Oramento Empresarial FT PROCESSO ORAMENTRIO Solange Garcia FEARPUSP

  • Slides: 32
Download presentation
Orçamento Empresarial FT – PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Solange Garcia FEARP/USP 1º. sem 2017

Orçamento Empresarial FT – PROCESSO ORÇAMENTÁRIO Solange Garcia FEARP/USP 1º. sem 2017

Conceitos importantes!!! - Processo de Gestão - Processo orçamentário - Plano orçamentário - Ritual

Conceitos importantes!!! - Processo de Gestão - Processo orçamentário - Plano orçamentário - Ritual orçamentário (para que se faz o plano) (como se faz o plano) (produto do processo) (como se conduz o processo)

Qual a importância do orçamento no processo de gestão das empresas? O ORÇAMENTO COMO

Qual a importância do orçamento no processo de gestão das empresas? O ORÇAMENTO COMO UM SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL

Processo de Gestão • Visao_Geral_do_Processo_de_Gestao. doc • Compreende o planejamento, execução e controle. •

Processo de Gestão • Visao_Geral_do_Processo_de_Gestao. doc • Compreende o planejamento, execução e controle. • O processo de gestão visa garantir que as decisões dos gestores contribuam para otimizar o desempenho da organização. • O sistema de informações deve apoiar as decisões dos gestores em todas as etapas do processo de gestão.

Planejamento Estratégico • Por intermédio do planejamento estratégico, definem-se políticas, diretrizes e objetivos estratégicos

Planejamento Estratégico • Por intermédio do planejamento estratégico, definem-se políticas, diretrizes e objetivos estratégicos de médio e longo prazos, do qual espera-se, resulte um equilíbrio das atividades empresariais com seu ambiente de atuação. • O planejamento estratégico gera o plano estratégico, seu output (saída), que contém as diretrizes estratégicas, as quais serão o input (entrada) para a fase de planejamento operacional.

Planejamento Operacional • Processo para estabelecimento dos planos operacionais (metas de vendas, produção, estocagem,

Planejamento Operacional • Processo para estabelecimento dos planos operacionais (metas de vendas, produção, estocagem, utilização de equipamentos e recursos físicos, etc) de uma empresa, em conformidade com o plano estratégico. • Relaciona-se diretamente com a atividade a ser executada em cada uma das áreas componentes da empresa • O plano resultante do planejamento operacional, após quantificado física e monetariamente, passa a denominar-se plano orçamentário. • Os orçamentos são a expressão formal, objetiva e coordenada do planejamento.

Execução • Na fase de execução, implementam-se as ações estabelecidas no planejamento operacional, procurando

Execução • Na fase de execução, implementam-se as ações estabelecidas no planejamento operacional, procurando dinamizar o conjunto de eventos que melhor propiciará a obtenção dos objetivos e metas previstos. • procura-se identificar, simular e optar pelas melhores alternativas capazes de conduzir a organização à eficácia. Assim, executar é, na realidade, realizar atividades, ou trabalhar para que os objetivos e metas descritos nos planejamentos estratégico e operacional sejam cumpridas. • as informações referentes ao desempenho realizado são acumulados, de modo a permitir, na fase de controle, comparálos aos planos e padrões pré-estabelecidos.

Controle • A etapa do controle visa assegurar, por meio do alinhamento de trajetórias,

Controle • A etapa do controle visa assegurar, por meio do alinhamento de trajetórias, que os objetivos planejados sejam efetivamente realizados conforme previsto. • Compara o grau de aderência entre os planos e sua execução e compara objetivos fixados com resultados obtidos. • Analisa os desvios ocorridos procurando identificar as causas. • Direciona ações corretivas, bloqueando causas dos desvios. • O controle é um meio de se obter e utilizar a informação para coordenar os planos e nortear a ação dos gestores.

Sistema de Informações • Sistema de informações sobre variáveis do ambiente externo e interno.

Sistema de Informações • Sistema de informações sobre variáveis do ambiente externo e interno. • Sistema de simulação de resultados contábeis-gerenciais. • Sistema Orçamentário. • Sistema de informações de transações realizadas e de resultados obtidos.

O que é o orçamento? CONCEITOS DE ORÇAMENTO

O que é o orçamento? CONCEITOS DE ORÇAMENTO

Plano Orçamentário Ø Plano detalhado da aquisição e do uso de recursos, financeiros ou

Plano Orçamentário Ø Plano detalhado da aquisição e do uso de recursos, financeiros ou de outra natureza, durante um período especificado. Ø Plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. Ø Representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos.

Plano Orçamentário Ø O orçamento geral (ou plano orçamentário geral) é o resumo dos

Plano Orçamentário Ø O orçamento geral (ou plano orçamentário geral) é o resumo dos planos da companhia. Ø Planos de marketing, venda, produção, distribuição, investimentos, recursos humanos e financeiros. Ø Planos financeiros: 1. Orçamento de caixa, 2. Demonstração de resultado orçada 3. Balanço patrimonial orçado.

Processo Orçamentário Ø Compreende as fases: - Elaboração dos Planos Orçamentários Execução orçamentária Acompanhamento

Processo Orçamentário Ø Compreende as fases: - Elaboração dos Planos Orçamentários Execução orçamentária Acompanhamento orçamentário Revisão Orçamentária Controle e Avaliação As fases ocorrem em um ciclo contínuo, abrangendo um período de até 1 ano e 8 meses, dependendo das características da empresa.

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DIRETRIZES ETAPA INICIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CENÁRIOS PREMISSAS PRÉ-PLANEJAMENTO ETAPA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DIRETRIZES ETAPA INICIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CENÁRIOS PREMISSAS PRÉ-PLANEJAMENTO ETAPA OPERACIONAL PLANO DE MARKETING PSPE PLANO DE INVESTIMENTOS ETAPA FINANCEIRA PLANO FINANCEIRO PLANO DE RECURSOS HUMANOS

Etapa Inicial Diretrizes: Direcionamento da alta administração para os vários segmentos. Cenários: Aspectos que

Etapa Inicial Diretrizes: Direcionamento da alta administração para os vários segmentos. Cenários: Aspectos que podem afetar o negócio da organização. Premissas: pressupostos da administração, podem ser divididas em Operacionais (fatores de consumo, hierarquia de produtos, estrutura organizacional, centros de responsabilidades, fontes dos insumos, saldos de balanços, preços, estoques, etc), de estruturação (moeda, período de planejamento e segmentação), Econômico-financeiras (inflação, juros, variação no preço dos insumos, cambial, etc) Pré-planejamento: Exercício que permite antever as

Etapa Operacional Plano de Marketing: Projeta a atividade comercial da organização, volume físico de

Etapa Operacional Plano de Marketing: Projeta a atividade comercial da organização, volume físico de vendas, por período, por área, por preço; define a política de descontos, prazos, gastos comunicação e despesas comerciais; inclui lançamento de novos produtos Plano de Suprimentos, produção e estocagem (PSPE): Trata os estoques de produtos acabados, em processo e matérias primas, suprimento de materiais e necessidade de mão de obra

Etapa Operacional Plano de investimentos no ativo permanente: Explicita os gastos em movimentações (aquisições,

Etapa Operacional Plano de investimentos no ativo permanente: Explicita os gastos em movimentações (aquisições, vendas e baixas) dos ativos permanentes. Inclui imobilizado, diferido e investimento em outras entidades. Plano de recursos humanos: Trata os aspectos referentes ao provimento, movimentação, remuneração e treinamento dos recursos humanos.

