PROJETO CONHECENDO CAMPINA GRANDE LOCALIZAO DO MUNICPIO DE

  • Slides: 50
Download presentation
PROJETO: CONHECENDO CAMPINA GRANDE

PROJETO: CONHECENDO CAMPINA GRANDE

LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE O município localiza-se no interior do estado da

LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE O município localiza-se no interior do estado da Paraíba. A latitude corresponde a 7° 13′ 51″ Sul, e a longitude 35° 52′ 54″ Oeste.

 A área do município abrange aproximadamente 594, 18 km²; Zona Tropical Equatorial; Localiza

A área do município abrange aproximadamente 594, 18 km²; Zona Tropical Equatorial; Localiza se no Planalto da Borborema; Estar a uma altitude média de 512 metros acima do nível do mar.

DISTRITOS DE CAMPINA GRANDE Catolé de Boa Vista; Catolé de Zé Ferreira; São José

DISTRITOS DE CAMPINA GRANDE Catolé de Boa Vista; Catolé de Zé Ferreira; São José da Mata; Santa Terezinha; Galante.

PLANALTO DA BORBOREMA Também conhecido como Serra da Borborema , é uma região serrana

PLANALTO DA BORBOREMA Também conhecido como Serra da Borborema , é uma região serrana no interior do Nordeste. Medindo aproximadamente 250 km de norte a sul. Localiza-se nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A Serra do Bodopitá Borborema quer dizer "terra infértil, estéril".

CAMPINA GRANDE "RAINHA DA BORBOREMA" Conhecida por situar-se no topo e no centro do

CAMPINA GRANDE "RAINHA DA BORBOREMA" Conhecida por situar-se no topo e no centro do Planalto, e por ser o entroncamento, a congregação de mais de 60 municípios que formam o Compartimento da Borborema, o maior entreposto comercial, educativo, de saúde e econômico do interior da Região Nordeste.

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES Norte: Pocinhos, Puxinanã, Lagoa Seca, e Massaranduba; Sul: Boqueirão, Caturité, Queimadas e

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES Norte: Pocinhos, Puxinanã, Lagoa Seca, e Massaranduba; Sul: Boqueirão, Caturité, Queimadas e Fagundes; Leste: Riachão do Bacamarte; Oeste: Boa Vista.

DIST NCIAS ENTRE CAMPINA GRANDE E ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS: 112 km – João Pessoa

DIST NCIAS ENTRE CAMPINA GRANDE E ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS: 112 km – João Pessoa 144 km – Caruaru 189 km – Recife 336 km – Maceió 574 km – Aracaju 234 km – Natal

MESORREGIÃO É uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área

MESORREGIÃO É uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa.

AGRESTE PARAIBANO É a segunda região mais populosa do estado, formada pela união de

AGRESTE PARAIBANO É a segunda região mais populosa do estado, formada pela união de sessenta e seis municípios agrupados em oito microrregiões. Municípios importantes são Campina Grande, Guarabira, Esperança, Solânea e Queimadas

MICRORREGIÕES De acordo com a Constituição brasileira de 1988, é um agrupamento de municípios

MICRORREGIÕES De acordo com a Constituição brasileira de 1988, é um agrupamento de municípios limítrofes, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, definidas por leis complementar estadual.

MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CAMPINA GRANDE Puxinanã; Lagoa Seca; Massaranduba; Serra Redonda; Queimadas; Fagundes;

MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CAMPINA GRANDE Puxinanã; Lagoa Seca; Massaranduba; Serra Redonda; Queimadas; Fagundes; Boa Vista.

SÍMBOLOS MUNICIPAIS Bandeira.

SÍMBOLOS MUNICIPAIS Bandeira.

 Evaldo Cruz – 1974; Padre Paulo Leishrnayer; Cor Verde – Campos; Asna ou

Evaldo Cruz – 1974; Padre Paulo Leishrnayer; Cor Verde – Campos; Asna ou banda em ângulo- Compasso ou Esporas do Cavaleiro; Espadas – Luta do Povo – Revolução Pernambucana 1817 – Confederação do Equador 1824 – Revolução Praieira 1848.

 Brasão de Armas do Município. Insígnia – corroa mural de prata com 4

Brasão de Armas do Município. Insígnia – corroa mural de prata com 4 torres do mesmo, que é a cidade cede do município. Lema- “Solum Inter Plurima” - Única Ente Muitas.

 Hino Venturosa Campina querida, Ó cidade que amo e venero! O teu povo

Hino Venturosa Campina querida, Ó cidade que amo e venero! O teu povo o progresso expande, És na terra o bem que mais quero! O teu céu sempre azul cor de anil, Tuas serras de verde vestidas Salpicadas com o ouro do sol Ou com a hóstia dos brancos luares! Eterno poema De amor à beleza, Ó recanto abençoado do Brasil Onde o Cruzeiro do Sul resplandece Capital do trabalho e da paz! Oficina de ilustres varões, Canaã de leais forasteiros, És memória de índios valentes E singelos e alegres tropeiros! Tua glória revive, Campina, Na imagem dos homens audazes, Aguerridos heróis de legendas Que marcaram as tuas fronteiras! Eterno poema De amor à beleza Ó recanto abençoado do Brasil, Onde o Cruzeiro do Sul resplandece, Capital do trabalho e da paz!

