Tendncias Metodolgicas no Ensino da Matemtica Prtica da

  • Slides: 18
Download presentation
Tendências Metodológicas no Ensino da Matemática Prática da Matemática no Ensino Fundamental 1º semestre

Tendências Metodológicas no Ensino da Matemática Prática da Matemática no Ensino Fundamental 1º semestre Profa: Ana Claudia Lemes de Morais

1. Etnomatemática q Surge de discussões sobre as relações entre cultura e educação, principalmente

1. Etnomatemática q Surge de discussões sobre as relações entre cultura e educação, principalmente na matemática, no final da década de 70; q Inserida como programa (etnomatemática) no Brasil por D’ Ambrósio no final da década de 80; q Considerada como área ligada ao estudo de grupos culturais e seus interesses; q Significa reconhecer que todas as culturas e todos os povos desenvolvem maneiras de explicar, de conhecer, de lidar com a sua realidade em um processo de permanente evolução. q Mesmo com mais de 20 anos de pesquisa, ainda não se tem um conceito definido, considerando a complexidade em torno de sua elaboração. q O que se tem sobre são ideias formuladas por vários estudiosos a partir de suas experiências (Ambrósio, Paulus Gerdes e Gelsa Knijnik);

Etnomatemática: definição do termo

Etnomatemática: definição do termo

Paulus Gerdes (1991) diz que a Etnomatemática está contida na Matemática, Etnologia (Antropologia (homem/humanidade)

Paulus Gerdes (1991) diz que a Etnomatemática está contida na Matemática, Etnologia (Antropologia (homem/humanidade) Cultural) e também na Didática da Matemática. Gelsa Knijnik (1993) chama de abordagem etnomatemática a investigação das concepções, tradições e práticas matemáticas de um grupo social subordinado e o trabalho pedagógico que se desenvolve na perspectiva de que o grupo interprete e codifique seu conhecimento. D’Ambrósio (2002), acredita que a Etnomatemática possui várias dimensões que na maioria das vezes estão interligadas, e para efeito didático as classifica deste modo: dimensão conceitual, dimensão histórica, dimensão cognitiva, dimensão epistemológica, dimensão política e dimensão educacional.

Etnomatemática Paulus Gerdes A etnomatemática de Paulus Gerdes tem como objeto de estudo o

Etnomatemática Paulus Gerdes A etnomatemática de Paulus Gerdes tem como objeto de estudo o surgimento de algumas formas geométricas em padrões de entrelaçamento de palhas, confecção de cestos, simetrias, volume e outros objetos artesanais (África e América do Sul).

Etnomatemática Gelsa Knijnik Suas investigações são acerca do modo como a educação é tratada

Etnomatemática Gelsa Knijnik Suas investigações são acerca do modo como a educação é tratada dentro do MST, mais especificamente a educação matemática (cubação de terra e cubagem de madeira). Knijnik buscou em sua experiência com os sem terra, utilizar esse processo de “deconstrução-valorização-reconstrução, tentando dar-lhes condições de praticarem um aprendizado reflexivo da matemática a partir de suas próprias raízes culturais.

Algumas atividades pedagógicas envolvendo a etnomatemática a) Exploração de painéis decorativos presentes em determinados

Algumas atividades pedagógicas envolvendo a etnomatemática a) Exploração de painéis decorativos presentes em determinados prédios, revestimentos e pavimentações; b) Os ornamentos apresentados a seguir são representações geométricas muito utilizadas em tapetes e ornamentos cerâmicos baseados em motivos da arte milenar persa, grega, árabe, marajoara, entre outras. Encontre o padrão que, ao repetir-se, gera os seguintes ornamentos c) Elabore faixas com ornamentos geométricos a partir das figuras a seguir. d) Quais os casos de simetria utilizados por você em cada faixa elaborada? Explique cada caso.

Algumas atividades pedagógicas envolvendo a etnomatemática a) Faça um levantamento com um carpinteiro sobre

Algumas atividades pedagógicas envolvendo a etnomatemática a) Faça um levantamento com um carpinteiro sobre como ele calcula quantos metros de caibros, vigas e ripas são necessários para o telhado de uma casa, considerando o tamanho do terreno, o número de cômodos e o tipo de telhado. b) Localize, em sua comunidade, alguma construção em que o teorema de Pitágoras está presente ou foi usado de forma aplicada. Em seguida, descreva matematicamente o modo como essa parte da geometria aparece. c) Faça um levantamento das formas geométricas presentes em torno de sua casa e identifique os conceitos geométricos envolvidos nessas formas, explicando cada um deles. d) Entreviste uma costureira ou bordadeira, uma artesã ou rendeira e identifique o modo como essas profissionais se relacionam com alguns conceitos e propriedades geométricas, identificando e explicando cada um deles. e) Observe as formas geométricas das grades de portões e dos telhados das casas e, em seguida, pergunte aos serralheiros e carpinteiros por que essas formas geométricas estão presentes nessas estruturas.

