Teoria de Sistemas Disciplina Teoria Geral da Administrao

  • Slides: 22
Download presentation
Teoria de Sistemas Disciplina: Teoria Geral da Administração II Professor: Brunno Gaião

Teoria de Sistemas Disciplina: Teoria Geral da Administração II Professor: Brunno Gaião

Origens da Teoria de Sistemas Teoria Geral de Sistemas (TGS) Teoria de Sistemas (TS)

Origens da Teoria de Sistemas Teoria Geral de Sistemas (TGS) Teoria de Sistemas (TS) Biólogo Ludwig von Bertalanffy Os sistemas existem dentro de sistemas Os sistemas são abertos As funções de um sistema dependem de sua estrutura Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior (supra-sistema). Cada sistema existe dentro de um meio ambiente, com o qual efetua trocas de energia e informação. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.

O Conceito de Sistemas “Sistema” denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou

O Conceito de Sistemas “Sistema” denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado.

O Conceito de Sistemas Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca. Sistema

O Conceito de Sistemas Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca. Sistema é um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade. Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam isoladamente. Sistema é um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades Sistema é um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário orientado para uma finalidade.

Características dos sistemas As características básicas dos sistemas são duas: • Propósito ou objetivo:

Características dos sistemas As características básicas dos sistemas são duas: • Propósito ou objetivo: Todos sistema possui objetivo(s). A organização dos elementos de um sistema sempre leva em consideração o objetivo a ser alcançado. • Globalismo ou Totalidade: O sistema possui uma natureza orgânica, ou seja, a alteração ou mudança de qualquer elemento do sistema afetará também seus demais componentes.

Tipos de Sistemas Classificação quanto à constituição Sistemas físicos ou concretos Sistemas abstratos ou

Tipos de Sistemas Classificação quanto à constituição Sistemas físicos ou concretos Sistemas abstratos ou conceituais Classificação quanto à natureza Sistemas fechados Sistemas abertos

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Retroação (feedback) Saídas (Outputs) Processamento (Throughput)

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Retroação (feedback) Saídas (Outputs) Processamento (Throughput)

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Retroação (feedback) É a força inicial do sistema,

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Retroação (feedback) É a força inicial do sistema, que dá início a seu ciclo de atividades. Saídas (Outputs) Processamento (Throughput)

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Saídas (Outputs) É a consequência do trabalho do

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Saídas (Outputs) É a consequência do trabalho do sistema, alinhado a seu objetivo. O resultado do sistema é definitivo, o resultado dos subsistemas é intermediário. Retroação (feedback) Processamento (Throughput)

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Saídas (Outputs) Mecanismo de transformação das entradas em

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Saídas (Outputs) Mecanismo de transformação das entradas em saídas Retroação (feedback) Processamento (Throughput)

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Saídas (Outputs) Função do sistema que compara (avalia,

Parâmetros dos Sistemas Entradas (inputs) Ambiente Saídas (Outputs) Função do sistema que compara (avalia, monitora) as saídas com um padrão previamente definido. Retroação (feedback) Processamento (Throughput)

É o meio que envolve externamente o sistema. O sistema precisa constantemente adaptar-se ao

É o meio que envolve externamente o sistema. O sistema precisa constantemente adaptar-se ao ambiente. Parâmetros dos Sistemas Ambiente Retroação (feedback) Entradas (inputs) Saídas (Outputs) Processamento (Throughput)

Parâmetros dos Sistemas

Parâmetros dos Sistemas

O Sistema Aberto O sistema aberto mantém um intercâmbio ininterrupto com o ambiente, conservando

O Sistema Aberto O sistema aberto mantém um intercâmbio ininterrupto com o ambiente, conservando o seu estado (auto-regulação), apesar da constante troca de matéria e energia. O sistema aberto é influenciado e influencia o ambiente no qual está inserido. Homeostase (ou equilíbrio dinâmico) O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente. Logo o sistema aberto está sujeito à alterações ao longo do tempo. O sistema aberto compete com outros sistemas com os quais compartilha o ambiente.

A Organização como Sistema Aberto A organização é um sistema criado pelo homem e

A Organização como Sistema Aberto A organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, governo e etc. Além disso, é um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes.

Características das Organizações como Sistemas Abertos Comportamento probabilístico e não-determinístico As organizações são complexas,

Características das Organizações como Sistemas Abertos Comportamento probabilístico e não-determinístico As organizações são complexas, afetadas por diversas variáveis, logo seu comportamento não é totalmente previsível Organizações, Supra-sistemas e subsistemas As organizações são parte de uma sociedade maior, ao mesmo tempo em que são compostas por partes menores. Interdependência das partes A organização é um sistema social cujas partes são independentes mas inter-relacionadas. Assim, as partes precisam ser coordenadas por meio de integração e controle.

Características das Organizações como Sistemas Abertos Homeostase ou “estado firme” A organização busca manter-se

Características das Organizações como Sistemas Abertos Homeostase ou “estado firme” A organização busca manter-se em um estado de equilíbrio, satisfazendo dois requisitos: - Unidirecionalidade ou constância de direção - Progresso em relação ao fim Homeostasia Adaptabilidade

Características das Organizações como Sistemas Abertos Fronteiras ou limites As fronteiras demarcam o que

Características das Organizações como Sistemas Abertos Fronteiras ou limites As fronteiras demarcam o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema. Podem ser mais ou menos permeáveis. Morfogênese Diferente de outros sistemas, as organizações têm a capacidade de modificar a si próprias e sua estrutura. Resiliência Como sistemas abertos, as organizações têm capacidade de enfrentar e superar perturbações externas, conservando sua capacidade de auto-organização.

Características das Organizações como Sistemas Abertos Características básicas da análise sistêmica • Ponto de

Características das Organizações como Sistemas Abertos Características básicas da análise sistêmica • Ponto de vista sistêmico • Abordagem dinâmica • Multidimensional e multinivelada • Multimotivacional • Probabilística • Multidisciplinar • Descritiva • Multivariável • Adaptativa

Apreciação Crítica da Teoria de Sistemas Confronto entre teorias de sistema aberto e de

Apreciação Crítica da Teoria de Sistemas Confronto entre teorias de sistema aberto e de sistema fechado • Ambiente dinâmico X Organização estática • As teorias anteriores não ofereciam conhecimento para lidar com o ambiente. Caráter integrativo e abstrato da teoria de sistemas • É uma teoria geral da administração, integrando diversas abordagens anteriores. • Apresenta caráter conceitual/abstrato. O efeito sinérgico das organizações como sistemas abertos • Sinergia é o esforço simultâneo de vários órgãos que provoca um resultado ampliado. • Esta noção está presente nas organizações.

Apreciação Crítica da Teoria Estruturalista O homem funcional • O indivíduo desempenha um papel

Apreciação Crítica da Teoria Estruturalista O homem funcional • O indivíduo desempenha um papel dentro das organizações, relacionando-se com os demais indivíduos. Uma nova abordagem organizacional • O novo enfoque proposto valoriza a visão do todo, e não de cada uma das partes da empresa isoladamente. Ordem e Desordem • A noção de equilíbrio é questionada por ser supervalorizada na Teoria de Sistemas. • Toda organização é marcada pela ordem e desordem, simultaneamente.

BOA NOITE!

BOA NOITE!