Linguagens Cdigos e suas Tecnologias Portugus Ensino Mdio

  • Slides: 31
Download presentation
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 2º Ano Análise dos efeitos

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 2º Ano Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Vamos ler o texto e depois explorá-lo! A água é um recurso natural esgotável Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global de água não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado. Você acorda de manhã, acende a luz, toma um banho quente e prepara o café. Após se alimentar, limpa a boca com um guardanapo e lava a louça. Vai ao banheiro, escova os dentes e está pronto para dirigir até a escola para mais um dia de trabalho. Se parar para pensar, vai ver que, para realizar todas essas atividades, foi preciso usar água.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. A energia vinda das quedas d'água (via hidrelétricas) é que faz lâmpadas acenderem, chuveiros aquecerem e geladeiras refrigerarem. E para produzir o guardanapo que você passou pela boca é necessária muita água. Sem esquecer que o combustível de seu carro também contém a substância. Usando uma expressão que tem a ver com o tema, seria "chover no molhado" dizer que a água é essencial para a nossa vida. Sem ela em quantidade e qualidade adequadas, não é apenas o desenvolvimento econômico-social e a nossa rotina que ficam comprometidos, mas também a nossa própria sobrevivência. Só existimos porque há água na Terra. Por isso, a disponibilidade desse recurso é uma das principais questões socioambientais do mundo atual.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas - mais da metade da população mundial - sofrerão com a escassez de água. "Se a média de consumo global não diminuir, o cotidiano da população pode ser afetado drasticamente, inclusive no Brasil", diz José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos e autor de livros sobre o tema. Para ficar por dentro do assunto, o primeiro passo é compreender que, diferentemente do que ocorre com as florestas, a água é um recurso que tem quantidade fixa. Em teoria, dá para reflorestar toda a área desmatada da Amazônia, pois as árvores se reproduzem. Mas não é possível "fabricar" mais água. Segundo O Atlas da Água, dos especialistas norte-americanos Robin Clarke e Jannet King, a Terra dispõe de aproximadamente 1, 39 bilhão de quilômetros cúbicos de água, e essa quantidade não vai mudar.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Desse total, 97, 2% dela está nos mares, é salgada e não pode ser aproveitada para consumo humano. Restam 2, 8% de água doce, dos quais mais de dois terços ficam em geleiras, o que inviabiliza seu uso. No fim das contas, menos de 0, 4% da água existente na Terra está disponível para atender às nossas necessidades. E a demanda não para de crescer. http: //revistaescola. abril. com. br/ciencias/fundamentos/se-nao-cuidar-agua-ela-pode-acabarpotavel-recursos-naturais-586631. shtml

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Explorando o texto 1) Qual a ideia principal (tese) defendida pelo texto? 2) Que argumentos o autor do texto utilizou para defender sua tese? 3) Percebemos, ao iniciar a leitura do texto, que a discussão sobre os problemas da água não foi introduzida de imediato logo no início do texto. Que estratégia o autor utilizou para iniciar o texto? Que efeitos de sentido essa estratégia constrói junto aos leitores? 4) Na frase abaixo retirada do texto, temos em destaque a expressão fabricar. Será que ela foi adequadamente utilizada? Que efeito de sentido o autor pretendeu ao utilizá-la? Em teoria, dá para reflorestar toda a área desmatada da Amazônia, pois as árvores se reproduzem. Mas não é possível "fabricar" mais água

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. 5) Observe o trecho abaixo retirado do texto: Usando uma expressão que tem a ver com o tema, seria "chover no molhado“ Explique por que a expressão "chover no molhado“, foi grafada entre aspas. 6) Observe também o trecho abaixo: A energia vinda das quedas d'água (via hidrelétricas) é que faz lâmpadas acenderem, chuveiros aquecerem e geladeiras refrigerarem. Qual o objetivo do autor em utilizar a expressão “via hidroelétricas” entre parênteses?

