O Jovem Rico Um certo dia um jovem

  • Slides: 22
Download presentation
O Jovem Rico

O Jovem Rico

Um certo dia um jovem correu para Jesus, ajoelhou-se e Mestre! - replicou o

Um certo dia um jovem correu para Jesus, ajoelhou-se e Mestre! - replicou o jovem perguntou-lhe: Bom Mestre, desde pequeno que tenho que devo fazer para ganhar a cumprido todos esses vida eterna? mandamentos. Jesus respondeu-lhe: Se Ao olhar para aaquele jovem, queres merecer vida eterna, Jesus sentiu uma afeição cumpre os mandamentos: profunda ele e cometer disse-lhe: não matar, pornão Falta-te só umaroubar, coisa! Vende adultério, não tudo o não que tens, dá o mentir, enganar, dinheiropai aos pobres e terás respeitar e mãe… um tesouro no céu. Depois vem e segue-me.

O jovem entristeceu-se, e foi-se embora triste, porque era muito rico.

O jovem entristeceu-se, e foi-se embora triste, porque era muito rico.

Este jovem rico, de que me fala Tal como este jovem, também hoje a

Este jovem rico, de que me fala Tal como este jovem, também hoje a Palavra de Deus, sou eu! eu, desde pequeno que, sou Sou eu quem corre, hoje, para Recordo momentos emmatei que uma pessoa boa! Nunca junto Jesus ebem lhe pergunto: senti de a solidão perto de ninguém, nem tenho feito Bom que me falta ainda mim, Mestre, rodeando-me grandes atrocidades…por todos fazer para ser plenamente feliz? os lados… Mas também sou consciente Recordo momentos em que apenas ser bonzinho não mefaz senti feio, chato e rejeitado me feliz… por todos… Aparentemente pode parecer Recordo em que tenho momentos tudo, mas apesar de me senti incompreendido e jovem, já experimentei várias sem sonhos… vezes que há recantos do meu Recordo da momentos em que o coração, minha alma que meu coração se sentiu pobre… nunca foram preenchidos e que Esse sentimento me fazem desejar abriu-me mais… aos outros e a Deus…

Hoje reconheço maior pobre consciência, que é o meu coração Só aquele que, secom

Hoje reconheço maior pobre consciência, que é o meu coração Só aquele que, secom considera na aparência, valoriza a beleza pobre que me leva mais além… interior! Só se reconhece pobre deseja mais… Só aqueleque que, na sua humilde personalidade já se sentiu Só aquele que épode pobrevalorizar valoriza eos agradece o que tem! a automarginalizado, outros tudo e devolver-lhe Só aquele que, na pobreza da sua solidão, se sente pobre valoriza estima. os Só amigos! aquele que já experimentou o vazio causado pela evasão na diversão, no estudo e nos relacionamentos pode desfrutar verdadeiramente a Amizade e o Amor autênticos!

Por vezes, vivo tãoasabsorvido pelos presentes querico, Deusaíme dá Quando esqueço minhas pobrezas e

Por vezes, vivo tãoasabsorvido pelos presentes querico, Deusaíme dá Quando esqueço minhas pobrezas e me acho reajo que lhe dou seusegenuíno semiludido me dar conta, comonão o jovem ricooque afastou valor triste…e, pois pela sua enriqueço o meu coração. dono Nesse de momento, de me vida agradável, julgava-se tudo o deixo que possuía, sentir um pobre e esqueço-me da minha realidade julgava-se donoagradecido da amizade, do sucesso, da alegria, da anterior. diversão, da beleza etc… Foi-se embora porque uma pessoa que se sente rica julga não precisar de mais nada nem de ninguém…

Quais são as minhas riquezas? O que é que na minha vida tem uma

Quais são as minhas riquezas? O que é que na minha vida tem uma importância excessiva, que faz com que não me aperceba de tantas outras maravilhas que me rodeiam?