Etapas do Processo: Etapa Financeira Plano Financeiro: No plano financeiro são consolidadas todas as

Etapas do Processo: Etapa Financeira Plano Financeiro: No plano financeiro são consolidadas todas as decisões tomadas nos vários planos anteriores, por meio do denominador comum monetário. Deve conter o fluxo de caixa, demonstração de resultados e balanço patrimonial projetados. Etapas de elaboração dos planos financeiros Diagrama_Orcamentos. pdf

Ritual Orçamentário Ø O ritual orçamentário compreende a definição das etapas que serão desenvolvidas

Ritual Orçamentário Ø O ritual orçamentário compreende a definição das etapas que serão desenvolvidas para a elaboração do plano (s) orçamentário (s), com a definição das áreas e gestores responsáveis e do cronograma de trabalho. Ø Corresponde ao cronograma do processo orçamentário

Contribuições do Orçamento Ø O processo orçamentário força os gerentes a pensar no futuro

Contribuições do Orçamento Ø O processo orçamentário força os gerentes a pensar no futuro e planejá-Io. Na falta da necessidade de fazer orçamento, vários administradores gastarão seu tempo cuidando das situações do dia-a-dia. Ø O processo orçamentário proporciona um meio de alocação dos recursos às partes da organização em que eles podem ser empregados de maneira mais eficaz. Ø O processo orçamentário pode revelar potenciais gargalos antes que eles ocorram. Ø O processo orçamentário coordena as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes. A elaboração do orçamento ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção.

Contribuições do Orçamento Ø Os planos orçamentários fornecem um meio de transmitir os planos

Contribuições do Orçamento Ø Os planos orçamentários fornecem um meio de transmitir os planos da administração a toda a organização. Ø Os planos orçamentários definem metas que podem servir de níveis de referência para a subseqüente avaliação de desempenho.

Como coordenar o processo orçamentário? O RITUAL ORÇAMENTÁRIO

Como coordenar o processo orçamentário? O RITUAL ORÇAMENTÁRIO

Gestor do Processo Ø A área responsável pela coordenação do processo orçamentário é a

Gestor do Processo Ø A área responsável pela coordenação do processo orçamentário é a Controladoria ou Diretoria de Planejamento e Controle. Ø As razões são: 1. O orçamento é estruturado com base no sistema de contabilidade geral ou societária, 2. A análise de variações ocorre pela comparação entre os valores orçados e os valores realizados. Os valores realizados são obtidos no sistema de contabilidade geral.

Equipe de Orçamento Ø Equipe da área coordenadora, responsável pelas atividades operacionais que apoiam

Equipe de Orçamento Ø Equipe da área coordenadora, responsável pelas atividades operacionais que apoiam a coordenação do processo orçamentário. Ø As atribuições da equipe são: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Estabelecer o horizonte temporal do planejamento; Definir o plano de contas orçamentário; Estabelecer os centros de responsabilidades; Definir prazos para realização das atividades; Definir os responsáveis pelas atividades; Verificar a adequação dos processos organizacionais; Definir o sistema informatizado; Definir os meios de comunicação

Equipe de Orçamento Ø Continuação 9. 10. 11. 12. 13. Estabelecer e propor premissas

Equipe de Orçamento Ø Continuação 9. 10. 11. 12. 13. Estabelecer e propor premissas Coletar e consolidar dados; Relativas à execução orçamentária; Relativas às revisões orçamentárias; Relativas ao controle orçamentário

Comitê de Orçamento Ø O Comitê de Orçamento deve ser composto pela Diretoria Executiva

Comitê de Orçamento Ø O Comitê de Orçamento deve ser composto pela Diretoria Executiva e pelo Controller/Diretor. Ø Instância decisória Ø As atribuições do Comitê são: 1. Aprovar o modelo de ritual orçamentário. 2. Aprovar o cronograma. 3. Selecionar o cenário a ser utilizado. 4. Explicitar os objetivos e as metas estratégicas. 5. Selecionar as premissas gerais orçamentárias 6. Definir diretrizes para a Equipe de Orçamento 6. Submeter os planos orçamentários à aprovação (Presidente/Conselho Diretor/Conselho de Administração)

Modelo de Ritual Orçamentário 1 ETAPAS ÁREA PRAZO 1 Preparação das peças orçamentárias (planos

