Unidade IV EMPREENDEDORISMO Prof Lo Noronha Sumrio Unidade

  • Slides: 54
Download presentation
Unidade IV EMPREENDEDORISMO Prof. Léo Noronha

Unidade IV EMPREENDEDORISMO Prof. Léo Noronha

Sumário Unidade IV § Inovação e criatividade § Tipos de inovação § O desafio

Sumário Unidade IV § Inovação e criatividade § Tipos de inovação § O desafio da mudança § Identificando e aproveitando as oportunidades § Risco e segurança § Invenção e inovação § Fatores que possibilitam a inovação § Bloqueadores da inovação § Estudo de caso § considerações dos estudos de casos

Inovação e criatividade § As empresas precisam apresentar um diferencial, precisam diariamente responder à

Inovação e criatividade § As empresas precisam apresentar um diferencial, precisam diariamente responder à pergunta crucial: por que você compra meu produto ou serviço e não o do meu concorrente? § Qualquer empresa que deseje o sucesso precisa de um processo produtivo inovador. § Percebe-se que uma das primeiras medidas para melhoria de competitividade dos processos produtivos foi a redução de custos para a otimização do preço final.

Inovação e criatividade § Essa prática trouxe perda de qualidade e à diversidade de

Inovação e criatividade § Essa prática trouxe perda de qualidade e à diversidade de oferta do mercado uma nova reflexão: a saída seria a redução de custos e investimentos em qualidade. § Algumas empresas implantaram a ISO 9000 e outras normas similares para melhorar a eficácia e eficiência dos processos, resultando em confiabilidade para o consumidor final. § A evolução tecnológica concomitante às aplicações qualitativas proporcionaram o encurtamento dos ciclos produtivos.

Inovação e criatividade § Com a internet, o mercado passa a exigir flexibilidade. Ou

Inovação e criatividade § Com a internet, o mercado passa a exigir flexibilidade. Ou seja, ser competitivo significa dominar a tecnologia e fazer o marketing one-to-one, criando a possibilidade da customização e personificação dos produtos oferecidos. § Portanto, o grande elemento da vantagem competitiva atual está na capacidade inovadora e criativa que transforma ideias em capital intelectual, ou seja, conhecimento que pode ser transformado em processos valorativos e lucrativos.

Inovação e criatividade § A inovação acontece quando se aprende a fazer algo que

Inovação e criatividade § A inovação acontece quando se aprende a fazer algo que não se sabia fazer antes, mas passa a fazê-lo de forma sustentável, ou se aprende a deixar de fazer algo que de alguma forma criava um resultado prejudicial. Trata-se de um processo de constante renovação, reaplicando recursos já existentes de maneira inédita. § Essa essência inovadora permitirá que empresas se sobressaiam através do investimento no capital humano, que ofereça: criatividade e flexibilidade para adaptar-se às mudanças rápidas.

Tipos de inovação § Desenvolvimento de um novo produto ou serviço. Envolve diretamente o

Tipos de inovação § Desenvolvimento de um novo produto ou serviço. Envolve diretamente o setor de pesquisa e desenvolvimento e trata-se de uma novidade para o mercado; § Desenvolvimento de um novo produto ou serviço, em que se atribui mais qualidade e menor preço; § Acréscimo à funcionalidade do produto, com correções de defeitos, aumentando a percepção de valor agregado do consumidor. Por exemplo: produtos elétricos bivolts;

Tipos de inovação § Qualquer mudança que signifique uma nova utilidade para o mesmo.

Tipos de inovação § Qualquer mudança que signifique uma nova utilidade para o mesmo. Por exemplo: limão como removedor de manchas; § Mudanças no segmento de mercado. Por exemplo: sandálias Havaianas consumidas costumeiramente pela população brasileira de baixa renda e, agora, vendida no país e no exterior como um produto sofisticado; § Mudança na forma de entrega do produto: por exemplo: e-learning. A tecnologia permite a veiculação do ensino a distância;

Tipos de inovação § Parcerias com fornecedores: propiciam a redução do ciclo produtivo e

Tipos de inovação § Parcerias com fornecedores: propiciam a redução do ciclo produtivo e a elevação da qualidade. Por exemplo: o mercado automotivo usa a homologação de fornecedores continuamente para conseguir zero defeito e atender à demanda do mercado; § Mudança no modelo do negócio: por exemplo, bancos que prestam serviços de gestão de tesouraria para clientes corporativos exclusivos.

