 2. ed. – São Paulo : Edições SM, 2013. p. 255. Lendo os textos 1. Camões é um poeta do Classicismo. Nesse poema, ele utiliza nessa estrofe, dois pares de versos para realizar o contraste entre o quê? 2. No texto de Padre Vieira, um dos principais autores do Barroco, o autor cria este aforismo (sentença que explicita em poucas palavras uma reflexão prática ou moral) para mostrar que os opostos podem se realizar simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo. a) Qual o nome da figura de estilo que desempenha essa função? b) O que o padre vieira quer ressaltar com essa oposição simultânea? Vamos conferir as respostas? !

CONFERINDO AS RESPOSTAS! Legenda: Clip-art Professional. Stock. Photo sfrom$1 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor

CONFERINDO AS RESPOSTAS! Legenda: Clip-art Professional. Stock. Photo sfrom$1 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades 1. Os dois pares de versos colocam em oposição o céu e a terra: “Alma/vida”, o mundo espiritual e o mundo físico: “Céu/terra”, o espaço da amada e o espaço do eu lírico: “lá/cá”. 2. a) Paradoxo. b) Padre Vieira busca ressaltar, através do paradoxo, o poder dos livros de produzir um impacto profundo na vida de quem os lê. Lembrete: Paradoxo ou oximoro é a figura de linguagem que junta simultaneamente duas ideias opostas.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS LIDOS Para que haja a interação entre os sujeitos do processo comunicativo é preciso “que os produtores dos textos e seus leitores/ouvintes compartilhem conhecimentos e conheçam as convenções que regem as situações sociais de que participam. ” (Cereja, 2013, p. 37) Esses conhecimentos são transmitidos através da linguagem (expressão individual e social do ser humano, que possibilita o ato comunicativo entre os sujeitos que vivem em sociedade). Há três tipos de linguagem: linguagem verbal: o código é a palavra falada ou escrita; linguagem não verbal: é a que utiliza a imagens (dança, pintura, gestos, escultura, etc. ); linguagem mista: é aquela que utiliza o código e a imagem ao mesmo tempo ( histórias em quadrinho, o cinema, o teatro, programas de TV, propagandas, etc. )

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS LIDOS Assim, para compreender a expressividade das oposições nos textos lidos, os interlocutores têm que compartilhar os mesmos conhecimentos sobre as situações comunicativas apresentadas. Nesses textos, percebe-se que foram utilizadas palavras e imagens que perpassam o sentido de ideias contrárias (opostas) em relação aos valores morais, religiosos e éticos. Esse recurso expressivo de oposição é denominado de Antítese. Sua origem vem do grego, indica "oposto à criação“. É, portanto, uma figura de estilo que consiste na exposição de ideias contrárias. Isso ocorre quando há uma aproximação de palavras, expressões ou de imagens de sentidos contrastantes. É um recurso bastante utilizado na literatura, principalmente, no Barroco.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades AMBIGUIDADE , O QUE

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades AMBIGUIDADE , O QUE É? Imagem: question- mark clip-art-010. jpg ETAPA II • Quem lembra o significado de ambiguidade? • Façam uma pesquisar rápida no celular (Smartphone) para verificar como se constrói etimologicamente o sentido dessa palavra.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Comentário sobre Ambiguidade A

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Comentário sobre Ambiguidade A ambiguidade é a duplicidade de sentidos existente em um enunciado ou em um texto, verbal ou não verbal, ou seja, é um termo que traduz a ocorrência de mais de um sentido em palavras, frases, textos verbais ou textos não verbais. É um recurso expressivo da linguagem bastante utilizado na criação de sentidos textos. Através da ambiguidade, o produtor do texto procura ampliar leituras e chamar a atenção do leitor/interlocutor. É comum em textos humorísticos (anedota, piada, tiras, etc. ), músicas, cartaz, propaganda, dentre outros. A linguagem, geralmente, é apresentada de modo sintético e predomina, na maioria das vezes, a língua coloquial (informal). Contudo, há situações comunicativas em que a ambiguidade pode trazer prejuízo de sentido para o texto. Nesse caso, deve-se reescrever o texto, eliminando a duplicidade de sentido. Alguns gêneros textuais não devem apresentar ambiguidade, tais como: dissertação, decretos de lei, artigo científico, dentre outros.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Atividades 1. Eliminem a

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Atividades 1. Eliminem a ambiguidade destes enunciados, para isso, façam duas redações diferentes às frases, uma para cada um dos sentidos que elas apresentam, em seus cadernos. (Tempo para respostas: 05 minutos). a) Havia uma mulher entre a multidão que dava gritos ensurdecedores. Quem dava gritos ensurdecedores, a mulher ou a multidão? Havia entre a multidão uma mulher que dava gritos ensurdecedores. Entre a multidão que dava gritos ensurdecedores havia uma mulher. b) O gerente falou com o supervisor em sua sala. De quem era a sala, do gerente ou do supervisor? O gerente falou, em sua sala, com o supervisor. O gerente falou com o supervisor na sala deste.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades 2. Observem uma conversa

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades 2. Observem uma conversa pelo celular. Eduardo diz ao primo: - Vou te mandar uma manga rosa pela meu irmã, que está bem apetitosa. Essa frase é ambígua. Quem está apetitosa: a manga rosa ou a irmã de Eduardo? Redija a frase, eliminando a ambiguidade de forma que o adjetivo “apetitosa” seja associado à manga rosa. Vamos corrigir! Vou te mandar pela minha irmã uma manga rosa que está bem apetitosa.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos ler algumas anedotas!

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos ler algumas anedotas! Quem lembra o que é anedota? A anedota é um Relato, geralmente breve, com o objetivo de motivar o riso. Por ser uma forma de expressão oral por excelência, o êxito de uma anedota depende também, em muitos casos, dos dotes oratórios do seu intérprete, já que a entonação investida no relato deverá ser tanto quanto possível original e até teatralizada.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam esta anedota e,

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam esta anedota e, em seguida, respondam às questões propostas. Anedota 1 - Doutor, já quebrei o braço em vários Lugares. - Se eu fosse o senhor, não voltava mais pra esses lugares. (Apud Maria Helena Moura Neves. Revista Língua Portuguesa, nº 12. ) 1. Na anedota, a duplicidade de sentidos ocorre na fala de quem? Que palavra gerou esse duplo sentido? Na fala do paciente. A palavra que gerou o duplo sentido foi “lugares”. 2. O que o paciente pretendia transmitir ao médico a respeito de seu braço? O paciente pretendia transmitir ao médico a informação de que tinha quebrado o braço em várias partes. 3. Como o médico compreendeu a fala do paciente? O médico entendeu que o paciente quebrara o braço em vários lugares que passara. 4. Na fala do médico, observa-se o uso da linguagem coloquial. Reescreva a frase conforme o uso da língua padrão. Se eu fosse o senhor, não voltaria mais para esses lugares.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam esta outra anedota:

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam esta outra anedota: O bebum entra no consultório, e o médico lhe diz: - Eu não atento bêbado. O bêbado: - Quando o senhor estiver bom eu volto. (Apud Maria Helena Moura Neves. Revista Língua Portuguesa, nº 12. ) 1. O humor da anedota é construído em torno de um vocábulo utilizado na fala do médico. Que palavra é essa? A palavra “bêbado”. 2. A quem o médico se refere quando emprega a palavra bêbado? O médico refere-se ao paciente, que entrou bêbado no consultório. 3. Pela resposta do bêbado, a quem ele imagina que a palavra bêbado se refira? Ele pensa que o médico é quem estava bêbado. 4. Dê outra redação à frase do médico, de modo que ela não apresente mais duplicidade de sentidos. Eu não atendo paciente bêbado ou embriagado

