PRTICA DE ENSINO PRTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I















- Slides: 15

PRÁTICA DE ENSINO – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I PROFESSORES: MAURÍCIO ZORRO E THIAGO RUFFO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O que é Educação? Etimologia Educare - orientar, nutrir, decidir num sentido externo, levando o indivíduo de um ponto onde ele se encontra para outro que se deseja alcançar. Educere - promover o surgimento de dentro para fora das potencialidades que o indivíduo possui.

O que é Educação? Sentido mais amplo - tudo aquilo que pode ser feito para desenvolver o ser humano Sentido mais estrito - representa a instrução e o desenvolvimento de competências e habilidades. Alguns autores: Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, John Locke, Jean Jacques Rousseau, Immanuel Kant, Jean Piaget, Paulo Freire, etc.

Educação: diferentes concepções

Os 4 pilares da educação

Problematizando. . . Educação e ensino são a mesma coisa? Educação se faz com informações? Pais educam e professores ensinam?

Educação e Ensino Ensinar não é somente transmitir, não é somente transferir conhecimentos de uma cabeça a outra, não é somente comunicar. Ensinar é fazer pensar, é estimular para a identificação e resolução de problemas; é ajudar a criar novos hábitos de pensamento e ação. EDUCAÇÃO: prática educativa, processo de ensino e aprendizagem que leva o indivíduo a aprender, a saber pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente de seu próprio crescimento. É um processo de humanização que alcança o pessoal e o estrutural, partindo da situação concreta em que se dá a ação educativa numa relação dialógica.

Prática de ensino – Prática como componente curricular I (PCC I) Crítica ao modelo da racionalidade técnica racionalidade prática Repensar a formação docente Quando deve aparecer os primeiros momentos do curso de formação com a prática docente?

O que é a PCC? Qual o objetivo desta PCC? Qual temática será abordada? Como será a participação dos discentes nesta?

O termo “Prática como Componente Curricular” Surge de forma explícita na Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002

O termo “Prática como Componente Curricular” Em documentos anteriores, apesar da insistência na articulação das dimensões teóricas e práticas na formação docente, não aparecia a expressão “prática como componente curricular” em seu texto. Favorece a reflexão Práxis

Sobre a “Prática como Componente Curricular (PCC)” Parecer CNE/CP 28/2001, de 2 de outubro de 2001

PCC e Estágio Supervisionado É fundamental que haja tempo e espaço para a prática, como componente curricular, desde o início do curso e que haja uma supervisão da instituição formadora como forma de apoio até mesmo à vista de uma avaliação de qualidade. Por outro lado, é preciso considerar um outro componente curricular obrigatório integrado à proposta pedagógica: estágio curricular supervisionado de ensino, entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício.

Estágio supervisionado Supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. Momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino-aprendizagem que tornar-se-á concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário.

rea Componente Curricular Lngua Portuguesa Ensino Mdio Srie
COMPONENTE CURRICULAR MATEMTICA Ensino Mdio 1 Srie Tpico
Componente Curricular Histria Ensino Fundamental 8 Ano A
rea Componente Curricular Lngua Portuguesa Ensino Mdio Srie
COMPONENTE CURRICULAR Ensino Fundamental 6 Ano Interaes socioeconmicas
ECOSISTEMA Componente bitico Componente abitico Temperatura ambiental Hetertrofos
Componente Query Componente Query permite realizar consultas SQL
COMPONENTE VASCULAR Hemostasia Cristina Vite Prez Componente Vascular
Desplazamiento forzado y Fronteras Avances del componente Componente
Como pescado Como cereales Como pan tostado Como
COMPONENTE AUTONOMA CURRICULAR 1 Ruta de Implementacin Publicacin
Colgio Dnamo Componente curricular Cincias Professora Renata Simes
Componente Curricular ARTES Professora Caroline Bonilha CONTEDO do
PNLD 2015 Componente Curricular Arte Maio2014 Arte na
Componente Curricular ARTES Professora Caroline Bonilha CONTEDO do