Metodologia Prticas Investigativas O Modelo de Estudo n

  • Slides: 29
Download presentation
Metodologia Práticas Investigativas

Metodologia Práticas Investigativas

O Modelo de Estudo n Classificação das pesquisas conforme o objetivo indica: n Objetivos

O Modelo de Estudo n Classificação das pesquisas conforme o objetivo indica: n Objetivos gerais que o autor pretende obter com uma pesquisa n Pesquisa exploratória: busca aprofundar o conhecimento sobre determinado tema.

O Modelo de Estudo n Pesquisa descritiva: analisa as características de determinada população ou

O Modelo de Estudo n Pesquisa descritiva: analisa as características de determinada população ou a relação entre determinadas variáveis. n Pesquisa explicativa: explica as causas das características de uma população ou das relações entre variáveis.

O Modelo de Estudo n Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos técnicos busca evidenciar

O Modelo de Estudo n Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos técnicos busca evidenciar os procedimentos de coleta e análise de dados que serão utilizados. n Pesquisa Bibliográfica: obtém e interpreta dados a partir de trabalhos publicados por outros autores - livros, obras de referencia, periódicos, teses e dissertações. n Pesquisa Documental: obtém dados em documentos - documentos em arquivos, cartas, diários, estatísticas, relatórios de empresas. . .

O Modelo de Estudo n Pesquisa Experimental: evidencia a relação entre variáveis por meio

O Modelo de Estudo n Pesquisa Experimental: evidencia a relação entre variáveis por meio da manipulação destas variáveis em experiências controladas. n Pesquisa ex-post-facto: analisa a relação entre variáveis a partir de ocorrências passadas sem o controle do pesquisador.

O Modelo de Estudo n Estudo de Coorte: seleciona de um grupo de pessoas

O Modelo de Estudo n Estudo de Coorte: seleciona de um grupo de pessoas com uma característica comum como amostra a ser acompanhada ao longo do tempo. n Pesquisa de levantamento: analisa comportamento dos membros de uma população por meio da interrogação direta à uma amostra de pessoas desta população.

O Modelo de Estudo n Estudo de campo: estuda em profundidade a estrutura social

O Modelo de Estudo n Estudo de campo: estuda em profundidade a estrutura social de uma comunidade por meio da observação direta, entrevistas. . . n Estudo de caso: estudo exaustivo de um objeto utilizando o maior numero possível de instrumentos de coleta de dados.

O Modelo de Estudo n Pesquisa ação: busca a solução de um problema da

O Modelo de Estudo n Pesquisa ação: busca a solução de um problema da coletividade com o envolvimento ativo do pesquisador. n Pesquisa participante: Busca romper a hierarquia entre o pesquisador e seu objeto, tendo em vista uma ação social transformadora.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Coleta de dados deve ocorrer após: n

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Coleta de dados deve ocorrer após: n Escolha e delimitação do assunto, a revisão bibliográfica, a definição dos objetivos, a formulação do problema e das hipóteses e a identificação das variáveis. n Determinação da população, da elaboração de instrumentos de coleta e da programação da coleta e dos dados.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Utilizar a Biblioteca, antes da coleta de

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Utilizar a Biblioteca, antes da coleta de dados, com a finalidade de: a) buscar subsídios que orientem a escolha e definição do tema de pesquisa; b) saber se o trabalho proposto é original ou repetição; c) conhecer os procedimentos metodológicos utilizados pelos autores consultados; d) buscar a fundamentação teórica que servirá de base à pesquisa; e) possibilitar que a pesquisa realize a sua função de verificar, validar ou ampliar uma teoria.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Cuidados com elaboração das perguntas; qualidade dos

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Cuidados com elaboração das perguntas; qualidade dos instrumentos: validade, fidedignidade, não tendenciosidade n finalidade e relação das questões com o objetivo da pesquisa. n Instrumentos de coleta de dados: n Entrevista: respondido na presença do pesquisador, usada para amostra pequena e coleta de informações específicas/seletivas. n. n

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Formulário: respondido na presença do pesquisador, destina-se

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Formulário: respondido na presença do pesquisador, destina-se a coleta de dados complexos em documentos e arquivos. n Questionário: preenchido pelo informante, mediante orientações escritas, podendo ser enviado pelo correio eletrônico ou postal.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Instrumentos de coleta de dados: n Podem

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Instrumentos de coleta de dados: n Podem conter questões fechadas (número limitado de opções de respostas) ou abertas (sem limites de opções). n Questões abertas implicam maior dificuldade na análise dos dados

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Etapas da elaboração dos instrumentos de coleta

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Etapas da elaboração dos instrumentos de coleta de dados: a) identificar os dados ou as variáveis sobre as quais serão feitas as questões; b) selecionar o tipo de pergunta a ser utilizada face às vantagens e desvantagens de cada tipo, com vistas ao tempo a ser consumido, para obter os dados , tabulá-los e analisá-los; c) elaborar uma ou mais perguntas referentes a cada dado a ser levantado;

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas d) analisar as questões elaboradas quanto à clareza

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas d) analisar as questões elaboradas quanto à clareza da redação, classificação e a real necessidade; e) codificar as questões para a posterior tabulação e análise com a inclusão dos códigos no próprio instrumento; f) elaborar instruções claras e precisas para o preenchimento do instrumento;

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas g) submeter as questões a outros técnicos para

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas g) submeter as questões a outros técnicos para sanar possíveis deficiências; h) revisar o instrumento para dar ordem e seqüência às questões; i) submeter o instrumento a um préteste para detectar possíveis reformulações ou correções, antes de sua aplicação.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Tipos de Instrumentos de coleta de dados

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Tipos de Instrumentos de coleta de dados n Entrevista n Questionários – Formulário n Observação Participante do pesquisador.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Qualidade dos Instrumentos: n Validade: Instrumento adequado

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Qualidade dos Instrumentos: n Validade: Instrumento adequado que coleta os dados necessários à pesquisa. n n n Responde questões como: a quem perguntar? O que perguntar? Fidedignidade : Independente de quem o aplique, o instrumento deve apresentar sempre resultados confiáveis e coerentes. Respostas contraditórias serão desconsideradas/descartadas Objetividade / não Tendenciosidade: possuir o mesmo nº de opções de respostas positivas e negativas.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Exemplo de questões técnicas ( ) muito bom

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Exemplo de questões técnicas ( ) muito bom ( ) muito importante ( ) concordo totalmente ( ) bom concordar ( ) ruim discordar ( ) importante ( ) tendo mais a ( ) pouco importante ( ) tendo mais a ( ) muito ruim ( ) nada importante ( ) discordo totalmente ( ) não sei Exemplo de questões tendenciosas ( ) bom ( ) muito bom ( ) ótimo ( ) razoável ( ) bom ( ) muito bom ( ) ruim ( ) regular ( ) bom ( ) muito ruim ( ) ruim ( ) razoável ( ) péssimo ( ) muito ruim ( ) ruim

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n O gerenciamento da coleta: O sucesso na

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n O gerenciamento da coleta: O sucesso na obtenção de respostas de questionários, bem como agilização da pesquisa, depende de alguns cuidados importantes: n enviar envelope endereçado e selado para resposta; ou e-mail n apresentar instruções para preenchimento

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n enviar carta /e-mail de agradecimento e explicação

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n enviar carta /e-mail de agradecimento e explicação dos objetivos da pesquisa n se possível, enviar um cheque com valor adequado!!! n organizar os instrumentos de modo a permitir fácil processamento ( = codificação)

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Escolha dos Instrumentos n os três instrumentos

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Escolha dos Instrumentos n os três instrumentos são adequados para coleta de dados em ciências Humanas e Sociais; ambos tem vantagens e desvantagens. n recomenda-se o uso de mais de uma técnica, se possível as três, para compensar as desvantagens de cada instrumento.