Modelo de Ritual Orçamentário 1 ETAPAS ÁREA PRAZO 1 Preparação das peças orçamentárias (planos mensurados e demonstrativos simulados) Equipe Orçamento De. . a. . 2 Aprovação inicial Comitê De. a. . 3 Remessa aos responsáveis Equipe Orçamento De. . a. . 4 Retorno das peças com as sugestões dos responsáveis Todas as áreas responsáveis De. a. . 5 Revisão dos orçamentos recebidos Equipe Orçamento e Comitê De. . a. . 6 Ajuste das sugestões com base nas reorientações Equipe Orçamento e áreas responsáveis De. . a. . 7 Conclusão das peças orçamentárias Equipe Orçamento De. . a. . 8 Elaboração do orçamento geral e projeção dos demonstrativos contábeis Equipe Orçamento De. . a. . 9 Controle Orçamentário Equipe Orçamento Mensal Áreas responsáveis Mensal 10 Reporte de Variações e justificativas

Modelo de Ritual Orçamentário 2 ETAPAS ÁREA PRAZO 1 Preparação das peças orçamentárias (planos

Modelo de Ritual Orçamentário 2 ETAPAS ÁREA PRAZO 1 Preparação das peças orçamentárias (planos mensurados e demonstrativos simulados) Todas as áreas responsáveis De. . a. . 2 Revisão das peças recebidas Equipe Orçamento De. a. . 3 Discussão com os responsáveis Equipe e áreas De. . a. . 4 Análise e reorientação Equipe e Comitê De. a. 5 Remessa aos responsáveis Equipe Orçamento De. a. 6 Ajuste das orientações do Comitê Equipe e Áreas De. . a. . 7 Análise final para aprovação Equipe e Comitê De. . a. . 8 Conclusão das peças orçamentárias Equipe Orçamento De. . a. . 9 Elaboração do orçamento geral e projeção dos demonstrativos contábeis) Equipe Orçamento De. . a. . 10 Controle Orçamentário Equipe Orçamento Mensal 11 Reporte de Variações e justificativas Áreas responsáveis Mensal

Orçamento Participativo Ø As pessoas de todos os níveis da organização são reconhecidas como

Orçamento Participativo Ø As pessoas de todos os níveis da organização são reconhecidas como membros da equipe, e suas opiniões e julgamentos são valorizados pela alta administração. Ø A pessoa em contato direto com uma atividade está na melhor posição para fazer previsões. As previsões feitas por essas pessoas, portanto, tendem a ser mais precisas e mais confiáveis. Ø É mais provável que as pessoas trabalhem para o cumprimento de um orçamento cuja elaboração participaram do que para o cumprimento de um orçamento imposto , de cima para baixo.

Orçamento Participativo Ø O orçamento participativo contém um sistema exclusivo de controle, de modo

Orçamento Participativo Ø O orçamento participativo contém um sistema exclusivo de controle, de modo que, se não conseguirem atender às suas próprias especificações, as pessoas só podem culpar a si mesmas. Ø Se o orçamento é imposto de cima para baixo, as pessoas sempre podem dizer que desde o início ele não era razoável ou realista e, portanto, era impossível de cumprir.

Conceitos importantes!!! - Processo de Gestão - Processo orçamentário - Plano orçamentário - Ritual

Conceitos importantes!!! - Processo de Gestão - Processo orçamentário - Plano orçamentário - Ritual orçamentário (para que se faz o plano) (como se faz o plano) (produto do processo) (como se conduz o processo)

Bibliografia • Catelli, Armando. Controladoria: Uma Abordagem da Gestão Econômica – GECON. São Paulo:

Bibliografia • Catelli, Armando. Controladoria: Uma Abordagem da Gestão Econômica – GECON. São Paulo: Atlas, 1 a ed. , 1999. • Correia Neto, Jocildo F. Planejamento e Controle Orçamentário, Rio de Janeiro, Elsevier, 2011. CN • Frezatti, Fábio. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial, São Paulo, 4º. Ed, Atlas. FF • Lunkes, Rogério J. Manual de Orçamento, 2º. ed. , São Paulo, Atlas, 2007. RL • Garrison, Ray H. & Noreen, Eric W. Contabilidade Gerencial, 9 a. Ed. , Rio de Janeiro, LTC, 2001. G&N • Sanvicente, Antônio Zoratto & Santos, Celso da Costa. Orçamento na Administração de Empresas: Planejamento e Controle. 2º. Ed. São Paulo, Atlas, 2006. S&C