INTRODUO A TEOLOGIA INCLUSIVA A teologia inclusiva a

  • Slides: 14
Download presentation
INTRODUÇÃO A TEOLOGIA INCLUSIVA A teologia inclusiva é a linha de estudos bíblicos e

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA INCLUSIVA A teologia inclusiva é a linha de estudos bíblicos e teológicos que defende a inclusão de homossexuais ao cristianismo, devendo ser estudada por todo cristão comprometido com o Reino de Deus e com a ética cristã. O seu estudo através do contexto histórico crítico, aprofundado e minucioso, dos textos bíblicos utilizados para condenar os homossexuais, consegue provar, de forma impar, que Deus aceita os homossexuais e que a Bíblia não os condena.

SOBRE O PROFESSOR

SOBRE O PROFESSOR

BIOGRAFIA Bruno Lima nasceu na cidade de Nilópolis/RJ, aos quatro anos de idade foi

BIOGRAFIA Bruno Lima nasceu na cidade de Nilópolis/RJ, aos quatro anos de idade foi morar na Cidade do Natal/RN, lugar em que tem vivido desde então. Foi criado desde sua infância no meio evangélico, tendo sido prometido a Deus por sua mãe ao ministério após ser curado de leucemia. Em sua adolescência foi batizado nas águas na Igreja Batista Bereiana, participou do Ministério de Teatro Interdenominacional da Turma de Cristo, cursou a Escola de Missões do Ministério da Graça. Aos 16 anos passou a presidir a Missão Kerygma, e, fundou a EMEK (Escola de Missões Estudantis Kerygma), tendo desenvolvido o seu ministério missionário por 6 anos seguidos nesta referida instituição religiosa, concomitantemente foi o líder principal da Rede de Jovens da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra/Natal-RN. Aos 21 anos foi consagrado ao ministério pastoral tendo atuado como pastor auxiliar em tempo parcial na Igreja do Evangelho Quadrangular, nas funções de Coordenador Regional de Missões e professor do Instituto Teológico Quadrangular-ITQ nas disciplinas de Missiologia, Evangelismo, e, Antropologia Bíblica. Aos 22 anos exerceu a função de pastor de jovens na Igreja do Ministério da Graça. Em 2006 aos 24 anos conheceu a Teologia Inclusiva, tendo sido pioneiro na implantação de igrejas inclusivas no nordeste brasileiro, e, o fundador da Comunidade Cristã Nova Esperança/CCNE-Nordeste, permanecendo na presidência regional desta instituição até o ano de 2008. Em 2009 e 2010, dedicou-se a divulgação de seu livro Cristianismo e Homossexualidade. Em 2013 e 2014, atuou como pastor conselheiro da Igreja Evangélica Bom Pastor. Participou em diversos programas de Televisão: Sala do Professor/TV Escola; Programa Xeque Mate/TVU; Você Debate/TV Ponta Negra; Cabugi Comunidade/Intertv; Com a Palavra a Educação/TV Assembléia; Bom dia RN/Intertv; Câmera Repórter/TV Câmara; TVU Notícias/TVU; RN TV/Intertv. Atualmente ministra palestras a respeito de Teologia Inclusiva e atua como Professor do Ensino Médio e Superior.

CURRÍCULO Fez ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN juntamente com

CURRÍCULO Fez ensino médio no Instituto Federal do Rio Grande do Norte/IFRN juntamente com o curso técnico em eletromecânica. Possuí graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Teologia e Ministério pelo Instituto Bíblico Tempo de Colheita, Mestrado em Ciências da Religião pelo Centro Teológico Moriá, Mestrado em Antropologia Social (UFRN) e Doutorado em Ciências Sociais da Religião (2008) pela Faculdade Teológica e Cultural da Bahia. Foi Professor e Diretor da Escola Estadual Raimundo Soares e Diretor do Centro Estadual de Educação Tecnológica João Faustino Ferreira Neto. Atualmente atua como consultor em pesquisas para ongs e é professor doutor permanente nível VI de sociologia do Estado do Rio Grande do Norte, tutor a distância da UFRN nas disciplinas: Política e Organização da Educação Básica no Brasil, Gestão e Organização Escolar, Educação e Realidade, Ensino de História, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Ensino das Ciências Sociais na Educação Infantil, Didática, e, como professor pesquisador orientador de TCC do curso de Pedagogia/EAD e do curso de Pós-Graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Foi professor pesquisador do IFRN (2009 -2010). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica e Métodos e Técnicas em Pesquisa Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, meio ambiente, antropologia visual, antropologia da criança, religiosidade, cultura, internet, educação a distância, homossexualidade, religião, teologia inclusiva, cristianismo, teatro (arte educação). Ganhador do Prêmio Professores do Brasil, Prêmio Construindo a Nação, detentor do título Comenda do Mérito da Educação concedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do Prêmio Paulo Freire de Educação/2014, e, Prêmio Microsoft Innovative Educator Expert 2014/2015. Escreveu o Livro Cristianismo e Homossexualidade, que versa a respeito da Teologia Inclusiva e Pobreza, Desigualdade Social e Educação: Reflexões à luz das ciências humanas e sociais. Atuou como Voluntário da Copa do Mundo/Fifa/2014. Endereço para acessar o currículo completo: http: //lattes. cnpq. br/5378707401688433

PORQUE ESTUDAR A BÍBLIA? Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem

PORQUE ESTUDAR A BÍBLIA? Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade, 2 Timóteo 2: 15.

PLANO DE ENSINO DADOS TÉCNICOS: Ministrante: Professor Dr. Bruno de Oliveira Lima. Público-alvo: Aberto

PLANO DE ENSINO DADOS TÉCNICOS: Ministrante: Professor Dr. Bruno de Oliveira Lima. Público-alvo: Aberto para qualquer pessoa que deseje conhecer mais a respeito da teologia inclusiva. Local: Sede da Nova Esperança, Natal-RN ou a distância através do Youtube da Igreja. Carga horária: 12 h/a Datas: Domingos às 17 hs. OBJETIVO Apreender à história da teologia inclusiva, dominar seus principais conceitos e teorias, em busca da afirmação e aceitação das sexualidades humanas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1ª Aula: Apresentação geral do curso. Jesus e o amor bíblico. Verificação

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1ª Aula: Apresentação geral do curso. Jesus e o amor bíblico. Verificação do conhecimento inicial da turma. Vídeo - O que é teologia inclusiva? 2ª Aula: Aspectos introdutórios e história da teologia inclusiva. Vídeo - O mesmo amor; 3ª Aula: Vídeo - Como diz a Bíblia parte 01; 4ª Aula: Vídeo - Como diz a Bíblia parte 02; 5ª Aula: Personagens bíblicos e homossexualidade, Davi e Jônatas, os eunucos, Rute e Naomi, Felipe, o centurião romano e seu rapaz; 6ª Aula: Hermenêutica, exegese e interpretação histórico crítica, salvação pela graça. Vídeo - Bíblia e homossexualidade, exegese e hermenêutica; 7ª Aula: Antigo testamento: Gênesis, Adão e Eva, Sodoma e Gomorra, Levítico, Deuteronômio. Vídeo - O pecado de Sodoma e Gomorra; 8ª Aula: Novo testamento: Romanos, 1º Coríntios, 1º Timóteo, Judas; 9ª Aula: Revisão dos conteúdos, conceitos e teorias estudadas; 10ª Aula: Avaliação; 11ª Aula: Aspectos científicos sobre a homossexualidade tomando como base as ciências sociais e a psicologia. Entrega das atividades corrigidas. Debate em grupo sobre os conceitos e teorias apreendidas; 12ª Aula: O Espírito Santo, o poder da oração em busca da confirmação e aceitação das sexualidades.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO Aulas expositivas e de vídeo, debates em grupo,

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO Aulas expositivas e de vídeo, debates em grupo, criação de um grupo de whatzapp para tirada de dúvidas e troca de materiais e informações a respeito dos assuntos vistos. Quadro e pincel. Projetor e computador para transmissão de vídeos e áudios. Caixa de som amplificada e microfone. Livro cristianismo e homossexualidade e artigo sobre a história da teologia inclusiva em formato PDF. A avaliação dos alunos será aferida através de uma atividade final, participação nas aulas e tarefas propostas, cada atividade valerá 10 pontos, ao fim faz se a média aritmética, sendo peso 1 para todas avaliações propostas e 3 para a final.

REFERÊNCIAS TEXTOS-BASE LIMA, Bruno. Cristianismo e Homossexualidade. Protexto: Curitiba. 2009. LIMA, Bruno. Artigo científico

REFERÊNCIAS TEXTOS-BASE LIMA, Bruno. Cristianismo e Homossexualidade. Protexto: Curitiba. 2009. LIMA, Bruno. Artigo científico sobre a história das igrejas inclusivas no Brasil. 2019. TEXTOS-SUPLEMENTARES HELMINIAK, Daniel. O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade. Summus: São Paulo. 1998. OLIVEIRA, Justino Luiz. Uma esperança para os excluídos. Metanoia: Rio de Janeiro. 2014. TRANSFERRETTI, José Antônio; LEERS, Bernardino. Homossexuais e ética cristã. Átomo: Campinas. 2002.

REDES SOCIAIS Site Bruno Lima: https: //brunolimablog. wordpress. com/ Comunidade da Igreja: https: //www.

REDES SOCIAIS Site Bruno Lima: https: //brunolimablog. wordpress. com/ Comunidade da Igreja: https: //www. facebook. com/CCNova. Esperanca. Natal/ O que é Teologia Inclusiva? https: //www. youtube. com/watch? v=i. JFT 0 j. Uqi. RY&t=3 s Sodoma e Gomorra: https: //www. youtube. com/watch? v=jjli 2 -4 V 0 N 8&t=340 s Como diz a Bíblia diz (documentário): https: //www. youtube. com/watch? v=Pr 1 Ey. TW 6 uhg O mesmo amor: https: //www. youtube. com/watch? v=Kz. Xmnr. G 7 -Fk&t=42 s Bíblia e homossexualidade, exegese e hermenêutica: https: //www. youtube. com/watch? v=Flir. RZ-k. Awk&t=1216 s Youtube da Igreja (Onde serão disponibilizadas as aulas online): https: //www. youtube. com/channel/UC 1 r. Nq_ZM 0 IOFhqembh. Msn. Dg

JESUS E O AMOR

JESUS E O AMOR

ATIVIDADE DE SONDAGEM DO CONHECIMENTO A partir dos seus conhecimentos prévios, elabore um texto

ATIVIDADE DE SONDAGEM DO CONHECIMENTO A partir dos seus conhecimentos prévios, elabore um texto de no máximo 30 linhas (uma lauda) a respeito da Teologia Inclusiva. Prazo para entrega: Durante a semana entre os dias 16 e 20 de março (Segunda a Sexta). Local de envio da atividade: Grupo de whatzapp do curso. Valor da atividade: 10 (dez) pontos.

CONTATO PARA A FORMAÇÃO DO GRUPO: Whatzapp: (84) 987910980 (Bruno Lima). OBS: Deixar recado

CONTATO PARA A FORMAÇÃO DO GRUPO: Whatzapp: (84) 987910980 (Bruno Lima). OBS: Deixar recado informando que deseja entrar no grupo do curso de Teologia Inclusiva.

OBRIGADO!

OBRIGADO!