 Letra por Fernando Silveira; Melodia por Antônio Guimarães Correia; Evaldo Cruz; Concurso; 14

Letra por Fernando Silveira; Melodia por Antônio Guimarães Correia; Evaldo Cruz; Concurso; 14 e junho 1975.

CANÇÃO-OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE Estala relho malvado! Embora a burrama gema (Recordar

CANÇÃO-OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE Estala relho malvado! Embora a burrama gema (Recordar hoje é meu lema) Quero é rever os antigos tropeiros da Borborema São tropas de burros que vêm do sertão Trazendo seus fardos de pele e algodão O passo moroso só a fome galopa Pois tudo atropela os passos da tropa O duro chicote cortando seus lombos Os cascos feridos nas pedras aos tombos A sede e a poeira o sol que desaba Rolando caminho que nunca se acaba Estala relho malvado Recordar hoje é meu tema Quero é rever os antigos tropeiros da Borborema Assim caminhavam as tropas cansadas E os bravos tropeiros buscando pousada Nos ranchos e aguadas dos tempos de outrora Saindo mais cedo que a barra da aurora Riqueza da serra que tanto se expande! E, se hoje se chama de Campina Grande És grande por eles que foram os primeiros Oh tropas de burros. Oh! velhos tropeiros.

Tropeiros da Borborema Letra – Raymundo Asfora Música – Rosil Cavalcanti Interpretada por Luiz

Tropeiros da Borborema Letra – Raymundo Asfora Música – Rosil Cavalcanti Interpretada por Luiz Gonzaga Concurso 2005 Veneziano Vital do Rêgo

ASPECTOS HISTÓRICOS 1697 - Inicio da colonização; Aldeamento de índios Ariús; Capitão - mor

ASPECTOS HISTÓRICOS 1697 - Inicio da colonização; Aldeamento de índios Ariús; Capitão - mor Teodósio de Oliveira lêdo; Primeiras Habitações taperas Colonos e Bandeirantes; Pequena feira na Rua das Barrocas ( Vila Nova da Rainha).

 1698 - Catequização – Padres jesuítas, beneditinos e franciscanos; 1769 - Elevada a

1698 - Catequização – Padres jesuítas, beneditinos e franciscanos; 1769 - Elevada a condição de freguesia de Nossa Senhora da Conceição; 1790 - Torna se vila (Vila Nova da Rainha); Ligação entre Sertão e Litoral; Entreposto comercial – Gado e Farinha;

1814 - SENADO DA C MARA; 1896 - AGÊNCIA DE TELÉGRAFOS; http: //www. youtube.

1814 - SENADO DA C MARA; 1896 - AGÊNCIA DE TELÉGRAFOS; http: //www. youtube. com/watch? feature=player_embedded&v=Y-32 SJj 9 q. LQ

1826 - MERCADO MUNICIPAL 1924 - CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SÓLON DE LUCENA

1826 - MERCADO MUNICIPAL 1924 - CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SÓLON DE LUCENA

1830 - TERMINO DO AÇUDE VELHO;

1830 - TERMINO DO AÇUDE VELHO;

1866 - AÇUDE NOVO;

1866 - AÇUDE NOVO;

1864 - 11 DE OUTUBRO-EMANCIPAÇÃO POLÍTICA; 4 MIL HABITANTES;

1864 - 11 DE OUTUBRO-EMANCIPAÇÃO POLÍTICA; 4 MIL HABITANTES;

1874 - “QUEBRA QUILOS”; Revolta pela cobrança de impostos e inserção do Sistema Métrico

1874 - “QUEBRA QUILOS”; Revolta pela cobrança de impostos e inserção do Sistema Métrico Decimal; João Carga D’Água e Neco de Barros;

1904 - FERROVIA ITABAIANA – CAMPINA GRANDE - GREAT WESTER Cristiano Lauritzen- Floriano Peixoto

1904 - FERROVIA ITABAIANA – CAMPINA GRANDE - GREAT WESTER Cristiano Lauritzen- Floriano Peixoto 1907 - 2 de outubro – Inauguração; Impulsionou a criação de cinemas, clubes armazéns, escolas. . .

1936 - COMERCIO DE ALGODÃO;

1936 - COMERCIO DE ALGODÃO;

1922 - MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA;

1922 - MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA;

1949 - CRIAÇÃO DA DIOCESE DE CAMPINA GRANDE; Dom Anselmo Pietrula;

1949 - CRIAÇÃO DA DIOCESE DE CAMPINA GRANDE; Dom Anselmo Pietrula;

OUTROS FATOS 1878 - Criação da Zona eleitoral- 34 eleitores; 1914 - 1° automóvel;

OUTROS FATOS 1878 - Criação da Zona eleitoral- 34 eleitores; 1914 - 1° automóvel; 1920 - Não possui energia elétrica; Gurabira, Itabaiana, Areia, Bananeiras e Mamanguape 1923 -Loja Maçõnica e Banco do Brasil; 1925 - Mercado público; 1930 - Transportes de carga; Revolução de 30; 1934 - 1° Industria de Pasteurização; 1937 - 1940 - Abastecimento de água e telefone;

CRESCIMENTO URBANO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE

CRESCIMENTO URBANO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE