Universidade Federal de Santa Catarina Centro ScioEconmico Departamento

  • Slides: 22
Download presentation
Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências da Administração PNAP Professora:

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências da Administração PNAP Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Professor: Mário de Souza Almeida Desenvolvimento do TCC FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ou REVISÃO DA LITERATURA

Nas páginas que contém elementos prétextuais não se coloca o número da página. Isto

Nas páginas que contém elementos prétextuais não se coloca o número da página. Isto é, a partir da folha de rosto, as páginas são contadas, mas não recebem numeração, O número da página começa a aparecer a partir da primeira página que contém elementos textuais (Introdução). Os títulos da parte Textuais ficam justificados. Somente os títulos das seções (capítulos e subcapítulos) integrantes da parte Textuais recebem numeração (progressiva, conforme padrão ABNT). Os títulos de seções que integram as partes Prétextuais e Pós-Textuais não recebem numeração, devem ficar centralizados no parágrafo e suas fontes devem estar em caixa-alta e negrito.

RESUMO • Elemento obrigatório • Apresentação concisa dos pontos relevantes • Conteúdo: Objetivo do

RESUMO • Elemento obrigatório • Apresentação concisa dos pontos relevantes • Conteúdo: Objetivo do trabalho, Métodos usados, Resultados e Conclusões obtidos • Palavras-chave: representativas do conteúdo, deve vir logo abaixo do resumo, separadas por ponto (. ) • Extensão: - Monografias e Dissertações: 150 a 500 palavras. - Artigo: 150 a 250 palavras

RESUMO Exemplo de Resumo: FARIAS, Alexandre. Proposta de integração dos processos de faturamento e

RESUMO Exemplo de Resumo: FARIAS, Alexandre. Proposta de integração dos processos de faturamento e geração de licença de software da empresa Engineering Software Ltda. 2013. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Bacharelado em Administração Pública). Curso de Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. O presente estudo de caso buscou propor a integração dos processos de faturamento e geração de licença de software da empresa Engineering Software Ltda. Para atingir o objetivo, foram identificados os processos-chave da empresa, apresentaram-se macrofluxogramas e fluxo básico dos processos de faturamento, geração de licença e do processo integrado, bem como foi projetada a matriz de responsabilidades e elaboração do relatório de saída para o processo integrado. Caracterizada como sendo uma pesquisa qualitativa, descritiva, aplicada, bibliográfica, documental, de campo e um estudo de caso. O universo pesquisado para a sua realização é composto pelo processo de geração de licença de software e pelo processo de faturamento. A coleta de dados foi feita através de observação participante, análise de documentos e entrevistas, estas do tipo semi-estruturada, com os 4 responsáveis pelo desenvolvimento dos processos estudados. Desta forma, concluiu-se que a proposição se apóia no fato de que toda licença gerada junto ao fornecedor do software será faturada, e todo faturamento realizado antes da geração de licença será uma obrigação futura junto à empresa cliente e ao fornecedor. Portanto, o processo integrado correlaciona a geração de licença com o faturamento através do cliente externo. O processo proposto tem como novo produto o relatório consolidado de geração de licença e faturamento que explicita a relação entre o faturamento e a geração de licença. Palavras-chave: Integração. Processo de faturamento. Processo de geração de licença. OBSERVE: todas as fontes do resumo, incluindo o título RESUMO, devem ter o mesmo tamanho de fonte, que é igual ao tamanho de fonte adotado para o restante do texto (ex. : tamanho 12), mas o entre-linhas é Simples.

ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO - DISSERTAÇÃO SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. . . . . .

ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO - DISSERTAÇÃO SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . 8 1. 1 Objetivos. . . . . . . . . . . 12 1. 1. 1 Objetivo geral. . . 1. 1. 2 Objetivos específicos 1. 2 Justificativa 1. 3 Organização do estudo 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (OU TEÓRICO-EMPÍRICA) 3 METODOLOGIA 3. 1 Caracterização da pesquisa 3. 2 Classificação da pesquisa 3. 3 Delimitação do universo 3. 4 Perspectiva do estudo 3. 5 Limitações do método 3. 6 Técnicas e instrumentos de coleta dos dados 3. 7 Técnicas de análise dos dados 4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS 5 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS APÊNDICE A – Questionário ANEXOS ANEXO A -. . .

