UNIDADE PASTORAL DE NOVA OEIRAS E SO JULIO





















- Slides: 21

UNIDADE PASTORAL DE NOVA OEIRAS E SÃO JULIÃO DA BARRA

UNIDADE PASTORAL DE NOVA OEIRAS E SÃO JULIÃO DA BARRA

FUNDAMENTAÇÃO Na Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Papa Francisco: Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus. Conhecer Jesus e viver ao jeito de Jesus é uma das melhores formas de sentir a misericórdia de Deus A Quaresma deste ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus.

FUNDAMENTAÇÃO A Quaresma deve ser vivida como o grande retiro dos cristãos, onde não deve faltar: • a proclamação e meditação da palavra de Deus, • espaço para a reconciliação, • momentos fortes de adoração ao Senhor No tempo Pascal, vivido como o tempo da Igreja, daremos relevo às obras de misericórdia.

LEMA AO MODO DE DEUS Queremos aprender de Jesus a amar como Deus ama. S. Lucas vai acompanhar-nos ao longo da Quaresma e mostrar-nos o rosto de Deus nas atitudes e palavra amorosas - misericordiosas de Jesus. Como Jesus fez também nós devemos fazer. A misericórdia tem a sua fonte original no coração de Deus e realiza-se em obras que brotam do amor frontal e testam a autenticidade da fé e é com estes desafios que nos propomos AMAR AO MODO DE DEUS!

OBJETIVOS 1º - Viver a Quaresma como o grande retiro da Igreja. 2º - Perceber o modo de amar de Deus. 3º - Procurar amar como Deus ama. 4º - Expressar esse amor na vivência das obras de misericórdia.

O CAMINHO O caminho proposto tem dois momentos, Quaresma e Páscoa: 1. Durante a caminhada quaresmal vamos “aprender a amar ao modo de Deus”, pelo que vamos enriquecendo o nosso coração. 2. Após o domingo de Páscoa, depois de termos “aprendido a amar do modo de Deus”, vamos colocar em prática e amar o próximo, tendo por referência as obras de misericórdia.

À LUZ DA PALAVRA Deus ama porque. . . Eu sou desafiado a. . . Algumas ações.

À LUZ DA PALAVRA - QUARESMA SOLENIDADE EVANGELHO 4ª Feira de Cinzas Oração Jejum DEUS AMA PORQUE… EU SOU DESAFIADO A… AÇÕES CONVIDA CONVERTER-ME Participo na celebração de 4ª feira de cinzas. Recebo o caderno de percurso quaresmal. FALA ESCUTAR Leio Lc 4, 1 -13 e rezo o salmo 50 Caridade I Domingo As Tentações II Domingo A Transfiguração SE REVELA CONTEMPLAR III Domingo A Figueira Estéril DÁ OPORTUNID ADES APROVEITAR IV Domingo O Pai Misericordioso ABRAÇA RECONCILIAR-ME V Domingo A Mulher Adúltera PERDOA ACEITAR O PERDÃO Domingo de Ramos A Paixão DÁ VIDA AGRADECER CELEBRA LOUVAR Tríduo Pascal Contemplo o rosto revelado do Filho e procuro um espaço diferente do habitual para fazer oração pessoal/ de grupo. Leio Lc 9, 28 -30 e rezo o salmo 26 Aproveito a oportunidade, participando nas 24 horas para o Senhor; Leio Lc 13, 1 -9 e rezo o salmo 102 Valorizar a ORAÇÃO do Ato de Contrição. Aceito o abraço de Deus na Reconciliação; Leio Lc 15, 1 -3. 11 -32 e rezo o salmo 15 Valorizar a ORAÇÃO da Confissão. Aceito o perdão, perdoo e acolho o outro. . . Vou ao encontro do outro com um gesto concreto de Amor; Leio Lc 15, 1 -10 e rezo o salmo 91 Valorizar a ORAÇÃO “antes da comunhão”. Agradeço este ato supremo de Amor; Partilho o meu ramo com alguém; Leio um pouco do Evangelho de S. Lucas e rezo o salmo 129. Organizo-me para participar nas cerimónias do Tríduo Pascal Participo nas cerimónias da Semana Santa. . . Louvo o Senhor com um tempo de adoração (5ª feira Santa) Acompanho o Senhor na Via Sacra (6ª Feira Santa) Deixo-me iluminar pelo Senhor na Vigília Pascal.

À LUZ DA PALAVRA – TEMPO PASCAL AÇÃO DA COMO A IGREJA VIVE Domingo de A Ressurreição Ressuscita Páscoa SOLENIDADE EU SOU DESAFIADO A… ABRIR AÇÕES Abro a porta a Jesus Ressuscitado; Sou aspergido com água purificadora. Recebo com alegria a Visita Pascal da minha paróquia. Propomos que, neste tempo Pascal, cada criança, adolescente, jovem, escolha o seu "padrinho/madrinha - tutor- que o acompanhe e vá carregando a caderneta/cartão das obras de misericórdia. Este é o domingo da misericórdia e será dado, na missa, a todas as pessoas, o cartão com as obras de misericórdia e um espaço para o referido padrinho anotar a vivência - caminhada do seu acompanhante. Valorizar: Dar de comer a quem tem fome e dar bom conselho. II Domingo da COM MARIA, OS Páscoa ou A Fé de Tomé CRISTÃOS ERAM Domingo E a acção da UNIDOS NA ORAÇÃO E NA da Divina Igreja PARTILHA Misericórdia PARTILHAR A fé e a III Domingo da coragem testemunho Páscoa dos Apóstolos OBEDECER Valorizar: ensinar os ignorantes e dar de beber a quem tem sede. TESTEMUNHAR Valorizar: Corrigir os que erram e vestir os nus - Partilhar. Ter um gesto de gratidão para com o pároco. OS CRISTÃOS OBEDECIAM A DEUS O Bom Pastor e a Acção OS CRISTÃOS IV Domingo da apostólica de ANUNCIAVAM A Páscoa Paulo e PALAVRA Barnabé

À LUZ DA PALAVRA – TEMPO PASCAL EU SOU DESAFIADO A… AÇÕES O PAULO E Mandamento BARNABÉ NÃO V Domingo da do amor e o DESISTIRAM DE Páscoa anúncio do ANUNCIAR O Evangelho EVANGELHO ANUNCIAR Valorizar: Consolar os tristes e dar pousada aos peregrinos. Ter gestos de misericórdia com os pobres, tristes. APÓSTOLOS E ANCIÃOS DE COMUM A Igreja VI Domingo da ACORDO. animada pelo Páscoa - UNIDADE NOS Espírito RESPONSÁVEIS DA IGREJA FAZER O BEM Valorizar: Perdoar as injúrias e assistir aos enfermos. Dar atenção especial à preparação das grandes festas da catequese. SOLENIDADE AÇÃO DA IGREJA COMO A IGREJA VIVE A IGREJA RECEBE Ficarei sempre A PROMESSA DO VIVER A CERTEZA Domingo da convosco, pela ESÍRITO SANTO E DA PRESENÇA DE força do A CERTEZA DA Ascensão JESUS Espírito. PRESENÇA DE JESUS Domingo de Pentecostes O Espírito da Verdade A IGREJA RECEBE A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO ACOLHER Valorizar: Sofrer com paciência a fraqueza do nosso próximo e visitar os presos. . . Valorizar a capacidade da paciência. Uma carta coletiva a um preso na prisão, na droga ou álcool, na solidão, etc. Ser positivo perante a vida. Ser criativo Valorizar: rogar a Deus por vivos e defuntos e enterrar os mortos. Pode sugerir-se uma visita ao cemitério. Dar a quem não tiver, o folheto com as obras de misericórdia.

COMO ? DURANTE A QUARESMA CRIANÇAS Será entregue uma folha/caderneta que os acompanharão durante a Quaresma. Nele, são convidadas a registar semanalmente o seu caminho, colando uma imagem referente ao Evangelho. Nessa mesma folha há espaço para escreverem as orações penitenciais referidas nos III, IV e V Domingo. JOVENS E COMUNIDADE No início da quaresma será entregue um caderno de percurso espiritual. Semanalmente receberão uma proposta de leitura bíblica e um salmo, acompanhada com a proposta da semana (como Deus ama…. . eu sou desafiado a……. ).

COMO ? QUARESMA - CRIANÇAS

COMO ? QUARESMA - CRIANÇAS

COMO ? QUARESMA - RESTANTE COMUNIDADE

COMO ? DURANTE O TEMPO PASCAL CRIANÇAS Depois de termos refletido no amor/misericórdia de Deus, no tempo pascal, seguindo o ritmo dos Atos dos Apóstolos [tempo da implantação da Igreja nascente], debruçamo-nos sobre as obras de misericórdia valorizando semanalmente uma obra espiritual e outra corporal. JOVENS E COMUNIDADE Será entregue, a cada pessoa, um cartão com as obras de misericórdia, corporais e espirituais. Cada pessoa é convidada a escolher um padrinho/madrinha que, semanalmente a deve auxiliar a colocar em prática as obras de misericórdia.

COMO ? DURANTE O TEMPO PASCAL - CRIANÇAS

COMO ? DURANTE O TEMPO PASCAL - COMUNIDADE

SÍMBOLO COMUNITÁRIO

SÍNTESE QUARESMA Aprender a AMAR ao modo de DEUS TEMPO PASCAL Põr em prática o que aprendemos: Viver as OBRAS DE MISERICÓRDIA UNIDADE PASTORAL DE NOVA OEIRAS E SÃO JULIÃO DA BARRA

UNIDADE PASTORAL DE NOVA OEIRAS E SÃO JULIÃO DA BARRA
Unidade pastoral nova oeiras
Habitar oeiras
Empuxo
Unidade de medida
Unidade estilística
Converso de medida
Unidade funcional dos seres vivos?
Newton unidade
Primeira unidade de conservação do brasil
Simbolo unidade de medida
Quando jesus passar eu quero estar
Unidade 6 economia
Lei de newton
No presépio pequenino
Unidades do si
Unidade de ensino superior dom bosco
Unidade central de processamento
Constante de boltzmann unidade
Tkm 50
Mol e massa molar
Unidade de ensino superior dom bosco
Unidade caloria