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades DENATRAN/MINISTÉRIO DAS CIDADES. Eu

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades DENATRAN/MINISTÉRIO DAS CIDADES. Eu sou legal no trânsito. 2011. Leiam este texto e, em seguida, respondam às questões propostas. 1. Leia o primeiro enunciado deste cartaz de Campanha Social e, em seguida, responda: a) Esse enunciado, relacionado às imagens dos casais, estabelece que sentido para a palavra “pegada”? b) Ao ler o segundo enunciado (que é um termo explicativo), o leitor obtém outro sentido para palavra “pegada”. Que sentido é esse? c) Quando temos uma palavra ou expressão que apresenta duplo sentido, chamamos esse fenômeno linguístico de quê? d) À que época se refere, especialmente, esse cartaz? Qual é a intenção do anunciante ao apresentar esse jogo de ideias com a utilização de linguagem verbal (palavras) e linguagem não verbal (imagens)? Por quê? e) Quem é o anunciante desse cartaz? E o público alvo desse texto?

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam este anúncio publicitário

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam este anúncio publicitário e, em seguida, respondam às questões propostas. Lendo o texto 1. Identifiquem a palavra ou expressão que gera a ambiguidade no enunciado deste texto “Axe compact o aerosol que cabe no seu bolso. ”. 2. Cite os dois sentidos gerados por essa palavra e/ou expressão. Imagem: disponível em: Imagens de propaganda axe compact domínio publico Acesso: /2015 3. Em sua opinião, esse duplo sentido foi intencional? Por quê?

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Lendo o texto 1.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Lendo o texto 1. O título da notícia “Polícia cerca prédio com índios no Rio” leva o leitor a interpretar o quê? 2. Ao ler o primeiro parágrafo do texto, o leitor percebe de fato o que aconteceu. Explique. 3. Em sua opinião, esse tipo de gênero textual deve conter frases ambíguas? Por quê? 4. Podemos dizer que o uso da ambiguidade no título da notícia foi intencional? Por Disponível em: http: //eaeducacao. blogspot. com. br/2013/01/ambiguidade. html quê? Acesso: 07/06/2015

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades A ambiguidade nas leituras

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades A ambiguidade nas leituras visuais O que vocês veem nestas imagens? Imagem: disponível em: http: //www. artigonal. com/linguas-artigos/ambiguidade-para -alem-do-texto-verbal-4399673. html Acesso: 7/6/2015 Imagem A: disponível em: https: //peregrinacultural. wordpress. com/2011/11/11/a-mulher-devermelho-e-branco-de-contardo-calligaris-e-a-ambiguidade/ Acesso: 7/6/2015

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA III CONCECTADO COM

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA III CONCECTADO COM O ENEM QUESTÃO 1 (ENEM 2011) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são (A)decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. (B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. (C)amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. (D)criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. (E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas D jurídicas.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 2 (ENEM 2003)

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 2 (ENEM 2003) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete: CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação: A) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase. B) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha. C) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência. D) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase. E) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase. E

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 3 (ENEM 2010)

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 3 (ENEM 2010) Disponível em: http: //www. ccsp. com. br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado). O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a: (A) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas. (B) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea e buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura. (C) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo. (D) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante. D (E) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 4 (ENEM 2003)

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 4 (ENEM 2003) Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [. . . ] Art 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Art 4° É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. [. . . ] BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: www. planalto. gov. br (fragmento)

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 4 (ENEM 2003)

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 4 (ENEM 2003) Para cumprir sua função social, o Estatuto da criança e do adolescente apresenta características próprias desse gênero quanto ao uso da língua e quanto à composição textual. Entre essas características, destaca-se o emprego de (A) repetição vocabular para facilitar o entendimento. (B) palavras e construções que evitem ambiguidade. B (C)expressões informais para apresentar os direitos. (D) frases na ordem direta para apresentar as informações mais relevantes. (E) exemplificações que auxiliem a compreensão dos conceitos formulados.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA IV Extra: Atividades