Tipos de inovação § Mudanças nos processos organizacionais: por exemplo, a redução de tempo

Tipos de inovação § Mudanças nos processos organizacionais: por exemplo, a redução de tempo nas aprovações dos processos de compras otimizando os recursos.

O desafio da mudança § Hoje em dia, um dos maiores problemas organizacionais é

O desafio da mudança § Hoje em dia, um dos maiores problemas organizacionais é a falta de rapidez para a mudança e o conseguir realizá-la sem traumas. § Em consequência dos desafios, outro dilema dos executivos é a postura diante do dinamismo, ou seja, saber diferenciar as situações que exijam rapidez, controle e inflexibilidade, entre as quais, a rápida adequação e inovação que são requeridas.

O desafio da mudança § Temos que observar que nem todas as mudanças são

O desafio da mudança § Temos que observar que nem todas as mudanças são negativas, mas, sem exceção, todas geram incertezas e imprecisões, entretanto, são absolutamente necessárias para as melhorias. § Por esse motivo, o empreendedor está sempre procurando por mudanças, e ele reage a elas como oportunidades. § Da mesma forma, empresas receptivas às inovações são predispostas a perceberem as mudanças como motivações para o crescimento e evolução dos negócios, e não como problemas.

O desafio da mudança § Manter o status quo, com frases típicas como: “não

O desafio da mudança § Manter o status quo, com frases típicas como: “não se mexe no que funciona”, ou “nós sempre fizemos assim”, atribui valores excessivos a ocorrências do passado, revelando a resistência ao novo e indiferença à oportunidade em inovar. § Cabe ao empreendedor promover as mudanças, sua abordagem deve ser composta pelos elementos cruciais da mudança e seus riscos calculados.

Identificando e aproveitando as oportunidades § A habilidade de identificar uma oportunidade reside na

Identificando e aproveitando as oportunidades § A habilidade de identificar uma oportunidade reside na capacidade de observação. Ela pode estar contida em várias situações, como, por exemplo: em um problema, nas necessidades de mercado, nas tendências da moda, nos conflitos inesperados ou em considerações de uma dona de casa. § É requerida uma percepção aguçada para detectar esses breves momentos. § Outra habilidade requerida é a proatividade, em muitas ocasiões não dá para esperar a oportunidade bater à sua porta, portanto, empreendedores saem à sua caça.

Interatividade Assinale a alternativa incorreta com relação aos tipos de inovação: a) Desenvolvimento de

Interatividade Assinale a alternativa incorreta com relação aos tipos de inovação: a) Desenvolvimento de um novo produto ou serviço. b) Decréscimo à funcionalidade do produto. c) Qualquer mudança que signifique uma nova utilidade para o produto. d) Mudanças no segmento de mercado. e) Mudança na forma de entrega do produto.

Resposta b) Decréscimo à funcionalidade do produto.

Resposta b) Decréscimo à funcionalidade do produto.

Identificando e aproveitando as oportunidades § A devida identificação da oportunidade é inerente ao

Identificando e aproveitando as oportunidades § A devida identificação da oportunidade é inerente ao indivíduo e não à organização. Como é um processo ligado diretamente ao indivíduo, exige políticas de estímulo para a iniciativa do processo. § Além dos fatores acima mencionados, adiciona-se também a disciplina, portanto, o trabalho sistemático torna-se parte do sistema quando se avalia a oportunidade, pois é necessário balancear o equilibro da ideia e seu prazo de validade. A ponderação do ambiente interno e externo.

Identificando e aproveitando as oportunidades Dicas para identificar e selecionar oportunidades: 1. As oportunidades

Identificando e aproveitando as oportunidades Dicas para identificar e selecionar oportunidades: 1. As oportunidades podem ser encontradas nas fontes internas da empresa, como, por exemplo, a redução de tempo e custos de um processo; 2. Identificar a vocação organizacional cria vantagem competitiva excepcional para o negócio;

Identificando e aproveitando as oportunidades 3. levar a voz do cliente e/ou consumidor a

Identificando e aproveitando as oportunidades 3. levar a voz do cliente e/ou consumidor a todos os níveis da empresa. Eles são a fonte mais barata de consultoria, já que propõem mudanças e ainda consomem os produtos oferecidos; 4. estar atento a novas demandas é a melhor forma de aproveitar as oportunidades; 5. riscos e oportunidades geradas no ambiente externo também podem proporcionar excelentes ideias. São exemplos: o crescimento demográfico, alterações econômicas, violências, tendências culturais entre outros.

Risco e segurança § Risco e segurança são complementares. Há ocasiões em que se

Risco e segurança § Risco e segurança são complementares. Há ocasiões em que se assume um risco com maior ou menor segurança. Em geral, segurança na administração está diretamente relacionada ao controle, estabilidade, precisão e previsibilidade. § A interpretação do empreendedor em relação à segurança é de flexibilidade no sentido de liberdade para agir. Neste caso, há uma chance favorável para que a organização encare a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça.

Risco e segurança § A inovação traz consigo o paradigma de implicar alto risco,

Risco e segurança § A inovação traz consigo o paradigma de implicar alto risco, pois, a incerteza é um componente inerente a esse processo. § O empreendedor não é um jogador, ele não aceita correr qualquer risco. Aceita correr riscos calculados, porque, na verdade, ele busca cercar-se de informação, para equilibrar o sistema: ameaça – probabilidade – impacto, minimizando resultados negativos e buscando novas formas de ganhos. Ele se esforça para diminuir os riscos e considera que cada regra quebrada é um passo para o desconhecido e, neste caso, seria um retorno indesejado.

Invenção e inovação § A forma de pensar de um inventor é bem diferente

Invenção e inovação § A forma de pensar de um inventor é bem diferente da de um empreendedor, apesar de serem complementares. O inventor enxerga a mudança em longo prazo, tem ideias que serão factíveis em cinco ou dez anos e se depara com perguntas como: “Não seria maravilhoso se. . . ? ”. E se coloca a imaginar como seria a resposta do consumidor perante as funcionalidades desejadas. § A principio, os inventores se preocupam em como será o detalhamento do processo para transformar essa ideia em um produto mercadológico.

Invenção e inovação § No que se refere aos empreendedores, eles fazem o que

Invenção e inovação § No que se refere aos empreendedores, eles fazem o que se chama de inovação. Trabalham para responder a perguntas como: “Quem poderia me ajudar nesse projeto? ”, “Quanto custa? ”, “Quem compraria? ”, “Quem não compraria? ”, “Qual será a reação da concorrência? ” e assim por diante. § A priori, esses fatores são desconsiderados pelos inventores, pois, nem tudo que é inventado é passível de tornar-se comercializável.

Fatores que possibilitam a inovação § Para que haja a possibilidade de um clima

Fatores que possibilitam a inovação § Para que haja a possibilidade de um clima organizacional voltado para a inovação, será fundamental que a organização desenvolva uma cultura voltada para o desenvolvimento de lideranças, competências e relacionamento interpessoal. § São valores básicos para a inovação o respeito, a confiança, a inclusão, a sinergia e o comprometimento.

Fatores que possibilitam a inovação Elementos que condicionam as inovações: 1. O inesperado: quando

Fatores que possibilitam a inovação Elementos que condicionam as inovações: 1. O inesperado: quando um produto ou serviço está destinado para um determinado segmento de mercado e inesperadamente torna-se atrativo para outro segmento ou finalidade; 2. A incongruência: quando o inventor não aceita que o produto ou serviço possa funcionar de outra forma, e refuta: “isso não pode ser assim”. Um exemplo é o relógio que pode funcionar sem engrenagens;

Fatores que possibilitam a inovação 3. A necessidade: os problemas geram inconvenientes, e a

Fatores que possibilitam a inovação 3. A necessidade: os problemas geram inconvenientes, e a busca pelas soluções pode resultar em novos produtos e serviços, por exemplo, ração seca, soluciona a demanda de cozinha para pets; 4. Mudanças no mercado: as mudanças podem ser várias, por exemplo: alterações no comportamento do consumidor, medidas regulatórias do governo, demanda inesperada, novos concorrentes ou uma nova tecnologia; 5. Demografia: os indicadores demográficos precisam ser acompanhados frequentemente para observar migrações, modificações de classes sociais, escolaridade etc. ;

Fatores que possibilitam a inovação 6. percepção, disposição e significado: verificar vários pontos de

Fatores que possibilitam a inovação 6. percepção, disposição e significado: verificar vários pontos de vista e suas integrações na aplicação sistêmica; 7. conhecimento novo: para atrair capital e visibilidade, será necessária uma fonte de inovação incrível, que possa ser integrada e compartilhada com outros conhecimentos.

Interatividade Assinale a alternativa abaixo que não representa uma dica para identificar e selecionar

Interatividade Assinale a alternativa abaixo que não representa uma dica para identificar e selecionar oportunidades: a) As oportunidades não podem ser encontradas nas fontes internas da empresa, apenas externas. b) Identificar a vocação organizacional cria vantagem competitiva. c) Levar a voz do cliente e/ou consumidor a todos os níveis da empresa. d) Estar atento a novas demandas. e) Riscos e oportunidades geradas no ambiente externo também podem proporcionar excelentes ideias.

Resposta a) As oportunidades não podem ser encontradas nas fontes internas da empresa, apenas

Resposta a) As oportunidades não podem ser encontradas nas fontes internas da empresa, apenas externas.

Fatores que possibilitam a inovação § A cultura organizacional inovadora se dá por meio

Fatores que possibilitam a inovação § A cultura organizacional inovadora se dá por meio da implantação de uma visão estratégica clara compartilhada em todos os níveis da empresa. § O olhar inovador também requer pessoas motivadas por desafios, contudo, concentrar a atenção nos clientes mantém produtividade. § Outro aspecto importante é a aderência e o comprometimento da alta administração com os projetos propostos.

Fatores que possibilitam a inovação § A cultura organizacional deve eliminar os entraves de

Fatores que possibilitam a inovação § A cultura organizacional deve eliminar os entraves de uma estrutura vertical, promovendo a multidisciplinaridade, formando grupos que interajam com formações distintas enriquecendo os processos de sugestões e soluções possíveis.

Bloqueadores da inovação § A inovação não acontece porque na maioria das organizações há

Bloqueadores da inovação § A inovação não acontece porque na maioria das organizações há aversão ao risco. Entretanto, o dinamismo do mundo globalizado requer constante adaptação, mudanças e melhorias. § Alguns aspectos precisam ser considerados como bloqueadores do processo inovador, como, por exemplo, o isolamento entre o produto e o cliente e tentar atender sempre aos melhores clientes, ou seja, à “nata” do mercado. Isso pode fechar portas para perspectivas mais rentáveis.

Bloqueadores da inovação § A colaboração organizacional dos Recursos Humanos estratégicos precisa contemplar uma

Bloqueadores da inovação § A colaboração organizacional dos Recursos Humanos estratégicos precisa contemplar uma nova interpretação em relação aos erros. Todos os sistemas são voltados a valorizar os acertos, e qualquer resultado indesejado é passível de sanções e ou punições. § Acontece que, para inovar, é preciso testar, e nem sempre consegue-se êxito de primeira tentativa, sobretudo porque esses eventos envolvem riscos. Como essas ações requerem tempo e dinheiro, essas tentativas podem ser consideradas como fracassos.

Bloqueadores da inovação § As organizações maduras que cultuam as inovações aprendem com os

Bloqueadores da inovação § As organizações maduras que cultuam as inovações aprendem com os erros e saem fortalecidas desse processo. § Nestas empresas, o erro não é considerado incompetência, pois, nenhuma inovação conhecida é fruto da concepção original. § Finalmente, uma empresa inovadora consegue “ficar ligada” no entusiasmo do empreendedor, incentivando essa habilidade.

Estudo de caso § Buscapé – Uma empresa brasileira que faz sucesso na Internet.

