Tendncias Investigativas Jos Gimeno Sacristn Tendncias Tendncia cognitivista

  • Slides: 6
Download presentation
Tendências Investigativas José Gimeno Sacristán

Tendências Investigativas José Gimeno Sacristán

Tendências ¡ Tendência cognitivista - nega que se possa deduzir da ciência pedagógica a

Tendências ¡ Tendência cognitivista - nega que se possa deduzir da ciência pedagógica a técnica da prática pedagógica. A prática não pode ser inventada pela teoria. ¡ Tendência da crise do pensamento sobre as organizações – crise do pensamento sobre os sistemas educativos como unidades coerentes e pensantes em face do mercado na educação, a lógica do mercado é quem manda e não a ciência.

Sacristán/Senso comum culto O sistema de formação de professores não pode atrair os melhores

Sacristán/Senso comum culto O sistema de formação de professores não pode atrair os melhores produtos do sistema educativo e da sociedade, logo esta é uma deficiência real. ¡ Ninguém pode dar o que não tem, professores precisam ser cultos para oferecer cultura. ¡

Sacristán/Senso comum culto A prática revela como pensamos, mas pensamento não é o mesmo

Sacristán/Senso comum culto A prática revela como pensamos, mas pensamento não é o mesmo que ciência. O professor pensa de acordo com a sua cultura e não de acordo com a ciência. ¡ O pensamento é parte da ação, mas não é ela toda. Os professores sentem e querem e não se restringem só ao pensar, por isso, devemos dar importância aos motivos de ação deles. ¡

Sacristán/Senso comum culto ¡ O saber fazer, o como, não deriva do conhecimento adquirido

Sacristán/Senso comum culto ¡ O saber fazer, o como, não deriva do conhecimento adquirido no processo de formação, ele está ligado a forma de ser dos professores, ao seu comportamento cultural.

Investigação da formação de professores - Sacristán 1. 2. 3. Racionalismo moderado Educação do

Investigação da formação de professores - Sacristán 1. 2. 3. Racionalismo moderado Educação do sentido e da vontade e não só da razão O habitus como forma de integração entre o mundo das instituições e o mundo das pessoas. O habitus é mais importante em educação do que a ciência.