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA IV Extra: Atividades individuais Numa festa o secretário do presidente fila um cigarro. O presidente comenta: - Não sabia que você fumava. - Eu fumo, mas não trago. - Pois devia trazer. 1. Explique como se constrói o humor nessa piada. O humor constrói-se a partir da coincidência entre as duas formas verbais que provêm de verbos distintos: tragar e trazer. A forma trago (presente do indicativo) provém do verbo regular tragar e é do mesmo campo semântico de fumar e cigarro; mas o presidente compreende trago como o presente do verbo irregular trazer e censura o secretário por ser fumante e não estar portando cigarros (quem sabe por não querer ceder os seus? !). Seria mais coerente o interlocutor compreender a forma trago com a possibilidade de estabelecer uma relação com a ação de fumar (fumar equivale a fumo, tragar equivale a trago).

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Extra: Atividades individuais Mulher

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Extra: Atividades individuais Mulher ao espelho Hoje, que seja esta ou aquela, pouco me importa. Quero apenas parecer bela. pois, seja qual for, estou morta. Já fui loura, já fui morena, já fui Margarida e Beatriz. Já fui Maria e Madalena, Só não pude ser como quis. Que mal faz, esta cor fingida do meu cabelo, e do meu rosto, se tudo é tinta: o mundo, a vida, o contentamento, o desgosto? MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2001. p, 533. Fragmento. In: Alves, Roberta Hernandes [et al]. Língua Portuguesa. – Curitiba : Positivo, 2013. 2. Leia e analise este poema de Cecília Meireles e responda às questões propostas. a) O eu lírico apresenta uma perspectiva de experiência de vida melancólica. Explique e exemplifique com versos do poema. b) Cecília Meireles apresenta em seus versos várias palavras que se opõem. Destaque essas palavras e explique essas oposições. Que figura de estilo é essa?

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades EXTRA: atividade em grupo

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades EXTRA: atividade em grupo Essa atividade é em grupo, cada equipe vai ficar responsável por pesquisar a ambiguidade em gêneros textuais diferentes. 1º grupo: ambiguidade em letra de música; 2º grupo: ambiguidade em anedotas; 3ª grupo: ambiguidade em propagandas; 4º grupo: ambiguidade em cartazes; 5º grupo: ambiguidade em poemas; 6º grupo: ambiguidade em manchetes de jornal; 6º grupo: ambiguidade em imagens. Vamos fazer o sorteio dos gêneros textuais! Após a definição do gênero textual de cada equipe, vocês farão a pesquisa pela Internet e organizarão os slides para apresentação. Prazo para exposição dos trabalhos: oito dias.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Estudem em casa! Sugestão

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Estudem em casa! Sugestão de sites no youtube sobre ambiguidade: https: //www. youtube. com/watch? v=Lk 4 c. W 3 m. PHOU https: //www. youtube. com/watch? v=0 nch. Mc. FZ 1 qg Vestibulando Digital - Redação / Aula 09 (Ambiguidade e paráfrase) Acesso: 18/07/2015.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Referências ALVES, Roberta Hernandes.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Referências ALVES, Roberta Hernandes. Língua Portuguesa / Roberta Hernandes Alves, Vima Lia Martin; ilustrações André Muller. . . [et al. ]. - Curitiba : Positivo, 2013. RAMOS, Rogério de Araújo. Ser protagonista: Língua portuguesa, 1º ano: ensino médio. – 2. ed. – São Paulo: Edições SM, 2013. Site https: //www. youtube. com/watch? v=ct. AWPmc. Ho. F 8 Acesso: 18/07/2015 Música Monte Castelo de Legião urbana. Disponível em: https: //www. google. com. br/search Acesso: 07/06/2015

