PESQUISA QUALITATIVA EM GEOGRAFIA Prof Ncio Turra Neto

  • Slides: 10
Download presentation
PESQUISA QUALITATIVA EM GEOGRAFIA Prof. Nécio Turra Neto FCT/UNESP

PESQUISA QUALITATIVA EM GEOGRAFIA Prof. Nécio Turra Neto FCT/UNESP

PARA SITUAR O TEMA n PESQUISA QUALITATIVA – PESQUISA QUANTITATIVA – A NATUREZA DA

PARA SITUAR O TEMA n PESQUISA QUALITATIVA – PESQUISA QUANTITATIVA – A NATUREZA DA INFORMAÇÃO n A OPÇÃO METODOLÓGICA – EM CONFRONTO COM A PROBLEMÁTICA n METODOLOGIA QUALITATIVA COMO COMPLEMENTO / METODOLOGIA QUALITATIVA COMO CENTRO DA PESQUISA.

DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS n Coleta de Dados ou Produção de Informação? – o que

DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS n Coleta de Dados ou Produção de Informação? – o que são os DADOS? n A produção de informação na pesquisa qualitativa; n A natureza das informações qualitativas e seu tratamento;

CARACTERÍSTICAS PESQ QUALI n n n Estudos de caso em profundidade – dificuldade em

CARACTERÍSTICAS PESQ QUALI n n n Estudos de caso em profundidade – dificuldade em trabalhar em amplas escalas; A fonte é o contexto em que as relações se dão, o investigador é o instrumento; Descritiva – valorização do detalhe; Indutiva – teorizações a partir da especificidade complexa; Relação com a teoria – deve resistir ao exame de casos específicos. Concepção de ciência: ¨ Dialógica – entre sujeitos no campo / entre autor e leitor; ¨ Modesta – abre mão da autoridade científica.

REFLEXÃO METODOLÓGICA NA GEOGRAFIA – UMA HIPÓTESE: n Na Geografia Clássica: a geografia foi

REFLEXÃO METODOLÓGICA NA GEOGRAFIA – UMA HIPÓTESE: n Na Geografia Clássica: a geografia foi encarada como um ponto de vista; n Na Geografia Quantitativa – metodologias de regionalização; n Na Geografia Crítica – preocupação com o método e com o objeto: ¨ método de interpretação e método de pesquisa (COSTA E MORAES) n Até o momento não é possível identificar um arcabouço metodológico na nossa disciplina. – riscos decorrentes. preocupação com

REFLEXÃO METODOLÓGICA NA GEOGRAFIA n Falta de tradição de reflexão metodológica; n O recurso

REFLEXÃO METODOLÓGICA NA GEOGRAFIA n Falta de tradição de reflexão metodológica; n O recurso à outras disciplinas; n PRESSUPOSTO: As conclusões são resultados de processos contingentes e contextualizados de investigação.

ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA n SEMINÁRIOS – entre 9 de junho e 7 de julho;

ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA n SEMINÁRIOS – entre 9 de junho e 7 de julho; n APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DE TEXTOS – entre 14 de julho e 4 de agosto; n TEXTOS FINAIS – 20 de setembro (impresso).

SEMINÁRIOS Selecionar, dentre os textos sugeridos, aqueles que deverão ser indicados como leitura pelo

SEMINÁRIOS Selecionar, dentre os textos sugeridos, aqueles que deverão ser indicados como leitura pelo restante da sala (com pelo menos uma semana de antecedência; n Fazer um levantamento de estudos que se pautam na metodologia apresentada, para apresentar pelo menos um exemplo do seu emprego numa pesquisa concreta. n

TEXTO FINAL: 2 tipos n 1. A partir do objeto da pesquisa individual (quando

TEXTO FINAL: 2 tipos n 1. A partir do objeto da pesquisa individual (quando for o caso): ¨ Construção do objeto para a pesquisa qualitativa; ¨ As metodologias que serão acionadas (com uma reflexão sobre: relação sujeito/objeto; relação teoria/empírico; formas de produção e tratamento da informação; limites da pesquisa.

TEXTO FINAL: 2 tipos n 2. A partir dos textos da disciplina, oferecer um

TEXTO FINAL: 2 tipos n 2. A partir dos textos da disciplina, oferecer um quadro geral do debate, tocando nos principais pontos abordados n Em ambos os casos, é obrigatório o emprego crítico dos autores da disciplina, podendo complementar com outras referências.