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Uso dos recursos gráficos • Quando escrevemos, não temos à disposição alguns dispositivos comuns à linguagem oral, como por exemplo, a entonação da voz, as expressões faciais, os gestos etc. • Para compensar a ausência desses dispositivos, utilizamos na escrita alguns recursos gráficos, tais como as aspas “ ”, os parênteses ( ), as letras em itálico ou em negrito, o travessão, o tamanho e a disposição das letras no texto.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. 1. Uso das aspas “ ” As aspas podem ser usadas em algumas situações, dentre as quais destacamos: a) Para destacar a fala (o discurso) de outra pessoa que se mistura ao texto. Como podemos comprovar no exemplo abaixo retirado do texto. "Se a média de consumo global não diminuir, o cotidiano da população pode ser afetado drasticamente, inclusive no Brasil", diz José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos e autor de livros sobre o tema.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. b) Para destacar uma ironia ou expressões a que se quer dar um sentido particular ou figurado. Ex. : Meu salário é “maravilhoso”, mal dar para pagar as contas. Ex. : Em teoria, dá para reflorestar toda a área desmatada da Amazônia, pois as árvores se reproduzem. Mas não é possível "fabricar" mais água. c) Para ressaltar gírias, neologismos, estrangeirismos ou quaisquer palavras estranhas ao nosso vocabulário. Ex. : Esse restaurante não faz “delivery” durante os fins de semana.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. d) Para marcar nomes e títulos (de livros, revistas, obras de arte, escolas etc. ). Ex. : A notícia foi dada pelo “Jornal Nacional”.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Obs. : Quando utilizamos o texto digitado, além das aspas, podemos também utilizar o recurso das letras em itálico e em negrito. Ex. : A notícia foi dada pelo “Jornal Nacional”. A notícia foi dada pelo Jornal Nacional. Ex. : Esse restaurante não faz “delivery” durante os fins de semana. Esse restaurante não faz delivery durante os fins de semana.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. 2. Uso dos parênteses a) Tomando como exemplo uma passagem do texto, podemos ver que os parênteses podem ser usados para separar uma sigla. De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Obs. : Vale destacar que muitas siglas são escritas com letras maiúsculas: EMBRATEL = Empresa Brasileira de Telecomunicações EUA = Estados Unidos da América FAB = Força Aérea Brasileira FGTS = Fundo de Garantia por Tempo de Serviço FIFA = Federação Internacional das Associações de Futebol FUNAI = Fundação Nacional do Índio IBGE = Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística INSS = Instituto Nacional de Seguro Social ONG = Organização Não Governamental ONU = Organização das Nações Unidas

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. b) Podem ser usados nos textos das peças teatrais, quando o autor quer explicitar certas ações a serem praticadas pelas personagens. Ex. : Roberto − Onde você estava? Maria− Estava te esperando há horas. (os dois se abraçam)

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. c) Os parênteses também servem para isolar uma explicação (um aposto), como podemos comprovar no exemplo retirado do texto. Ex. : A energia vinda das quedas d'água (via hidrelétricas) é que faz lâmpadas acenderem. Ex. : O mártir da Independência (Tiradentes) deixou um exemplo raro de nacionalismo. No segundo exemplo, é comum também utilizar-se a vírgula. Ex. : O mártir da Independência, Tiradentes, deixou um exemplo raro de nacionalismo.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. 3. Uso dos travessões a) O uso mais comum do travessão é sua utilização na introdução da fala das personagens. Ex. : — Bom dia, nhá Benta. — Bom dia, meu filho. — Vai precisar de mim, sinhá? — Preciso sempre, toda hora. (Monteiro Lobato)

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. b) O travessão também serve para isolar frases e expressões, substituindo, nesse caso, as vírgulas, como no exemplo abaixo retirado do texto: Em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas – mais da metade da população mundial – sofrerão com a escassez de água.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. 4. Tamanho e disposição das letras no texto a) A letra escrita em CAIXA ALTA em muitos textos significa que o trecho assim escrito está sendo gritado. ― Juquinha, você está chateado comigo? ― MUITO! Obs. : Na internet, escrever uma palavra inteira em caixa alta (maiúsculo) representa grito, logo, se você postar uma mensagem toda em caixa alta, você estará gritando para todas as pessoas que lerem a mensagem.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. http: //concretismo. zip. net/ b) Observe com a disposição das letras pode ser uma importante estratégia de produção de textos com diferentes efeitos de sentido. O texto ao lado faz parte da poesia concretista. Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de caráter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não. (http: //pt. wikipedia. org/wiki/Poe sia_concreta. )

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Nas histórias em quadrinhos, além do tamanho e da repetição das letras, também dispõe-se do recurso dos tipos de balões empregados. . . FALA PENSAMENTO GRITO Você viu meu livro? Onde estará meu livro? NÃO! COCHICHO AMOR Não conte isto para ninguém. . . Acho que estou apaixonado! IDÉIA http: //www. divertudo. com. br/quadrinhos-txt. html

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Atividade 1 Leia o texto abaixo e responda às perguntas a seguir: EPITÁFIO PARA UM BANQUEIRO n e g ó c i o e g o ó c i o o José Paulo Paes

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. 1) Explique qual a importância da organização da estrutura do texto para sua construção de sentido? 2) Que relação as palavras utilizadas no texto têm umas com as outras? 3) O que é um epitáfio? É possível compreender o poema sem saber o significado dessa palavra? Você conhece a música Epitáfio do grupo Titãs? Vamos escutá-la e ver que efeito esse título tem na interpretação da canção. http: //www. youtube. com/watch? v=L 3 ei. OMQVUqs

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Epitáfio Titãs Devia ter amado mais Ter chorado mais Ter visto o sol nascer Devia ter arriscado mais E até errado mais Ter feito o que eu queria fazer. . . Queria ter aceitado As pessoas como elas são Cada um sabe a alegria E a dor que traz no coração. . . O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar. . . Devia ter complicado menos Trabalhado menos Ter visto o sol se pôr Devia ter me importado menos Com problemas pequenos Ter morrido de amor. . . Queria ter aceitado A vida como ela é A cada um cabe alegrias E a tristeza que vier. . .

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar. . . (2 x) Devia ter complicado menos Trabalhado menos Ter visto o sol se pôr. . . Composição: Sérgio Brito FONTE: http: //letras. mus. br/titas/48968/ • Segundo o dicionário Michaelis, tem-se a seguinte definição para epitáfio: epitáfio e. pi. tá. fio sm (gr epitáphios) 1 Inscrição num túmulo. 2 Breve elogio a um morto.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Atividade 2 1) Explique por que foram utilizados , nas frases abaixo, os recurso gráficos (aspas, negrito, itálico, travessão, parênteses ou letras em caixa alta) a) Poderíamos lembrar recuando no tempo, que na África do Sul, o regime do apartheid representou um manifesto escárnio contra a Declaração dos Direitos Humanos. b) No Brasil, costuma-se dizer, que há leis que "pegam" e leis que "não pegam".

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. c) A contrapelo das decisões da ONU se deu a invasão do Iraque: mas confiná-la, aos limites do território nacional, talvez seja injusto. d) A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) assegurou a garantia dos motores dos veículos que utilizam o biodiesel misturado ao diesel na proporção de 2%, como foi autorizado.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. e) LULA VAI SUBIR NO PALANQUE COM AÉCIO Em encontro em Itajubá, no Sul de Minas, o presidente Lula confirma apoio a candidatura de Márcio Lacerda (PSB) à Prefeitura de BH, articulada pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT). Ele diz que terá “imenso prazer” em participar de um comício na capital. A postura contraria a Executiva Nacional petista, que se opõe à aliança com tucanos.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. Você só se diverte bebendo? perguntas Analise o texto abaixo e responda às Não há o que discutir. O álcool é uma droga legalizada, socialmente aceita, mas uma droga. Tecnicamente, o etanol, usado nas bebidas alcoólicas, deprime o sistema nervoso central, provocando alterações de comportamento. Seu uso prolongado causa dependência e até morte, no estágio final do alcoolismo. Mas também não há como discordar. Mesmo proibido para menores, sair para beber e conversar é um programa divertido e tolerado até pelos pais. “Usar álcool para se divertir não é errado”, diz a psicóloga Ilana Pinsky, co-autora do livro O alcoolismo. “O problema é passar dos limites”. Agora, puxe uma cadeira. Você sabe, limite é como opinião: cada um tem o seu. A bebida tem efeitos diferentes sobre cada pessoa. Sabia que as meninas ficam bêbadas mais rápido que os meninos? Pois é, é preciso ficar de olho. Basta um descuido para os limites ficarem para trás. E aí, o que era só para descontrair pode dar uma enorme dor de cabeça. Já pensou ter se deixado levar por um menino que só queria se aproveitar de você? Ou pior, pegar carona com um menino bêbado? Maior perigo. Por isso é sempre bom a gente se perguntar: estou bebendo só para esquecer um ex-namorado, para criar coragem de conversar com o menino ao lado, para ser diferente? No lugar de escolher um copo como confidente, é melhor procurar uma amiga de verdade e conversar. E quando você tiver de enfrentar aquela sensação paralisante na hora de encarar um desafio, lembre-se, a timidez é como o álcool: na medida certa, não faz mal a ninguém. É até um charme. Acredite. (Capricho, 8/11/1998. p. 85)

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. A frase “O álcool é uma droga” está em negrito no texto para (A) Reforçar uma ideia. (B) Iniciar um texto. (C) Apresentar um argumento. (D) Finalizar um ponto de vista.

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo

LÍNGUA PORTUGUESA, 2º Ano do Ensino Médio Análise dos efeitos de sentido provocados pelo uso de certas palavras ou recursos gráficos como: parênteses, aspas, travessões, tipos de letras. 1) Como podemos classificar esse texto? A que gênero textual ele pertence? 2) Explique por que algumas frases estão em negrito. 3) Justifique o uso das aspas na frase abaixo: “O problema é passar dos limites”. 4) Que recurso o autor utilizou ao construir esse texto? Quais seus objetivo?