FSICA PROFESSOR JAIRO GOMES EFEITO DOPPLER Voc j

  • Slides: 16
Download presentation
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES

FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES

EFEITO DOPPLER

EFEITO DOPPLER

Você já observou que quando um carro passa buzinando o som parece mudar de

Você já observou que quando um carro passa buzinando o som parece mudar de tom? Enquanto o carro se aproxima, o som de sua buzina é mais agudo, e quando está se afastando, se torna mais grave. Mas para quem está dentro do veículo o tom não muda. Enquanto o homem se deslocava a baixas velocidades, usando as próprias pernas, cavalos, carruagens ou barcos, este efeito não foi notado. Somente após o advento das estradas de ferro, o homem pode aumentar a sua velocidade de deslocamento, e estes efeitos se fizeram sentir.

Em 1842, Christian Johann Doppler, um físico austríaco, conseguiu explicar o que acontecia. O

Em 1842, Christian Johann Doppler, um físico austríaco, conseguiu explicar o que acontecia. O som se desloca em forma de ondas a uma velocidade constante para um determinado meio. A velocidade do som no ar é de 344 m/s a 20 ºC. Quando a fonte sonora se desloca a uma velocidade relativamente grande, pelo menos uns 10% da velocidade do som, as frentes de onda que se aproximam são comprimidas e o som parece mais agudo, enquanto elas se rarefazem quando a fonte do som se afasta. Este fenômeno foi chamado de efeito Doppler.

Hoje o efeito Doppler é largamente utilizado em instrumentos de medição, como os sonares

Hoje o efeito Doppler é largamente utilizado em instrumentos de medição, como os sonares dos submarinos, na medição de distâncias e na prospecção geológica, mas não ficou limitado aos fenômenos acústicos, os radares usam o mesmo efeito sobre as ondas eletromagnéticas para detectar obstáculos.

f '. . . freqüência aparente do som 1 f. . . freqüência real

f '. . . freqüência aparente do som 1 f. . . freqüência real do som v ± vo f’ = f v ± v F v. . . velocidade do som vo. . . velocidade do observador; É positiva quando está se aproximando da fonte sonora; É negativa quando está se afastando da fonte sonora. v. F. . . velocidade da fonte sonora; É positiva quando está se afastando do observador; É negativa quando está se aproximando do observador.

1. Quando uma ambulância, com sirene ligada, se aproxima de um observador, este percebe:

1. Quando uma ambulância, com sirene ligada, se aproxima de um observador, este percebe: X a) aumento da intensidade sonora e da freqüência. b) aumento da intensidade sonora e diminuição da freqüência. c) mesma intensidade sonora e mesma freqüência. d) diminuição da altura e variação no timbre sonoro. e) variação no timbre e manutenção da altura.

2. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. O

2. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. O alarme de um automóvel está emitindo som de uma determinada freqüência. Para um observador que se aproxima rapidamente desse automóvel, esse som parece ser de. . . . . freqüência. Ao afastarse, o mesmo observador perceberá um som de. . . . . freqüência. a) maior — igual b) maior — menor X c) igual — igual d) menor — maior e) igual — menor

3. Uma ambulância se desloca com velocidade constante, em uma rua reta, com a

3. Uma ambulância se desloca com velocidade constante, em uma rua reta, com a sirene ligada. Há dois observadores: um que percebe a ambulância se aproximar e outro que percebe se afastar. Podemos afirmar que: a) os dois observadores perceberão sons de freqüências iguais. b) o observador que vê a ambulância se afastando não ouve o som da sirene. c) X o observador que vê a ambulância se aproximando percebe o som cuja freqüência maior do que aquela emitida pela sirene. d) o observador que vê a ambulância se aproximando nada ouvirá, devido às interferências destrutivas. e) os dois observadores vão perceber sons cujas freqüências irão aumentar e desaparecer, devido às interferências construtivas. e destrutivas.

4. As afirmativas abaixo referem-se a uma pessoa que percebe o som da buzina

4. As afirmativas abaixo referem-se a uma pessoa que percebe o som da buzina de um carro mudando de tom à medida que o veículo se aproxima ou se afasta dela. I) Na aproximação, a sensação é de que o som é mais grave. II) No afastamento, a sensação é de que o som é mais grave. Ill) Esse fenômeno é conhecido, na Física, como efeito Doppler. Dessas afirmativas, está(ão) correta(s) somente: a) I. b) II. c) l e III. X d) II e III.