2. Resolução de Problemas enfrentados nessa tendência: q Interpretação exata do que pede um

2. Resolução de Problemas enfrentados nessa tendência: q Interpretação exata do que pede um problema; . q O uso tradicional dos problemas, reduzidos à aplicação e sistematização dos conhecimentos; q O treino excessivo de definições, técnicas e demonstrações se torna uma atividade rotineira e mecânica; Como trabalhar as situações problemas na sala de aula? q Utilizar situações do cotidiano; q Propor a elaboração de problemas; q Trabalhar situações em grupos de alunos; q Levá-los a criação de estratégias: desenho, tabelas e outras. q Acompanhar de perto o raciocínio do aluno q Muito cuidado ao avaliar a resolução do aluno.

2. Resolução de Problemas

2. Resolução de Problemas

3. Modelagem Quebra forte dicotomia entre a matemática escolar formal e a sua utilidade

3. Modelagem Quebra forte dicotomia entre a matemática escolar formal e a sua utilidade na vida real; Explica como os modelos matemáticos podem ser vistos; É associada à construção de um modelo abstrato descritivo de algum sistema concreto através: • Formulação do problema; • Construção do modelo matemático que represente o sistema de estudo; • Dedução da solução para o modelo; • Testagem do modelo e a solução deduzida por ele. A modelagem matemática propõe partir do “mundo real” e, através da abstração, construir modelos matemáticos que, resolvidos através de técnicas matemáticas, apresentam soluções que passam por um processo de validação visando ou não à modificação do modelo construído.

4. História da Matemática Tendência que procura enfatizar o caráter investigatório, testagem e avaliação

4. História da Matemática Tendência que procura enfatizar o caráter investigatório, testagem e avaliação de atividades; O trabalho com história da matemática permite: üReconstruir a matemática produzida em diferentes contextos sócio-culturais e em diferentes épocas da vida humana. üApresentar a História da Matemática como um caminho para a compreensão dos conteúdos matemáticos; üRefazer caminhos feitos pelos matemáticos; üIncentivar a pesquisa, ir além da história apresentada em livros didáticos; üDecidir quais procedimentos metodológicos são passíveis de adoção em sala de aula para tratar aspectos históricos dos conteúdos matemáticos.

5. Jogos no Ensino da Matemática Em que momento utilizar o jogo em sala

5. Jogos no Ensino da Matemática Em que momento utilizar o jogo em sala de aula? Segundo Macedo (2000). Ao introduzir conceitos; Ao construir conceitos; Para fixar conceitos; O que é importante é que ele seja utilizado de forma cuidadosa e que contribua para superar possíveis dificuldades de aprendizagem do aluno.

6. Tecnologias Matemática Calculadoras; Tv/DVD Máquinas fotográficas; Filmadoras; Computadores; Internet; no Ensino da

6. Tecnologias Matemática Calculadoras; Tv/DVD Máquinas fotográficas; Filmadoras; Computadores; Internet; no Ensino da

6. Tecnologias no Ensino da Matemática O COMPUTADOR Ciclo abordado por Valente (1988) baseado

6. Tecnologias no Ensino da Matemática O COMPUTADOR Ciclo abordado por Valente (1988) baseado na teoria de Piaget Descrição Execução Depuração Reflexão A introdução dos computadores no dia-a-dia da escola tem que acontecer de forma cautelosa e bem articulada, pois não será a máquina nem tampouco sua aplicações que melhorarão o processo pedagógico e sim seu uso combinado como estratégias adequadas a realidade dos alunos, levando em consideração suas necessidades, motivação, desenvolvimento cognitivo e interesse (SOUZA, 2003: 89)

6. Tecnologias no Ensino da Matemática ALGEBRA: Aplausix ( freeware), Funciones (freeware), Funções Complexas

6. Tecnologias no Ensino da Matemática ALGEBRA: Aplausix ( freeware), Funciones (freeware), Funções Complexas F(C), o Graphmática (shareware) , o Graf Equation (freeware), o Matlab (freeware), o Modellus (freeware), o Winplot (freeware), o Maple (demo), o Second Life (freeware). GEOMETRIA: Cabri-Géomètre (comercializado), o Euclidean (freeware), o Tabulae (freeware), o Poly (freeware), Cinderella (demo), Dr. Geo (freware), Euklid (shareware), Geometria Descritiva (freware), Super Logo (freeware), Geoplan (demo), Geospace (demo), Great Stella (demo), Régua e Compasso (freeware) e Wingeom (freeware).