MELHORIA DA ATENO A SADE DA CRIANA 0

  • Slides: 28
Download presentation
MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA (0 -72 MESES DE IDADE) NA UBS

MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA (0 -72 MESES DE IDADE) NA UBS GASPAR FERNANDEZ, MANACAPURU, AM Odalys Alvarez Sanchez Orientadora: Graciele Fernanda da Costa Linch

INTRODUÇÃO A Puericultura foi à primeira ação programática estabelecida na Atenção Primária à Saúde

INTRODUÇÃO A Puericultura foi à primeira ação programática estabelecida na Atenção Primária à Saúde e foi um fator importante na forte redução da mortalidade infantil no país. O foco na redução da morbimortalidade e potencialização do desenvolvimento infantil se mantêm como algo prioritário na atenção primária.

 Manacapuru município localizado a 84 km de Manaus. Tem um total de população

Manacapuru município localizado a 84 km de Manaus. Tem um total de população de 88. 528, 43. 925 do sexo feminino e 44. 603 do sexo masculino. Em relação à Saúde tem a zona urbana 10 UBS com 20 equipes de ESF, em a área rural tem 7 UBS com 4 ESF que fazem um total de 17 UBS, contamos com 3 Núcleos de atenção a Saúde da família (NASF).

o UBS Gaspar Fernandez , fica na área urbana, é uma unidade de ESF,

o UBS Gaspar Fernandez , fica na área urbana, é uma unidade de ESF, composta por 3 equipes de saúde. o A nossa equipe é a 16, tem uma população de 3. 843, com estimado de 301 crianças entre 0 e 72 meses. o A situação da ação programática antes da intervenção era ruim pois tinham muitas dificuldades, e não era realizado o acompanhamento da criança, ou seja, cobertura 0%.

 OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à puericultura das crianças de 0 a 72

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à puericultura das crianças de 0 a 72 meses da UBS Gaspar Fernández, Município Manacapuru.

AÇÕES REALIZADAS NA INTERVENÇÃO Capacitação dos profissionais de saúde da UBS sobre o protocolo

AÇÕES REALIZADAS NA INTERVENÇÃO Capacitação dos profissionais de saúde da UBS sobre o protocolo de Atenção da Criança Estabeleciment o do papel de cada profissional na ação programática Cadastramento de todas as crianças da área adstrita no programa Contato com lideranças comunitárias

A capacitação dos Atendimento clínico das crianças com ótima qualidade ACS para a A

A capacitação dos Atendimento clínico das crianças com ótima qualidade ACS para a A formação do Grupo de Mães do Bairro busca ativa de crianças faltosas Ações Garantir junto aos gestores os materiais Monitoramento da intervenção necessários para A incorporação de profissionais da saúde bucal a intervenção

Logística o Foi adotado o Protocolo de Saúde da Criança do Ministério da Saúde

Logística o Foi adotado o Protocolo de Saúde da Criança do Ministério da Saúde (2012). o Utilizamos a Caderneta da criança e a ficha-espelho disponíveis no município, foi realizada a capacitação da equipe para a utilização do protocolo, se viabilizou a ação de acolhimento das crianças, sensibilizamos a comunidade, e monitoramos a ação programática com o trabalho de toda a equipe.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 11: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 11: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança. Meta: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 80% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. 175

 Objetivo 22: Melhorar a qualidade da atenção a saúde da criança. Meta 2.

Objetivo 22: Melhorar a qualidade da atenção a saúde da criança. Meta 2. 1: Realizar primeira consulta na primeira semana de vida. 18 Amplitude maior de crianças, de 18 a 173 no final 173

 Objetivo 2: 2 Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2. 2:

Objetivo 2: 2 Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2. 2: Monitorar o crescimento em o 100% das crianças. Para garantir esse indicador contamos com o apoio dos ACS e lideranças comunitárias na busca de crianças faltosas à consulta, conscientização de todos os pais/responsáveis das crianças sobre a importância da consulta de Saúde da Criança.

 Objetivo 2. 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta

Objetivo 2. 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta 2. 3: Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Meta 2. 4: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Meta 2. 3 Meta 2. 4 Só tivemos uma criança com excesso de peso e uma com déficit de peso inscritas no programa, ambas estão sendo acompanhada pela equipe e pela Nutricionista do NASF.

 Objetivo : 2 Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2. 5:

Objetivo : 2 Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2. 5: Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Durante a intervenção estamos garantindo que em todas as consultas fique registrado tanto o crescimento como o desenvolvimento da criança

 Objetivo 2. 4: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta

Objetivo 2. 4: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta 2. 6: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. O indicador foi cumprido, pois contamos com a ajuda de todos os ACS, técnica de enfermagem e de vacina que em triagem, salas de vacina e visitas domiciliares revisaram o esquema de vacina de cada criança, além de ter se orientado mães e/ou responsáveis quanto à importância do esquema vacinal.

 Objetivo 2. 5: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta

Objetivo 2. 5: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta 2. 7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Nos dois primeiros meses da intervenção não foi possível alcançar sua meta porque a quantidade de ferro que chega a UBS foi insuficiente para garantir que todas as crianças nessa faixa etária tomem a suplementação de ferro, já no terceiro mês o abastecimento de suspenção de ferro pelo Ministério da Saúde foi suficiente para administrar a todas as crianças.

 Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta 2.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta 2. 8: Realizar triagem auditiva em o 100% das crianças. Esse aumento no indicador só foi possível com a chegada de uma profissional que realiza esse exame de triagem auditiva no município. Agora todas as crianças ao sair de alta do hospital tem garantido a realização do exame.

 Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta 2. 9:

Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 2 Objetivo Meta 2. 9: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida. No hospital do município há a garantia de que 100% das crianças antes de receberem alta realizem o teste do pezinho.

 Objetivo: 2 Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Objetivo Metas 2. 10:

Objetivo: 2 Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Objetivo Metas 2. 10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Metas 2. 11: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde. Resultados: Tivemos dificuldade com esses indicadores porque nossa equipe não conta com dentista nem técnico dental, o indicador ficou em 0%.

 Objetivo 3: Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança. Meta 3.

Objetivo 3: Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança. Meta 3. 1: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. A ação que mais auxiliou foi a busca ativa das crianças por parte dos ACS. As lideranças comunitárias também colaboraram, assim como as visitas domiciliares realizadas por médica e enfermeira.

 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. 4 Objetivo Meta 4. 1: Manter

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. 4 Objetivo Meta 4. 1: Manter registro na ficha espelho de saúde da criança/ vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço. Sobre este indicador poderíamos dizer que não contamos com o apoio de os gestores para garantir os materiais para a intervenção, fizemos o livro registro para a criança e procuramos uma ficha da criança antiga e inserimos os dados que ficavam na ficha espelho.

 Objetivo 55 : Mapear as crianças de risco pertencentes à Objetivo área de

Objetivo 55 : Mapear as crianças de risco pertencentes à Objetivo área de abrangência. Meta 5. 1: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Todas as crianças foram avaliadas com ajuda de diversos profissionais, principalmente, os ACS que continuam o trabalho para que a assistência seja maior e mais efetiva, valorizando-se, assim, o trabalho de toda a equipe.

 Objetivo 6: Promover a saúde das crianças. 6 Meta 6. 1: Dar orientações

Objetivo 6: Promover a saúde das crianças. 6 Meta 6. 1: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. Meta 6. 2: Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Meta 6. 3: Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Meta 6. 4: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. Resultados: Tivemos 100% para todos os indicadores do objetivo 6. Ou seja, todas as crianças foram colocadas para mamar e foram fornecidas as orientações para todas as mães.

DISCUSSÃO v A intervenção teve muita importância para a equipe, para o serviço e

DISCUSSÃO v A intervenção teve muita importância para a equipe, para o serviço e para a comunidade, sem seu apoio não teríamos os resultados que hoje discutimos. v Essa atividade exigiu muito trabalho em equipe para garantir um bom acompanhamento da criança, seu crescimento e desenvolvimento, assim alcançamos os objetivos propostos de forma parcial ou totalmente.

DISCUSSÃO v Antigamente nossa equipe não tinha registrado consultas de Puericultura , agora garantimos

DISCUSSÃO v Antigamente nossa equipe não tinha registrado consultas de Puericultura , agora garantimos com a intervenção: Ampliação da cobertura e crianças inscritas no programa(58, 1%) Incremento do número de crianças que assistirem a consulta na primeira semana de vida (98, 9%) Qualidade da consultas de Puericultura, busca de crianças faltosas, avaliação do risco (100%) As crianças foram colocadas a mamar na primeira consulta, receberam orientação sobre acidentes, saúde bucal e nutrição (100%)

v Ao fim do projeto a equipe está mais integrada, já temos incorporada a

v Ao fim do projeto a equipe está mais integrada, já temos incorporada a intervenção a rotina do serviço, e temos condições de superar algumas dificuldades encontradas. v As melhorias garantem que o atendimento das crianças seja cada dia melhor, continuamos o trabalho com as lideranças da comunidade para que assim continuem apoiando nosso trabalho.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Desenvolvimento do trabalho no curso em

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Desenvolvimento do trabalho no curso em relação as minhas expetativas Minha opinião ao inicio da intervenção era que dificilmente conseguiria alguma mudança significativa, porém no decorrer do trabalho vi, que era possível organizar um bom trabalho com as crianças e ao chegar o momento da intervenção me surpreendi com os resultados. O significado do curso para minha prática professional Configurou-se um processo de crescimento professional, os dados nos mostram que as metas alcançadas a conclusão da qualificação do atendimento e sugerem que a continuação do trabalho irá possibilitar ainda mais oportunidades de crescimento professional. Os aprendizados mais relevantes decorrentes do curso Trabalhar com as crianças e com as mães e ver no decorrer da intervenção a satisfação de ter disponível na equipe este trabalho, onde os usuários se sentiram acolhidos e priorizados no sistema como um todo melhorando assim a saúde das crianças.

OBRIGADA EQUIPE NÚMERO 16 UBS GASPAR FERNANDEZ

OBRIGADA EQUIPE NÚMERO 16 UBS GASPAR FERNANDEZ