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 1 – Perguntas abertas ou livres n Qual

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 1 – Perguntas abertas ou livres n Qual o impacto do controle da inflação sobre o setor financeiro brasileiro a curto prazo? n Em que termos é possível explicar a política externa adotada pelo setor automobilístico brasileiro após a abertura de mercado? 2 – Perguntas fechadas: (dicotômicas, limitadas ou alternativas fixas). 2. 1 – Fechadas de natureza dicotômicas. n Você é a favor ou contra da nova Lei Seca? ( ) a favor ( ) contra n Em sua opinião, o Banco Central continuará ou não manter sob controle a inflação brasileira? ( ) Conseguirá ( ) não conseguirá

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 2. 2 – Perguntas mostruário (lista de prováveis

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 2. 2 – Perguntas mostruário (lista de prováveis respostas) n Qual o fator determinante na elevação da taxa de desemprego no setor industrial paulista? ( ) a implantação de processo de reengenharia em grande parte das empresas deste segmento; ( ) a adoção de uma política de terceirização; ( ) o expressivo investimento em tecnologia; ( ) a necessidade de reduzir custos para ampliar competitividade no setor; ( ) a imposição da crise energética. 2. 3 – Perguntas de estimulação (ou de avaliação) n Como você analisa os resultados do trabalho realizado pelos estagiários na empresa? ( ) muito bom ( ) bom ( ) ruim ( ) muito ruim n Em sua opinião, qual será o peso ideal dos conteúdos que privilegiem as dimensões práticas e teóricas em um programa de graduação em Administração? ( ) 25% prática e 75% teórica ( ) 50% prática e 50% teórica ( ) 75% prática e 25% teórica

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 3 – Perguntas semi-abertas (compensar efeitos indesejados de

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 3 – Perguntas semi-abertas (compensar efeitos indesejados de perguntas abertas ou fechadas) n Qual a maior contribuição que a pesquisa pode representar para a sua formação acadêmica? ( ) superar deficiências de cunho teórico, acumuladas no curso, em determinadas disciplinas; ( ) Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisador; ( ) ampliar e aprofundar conhecimento na área em que tenho interesse de atuar profissionalmente; ( ) Ter visão de conjunto das diferentes áreas de conhecimento estudadas na graduação de ADM. ( ) Outra alternativa. Qual? . . . . .

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4 – Perguntas, segundo seu objetivo. 4. 1

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4 – Perguntas, segundo seu objetivo. 4. 1 – Questões de fato - (dados sobre o respondente: Faixa etária, sexo, endereço, profissão, faixa salarial) (Ter cuidados para não ferir suscetibilidades). 4. 2 – Questões de ação - (identificar atitudes, decisões, opções, ações do respondente): n Qual o perfil dos profissionais que recrutou nos últimos 12 meses? ( ) Especialistas com visão sistêmica ( ) Profissionais polivalentes ( ) Profissionais experientes e atualizados ( ) Profissionais com elevada capacidade de trabalhar em equipe ( ) Profissionais com expressiva experiência internacional.

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4. 3 – Questões de intenção - (conhecer

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4. 3 – Questões de intenção - (conhecer as posturas do individuo em certas circunstancias). n Tendo em vista viabilizar projeto de criação de um novo negócio, para isso pretende: (pode-se indicar mais de uma alternativa). ( ) Especializar-se na área em que deseja investir; ( ) Acumular alguma experiência profissional na área envolvida pelo negócio pretendido; ( ) Identificar agências de financiamento capazes de investir no negócio pretendido; ( ) Identificar um sócio confiável para dividir o sonho de criar um negócio próprio; ( ) Elaborar previamente um plano de viabilidade econômico-financeira do negócio.

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4. 4 – Questões de opinião. (conhecer valores,

Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4. 4 – Questões de opinião. (conhecer valores, impressões, visões e experiências do respondente). n Na sua opinião, quais dos atributos refletem melhor a imagem da montadora de veículos X ? (pode-se assinalar mais de uma opção) ( ) Tradição ( ) Modernidade ( ) Confiabilidade ( ) Segurança ( ) Sofisticação 4. 5 – Questões-índice ou teste (obter informações de modo indireto para não suscitar reações negativas no respondente)

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Exercício em sala: n definição do método

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas n Exercício em sala: n definição do método de coleta de dados para testar a hipótese n coleta dos dados pelo grupo.