5. Dois trens A e B têm apitos idênticos. Um observador parado numa estação

5. Dois trens A e B têm apitos idênticos. Um observador parado numa estação ouve o apito de Amais agudo que o de B. Qual (quais) das situações abaixo pode(m) viabilizar o caso proposto? I. Os trens A e B aproximam-se do observador. II. Os trens A e B afastam-se do observador. III. O trem B afasta-se do observador, enquanto o trem A está parado. IV. O trem A afasta-se do observador, enquanto o trem B está parado. V. O trem B afasta-se do observador, enquanto o trem A aproxima-se. a) Somente I e II. b) Somente III e IV. c) Somente I, III e V. X d) Somente I, II e III. e) Somente V.

6. Um professor lê o seu jornal sentado no banco de uma praça e,

6. Um professor lê o seu jornal sentado no banco de uma praça e, atento às ondas sonoras, analisa três eventos: I – O alarme de um carro dispara quando o proprietário abre a tampa do porta-malas. II – Uma ambulância se aproxima da praça com a sirene ligada. III – Um mau motorista, impaciente, após passar pela praça, afasta-se com a buzina permanentemente ligada. O professor percebe o efeito Doppler apenas: a) no evento I, com freqüência sonora invariável b) nos eventos I e II, com diminuição da freqüência c) nos eventos I e III, com aumento da freqüência d) nos eventos II e III, com diminuição da freqüência em II e aumento em III X e) nos eventos II e III, com aumento da freqüência em II e diminuição em III

7. Uma pessoa parada na beira de uma estrada vê um automóvel aproximar-se com

7. Uma pessoa parada na beira de uma estrada vê um automóvel aproximar-se com velocidade 0, 1 da velocidade do som no ar. O automóvel está buzinando, e a sua buzina, por especificação do fabricante, emite um som puro de 990 Hz. O som ouvido pelo observador terá uma freqüência: a) 900 Hz Solução: X b) 1 100 Hz c) 1 000 Hz V ± Vo f'=f d) 99 Hz V ± VF [ f ' = 900 ] [ Var + 0 Var - 0, 1 Var 0, 9 Var f ' = 1 100 Hz ]

8. Um avião emite um som de frequência f = 600 Hz e percorre

8. Um avião emite um som de frequência f = 600 Hz e percorre uma trajetória retilínea com velocidade de 300 m/s. O ar apresenta-se imóvel. A velocidade de propagação do som é v = 330 m/s. Determine a frequência do som recebido por um observador estacionário junto à trajetória do avião: a) enquanto o avião aproxima-se do observador; b) quando o avião afasta-se do observador. Solução: a) f ' = ? f'=f [ f ' = 600 V ± Vo V ± VF [ ] 330 + 0 330 - 300 f ' = 6. 600 Hz ou f ' = 6, 6 k. Hz b) f ' = ? f'=f ] [ f ' = 600 V ± Vo V ± VF [ f ' = 314 Hz ] 330 + 0 330 + 300 ]

9. Uma fonte sonora em repouso, situada no ar, emite uma nota com frequência

9. Uma fonte sonora em repouso, situada no ar, emite uma nota com frequência de 440 Hz. Um observador, movendo-se sobre uma reta que passa pela fonte, escuta a nota com frequência de 880 Hz. Supondo a velocidade de propagação do som no ar igual a 340 m/s, podemos afirmar que o observador: a) aproxima-se da fonte com velocidade de 340 m/s. b) afasta-se da fonte com velocidade de 340 m/s. c) aproxima-se da fonte com velocidade de 640 m/s. d) afasta-se da fonte com velocidade de 640 m/s. e) aproxima-se da fonte com velocidade de 880 m/s. Solução: f'=f 340 + Vo 880 = 340 440 680 - 340 = Vo [ V ± Vo V ± VF ] 880 = 440 2. 340 = 340 + Vo 340 = Vo [ 340 + Vo 340 - 0 ] 680 = 340 + Vo Vo = 340 m/s