Projetos de atividades fsicas e esportivas AFEs no

  • Slides: 28
Download presentation
Projetos de atividades físicas e esportivas (AFEs) no contexto da Agenda 2030 Aula 1

Projetos de atividades físicas e esportivas (AFEs) no contexto da Agenda 2030 Aula 1 – Atividades físicas e esportivas, Desenvolvimento sustentável e ODS Daiany França Saldanha

Agenda • Aula 1 – 28/06/21 • Setor de “esporte para o desenvolvimento” •

Agenda • Aula 1 – 28/06/21 • Setor de “esporte para o desenvolvimento” • Esporte e ODS • Aula 2 – 05/07/21 • Esporte e competências socioemocionais

Participe, seja solidária(o) Participe ativamente das aulas 1. Abra sua câmera, se possível 2.

Participe, seja solidária(o) Participe ativamente das aulas 1. Abra sua câmera, se possível 2. Levante a mão, faça perguntas, comente, interaja a qualquer momento!

Aquecimento O esporte tem uma longa história como “veículo” de mudança social. O uso

Aquecimento O esporte tem uma longa história como “veículo” de mudança social. O uso intencional do esporte para esse fim aumentou consideravelmente nas últimas décadas. No entanto, a mudança precisa de contribuições de múltiplos atores sociais para acontecer – ele (o esporte) não muda nada por conta própria.

O que você acha? 1. Mandela estava correto ao dizer que o esporte tem

O que você acha? 1. Mandela estava correto ao dizer que o esporte tem o “poder de mudar o mundo”? 2. Esta frase ainda é relevante hoje? 3. O que esporte e desenvolvimento significam para você?

Preâmbulo Cooperação internacional Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) Desenvolvimento sustentável Esporte para o

Preâmbulo Cooperação internacional Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) Desenvolvimento sustentável Esporte para o Desenvolvimento Atividades físicas e esportivas Interpretação particular de como essas grandes áreas estão interagindo

Resultados e aprendizagem pretendida • Ao final das duas aulas, espera-se que vocês tenham:

Resultados e aprendizagem pretendida • Ao final das duas aulas, espera-se que vocês tenham: • Compreendido, de forma ampla, as oportunidades do esporte como uma “plataforma” para a mudança social.

Cooperação Internacional • Cooperação entre Estados estrangeiros, entendida como essencial para o desenvolvimento de

Cooperação Internacional • Cooperação entre Estados estrangeiros, entendida como essencial para o desenvolvimento de um país (LIMA, 2012). • Manifestação do desejo de ausência de guerras e equilíbrio no sistema (MACIEL, 2009). • Instrumento válido para a resolução de conflitos internos e internacionais, possibilitando, a partir dessa vontade, ser firmados tratados regionais, acordos bilaterais e multilaterais ou simplesmente a promessa de reciprocidade (NITÃO, 2017). Revista Direito e Liberdade – RDL – ESMARN – v. 19, n. 2, p. 213 -226, maio/ago. 20

Algumas “curiosidades” • Existe a Cooperação Sul-Sul (países do Sul Global; horizontal); • Nesse

Algumas “curiosidades” • Existe a Cooperação Sul-Sul (países do Sul Global; horizontal); • Nesse tipo de Cooperação, o Brasil tem grande representatividade, destacando-se por sua localização geográfica, importância regional (América do Sul) e dimensão territorial (SILVA e ALMEIDA FILHO, 2020). • Existe a Cooperação Norte-Sul (países do Sul Global recebem auxílios dos países do Norte Global; vertical). • Além dessas, existe um tipo de Cooperação chamada Cooperação Triangular ou Trilateral, que envolve relações de países do Sul-Sul, Sul-Norte-Sul ou Sul. Organização Intergovernamental-Sul, por exemplo. • A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) é a unidade do governo federal responsável por coordenar as iniciativas de cooperação internacional. • A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris, é a organização internacional que tem por objetivo promover políticas que visem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social de pessoas por todo o mundo por meio da cooperação entre seus países-membros (o Brasil não faz parte da OCDE, mas atua em diversos grupos de trabalho pertencentes à organização).

Caso

Caso

Desenvolvimento Sustentável • O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983,

Desenvolvimento Sustentável • O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeiraministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendose, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou força (MENDES, 2008).

O conceito A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de

O conceito A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Dois importantes marcos desse modelo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) • O marco

Dois importantes marcos desse modelo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) • O marco fundador dos ODM foi a Resolução nº 55/2 da Assembleia Geral da ONU, que entrou para a história com o nome de "Declaração do Milênio das Nações Unidas. • Os resultados obtidos ao longo da implementação dos ODM em nível nacional foram sumarizados em cinco Relatórios Nacionais de Acompanhamento, elaborados em parceria por diversas instituições do governo federal e agências integrantes do Sistema ONU no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram responsáveis pela seleção e análise dos indicadores utilizados, articulação dos grupos temáticos instituídos e por consolidar os textos finais dos relatórios nacionais. ROMA, 2019

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nessa agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. (Estratégia ODS)

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece o esporte como um importante facilitador

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece o esporte como um importante facilitador do desenvolvimento sustentável. “O esporte também é um importante facilitador do desenvolvimento sustentável. Reconhecemos a crescente contribuição do esporte para a realização do desenvolvimento e da paz em sua promoção da tolerância e respeito e contribuições para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades, bem como para os objetivos de educação em saúde e inclusão social” (ONU, 2015).

Exercício individual 1 - Pense em uma oportunidade em que o esporte pode dar

Exercício individual 1 - Pense em uma oportunidade em que o esporte pode dar uma contribuição valiosa. Esta oportunidade pode corresponder a um problema social em que o esporte pode contribuir com uma nova solução ou à uma solução existente.

Exercício individual 2 - Agora anote seus pensamentos considerando: • qual é a situação

Exercício individual 2 - Agora anote seus pensamentos considerando: • qual é a situação atual; • que mudança você gostaria de ver; • o que chamou sua atenção para isso; • qual área geográfica você espera apoiar; • quem o ajudará a implementar sua atividade.

Setor de “Esporte para o Desenvolvimento” Esporte: Todas as formas de atividades físicas que,

Setor de “Esporte para o Desenvolvimento” Esporte: Todas as formas de atividades físicas que, por meio de participação casual ou organizada, objetivam expressar ou promover a forma física e o bem-estar mental, formando relações sociais ou obtendo resultados em competições de todos os níveis (Força Tarefa Inter-Agências da ONU; Atlas do Esporte no Brasil). Desenvolvimento: Existem muitas maneiras diferentes de descrever o desenvolvimento, mas a maioria das definições inclui os conceitos de pobreza e desigualdade. Existem muitos subconjuntos de desenvolvimento, incluindo econômico, social, ambiental e cultural. Esses subconjuntos se inter-relacionam e afetam uns aos outros. O esporte pode ter um impacto positivo ou negativo em vários tópicos diferentes (Sport for Sustainable Development Course).

q. Esporte para o Desenvolvimento (S 4 D/EPD) q. Esporte e Desenvolvimento (S&D/E&D) q.

q. Esporte para o Desenvolvimento (S 4 D/EPD) q. Esporte e Desenvolvimento (S&D/E&D) q. Esporte para Mudança Social (SC) q. Esporte para a Paz (SP) q. Esporte para o Desenvolvimento e Paz (SDP/EDP). . . Como todo setor, o esporte pode usar muitas siglas semelhantes, que são facilmente confundidas e, às vezes, usadas indistintamente. Esses termos surgem e saem de moda, refletindo o clima da época. Eles têm significados e ênfases ligeiramente diferentes, mas, em última análise, todos esses termos se referem a um propósito comum: “O uso intencional do esporte como uma ferramenta para trazer mudanças positivas para indivíduos, comunidades e países”.