Estudo de caso § Buscapé – Uma empresa brasileira que faz sucesso na Internet. § O Buscapé é uma empresa brasileira de comparação de preços com atuação na América Latina, criada por três estudantes universitários no ano de 1998. § Em 2006, o Buscapé passou por várias mudanças. Após a terceira rodada de investimentos onde foi adquirido por um novo sócio capitalista, o Great Hill Partners, a empresa pôde comprar seu principal concorrente no mercado brasileiro, o Bondfaro.

Estudo de caso § Com isso foi possível aumentar ainda mais sua participação no

Estudo de caso § Com isso foi possível aumentar ainda mais sua participação no mercado, atingindo 83% de market share, e ganhar fôlego para continuar se expandindo no mercado latino americano, onde já atua no Chile, Argentina, México e Colômbia.

História § Em 1994, Romero Rodrigues, um jovem apaixonado por computação teve a visão

História § Em 1994, Romero Rodrigues, um jovem apaixonado por computação teve a visão de que esta poderia lhe garantir um belo fruto. § Decidiu cursar uma faculdade que lhe oferecesse conhecimento na área. § Seu objetivo não era ser empregado de grande empresa e sim um futuro empreendedor. “Ingressei na Poli com o objetivo não de ser um engenheiro elétrico, tinha o objetivo de ter meu próprio negócio desde criança e era apaixonado por computador, que achava uma área com muito potencial. Eu via a engenharia como uma ferramenta para chegar aonde eu queria”.

A idéia certa Romero e seus dois sócios, Ronaldo Takahashi e Rodrigo Borges continuavam

A idéia certa Romero e seus dois sócios, Ronaldo Takahashi e Rodrigo Borges continuavam juntos à procura de um negócio que pudesse prosperar. “O Buscapé surgiu quando estávamos fazendo um brainstorming e, em um determinado momento, Rodrigo estava procurando uma impressora para comprar. Ele entrou na Internet, pesquisou em alguns sites de busca da época, e encontrou de tudo, menos o preço das impressoras. . . Então decidimos explorar a ideia de um site que pudesse informar preços”.

Interatividade Segundo o livro texto, assinale a alternativa que não representa um dos elementos

Interatividade Segundo o livro texto, assinale a alternativa que não representa um dos elementos que condicionam as inovações: a) O inesperado. b) A congruência. c) A necessidade. d) Mudanças no mercado. e) Demografia

Resposta b) A congruência.

Resposta b) A congruência.

A idéia certa § Eles acreditavam que a loja poderia pagar para aparecer no

A idéia certa § Eles acreditavam que a loja poderia pagar para aparecer no sistema e isso seria proporcional ao número de cliques que ela recebesse. Com isso criaram o rascunho do primeiro plano de negócios: “Nós tínhamos muita noção de que agregaríamos diferenças à cadeia de valor da indústria, para o varejista e para o consumidor”. § De uma dificuldade encontrada, percebemos uma oportunidade que era a busca só de preço.

Diversificar para sobreviver § A saída encontrada para superar a crise foi diversificar os

Diversificar para sobreviver § A saída encontrada para superar a crise foi diversificar os negócios da empresa, mesmo que isso significasse o risco de perder o foco. Sendo assim, o Buscapé dividiu-se em cinco diferentes unidades de negócios: e-commerce, mídia e publicidade, serviços de catálogo, inteligência de mercado, consultoria e tecnologia. “Nós diversificamos, mas sempre próximo do foco. Nós diversificamos em coisas que aumentavam o mercado, como melhorar a busca de algum site, ou vender informação de mercado, que eram informações que já tínhamos disponíveis”.

Aquisição do concorrente § Em maio de 2006, como parte de sua estratégia de

Aquisição do concorrente § Em maio de 2006, como parte de sua estratégia de crescimento, o Buscapé adquiriu seu principal concorrente no mercado brasileiro, o site Bondfaro, que tinha acerca de 1/3 do tamanho do Buscapé. § Romero olha para trás e se lembra de tudo aquilo por que já passou, desde as noites sem dormir enquanto ainda estava na faculdade, até as noites sem dormir quando o sócio capitalista queria fechar a empresa.

Aquisição do concorrente § São essas coisas que fazem os olhos do jovem empreendedor,

Aquisição do concorrente § São essas coisas que fazem os olhos do jovem empreendedor, de apenas 29 anos, brilhar e pensar nas oportunidades existentes diante do novo desafio que virá pela frente com a provável proposta dos grandes competidores mundiais que passaram a ser seus principais concorrentes. “O desespero que dá quando você deita a cabeça no travesseiro à noite e pensa nos grandes concorrentes é superado pelo prazer que você tem na manhã seguinte de acordar cedo e ir trabalhar”.

Considerações do estudo de caso § Não existe uma forma única de empreender que

Considerações do estudo de caso § Não existe uma forma única de empreender que possa ser aplicada a qualquer empresa. Contudo, fazem-se notórios os pontos em comum que garantem os direcionamentos organizacionais, como segue: § Há investimentos em treinamento, pesquisa e desenvolvimento; § Autonomia para ação e experimentação com tolerância ao erro;

Considerações do estudo de caso § Valorização das ideias dos funcionários; § Suporte da

Considerações do estudo de caso § Valorização das ideias dos funcionários; § Suporte da alta administração; § Gestão participativa nos processos internos; § Cultura organizacional fortemente baseada nos valores e princípios; § Disseminação dos negócios e das estratégias corporativas;

Considerações do estudo de caso § Prêmios financeiros; § Eliminação das barreiras internas causadas

Considerações do estudo de caso § Prêmios financeiros; § Eliminação das barreiras internas causadas pela departamentalização; § Influências empreendedoras na liderança organizacional. § Esse conjunto de apontamentos é importante, e cunharam os caminhos de figuras que se tornaram ícones do empreendedorismo, como: Jorge Gerdau, Marcel Telles, e Abílio Diniz.

Considerações do estudo de caso § A ousadia costumeira dos empreendedores pode ser remontada

Considerações do estudo de caso § A ousadia costumeira dos empreendedores pode ser remontada nos relatos do paulistano Aleksander Mandic, que trabalhou em uma subsidiária da Siemens, quando subitamente desenvolveu seu interesse pela tecnologia BBS (Bulletin Board Systems), precursora da Internet e entusiasmado abriu sua empresa a Mandic BBS, e atualmente a Mandic S/A.

Considerações do estudo de caso § Cada empreendedor tem seu próprio perfil de comando,

Considerações do estudo de caso § Cada empreendedor tem seu próprio perfil de comando, a delegação em troca da conquista de metas predeterminadas é implementada com êxito por Laércio Cosentino da Microsiga. § Entre 1998 e 2002, a empresa cresceu 398% em faturamento.

Considerações do estudo de caso § A alta taxa de mortalidade da empresa no

Considerações do estudo de caso § A alta taxa de mortalidade da empresa no primeiro ano de vida pode deixar os empreendedores apreensivos, tornando a decisão difícil. § Não há duvidas de que a única arma para superar esses obstáculos é o capital intelectual. § Potencializar esses recursos, fazendo uso mais efetivo é prioritário nesta década.

Considerações do estudo de caso § O conceito empreendedor promove mudanças estruturais e radicais

Considerações do estudo de caso § O conceito empreendedor promove mudanças estruturais e radicais que podem garantir a sobrevivência das empresas e chega a ser nominado por alguns empresários de Revolução Corporativa.

Interatividade Sobre o estudo de caso apresentado, assinale a alternativa que não pode ser

Interatividade Sobre o estudo de caso apresentado, assinale a alternativa que não pode ser considerada como um ponto em comum que garante os direcionamentos organizacionais: a) Há investimentos em treinamento, pesquisa e desenvolvimento. b) Autonomia para ação e experimentação com tolerância ao erro. c) Desvalorização das ideias dos funcionários. d) Suporte da alta administração. e) Gestão participativa nos processos internos.

Resposta c) Desvalorização das ideias dos funcionários.

Resposta c) Desvalorização das ideias dos funcionários.

ATÉ A PRÓXIMA!

ATÉ A PRÓXIMA!