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Slide Autoria / Licença

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Slide Autoria / Licença 06 Clip-art/Legenda: Escrevendo Link da Fonte Data do Acesso http: //insertmedia. office. microsoft. co 14/07/2015 m Silhouette. Mão. Esquerdapor. Piotr. Siedlecki - Microsoft Office 2010 07 www 1. educacao. pe. gov. br 320 × 240 08 https: //abobrinhaecia. wordpress. com/20 13/03/09/pessoas-bem-sucedidas-xpessoas-mal-sucedidas/ https: //www. google. com. br/search? q =imagens+de+figuras+que+apresenta m+antiteses+e+ambiguidades&newwi ndow=1&tbm=isch&imgil=vu 6 c. M 0 Q- https: //www. google. com. br/search? tb m=isch&tbs=rimg%3 ACb 7 un. DNEPop 8 Ij iv_1 mtgbb. Lyi 8 k 7 QNO 7 xl. IOi. D 6 TSa. W 9 Y AEe. AJEN 892 h 9 Dsgq. Ohnc. Sm 94 zh. NJDa Qj. Hnqmk. IFBact. TCo. SCa 07/06/2015 http: //insertmedia. office. microsoft. co m 18/07/2015 http: //insertmedia. office. microsoft. co 13 Clip-at/Legenda: question- mark -clip-art 010. jpg Microsoft Office 2010. m 18/07/2015 10 Clip-art/Legenda: Professional. Stock. Photosfrom$1 Microsoft Office 2010

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Slide Autoria / Licença

Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Slide Autoria / Licença Link da Fonte 20 https: //www. google. com. br/search? newwindow=1&biw=1093&bih=5 http: //pontoecontraponto. com. br/tag /semantica/ 14&tbm=isch&sa=1&q=imagens+de+placas+com+ambiguidade+dom Data do Acesso 18/07/2015 %C 3%ADnio+p%C 3%BAblico+creative+commons&oq=imagens+de+pla cas+com+ambiguidade+dom%C 3%ADnio+p%C 3%BAblico+creative+co mmons&gs_l=img. 12. . . 132869. 139761. 0. 141492. 18. 16. 1. 0. 0. 2. 488. 28 05. 0 j 7 j 0 j 3 j 1. 11. 0. ckpsrh. . . 0. . . 1. 1. 64. img. . 18. 0. 0. MVnbe. Hrj. Bhs#imgrc= XLAu. Cu 4 rux. Amg. M%3 A DENATRAN/MINISTÉRIO DAS CIDADES. Eu sou legal no trânsito. 2011. 21 Propaganda axe compact domínio publico http: //mundodasmarcas. blogspot. com. br/2006/05/axe-effect. html 29/06/2015 22 https: //www. google. com. br/search? q =imagem+da+propaganda+axe+comp act+dom%C 3%ADnio+publico&newwi ndow=1&tbm=isch&imgil=0 r. Mwu. Dj 6 h 7 Fc. QM%253 A%253 BVCgxz. JX_j 21 - Imagem: Postado por: Vinicius Tomazinho em 15 de janeiro de 2013 http: //eaeducacao. blogspot. com. br/2 013/01/ambiguidade. html https: //www. google. com. br/search? q=imagens+do+Creative+Commo ns++que+apresentam++ambiguidades&newwindow=1&tbm=isch&im gil=h. Xmrzo Imagem Pierrô e Columbina. http: //www. artigonal. com/linguas. Por Diógenes de Oliveira artigos/ambiguidade-para-alem-do. Creative Commons License Atribuição-Sem. Derivações 3. 0 Não texto-verbal-4399673. html Acesso: Adaptada (CC BY-ND 3. 0) 7/6/2015 07/06/2015 23 A Imagem: A mulher de vermelho e branco de Contardo Calligaris e a. . . https: //www. google. com. br/search? q =imagens+do+Creative+Commons++q peregrinacultural. wordpress. com 800 × 992 autora: eregrina 07/06/2015 23 ue+apresentam++ambiguidades&new window=1&tbm=isch&imgil=h. Xmrzo- 07/06/2015