TEORIAS DA ADMINISTRAO II PROFA DRA ALESSANDRA DE

  • Slides: 23
Download presentation
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II PROFA. DRA. ALESSANDRA DE LINHARES JACOBSEN (CAD/UFSC) PROF. DR. LUÍS

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II PROFA. DRA. ALESSANDRA DE LINHARES JACOBSEN (CAD/UFSC) PROF. DR. LUÍS MORETTO NETO (CAD/UFSC)

Teorias da Administração II OBJETIVO => Unidade 4: Ø Estudar a evolução do pensamento

Teorias da Administração II OBJETIVO => Unidade 4: Ø Estudar a evolução do pensamento administrativo com foco nas teorias contemporâneas. Profa. Alessandra de L. Jacobsen (CAD/UFSC)

TEORIAS CONTEMPOR NEAS 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) ADMINISTRAÇÃO QUANTITATIVA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TEORIAS CONTEMPOR NEAS 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) ADMINISTRAÇÃO QUANTITATIVA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIA DOS SISTEMAS TEORIA DA CONTINGÊNCIA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL ORGANIZAÇÃO INTELIGENTE REENGENHARIA

1) ADMINISTRAÇÃO QUANTITATIVA Ø Surgiu na década de 1940 Ø Contribuições: tomada de decisão

1) ADMINISTRAÇÃO QUANTITATIVA Ø Surgiu na década de 1940 Ø Contribuições: tomada de decisão baseada em modelos matemáticos e estatísticos • Teoria Estatística da Decisão • Teoria dos Grafos e Teoria das Filas • Programação Linear • Simulação e previsão • Análise do ponto de equilíbrio PORÉM. . . Há restrições!

2) COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ØNão basta considerar necessidades individuais para motivar o indivíduo ØSociologia e

2) COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ØNão basta considerar necessidades individuais para motivar o indivíduo ØSociologia e Psicologia passam a incorporar a teoria administrativa ØDesenvolvimento das Teorias X e Y (Mc Gregor) ØOutros ícones: Chris Argyris e Likert.

3) TEORIA DOS SISTEMAS Ø Teoria Geral dos Sistemas (Bertalanffy, década de 1960) Ø

3) TEORIA DOS SISTEMAS Ø Teoria Geral dos Sistemas (Bertalanffy, década de 1960) Ø Organização é um sistema e sistema aberto Ø • • • Outros conceitos: Sistema aberto e Sistema fechado Eficiência e Eficácia Subsistemas Equifinalidade Sinergia

4) TEORIA DA CONTINGÊNCIA a teoria da contingência estabelece que não há uma estrutura

4) TEORIA DA CONTINGÊNCIA a teoria da contingência estabelece que não há uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva para todas as organizações. [. . . ] Há diversos fatores contingenciais: estratégias, incerteza com relação às tarefas e tecnologia [. . . ]. Essas características refletem a influência do ambiente. [. . . ] (DONALDSON, 1999).

ANÁLISE CONTINGENCIAL: O PROCESSO

ANÁLISE CONTINGENCIAL: O PROCESSO

1) Realizar uma análise situacional: * Análise da atual condição interna da organização: -

1) Realizar uma análise situacional: * Análise da atual condição interna da organização: - pontos FORTES e FRACOS da organização * Projeção da futura condição externa da organização: - OPORTUNIDADES e AMEAÇAS à organização 2) Identificar o problema, com base na análise situacional. 3) Estabelecer padrões de desempenho que satisfazem os seguintes critérios: - Observável; - Relevante ao objetivo; e - Mensurável. 11

4) Gerar soluções alternativas para o problema. 5) Avaliar possíveis soluções em termos de

4) Gerar soluções alternativas para o problema. 5) Avaliar possíveis soluções em termos de suas consequências para a organização. 6) Escolher a solução que melhor resolva o problema e que cause o menor número de efeitos colaterais. 7) Implementar um teste piloto para a solução proposta e revisá-la. 8) Implementar a solução. 9) Avaliar a solução e revisar o processo.

5) GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL ØAbordagem integrativa que busca a satisfação do consumidor ØHistória

5) GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL ØAbordagem integrativa que busca a satisfação do consumidor ØHistória da qualidade: • era da Inspeção: conferiam cada produto • era do Controle Estatístico: controle por amostragem • era da Qualidade Total (TQM): Deming, Feingebaum, Ishikawa e Juran convencem administradores a adotar uma abordagem mais completa

§ Estabelecer constância de finalidade para melhorar produto/serviço Deming § Adotar a nova filosofia

§ Estabelecer constância de finalidade para melhorar produto/serviço Deming § Adotar a nova filosofia § Acabar com dependência da inspeção em massa: garantir a qualidade § Cessar prática de avaliar transações apenas com base nos preços § Melhorar sempre o sistema de produção e serviços § Instituir o treinamento e o retreinamento § Adotar e instituir a liderança § Afastar o medo, para que todos possam trabalhar eficazmente § Romper as barreiras entre os diversos setores de pessoal § Eliminar slogans e metas para os empregados § Suprimir as cotas numéricas § Remover as barreiras ao orgulho da execução § Instituir Sólido programa de formação e autodesenvolvimento § Agir no sentido de concretizar a transformação.

Ciclo PDCA de Deming

Ciclo PDCA de Deming

Ø O desafio: definir e medir! Ø = a padronização e a ISO (INTERNATIONAL

Ø O desafio: definir e medir! Ø = a padronização e a ISO (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION).

Exemplos de normas ISO 9000 § ISO 9001: Modelo de garantia da qualidade para

Exemplos de normas ISO 9000 § ISO 9001: Modelo de garantia da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço § ISO 9002: Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço § ISO 9003: Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste.

Exemplos de normas ISO 14000 • ISO 14042: Estabelece a avaliação do impacto do

Exemplos de normas ISO 14000 • ISO 14042: Estabelece a avaliação do impacto do ciclo de vida. • ISO 14040: Estabelece as diretrizes e estrutura para a análise do ciclo de vida. • ISO 14048: Estabelece o formato da apresentação de dados.

6) ORGANIZAÇÃO INTELIGENTE Organização inteligente é aquela que faz Gestão do Conhecimento

6) ORGANIZAÇÃO INTELIGENTE Organização inteligente é aquela que faz Gestão do Conhecimento

TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO

TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO • Fóruns e Listas de discussão • Comunidades de

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO • Fóruns e Listas de discussão • Comunidades de prática • Educação corporativa • Mentoring • Universidade corporativa • Bancos de conhecimento • Consultorias • Sala de cafezinho, . .

7) REENGENHARIA Ø Às vezes as organizações precisam se reinventar Ø Processo: iniciar tudo

7) REENGENHARIA Ø Às vezes as organizações precisam se reinventar Ø Processo: iniciar tudo a partir do zero Ø Ícones: Hammer e Champy. !

Teorias da Administração II AGRADEÇO A ATENÇÃO! Profa. Alessandra de L. Jacobsen (CAD/UFSC)

Teorias da Administração II AGRADEÇO A ATENÇÃO! Profa. Alessandra de L. Jacobsen (CAD/UFSC)