A beleza torna-nos seletivos, e faz com que esqueçamos que a verdadeira beleza é

A beleza torna-nos seletivos, e faz com que esqueçamos que a verdadeira beleza é a beleza interior.

O namoro pode absorver-nos demasiado, fazendo com que absolutizemos a pessoa de quem gostamos,

O namoro pode absorver-nos demasiado, fazendo com que absolutizemos a pessoa de quem gostamos, enquanto que descuidamos os amigos.

O estudo sem um objectivo pode ser um refúgio, uma maneira de mostrarmos que

O estudo sem um objectivo pode ser um refúgio, uma maneira de mostrarmos que somos bons nalguma coisa, ou também pode ser uma obrigação que nos cansa.

A diversão sem sentido é apenas uma forma de matarmos o tempo, de nos

A diversão sem sentido é apenas uma forma de matarmos o tempo, de nos evadirmos da solidão interior e pode ser uma fuga à realidade.

A fama ilude-nos, faz-nos sentir importantes enquanto dura, e faz também com que nos

A fama ilude-nos, faz-nos sentir importantes enquanto dura, e faz também com que nos coloquemos acima dos outros desprezando as pessoas mais simples.

A amizade, por ser tão agradável, pode fazer-nos ricos se nos tornamos donos dela

A amizade, por ser tão agradável, pode fazer-nos ricos se nos tornamos donos dela e se pensamos que já não precisamos de mais nada.

Quais são as minhas riquezas? O que é que na minha vida tem uma

Quais são as minhas riquezas? O que é que na minha vida tem uma importância excessiva, que faz com que não me aperceba de tantas outras maravilhas que me rodeiam?

Hoje, assim como fez com o jovem rico, Jesus olha para mim, com o

Hoje, assim como fez com o jovem rico, Jesus olha para mim, com o seu olhar terno… E porque acha que posso ser ainda mais feliz, desafia-me a libertar-me das minhas riquezas e a viver o que vivo com mais autenticidade. Oxalá hoje a nossa resposta a Jesus seja diferente daquela que lhe deu o jovem rico.

A verdadeira riqueza és tu, a verdadeira riqueza é o que tu és… a

A verdadeira riqueza és tu, a verdadeira riqueza é o que tu és… a verdadeira riqueza é que vivas todas as situações e dimensões da tua vida com Jesus… pois assumindo-te pobre, sobressairão as tuas riquezas. A verdadeira riqueza está em reconhecer que somos pobres e que precisamos de Deus e dos outros.

"Precisamos de jovens santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras

"Precisamos de jovens santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos. “ João Paulo II

Precisamos de jovens santos sem véu nem batina, com calças de ganga e ténis.

Precisamos de jovens santos sem véu nem batina, com calças de ganga e ténis. Precisamos de jovens santos que vão ao cinema, ouçam música e passeiem com os amigos. Que sejam sociáveis, abertos e alegres.

Precisamos de jovens santos que coloquem Deus em primeiro lugar e que se destaquem

Precisamos de jovens santos que coloquem Deus em primeiro lugar e que se destaquem na escola. Que tenham tempo diário para a oração e que saibam namorar com pureza e castidade.

Precisamos de jovens santos, modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida no

Precisamos de jovens santos, modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida no nosso tempo. Precisamos de jovens santos que vivam no mundo, que se santifiquem no mundo e que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de jovens santos que bebam cocacola, comam cachorros, que sejam internautas e que

Precisamos de jovens santos que bebam cocacola, comam cachorros, que sejam internautas e que escutem mp 3. Que não tenham vergonha de tomar um café, ou comer uma pizza aos fim-de-semana com os amigos e que, ao mesmo tempo, amem apaixonadamente a Eucaristia.

Precisamos de jovens santos, que saibam desfrutar de todas as riquezas sem se fazerem

Precisamos de jovens santos, que saibam desfrutar de todas as riquezas sem se fazerem escravos delas.