UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE

  • Slides: 15
Download presentation
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA -

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER TRABALHO DE CONCLUSÃO ORIENTADORA PROFª DRª TANIA BEATRIZ IWASZKO MARQUES AGOSTO/2008

O MUNDO DOS AFETOS: EDUCAÇÃO COM SABEDORIA E TROCAS REAIS DE APRENDIZAGEM

O MUNDO DOS AFETOS: EDUCAÇÃO COM SABEDORIA E TROCAS REAIS DE APRENDIZAGEM

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. " Coralina

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. " Coralina

Procurando entender esse “mundo dos afetos” Educação e afeto caminham juntas, uma não sobrevive

Procurando entender esse “mundo dos afetos” Educação e afeto caminham juntas, uma não sobrevive sem a outra. Estas trocas de conhecimentos podem se dar por diversas formas, mas o ato de educar só se torna completo com amor. Dessa forma, pretendo entender um pouco mais esse “mundo dos afetos” e o quanto isso é essencial, influenciando a aprendizagem.

OBJETIVOS ● ● Refletir sobre a relação entre as emoções do educando educador; Analisar

OBJETIVOS ● ● Refletir sobre a relação entre as emoções do educando educador; Analisar a construção de valores e autoestima.

METODOLOGIA • Pesquisa Bibliográfica • Anotações de campo • Registros e reflexões sobre a

METODOLOGIA • Pesquisa Bibliográfica • Anotações de campo • Registros e reflexões sobre a prática docente • Memórias biográficas

APORTES TEÓRICOS Meu trabalho foi baseado nas teorias Wallonianas: A afetividade é um campo

APORTES TEÓRICOS Meu trabalho foi baseado nas teorias Wallonianas: A afetividade é um campo mais amplo, diferenciando-se do sentimento, da paixão e da emoção; No ambiente escolar, as relações de afeto são importantes para o desenvolvimento da criança, pois sua personalidade vai se constituindo.

QUESTÃO DE PESQUISA Uma educação sem trocas reais de afetividade desenvolverá plenamente a criança

QUESTÃO DE PESQUISA Uma educação sem trocas reais de afetividade desenvolverá plenamente a criança e a tornará um aluno feliz e realizado?

DESDOBRAMENTOS Qual a importância das emoções na nossa vida? De que forma as emoções

DESDOBRAMENTOS Qual a importância das emoções na nossa vida? De que forma as emoções se apresentam?

 Na valorização da auto-estima dos alunos; Na demonstração de respeito pela criança; Quando

Na valorização da auto-estima dos alunos; Na demonstração de respeito pela criança; Quando o educador acredita que seu aluno é capaz. Mas o mais importante: o afeto é um sentimento essencial!

CONSIDERAÇÕES FINAIS Muitas vezes, basta um olhar, um gesto ou apenas uma forma de

CONSIDERAÇÕES FINAIS Muitas vezes, basta um olhar, um gesto ou apenas uma forma de aceitação para uma criança se sentir acolhida e amada dentro de sua realidade, como aluno e integrante de um grupo. Somente num ambiente escolar envolvente e acolhedor, a criança terá condições de se tornar futuramente um jovem e um adulto com mais competência para viver num mundo repleto de emoções e mistérios. . .

”No decorrer de todo o desenvolvimento do indivíduo, a afetividade tem um papel fundamental.

”No decorrer de todo o desenvolvimento do indivíduo, a afetividade tem um papel fundamental. (. . . ) permeando a relação entre a criança e o outro, constituindo elemento essencial na construção da identidade. ” (WALLON, 1968)

ALGUMAS REFERÊNCIAS. . . • CHALITA, Gabriel Benedito Issaac. Educação: a solução está no

ALGUMAS REFERÊNCIAS. . . • CHALITA, Gabriel Benedito Issaac. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2001. • COLL, César, MARCHESI Álvaro, PALACIUS Jesus e colaboradores. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004. • LEITE, S. A. S. ; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R. ; FALCÃO, A. M. S. . (orgs. ) Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. • LIMA, Gessy Veiga Farias. O afeto tem escola. Trabalho de especialização do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre, 2004. • MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002. • MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: palas Athena, 2004.

 • MANFREDINI, Roberta Lusa. O entrelaçamento razão & emoção na aprendizagem. Trabalho de

• MANFREDINI, Roberta Lusa. O entrelaçamento razão & emoção na aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia Habilitação Magistério para séries iniciais do ensino fundamental – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, 2005. • TIBA, Içami. Quem ama educa. São Paulo: Gente, 2002. • WALLON, Henri. As origens do caracter na criança. São Paulo: Difel, 1971. LSOPP, Pippa; MCCAFFREY, Trisha (Org. ). Transtornos emocionais na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. • WALLON, Henri. Psicologia – Coleção Grandes Cientistas Sociais. Organizadoras: Maria José Garcia Werebe e Jacqueline Nadel. Brulfert. Editora Ática, 1986.

O MUNDO DOS AFETOS: EDUCAÇÃO COM SABEDORIA E TROCAS REAIS DE APRENDIZAGEM JOYCE VALERIA

O MUNDO DOS AFETOS: EDUCAÇÃO COM SABEDORIA E TROCAS REAIS DE APRENDIZAGEM JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO