Pesquisa Qualitativa em Sade Teoria e Mtodo PENSAMENTO

  • Slides: 16
Download presentation
Pesquisa Qualitativa em Saúde: Teoria e Método PENSAMENTO COMPLEXO DOCENTES RESPONSÁVEIS: Profª. Dra. Maria

Pesquisa Qualitativa em Saúde: Teoria e Método PENSAMENTO COMPLEXO DOCENTES RESPONSÁVEIS: Profª. Dra. Maria das Graças Bomfim de Carvalho Profª. Dra. Lucia Castanheira Nascimento Profª. Dra. Angelina Lettiere GRUPO 5: GRACIANO ALMEIDA SUDRÉ; ISABELA ZACCARO RIGOLIN; LISE MARIA CARVALHO MENDES; MARIANA KIEV SILVA FAVARETTO; RENATA PAULA FABRI; RONAN DA SILVA PARREIRA GAIA.

A dialógica vida/morte no cuidado do adolescente com câncer Maria José Menossi Juliana Cardeal

A dialógica vida/morte no cuidado do adolescente com câncer Maria José Menossi Juliana Cardeal da Costa Zorzo Regina Aparecida Garcia de Lima

Área ou especificidade da produção - Oncologia Pediátrica - Contexto Hospitalar - Adolescente /

Área ou especificidade da produção - Oncologia Pediátrica - Contexto Hospitalar - Adolescente / Família / Profissional da Saúde - Morte - Cuidados paliativos - Contexto do cuidado do adolescente com câncer

Tema da investigação Compreender a dialogia presente no contexto de adoecimento, morte/morrer, durante o

Tema da investigação Compreender a dialogia presente no contexto de adoecimento, morte/morrer, durante o tratamento de adolescentes com câncer. Edgar Morin defende a necessidade de olhar para as múltiplas dimensões que compõem o fenômeno estudado, ou seja, as partes distintas que se articulam na composição do fenômeno devem ser consideradas inseridas em seu contexto, comportando as contradições em perspectiva dialógica. Para a interpretação do fenômeno em questão.

Concepção teórica que sustenta a compreensão do tema • Referencial teórico da complexidade, proposto

Concepção teórica que sustenta a compreensão do tema • Referencial teórico da complexidade, proposto por Edgar Morin; • Princípio Dialógico: ideias antagônicas, mas complementares; • Princípio Recursivo: opera diferentemente da lógica causa/efeito, construir interconexões que configuram o fenômeno de estudo; • Princípio Hologramático: distinção entre as partes sem perder a noção do todo, incorporando as partes, identificando-as dentro do todo. O todo é maior e menor.

Recorte do tema identificado como objetivo de estudo Compreender a experiência dos adolescentes com

Recorte do tema identificado como objetivo de estudo Compreender a experiência dos adolescentes com câncer, familiares e equipe de saúde relacionada à morte no contexto de saúde.

Recorte empírico • A experiência vivenciada por cada um dos participantes da pesquisa: adolescentes,

Recorte empírico • A experiência vivenciada por cada um dos participantes da pesquisa: adolescentes, familiares e profissionais de saúde, em etapas distintas do tratamento, desde o resultado do diagnóstico, terapêutica, acompanhamento após a cura, medo da recidiva e a morte; • Enfrentamento da morte; • Possibilidade de perda; • Experiências dos sujeitos envolvidos no cuidado; • Discussão dos dados empíricos foi conduzida pela dialógica vida / morte no cuidado do adolescente com câncer.

Metodologia utilizada / etapas metodológicas - Estudo qualitativo; - Submetido ao comitê de ética

Metodologia utilizada / etapas metodológicas - Estudo qualitativo; - Submetido ao comitê de ética em pesquisa; - Critérios de inclusão: ter câncer (qualquer tipo de câncer e em diferentes fases do processo de diagnóstico e tratamento) e ser adolescente (entre 12 e 18 anos), familiar (identificado ou indicado pelo adolescente), profissional da saúde (ter participado, considerando o local da pesquisa, de atendimento ao adolescente com câncer); - Seleção dos participantes: Adolescentes em diferentes fases do tratamento (12), familiares (14) e profissionais de Saúde (25).

Metodologia utilizada / etapas metodológicas - Entrevistas: Adolescentes - aspectos relativos às experiências vivenciadas

Metodologia utilizada / etapas metodológicas - Entrevistas: Adolescentes - aspectos relativos às experiências vivenciadas durante doença / tratamento; familiares perspectivas da situação vivenciada neste processo e profissionais da saúde - experiência no cuidado; - As entrevistas foram gravadas, transcritas e codificadas; - Leitura por diversas vezes em busca de pontos significativos em relação ao objetivo; - Dados diferentes sujeitos foram relacionados e articulados.

Metodologia utilizada / etapas metodológicas - Consideração das diversidades; - Integração ao contexto estudado;

Metodologia utilizada / etapas metodológicas - Consideração das diversidades; - Integração ao contexto estudado; - Fundamentação com base na teoria; - Análise compreensiva dos dados / característica multidimensional / distintas perspectivas / complexidade do todo; - Estudo qualitativo, desenvolvido em consonância com o referencial teórico da complexidade, como já mencionado.

Os estudos se referem a explorar / responder a questão? Adolescentes • Conte-me como

Os estudos se referem a explorar / responder a questão? Adolescentes • Conte-me como está sendo sua vida desde que você ficou doente. Em seu dia a dia você tem vivido situações que considera difíceis? Quais? Conte-me sobre elas. Familiares • Conte-me como está sendo sua vida, no cuidado de seu filho / irmão, desde quando ele começou a apresentar os sintomas da doença. Profissional de saúde • Conte-me como foi sua experiência no cuidado ao adolescente com câncer.

Os estudos se referem a explorar / responder a questão? - Os resultados do

Os estudos se referem a explorar / responder a questão? - Os resultados do estudo, inclinam-se para explorar a dialógica, para isso, aborda alguns temas marcantes, trazendo a todo momento a relação dialógica expressada durante as entrevistas. - Alguns assuntos tornaram-se essenciais: cura, recidiva, morte, sofrimento, dimensão da tecnociência, dimensão da religiosidade, adaptação, busca de recursos terapêuticos, singularidade no modo de viver o tempo, possibilidade de perda, desafios impostos (disponibilidade e indisponibilidade de recursos), aceitação da morte, morte na trajetória da doença, racionalidade, afetividade e mito.

Os estudos se referem a explorar / responder a questão? - Neste percurso, responde

Os estudos se referem a explorar / responder a questão? - Neste percurso, responde a "questão" levantada (morte continua presente no contexto do cuidado do adolescente com câncer), para isso, ainda expõem que: adolescentes, familiares e profissionais entram em um acordo de que é preciso enfrentar a morte; - Percepção da finitude: muda a atitude de busca de cura para o alívio do sofrimento; - O adolescente experiencia a urgência da vida; - A família não suporta a ideia de aniquilamento; - Equipe com implicações éticas e existenciais remetendo à própria finitude; - Existe aproximação entre os sujeitos por experienciar a dor da provável perda.

“O que a “scienza nuova” propõe, e cujas consequências em cadeia serão incalculáveis, é

“O que a “scienza nuova” propõe, e cujas consequências em cadeia serão incalculáveis, é simplesmente isso: o objeto não deve somente ser adequado à ciência, a ciência deve igualmente ser adequada ao seu objeto”. (MORIN, 2008)

Referência • MENOSSI, M. J. ; ZORZO, J. C. ; LIMA, R. A. G.

Referência • MENOSSI, M. J. ; ZORZO, J. C. ; LIMA, R. A. G. A dialógica vida / morte no cuidado do adolescente com câncer. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 1, p. 126 -134, fev. 2012. Disponível em: <http: //www. scielo. br/scielo. php? script=sci_arttext&pid=S 0104 -1169201200017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 mai. 2020. http: //dx. doi. org/10. 1590/S 0104 -1169201200017.