MELHORIA DA ATENO SADE DA MULHER PARA PREVENO

  • Slides: 26
Download presentation
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER PARA PREVENÇÃO DO C NCER DE COLO

MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER PARA PREVENÇÃO DO C NCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA, NA UBS/ESF GERALDO MONTEIRO, CANUTAMA /AM. Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant

INTRODUÇÃO O câncer é um dos maiores problemas de saúde e sempre foi visto,

INTRODUÇÃO O câncer é um dos maiores problemas de saúde e sempre foi visto, por todos, como uma doença muito assustadora. Isto devido ao fato de representar uma causa importante de morbidez e mortalidade, que gera efeitos psicológicos aos doentes oncológicos e também aos familiares destes. O diagnóstico precoce é a melhor forma de atingir êxito no tratamento e cura da doença e este pode ser feito por meio da melhoria dos programas de rastreamento para o câncer de colo de útero e de mama existentes na Atenção Primária à Saúde.

INTRODUÇÃO - CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO Município de Canutama, AM População total: 12. 738 habitantes

INTRODUÇÃO - CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO Município de Canutama, AM População total: 12. 738 habitantes

INTRODUÇÃO - CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO Homens: 6. 872 Mulheres: 5. 866 Figura 1: Pirâmide

INTRODUÇÃO - CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO Homens: 6. 872 Mulheres: 5. 866 Figura 1: Pirâmide Etária do Município de Canutama - AM. Fonte: IBGE: Censo Demográfico, 2010.

Época da cheia do Rio Purus

Época da cheia do Rio Purus

INTRODUÇÃO - CARACTERIZAÇÃO DA UBS Geraldo Monteiro Possui 02 equipes de saúde, sendo que

INTRODUÇÃO - CARACTERIZAÇÃO DA UBS Geraldo Monteiro Possui 02 equipes de saúde, sendo que cada uma é composta por: 01 médico, 01 enfermeiro, 01 técnico de enfermagem e 04 ACS.

INTRODUÇÃO – SITUAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO Dificuldades no processo de trabalho

INTRODUÇÃO – SITUAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO Dificuldades no processo de trabalho nas ações de controle de Câncer de colo de útero e de mama; Sem um registro adequado; Sem cadastro atualizado; Não existia o protocolo específico de rastreamento destes tipos de câncer no município; Não era realizado adequado rastreamento; Sem eficiência na cobertura do programa; Eram realizadas ações de educação em saúde, mas as mesmas não eram efetivas; Muitas mulheres não compareciam às consultas quando eram chamadas para fazer a coleta.

OBJETIVO GERAL Qualificar a atenção em saúde das mulheres na faixa etária entre 25

OBJETIVO GERAL Qualificar a atenção em saúde das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para detecção precoce do Câncer de Mama, na Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Geraldo Monteiro, no município de Canutama - Amazonas.

Metodologia: Detalhamento das ações Monitoramento e Avaliação (M&A) Organização e Gestão do Serviço (OGS)

Metodologia: Detalhamento das ações Monitoramento e Avaliação (M&A) Organização e Gestão do Serviço (OGS) Engajamento Público (EP) Qualificação da Prática Clinica (QPC)

Metodologia: Logística Seleção e impressão do protocolo; Livro para registro e o cadastramento das

Metodologia: Logística Seleção e impressão do protocolo; Livro para registro e o cadastramento das mulheres em ficha/ cartão espelho; Planilha eletrônica de coleta de dados; Acolhimento das mulheres; Cadastramento das mulheres-alvo da intervenção; Coletas dos exames preventivos para Câncer de Colo do Útero; Mamografias; Atividades de capacitação; Monitoramento mensal em reunião das equipes;

Metodologia: Logística Local específico no arquivo para guardar os resultados exames; Monitoramento da adequabilidade

Metodologia: Logística Local específico no arquivo para guardar os resultados exames; Monitoramento da adequabilidade das amostras dos exames coletados e cumprimento da periodicidade dos exames; Busca ativa de todas as mulheres com exames alterados; Visitas domiciliares; Atividades educativas e informação sobre os fatores de risco; Intercâmbio com a comunidade; Identificação de mulheres com fatores de risco para acompanhamento médico mensal;

