Faa valer o seu direito Componente Lngua Portuguesa

  • Slides: 28
Download presentation

Faça valer o seu direito! Componente: Língua Portuguesa Profª Andréa Paulon Profª Danielly de

Faça valer o seu direito! Componente: Língua Portuguesa Profª Andréa Paulon Profª Danielly de Souza Duarte Profª Mônica Cardoso Pereira Equipe Curricularde Língua Portuguesa CEFAF – COPED/SEDUC-SP

Acolhida TEMA DA AULA: Carta de Reivindicação ETAPA DE ENSINO: 7º ano HABILIDADE DO

Acolhida TEMA DA AULA: Carta de Reivindicação ETAPA DE ENSINO: 7º ano HABILIDADE DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: (EF 69 LP 56) – Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, a situação de produção e as características do gênero.

Objetivos da aula • • • Explorar o gênero textual carta de reivindicação; Interpretar

Objetivos da aula • • • Explorar o gênero textual carta de reivindicação; Interpretar trechos de uma carta de reivindicação; Reconhecer a importância do uso consciente e reflexivo da norma-padrão sob a perspectiva de gêneros textuais, considerando os interlocutores e o contexto de produção.

As anotações. . . Na aula de hoje, estudaremos o gênero carta de reivindicação.

As anotações. . . Na aula de hoje, estudaremos o gênero carta de reivindicação. O nosso foco será a exploração das características e dos aspectos linguísticos desse gênero textual, considerando as condições de produção. Utilizaremos a Situação de Aprendizagem 3 do Caderno do Aluno, Volume 2.

Responda no chat. . . 1. Você se lembra das características do gênero carta?

Responda no chat. . . 1. Você se lembra das características do gênero carta? 2. Qual é a finalidade desse gênero? 3. Você sabe o que significa o verbo reivindicar? (Envie sua participação pelo chat do CMSP)

Conferindo respostas. . . 1. Características do gênero carta: Local e data, saudação, texto

Conferindo respostas. . . 1. Características do gênero carta: Local e data, saudação, texto e assinatura. 2. Finalidade: Comunicação do cotidiano. Atualmente, substituída pelo e-mail (eletronic-mail – correio eletrônico ). 3. Reivindicar: Reclamar, protestar; requerer o que se acha ter de direito; exigir.

Leitura: Carta de Reivindicação Carta Reivindicatória ao Diretor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leitura: Carta de Reivindicação Carta Reivindicatória ao Diretor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA Movimento em Defesa dos Animais Silvestres

Leitura: Carta de Reivindicação Excelentíssimo Diretor do IBAMA, O Movimento em Defesa dos Animais

Leitura: Carta de Reivindicação Excelentíssimo Diretor do IBAMA, O Movimento em Defesa dos Animais Silvestres, composto pelas Associações Amigos dos Animais e Preservando a Fauna e Flora, SOS Fauna e Flora e outras entidades que lutam pela preservação da natureza, está se dirigindo à Vossa Senhoria, em razão da defesa dos animais silvestres, da preservação da riqueza ambiental ameaçada pelo aumento de captura de animais silvestres e pelo aumento de estabelecimentos credenciados.

Leitura: Carta de Reivindicação Muito se fala em preservação de meio ambiente, em punição

Leitura: Carta de Reivindicação Muito se fala em preservação de meio ambiente, em punição aos que capturam e criam animais silvestres, muitos deles em vias de extinção, e o que se constatam são cada vez mais reportagens de animais silvestres adotados pelos cidadãos comuns. Tudo feito legalmente, pessoas se candidatam a serem guardiãs provisórias dos animais retirados ilegalmente de seu habitat e resgatados por esse órgão,

Leitura: Carta de Reivindicação ou adquirem um animal desses em estabelecimentos devidamente credenciados, também,

Leitura: Carta de Reivindicação ou adquirem um animal desses em estabelecimentos devidamente credenciados, também, por vocês. É sabido que, cada vez mais e em maior número, chegam animais silvestres a esses estabelecimentos. A justificativa para tal fato é a de que foram resgatados do tráfico ilegal, o que se permite deduzir os maustratos tanto no momento da captura quanto no do cativeiro, em que muitos animais morrem por não resistirem ao sofrimento.