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA (NBR 6024, 2003) Ü Seqüência hierárquica de seções: usa-se a numeração progressiva

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA (NBR 6024, 2003) Ü Seqüência hierárquica de seções: usa-se a numeração progressiva Ü Hierarquização das seções: Negrito, Itálico ou Grifo, CAIXA ALTA ou VERSAL, Redondo. 6/14

CAPÍTULOS PRINCIPAIS DO TRABALHO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ou: REVISÃO TEÓRICA/DA LITERATURA)

CAPÍTULOS PRINCIPAIS DO TRABALHO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ou: REVISÃO TEÓRICA/DA LITERATURA) 3 METODOLOGIA 4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS 5 CONCLUSÃO

1 INTRODUÇÃO

1 INTRODUÇÃO

1. 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA-PROBLEMA Ü assunto geral sobre o qual se deseja realizar

1. 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA-PROBLEMA Ü assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa Ü apontar delimitação – o contexto escolhido para a pesquisa Ü Tema: esclarece uma dificuldade Ü Termina-se com a Formulação do problema = isto é, traz-se a pergunta de pesquisa, relacionada ao tema, para a qual se deseja uma resposta Exemplo: Como se apresenta o uso de sistemas de segurança relacionados ao acesso à intranet no Órgão X?

na INTRODUÇÃO, é preciso constar, ainda: 1. 2 OBJETIVOS 1. 2. 1 Objetivo geral

na INTRODUÇÃO, é preciso constar, ainda: 1. 2 OBJETIVOS 1. 2. 1 Objetivo geral Equivale à pergunta de pesquisa, eliminando-se o ponto de interrogação e incluindo, no início, um verbo no infinitivo – de objetivo geral. 1. 2. 2 Objetivos específicos Equivalem aos passos necessários para alcançar o objetivo geral e devem iniciar com um verbo no infinitivo – de objetivo específico. 2 JUSTIFICATIVA 3 ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Ü Faz-se a revisão da literatura visando obter conhecimento suficiente para

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Ü Faz-se a revisão da literatura visando obter conhecimento suficiente para alcançar os objetivos específicos Ü Leitura exploratória: levantar e analisar o que já foi publicado a partir de várias perspectivas Ü Justificar posições com argumentos consistentes e fundamentados Ü Usar: variedade de fontes; autores clássicos; bibliografia recente; opinião de experts.

O PAPEL DA TEORIA NO TCC • A literatura especializada oferece modelos, técnicas, conceitos

O PAPEL DA TEORIA NO TCC • A literatura especializada oferece modelos, técnicas, conceitos e instrumentos que permitem representar, interpretar e modificar a realidade organizacional: isto é, A TEORIA É A LENTE POR MEIO DA QUAL OBSERVAMOS, ANALISAMOS E INTERPRETAMOS A REALIDADE ESTUDADA!

PORTANTO. . A REVISÃO DA LITERATURA PERMITE: • Dimensionar e qualificar um problema/fenômeno em

PORTANTO. . A REVISÃO DA LITERATURA PERMITE: • Dimensionar e qualificar um problema/fenômeno em estudo • Levantar soluções alternativas para tratar de um problema • Comparar perspectivas dos autores e concluir sobre o conceito mais adequado a ser usado no trabalho • Identificar a estrutura do(s) instrumentos de coleta de dados que serão usados.

“A RACIONALIDADE PREDOMINANTE NO PROCESSO DECISÓRIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO HU-UFSC: O CASO DO

“A RACIONALIDADE PREDOMINANTE NO PROCESSO DECISÓRIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO HU-UFSC: O CASO DO PLANO 2012” (HÉKIS, 2012) Esse quadro pode ser colocado ao final do capítulo 3 (sobre Metodologia) como um resumo do caminho percorrido pelo pesquisador, desde a identificação das categorias de análise a partir da Revisão da Literatura, e seus fatores de análise.

CONTEÚDO DA SEÇÃO DA REVISÃO DA LITERATURA • Depende do tema da pesquisa e

CONTEÚDO DA SEÇÃO DA REVISÃO DA LITERATURA • Depende do tema da pesquisa e dos objetivos • Engloba: tudo o que for relevante e necessário para esclarecer e justificar o problema em estudo • Deve estar voltado aos procedimentos de coleta de dados • Deve apoiar a análise dos dados coletados. Portanto, a pergunta a ser feita é: QUAIS SÃO OS PILARES TEÓRICOS DA PESQUISA?

EXEMPLO DE ESTRUTURA: Tema-problema: Papel da área de TI no Órgão público X 2

EXEMPLO DE ESTRUTURA: Tema-problema: Papel da área de TI no Órgão público X 2 REVISÃO DA LITERATURA 2. 1 Gestão da TI 2. 2 Papel da área de TI nas organizações 2. 2. 1 Objetivos da área de TI 2. 2. 2 A área de TI na prática 2. 2. 3 Atuação do profissional de TI 2. 3 TI em organizações públicas

CITAÇÕES (NBR 10520) • Citação de citação, usa-se: apud Segundo Rezende (2006 apud JACOBSEN,

CITAÇÕES (NBR 10520) • Citação de citação, usa-se: apud Segundo Rezende (2006 apud JACOBSEN, 2008, p. 16), “as organizações que aprendem. . . ” • Chamadas de autores entre parênteses, usa-se letra maiúscula para o nome do autor. “As organizações que aprendem são. . . ” (DAVENPORT; PRUSAK, 1990, p. 89) • Com mais de 3 linhas: em parágrafo novo, recuado 4 cm da margem esquerda, com entre-linhas simples, em fonte de letra menor que aquela usada no texto e sem aspas.