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama: Meta 1. 1 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 70%. 1º mês: 48 mulheres 2º mês: 106 mulheres 3º mês: 247 mulheres Figura 2: Gráfico indicativo da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 1. 2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 1. 2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70%. Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2. 1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. 1º mês: 48 mulheres 2º mês: 105 mulheres 3º mês: 228 mulheres Figura 3: Gráfico indicativo da proporção de mulheres com amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3. 1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. 1º mês: 0 mulheres 2º mês: 01 mulher 3º mês: 01 mulher Figura 4: Gráfico indicativo da proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer resultado.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3. 2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3. 2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3. 3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. 1º mês: 0 mulheres 2º mês: 01 mulher 3º mês: 01 mulher Figura 5: Proporção de mulheres que não retornaram para resultado de exame citopatológico e foi feita busca ativa.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3. 4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3. 4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4. 1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. 1º mês: 55 mulheres 2º mês: 110 mulheres 3º mês: 229 mulheres Figura 6: Gráfico indicativo da proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 4. 2: Manter registro da realização da mamografia em

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 4. 2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5. 1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). 1º mês: 78 mulheres 2º mês: 207 mulheres 3º mês: 449 mulheres Figura 7: Gráfico indicativo da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 5. 2: Realizar avaliação de risco para câncer de

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 5. 2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. 1º mês: 16 mulheres 2º mês: 36 mulheres 3º mês: 92 mulheres Figura 8: Gráfico indicativo da proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com avaliação de risco para câncer de mama.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6. 1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. 1º mês: 78 mulheres 2º mês: 207 mulheres 3º mês: 449 mulheres Figura 9: Gráfico indicativo da proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 6. 2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 6. 2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. 1º mês: 16 mulheres 2º mês: 36 mulheres 3º mês: 92 mulheres Figura 10: Gráfico indicativo da proporção de mulheres entre 50 e 69 anos que receberam orientação sobre DSTs e fatores de risco para câncer de mama.

DISCUSSÃO Ampliação da cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das

DISCUSSÃO Ampliação da cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade; Melhoria dos registros; Melhoramos a qualidade do atendimento ; Maior adesão das mulheres à realização citopatológico de colo de útero; Mapeamos as mulheres de risco; Realizamos atividades de promoção à saúde. de exame

DISCUSSÃO Não conseguimos ampliar a cobertura da detecção precoce do câncer de mama, mas

DISCUSSÃO Não conseguimos ampliar a cobertura da detecção precoce do câncer de mama, mas conseguimos realizar ações de promoção à saúde relacionadas a este tipo de câncer; Capacitação das equipes; Promoveu o trabalho integrado de todos os profissionais da UBS; Gerou impacto também em outras atividades do serviço.

DISCUSSÃO Melhoria da qualidade da assistência oferecida; Apoio das lideranças comunitárias; Apoio dos gestores;

DISCUSSÃO Melhoria da qualidade da assistência oferecida; Apoio das lideranças comunitárias; Apoio dos gestores; Incorporação das ações da intervenção à rotina do serviço; Buscaremos ampliar a cobertura de atenção às mulheres e melhorar o programa de pré-natal na UBS.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O MEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Desenvolvimento no curso com dificuldades

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O MEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Desenvolvimento no curso com dificuldades para acompanhar o ritmo das atividades; Expectativas iniciais; Conhecer ESF no Brasil; Aquisição de novos conhecimentos clínicos = significado para minha prática profissional; Troca de experiências; Compartilhar os objetivos do curso com minha equipe; Grata pelo apoio da orientadora e coordenação pedagógica.

Referências IBGE. Censo demográfico 2010. Brasil, 2010. Disponível em: <http: //www. cidades. ibge. gov.

Referências IBGE. Censo demográfico 2010. Brasil, 2010. Disponível em: <http: //www. cidades. ibge. gov. br/painel/populacao. php? lang=&codmun =130090&search=amazonas|canutama|infogr%E 1 ficos: evolu%E 7%E 3 o-populacional-e-pir%E 2 mide-et%E 1 ria>. Acesso em: 08 jun. 2014.

Obrigada!

Obrigada!