Leitura: Carta de Reivindicação Não é necessário ser um expert, um estudioso da fauna

Leitura: Carta de Reivindicação Não é necessário ser um expert, um estudioso da fauna e da flora, para saber que isso leva à extinção dos animais e ao desequilíbrio do meio ambiente. [. . . ] Senhor Diretor, a lei tem sido mesmo cumprida como deve ser? Há necessidade de credenciar legalmente estabelecimentos para vender animais silvestres?

Leitura: Carta de Reivindicação Diante do exposto, Senhor Diretor, sua gestão tem uma oportunidade

Leitura: Carta de Reivindicação Diante do exposto, Senhor Diretor, sua gestão tem uma oportunidade singular de acabar com a captura desses animais, recrudescendo na aplicação da lei de crime inafiançável aos que praticam tal ato. Também faz-se necessário parar e retirar o credenciamento de estabelecimentos que recebem animais capturados para depois vendê-los. Por fim, investir em campanhas de conscientização das pessoas que desejam possuir um animal silvestre.

Leitura: Carta de Reivindicação Fazemos parte de um sistema em que tudo está interligado:

Leitura: Carta de Reivindicação Fazemos parte de um sistema em que tudo está interligado: pessoas, plantas, bichos. Cuidar de cada um é cuidar da sobrevivência de todos. Vamos, Senhor Diretor, mudar a história de adoção de animais silvestres? Na expectativa de sermos parceiros nesta causa, desde já, agradecemos. Atenciosamente,

Leitura: Carta de Reivindicação Movimento em Defesa dos Animais Silvestres. Texto elaborado por Mara

Leitura: Carta de Reivindicação Movimento em Defesa dos Animais Silvestres. Texto elaborado por Mara Lucia David, especialmente para esta atividade. (Adaptado. ) Caderno do Aluno, 7º ano, Volume 2 – Versão Professor.

Análise da Carta de Reivindicação 1. Quem é o destinatárioda carta de reivindicação? 2.

Análise da Carta de Reivindicação 1. Quem é o destinatárioda carta de reivindicação? 2. Quem é o proponente? 3. Qual foi a variedade linguística empregada na construção do texto? (Envie sua participação pelo chat do. CMSP)

Conferindo respostas. . . 1. Destinatário da carta de reivindicação: IBAMA (Instituto Brasileiro do

Conferindo respostas. . . 1. Destinatário da carta de reivindicação: IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 2. Proponente: Movimento em Defesa dos Animais Silvestres(composto pelas associações Amigos dos Animais, Preservando a Flora e a Fauna e SOS Fauna e Flora, entre outras que lutam pela preservação da natureza. ). 3. Foi empregada a norma-padrão; registro formal.

Análise da Carta de Reivindicação 4. Quais são as reivindicações apresentadas pela carta? 5.

Análise da Carta de Reivindicação 4. Quais são as reivindicações apresentadas pela carta? 5. Releia o trecho a seguir: “Diante do exposto, Senhor Diretor, sua gestão tem uma oportunidade singular de acabar com a captura desses animais, recrudescendo na aplicação da lei de crime inafiançável aos que praticam tal ato. ” Você sabe o que significa recrudescer? (Envie sua participação pelo chat do. CMSP)

Conferindo respostas. . . 4. Reivindicações: • • acabar com a capturados animais, aplicando

Conferindo respostas. . . 4. Reivindicações: • • acabar com a capturados animais, aplicando a lei; • fazer campanhasde conscientização à população para que não adotem esses animais. parar e retirar o credenciamento de estabelecimentos que recebem animais silvestres; 5. Recrudescer significa tornar-se mais forte: sendo assim, “. . . tornando-se mais forte na aplicação da lei de crime inafiançável aos que praticam tal ato”.

Análise da Carta de Reivindicação 6. Ao reivindicar que o IBAMA invista em campanhas

Análise da Carta de Reivindicação 6. Ao reivindicar que o IBAMA invista em campanhas de conscientização das pessoas, que argumento o Movimento em Defesa dos Animais Silvestres apresenta para sustentar essa reivindicação? “Por fim, investir em campanhas de conscientização das pessoas que desejam possuir um animal silvestre. Fazemos parte de um sistema em que tudo está interligado: pessoas, plantas, bichos. Cuidar de cada um é cuidar da sobrevivência de todos. ” (Envie sua participação pelo chat do. CMSP)

Conferindo respostas. . . 6. “Fazemos parte de um sistema em que tudo está

Conferindo respostas. . . 6. “Fazemos parte de um sistema em que tudo está interligado: pessoas, plantas, bichos. Cuidar de cada um é cuidar da sobrevivência de todos. ”

Concluindo a análise. . . Releia o trecho a seguir e responda: o que

Concluindo a análise. . . Releia o trecho a seguir e responda: o que podemos inferir a partir desse encerramento da carta, no que se refere à pergunta feita ao IBAMA, e, na sequência, ao adjetivo “parceiros”? (Envie sua participação pelo chat do. CMSP)

Concluindo a análise. . . “Vamos, Senhor Diretor, mudar a história de adoção de

Concluindo a análise. . . “Vamos, Senhor Diretor, mudar a história de adoção de animais silvestres? Na expectativa de que somos parceiros nesta causa, desde já, agradecemos. Atenciosamente, Movimento em Defesa dos Animais Silvestres. ”

Concluindo a análise. . . • O remetente encerra as reivindicações num tom de

Concluindo a análise. . . • O remetente encerra as reivindicações num tom de convite, mas ao mesmo tempo, responsabiliza o IBAMA quanto à dimensão do que está sendo reivindicado, afinal, “mudar a história de adoção de animais silvestres” significa, acima de tudo, preservar a vida humana. • Se o IBAMA fiscaliza e o Movimento em Defesa dos Animais Silvestres defende, “SÃO PARCEIROS”.

Na aula de hoje. . . Exploramos o gênero Carta de Reivindicaçãoe suas características:

Na aula de hoje. . . Exploramos o gênero Carta de Reivindicaçãoe suas características: • gênero utilizado em situações da vida cotidiana, em que se necessite defender direitos, ideias e posições, reivindicando providências para um problema individual ou coletivo que esteja desagradando e fazendo o remetente se sentir lesado, injustiçado; • como qualquer outra carta, apresenta remetentee destinatário, mas, este último é alguém (ou instituição) com poderes de resolver o que se reivindica;

Na aula de hoje. . . • sendo assim, faz-se necessária a exposição do

Na aula de hoje. . . • sendo assim, faz-se necessária a exposição do problema, mas também a apresentação de argumentos convincentes; • a carta de reivindicação, no que se refere à função social, muito contribui para o exercício de cidadania e deve ser escrita por meio da normapadrão da língua, já que podemos exigir os nossos direitos de forma respeitosa, educada, reconhecendo-nos como sujeitos críticos e cientes dos papéis sociais que desempenhamos.

Atividade. . . Agora, que tal uma atividade para você compartilhar com o seu

Atividade. . . Agora, que tal uma atividade para você compartilhar com o seu professor e os seus colegas? Pesquise junto aos seus pais, familiares, colegas e comunidade (desde que virtualmente com os dois últimos), um problema comum, que esteja necessitando de solução, e escreva uma carta de reivindicaçãoao órgão competente. Não se esqueça de empregar a norma-padrão da língua. Exerça a sua cidadania!

Gostou da aula de hoje? Bons estudos e até a próxima!!! © Pixabay

Gostou da aula de hoje? Bons estudos e até a próxima!!! © Pixabay