Disputas de narrativas Primeira: • Desenvolvimento Esportivo ou Desenvolvimento do Esporte: foco em melhorar

Disputas de narrativas Primeira: • Desenvolvimento Esportivo ou Desenvolvimento do Esporte: foco em melhorar a participação e o desempenho do indivíduos no esporte como um fim em si mesmo (LEVERMORE; BEACOM, 2009). • Esporte para o desenvolvimento: foco em usar o esporte como veículo para atingir uma série de outros objetivos sociais, econômicos e politicos (LEVERMORE; BEACOM, 2009); foco em usar o esporte para exercer uma influência positiva na saúde pública, na socialização de crianças, jovens e adultos, na inclusão social, no desenvolvimento econômico de regiões e Estados, e na promoção do intercâmbio intercultural e resolução de conflitos (LYRAS; PEACHEY, 2011).

Disputas de narrativas Segunda: • Esporte como uma causa ou foco de grandes conflitos

Disputas de narrativas Segunda: • Esporte como uma causa ou foco de grandes conflitos e problemas sociais: por exemplo a “Guerra do Futebol”/Guerra de 100 Horas entre Honduras e El Salvador, 1969; as atitudes abusivas que treinadores(as) podem ter na vida de crianças; ou os conflitos entre torcidas organizadas. • Esporte para o desenvolvimento e a paz: • Usa o esporte como ferramenta de intervenção social, a fim de promover o desenvolvimento e a paz, principalmente em países em desenvolvimento ou em regiões abaladas pela guerra (GIULIANOTTI, 2012).

Disputas de narrativas Terceira: • Esporte como direito internacional e constitucional (Art. 217 da

Disputas de narrativas Terceira: • Esporte como direito internacional e constitucional (Art. 217 da Constituição Brasileira de 1988): é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um. • Esporte como veículo para promoção de outros direitos, para o bem-estar social, para o desenvolvimento e a paz. (KORSAKAS et al. , 2021; TRINDADE; ALMEIDA, 2019).

Voltando aos ODS…

Voltando aos ODS…

Como o esporte e os ODS se relacionam? O Plano de Ação de Kazan,

Como o esporte e os ODS se relacionam? O Plano de Ação de Kazan, de 2017, documento oriundo da Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e o Esporte (MINEPS VI), identifica 8 ODS específicos onde o esporte pode ter maior impacto na promoção dos ODS.

q ODS 3 – Saúde e bem-estar CD = Contribuição Direta CI = Contribuição

q ODS 3 – Saúde e bem-estar CD = Contribuição Direta CI = Contribuição indireta *Acrescentado pela The Commonwealth q. Metas 3. 4 (CD); 3. 3, 3. 5 e 3. 7 (CI) q ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis q. Metas 11. 7 (CD); 11. 3 (CI) q ODS 4 – Educação de qualidade q. Metas 4. 4*, 4. 5, 4. 7 (CD); 4. 1 (CI) q ODS 10 – Redução das desigualdades q. Metas 10. 2 (CD); 10. 7 (CI) q ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico q. Metas 8. 1* e 8. 6 (CD); 8. 2, 8. 3, 8. 4, 8. 5, 8. 7*, e 8. 9* (CI)

q ODS 5 – Igualdade de gênero q. Metas 5. 1, 5. 5 (CD);

q ODS 5 – Igualdade de gênero q. Metas 5. 1, 5. 5 (CD); 5. 2, 5. 3, 5. c (CI) q ODS 12 – Consumo e produção responsáveis q. Metas 12. 6 e 12. 8 (CD); 12. 1, 12. 2, 12. 5 e 12. b (CI) q ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes q. Metas 16. 2*, 16. 5, 16. 6 (CD); 16. 1*, 16. 4 e 16. 7 (CI) q ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima* q. Metas 13. 1 (CD) q ODS 17 – Parcerias e meios de implementação* q. Metas 17. 3 e 17. 9 (CD); 17. 16 e 17. 17 (CI) CD = Contribuição Direta CI = Contribuição indireta *Acrescentado pela The Commonwealth

Alinhando suas iniciativas com os ODS 1. Considerando as anotações no “Exercício individual”, reunam-se

Alinhando suas iniciativas com os ODS 1. Considerando as anotações no “Exercício individual”, reunam-se em grupos (8) e definam uma única ideia/iniciativa, que poderá ser de uma pessoa ou a combinação de duas ou mais; 2. Em seguida, apotem quais ODS e metas estão mais diretamente relacionados à ideia/iniciativa definida.