PROCESSO DA COMUNICAO Adriana Salgado COMUNICAO COMMUNICARE PR

  • Slides: 37
Download presentation
PROCESSO DA COMUNICAÇÃO Adriana Salgado

PROCESSO DA COMUNICAÇÃO Adriana Salgado

COMUNICAÇÃO: COMMUNICARE- PÔR EM COMUM (VERBO LATINO) Pôr em comum ideias, sentimentos, pensamentos, desejos,

COMUNICAÇÃO: COMMUNICARE- PÔR EM COMUM (VERBO LATINO) Pôr em comum ideias, sentimentos, pensamentos, desejos, compartilhar formas de comportamento, modos de vida, determinados por regras sociais.

“Tornar comum, trocar opiniões, fazer saber; implica interação, troca de mensagens. É um processo

“Tornar comum, trocar opiniões, fazer saber; implica interação, troca de mensagens. É um processo de participação de experiências, que modifica a disposição mental das partes envolvidas. ”(MEDEIROS, 2005) Implica busca de entendimento, de compreensão. Contato, ligação, transmissão de sentimentos e ideias.

Comunicação= processo, concatenação ou sucessão de fenômenos ligados à troca de mensagens.

Comunicação= processo, concatenação ou sucessão de fenômenos ligados à troca de mensagens.

O ser humano precisa externar seus sentimentos ou ideias.

O ser humano precisa externar seus sentimentos ou ideias.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Comunicador- emissor, transmissor ou codificador Mensagem Recebedor – receptor ou de(s)

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Comunicador- emissor, transmissor ou codificador Mensagem Recebedor – receptor ou de(s) codificador

Elementos básicos da comunicação: ØFonte- origem da mensagem- ( redator) ØRemetente-( destinador, fonte ou

Elementos básicos da comunicação: ØFonte- origem da mensagem- ( redator) ØRemetente-( destinador, fonte ou emissor)= Emite a mensagem para o destinatário. ØMensagem= é o que a fonte deseja transmitir, podendo ser visual, auditiva ou audiovisual.

ØDestinatário (receptor ou recebedor)=Um dos principais elementos da comunicação. Pode ser a pessoa que

ØDestinatário (receptor ou recebedor)=Um dos principais elementos da comunicação. Pode ser a pessoa que lê, que ouve, um pequeno grupo, um auditório, uma multidão. Recebe a mensagem e a decodifica. ØDestino= a quem se dirige a mensagem. (Geralmente o destino coincide com o recebedor. )

ØCanal =suporte material que possibilita veicular uma mensagem a um destinatário, através do espaço

ØCanal =suporte material que possibilita veicular uma mensagem a um destinatário, através do espaço e do tempo. (Língua oral, escrita, TV, fax, telegrama, e-mail, jornal. . . ) Deve ser escolhido cuidadosamente, para assegurar a eficiência e o bom êxito da comunicação.

Pode ser Natural= órgãos sensoriais Tecnológico= espacial temporal Tecnológico espacial= leva a mensagem de

Pode ser Natural= órgãos sensoriais Tecnológico= espacial temporal Tecnológico espacial= leva a mensagem de um lugar para outro- rádio, telefone, telex, televisão, fax, Internet. Tecnológico temporal= transporta a mensagem de uma época para outra, como textos, livros, discos, fotografias, slides, fitas gravadas, videoteipe.

ØCódigo- é o conjunto de signos relacionados de tal modo que formam e transmitem

ØCódigo- é o conjunto de signos relacionados de tal modo que formam e transmitem mensagens; conjunto de regras necessárias para a efetivação da comunicação. Pode ser: verbal não verbal Verbal- utiliza a palavra falada ou escrita; (português, inglês, francês) Não verbal- não utiliza a palavra; (gestos, sinais, expressão facial)

O código não verbal não é só visual ou sonoro, mas plurissignificante- fragmentado, não

O código não verbal não é só visual ou sonoro, mas plurissignificante- fragmentado, não linear não predomina a lógica e, em muitos casos, dificulta a decodificação.

Referência= se identifica com a realidade a que o signo remete, o seu conceito.

Referência= se identifica com a realidade a que o signo remete, o seu conceito. (Evita-se a subjetividade). Mensagem= em sentido amplo, é sinônimo de conteúdo , é o que está escrito no texto, o que é dito em um discurso. comunicação entre destinador e destinatário.

Ruído: todo sinal indesejável que dificulta a comunicação, que interfere na transmissão e perturba

Ruído: todo sinal indesejável que dificulta a comunicação, que interfere na transmissão e perturba a recepção ou compreensão da mensagem; tudo o que possibilita a perda de informação durante o transporte da mensagem entre o destinador e o destinatário.

Tipos de ruído: texto mal- escrito; elocução inaudível; erros ortográficos; incorreção na pronúncia; emprego

Tipos de ruído: texto mal- escrito; elocução inaudível; erros ortográficos; incorreção na pronúncia; emprego de palavras de difícil compreensão; ü mensagem mal- estruturada ü mensagem ambígua, obscura ü ü ü

Entropia= desorganização da mensagem. Ex: Eu menina uma vi. Redundância= repetição, objetivando clareza. Confere

Entropia= desorganização da mensagem. Ex: Eu menina uma vi. Redundância= repetição, objetivando clareza. Confere à comunicação um certo coeficiente de segurança. Ex: Aqui, neste lugar, onde tu te encontras com a tua família, aconteceram fatos que mudaram o mundo.

Feedback: processo mediante o qual se controla o resultado do desempenho de uma mensagem

Feedback: processo mediante o qual se controla o resultado do desempenho de uma mensagem sobre o destinatário; permite ao comunicador determinar se a mensagem foi recebida ou se produziu a resposta desejada. Contexto: envolvimento circunstancial em que a mensagem é transmitida.

LINGUAGEM NÃO VERBAL: Não se utiliza dos vocábulos, das palavras para se comunicar. Ø

LINGUAGEM NÃO VERBAL: Não se utiliza dos vocábulos, das palavras para se comunicar. Ø Icônica (pela imagem) Ø Gestual Ø Sonora

“Uma imagem vale mais que mil palavras”.

“Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Comunicação formal pela imagem: Ø sinais de trânsito; Ø cartazes indicativos de áreas de

Comunicação formal pela imagem: Ø sinais de trânsito; Ø cartazes indicativos de áreas de turismo e lazer de estações, aeroportos; Ø placas de proibição de estacionamento, de ruído próximo a escolas e hospitais; Comunicação gestual codificada: Ø linguagem dos surdos-mudos; Ø mímica formal e informal

Comunicação sonora formal: Ø sinais do código Morse; Ø tambores falantes da tribo do

Comunicação sonora formal: Ø sinais do código Morse; Ø tambores falantes da tribo do Congo; Ø apitos de guardas de trânsito; Ø sirenes de ambulância, de bombeiros, de veículos policiais, de fábricas.

Comunicação pessoal virtual: Ø os gestos; Ø a postura Ø o andar; Ø o

Comunicação pessoal virtual: Ø os gestos; Ø a postura Ø o andar; Ø o falar Ø o jeito de se vestir.

Linguagem pré-verbal= GESTOS

Linguagem pré-verbal= GESTOS

LINGUAGEM VERBAL: Aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. É

LINGUAGEM VERBAL: Aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação. É a linguagem que pode ser verbalizada, é a que se utiliza de palavras quando se fala ou se escreve. É o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.

LÍNGUA ORAL §Contextualizada §Implícita §Redundante §Não planejada §Fragmentada §Incompleta §Pouco elaborada §Pouca densidade informacional

LÍNGUA ORAL §Contextualizada §Implícita §Redundante §Não planejada §Fragmentada §Incompleta §Pouco elaborada §Pouca densidade informacional LÍNGUA ESCRITA descontextualizada explícita condensada planejada não fragmentada completa elaborada densidade informacional

ORAL § Predominância de frases curtas, simples ou coordenadas; § Menor densidade Lexical; §

ORAL § Predominância de frases curtas, simples ou coordenadas; § Menor densidade Lexical; § pequena frequência de passivas; § poucas nominalizações ; ESCRITA predominância de frases complexas, com subordinação abundante; Maior densidade lexical; emprego frequente de passivas; abundância de nominalizações;