Dicas para escrever o texto • A utilização de adjetivos é dispensável • Se

Dicas para escrever o texto • A utilização de adjetivos é dispensável • Se a transcrição de uma obra tiver até 3 linhas, fica esteticamente bonito apresentá-la dentro do próprio parágrafo, mas não se pode esquecer de colocar as aspas • Se a transcrição tiver mais de 3 linhas, é preciso mudar de linha e também mudar de espaço (por exemplo de 2 para 1), começando-se a escrever com recuo de 4 cm da margem esquerda, em letra menor que a texto e sem aspas • Caso a transcrição comece com letra minúscula, depois das aspas finais coloca-se ponto; caso comece com maiúsculas, as aspas finais é que vêm depois do ponto • Ao fazer a transcrição direta, deve-se citar o número da página da obra de onde o trecho foi tirado • Caso alguma parte da transcrição tenha sido suprimida, é preciso colocar colchete, pontinho e colchete – [. . . ] • Se forem feitas citações parafraseadas ou transcritas de algo que se escutou (de qualquer meio de comunicação oral), deve-se colocar entre parênteses a expressão: (informação oral) • Se o texto transcrito estiver em língua estrangeira, há 2 possibilidades: ou se apresenta a tradução em português logo após ou se registra a tradução em nota de rodapé. Ou, também, pode-se apresentar diretamente o texto em português (já traduzido) e, em uma nota de rodapé, dizer que a tradução é do próprio autor do trabalho • Se a menção a um conteúdo referir-se a vários autores, devem-se colocar os sobrenomes em ordem alfabética e o ano da obra

Dicas para escrever o texto • Se forem citados 2 ou mais autores que

Dicas para escrever o texto • Se forem citados 2 ou mais autores que tenham o mesmo sobrenome, é preciso acrescentar a inicial de seu prenome. Exemplo: Motta, P. (1989) e Motta, F. (1992) • Se um autor tiver 2 obras no mesmo ano, acrescente ao ano letras minúsculas. Exemplo: Silva (1999 a) e Silva (1999 b) • Quanto ao uso de siglas, alguns cuidados devem ser observados. Por exemplo: na primeira vez que uma organização for citada, escreve-se seu nome por extenso, ao final coloca-se a sigla entre parênteses. No restante do texto, basta escrever a sigla • As ilustrações (figuras, tabelas, quadros, fórmulas, gráficos e símbolos) devem vir o mais próximo possível da parte do texto na qual são citadas e devem ter numeração arábica seqüencial. A numeração de tabela, no entanto, é uma; a de figura é outra, e assim por diante • Figuras, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR 10719), são imagens visuais, como mapas, fotografias, desenhos, esquemas, diagramas. Tabelas são estruturas que combinam palavras e números. Após a numeração da ilustração, segue o seu título e, após, a sua fonte (se for uma ilustração de algum autor/obra

Dicas para escrever o texto • O trecho que antecede alíneas deve terminar com

Dicas para escrever o texto • O trecho que antecede alíneas deve terminar com 2 pontos. Além disso, elas devem ser ordenadas por letras minúsculas seguidas de parênteses; cada alínea deve começar com letra minúscula e terminar com ponto-e-vírgula, com exceção da última que ganha um ponto; a segunda linha (e seguintes) de uma alínea deve começar em baixo da primeira letra do texto • Nunca se usa a palavra acima ou abaixo, pois na hora de imprimir o texto o conteúdo referenciado pode não mais estar no local inicial • Toda palavra em estrangeiro deve ser escrita em itálico • Aspas só servem para fazer transcrições de citações • Números cardinais até nove devem vir escritos por extenso. A partir daí, em algarismos • Jamais se inicia uma frase com um número, a não ser que esse seja escrito por extenso • É interessante estabelecer os parágrafos em blocos, isto é, dar um espaço maior entre a última linha de um parágrafo e a primeira de outro • É preciso evitar o uso da expressão etc, porque nela cabe tudo. Mas, se for usada, não se coloca vírgula antes • Para abreviar hora, usa-se h e para minuto usa-se min. Então a representação de um horário fica assim: 9 h 30 min

EXEMPLO DE ILUSTRAÇÃO TÍTULO DA ILUSTRAÇÃO FONTE DA ILUSTRAÇÃO

EXEMPLO DE ILUSTRAÇÃO TÍTULO DA ILUSTRAÇÃO FONTE DA ILUSTRAÇÃO

AGRADEÇO A ATENÇÃO! Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen

AGRADEÇO A ATENÇÃO! Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen