Superviso em Servio Social A superviso profissional em

  • Slides: 32
Download presentation
Supervisão em Serviço Social A supervisão profissional em serviço social é um processo em

Supervisão em Serviço Social A supervisão profissional em serviço social é um processo em que um a assistente social, geralmente mais experiente e informado, orienta um estagiário tendo como referência o desenvolvimento pessoal e profissional, implicando uma orientação prática.

Finalidade. Tem como finalidade melhorar a prática do estagiário de assistência social no sentido

Finalidade. Tem como finalidade melhorar a prática do estagiário de assistência social no sentido do desenvolvimento profissional e pessoal. A supervisão profissional em serviço social é um processo que tem como referência o desenvolvimento implicando numa orientação prática.

FINALIDADE. Enquanto processo metodológico, possibilita o desenvolvimento e a consolidação da profissão. O seu

FINALIDADE. Enquanto processo metodológico, possibilita o desenvolvimento e a consolidação da profissão. O seu objetivo consiste em aumentar os conhecimentos e a competência dos ESTAGIÁRIOS, permitindo melhorar a prática profissional através da orientação e do aconselhamento.

Metodologia. A metodologia da supervisão inclui apresentação e discussão de casos, estudo de temas

Metodologia. A metodologia da supervisão inclui apresentação e discussão de casos, estudo de temas teóricos, estudo de temas práticos escolhidos e apresentados pelos participantes, partilha de experiências profissionais.

Equipe. A equipa de supervisores deve ser composta por um assistente social qualificado, com

Equipe. A equipa de supervisores deve ser composta por um assistente social qualificado, com pelo menos experiência profissional e, pelo menos, de experiência de supervisão, no contexto pedagógico ou profissional.

ESTÁGIO. O Estágio Supervisionado é uma das principais atividades num curso de formação dos

ESTÁGIO. O Estágio Supervisionado é uma das principais atividades num curso de formação dos profissionais de serviço social. O estágio curricular supervisionado é um momento de formação profissional do futuro licenciado, seja pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades educativas, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado.

ESTÁGIO o estágio pode ser entendido como o eixo articulador entre teoria e prática,

ESTÁGIO o estágio pode ser entendido como o eixo articulador entre teoria e prática, assim como reflexão da práxis possibilitando aos estagiários, que ainda não exercem a sua atividades, aprender com aqueles que já possuem experiências. Práxis é uma palavra com origem no termo em gregopraxis que significa conduta ou ação. Corresponde a uma atividade prática em oposição à teoria.

Estágio. É nesse momento, que o professor e ou o supervisor terão condições de

Estágio. É nesse momento, que o professor e ou o supervisor terão condições de observar os efeitos no processo de ensinoaprendizagem das inovações pedagógicas implementadas por seus estagiários no cotidiano da sala de aula.

Estágio. O estágio é a oportunidade em que o aluno entra em contato direto

Estágio. O estágio é a oportunidade em que o aluno entra em contato direto com a realidade profissional (problemas e desafios) na qual irá atuar, para conhecê-la e para desenvolver as competências e habilidades necessárias ao futuro exercício profissional.

Estágio Busca-se, com o estágio, a superação da ideia de que o estágio é

Estágio Busca-se, com o estágio, a superação da ideia de que o estágio é o espaço reservado à prática, enquanto, à sala de aula, reserva-se a teoria. Temos que cuidar para não segmenta-lo em dois polos isolados entre si: superando tal ideia, o estágio supervisionado passa a ser um espaço onde se busca uma reflexão sobre a atividade profissional.

DESAFIOS. Diante desses desafios, o estágio supervisionado tem a função de proporcionar condições para

DESAFIOS. Diante desses desafios, o estágio supervisionado tem a função de proporcionar condições para que o estagiário assuma, o seu papel. Portanto, o estágio deve ser organizado de forma que o estagiário seja participante e assuma todas as funções, de maneira sistemática, com os problemas dessa profissão e seja agente de mudança em potencial por meio das inovações propostas abrangente e eficiente, suas atribuições.

O PAPEL DO ESTAGIÁRIO. O estágio é um modo especial de atividades de capacitação

O PAPEL DO ESTAGIÁRIO. O estágio é um modo especial de atividades de capacitação prática e só poderá ocorrer em campo de estágio onde o estagiário assuma efetivamente o seu papel. O estagiário terá a oportunidade de desenvolver as seguintes competências e habilidades:

O PAPEL NO ESTÁGIO. Orientar suas escolhas e decisões metodológicas por pressupostos epistemológicos: A

O PAPEL NO ESTÁGIO. Orientar suas escolhas e decisões metodológicas por pressupostos epistemológicos: A epistemologia trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas. A crença é um ponto de vista subjetivo e o conhecimento é crença verdadeira e justificada.

O PAPEL NO ESTÁGIO. Promover uma prática educativa contextualizada com características da comunidade, com

O PAPEL NO ESTÁGIO. Promover uma prática educativa contextualizada com características da comunidade, com os temas e as necessidades do mundo social e os princípios, as prioridades e os objetivos do projeto educativo e curricular; fazer uso das novas linguagens e tecnologias no processo ensino-aprendizagem;

O PAPEL NO ESTÁGIO. Criar, planejar, realizar e avaliar situações utilizando o conhecimento teórico

O PAPEL NO ESTÁGIO. Criar, planejar, realizar e avaliar situações utilizando o conhecimento teórico cientifico, das áreas afins e das temáticas sociais transversais; Analisar, produzir e utilizar materiais e recursos para utilização didática, diversificando as atividades e potencializando o seu uso em diferentes situações;

O PAPEL NO ESTÁGIO. Intervir nas situações com sensibilidade, criatividade, acolhimento. Utilizar estratégias diversificadas

O PAPEL NO ESTÁGIO. Intervir nas situações com sensibilidade, criatividade, acolhimento. Utilizar estratégias diversificadas de avaliação , a partir de seus resultados, formular propostas de intervenções, considerando o desenvolvimento de diferentes habilidades.

O PAPEL NO ESTÁGIO. O estágio é abrangente quando o estagiário é participante e

O PAPEL NO ESTÁGIO. O estágio é abrangente quando o estagiário é participante e assume suas as funções e entra em contato com os problemas e tem condições de aplicar inovações que aprendeu na universidade por ser um agente de mudança.

O PAPEL NO ESTÁGIO. Trazer para dentro da Universidade, como atividade do estágio, a

O PAPEL NO ESTÁGIO. Trazer para dentro da Universidade, como atividade do estágio, a discussão da prática dos de forma mais sistematizada. No processo de formação desse futuro profissional, o supervisor de estágio tem o papel de propiciar condições para que o estágio se realize de maneira honesta e proveitosa.

O PAPEL NO ESTÁGIO. Acreditamos que um dos pontos mais fortes, nesse processo de

O PAPEL NO ESTÁGIO. Acreditamos que um dos pontos mais fortes, nesse processo de inserção, está na segurança que o supervisor deve transmitir ao estagiário. É papel do supervisor de estágio interferir construtivamente, se necessário, no desenvolvimento do estagiário, enfatizando procedimentos que devem ser aperfeiçoados e refletindo, junto com o estagiário, sobre a atuação deste.

REFLEXÃO. Fiorentini e Castro (2003) advoga essa ideia quando afirma que Sem reflexão, .

REFLEXÃO. Fiorentini e Castro (2003) advoga essa ideia quando afirma que Sem reflexão, . . . mecaniza sua prática, cai na rotina, passando a trabalhar de forma repetitiva, reproduzindo o que está pronto e o que é mais acessível, fácil ou simples. Refletir significa, segundo Saviani (1980), produzir, de modo meticuloso, significados sobre o que fazemos e somos: “Refletir é o ato de retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, vasculhar numa busca constante de significados. É examinar detidamente, prestar atenção, analisar com cuidado”. (FIORENTINI; CASTRO, 2003, p. 127). FIORENTINI, Dario; CASTRO, Franciana C. de. Tornando-se professor de Matemática: O caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, D. (Org. ). Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 121 -156.

ESTAGIO. O supervisor de estágio também pode orientar sobre a metodologia a ser aplicada

ESTAGIO. O supervisor de estágio também pode orientar sobre a metodologia a ser aplicada nos processos avaliativos, principalmente, na coerência com o conteúdo trabalhado em sala de aula, direcionamento do trabalho a partir dos resultados obtidos pelos estagiário. É fundamental que o professor supervisor mostre para o estagiário o significado de uma avaliação, o quanto ela é importante não só para detectar se o estagiário aprendeu, mas também para avaliar o trabalho docente.

ESTAGIO. 1. Rediscutir e analisar, com clareza, os campos específicos do Estágio, estabelecendo coerência

ESTAGIO. 1. Rediscutir e analisar, com clareza, os campos específicos do Estágio, estabelecendo coerência metodológica para o seu planejamento e definição do conteúdo; Estabelecer, na ação-reflexão-ação, as bases para a modificação da dinâmica didático pedagógica do Estágio, para que seja assumido, compromisso e competência, por todos os seguimentos do curso;

ESTAGIO. 3. Consolidar a formação de homens pensantes, que busquem continuamente novos caminhos; 4.

ESTAGIO. 3. Consolidar a formação de homens pensantes, que busquem continuamente novos caminhos; 4. Fortalecer o papel social do trabalho acadêmico, por meio da construção do conhecimento, tornando-o, ao mesmo tempo, científico, político e histórico;

ASPECTOS POSITIVOS DO ESTÁGIO a) “Acelera a formação profissional, conciliando a teoria com a

ASPECTOS POSITIVOS DO ESTÁGIO a) “Acelera a formação profissional, conciliando a teoria com a prática; b) Desenvolve a capacidade de expressão; c) Direciona o aluno a um aprendizado na área de maior interesse; d) Aguça o senso crítico do estagiário, estimulando sua criatividade; e) Propicia crescimento pessoal e profissional; f) Aguça a percepção das próprias deficiências e estimula a busca do aprimoramento pessoal. ”

Aspectos Negativos do estagio. a) “Pouco tempo para a realização do estágio; b) Ansiedade

Aspectos Negativos do estagio. a) “Pouco tempo para a realização do estágio; b) Ansiedade e estresse; c) Carência de bons livros a disposição; d) Acontece geralmente nos últimos anos de formação acadêmica; e) Dificuldade de informação nas organizações; f) Aprofundamento em apenas um assunto; g) Falta de encontros periódicos. ”

São atribuições específicas do Estagiário Esforçar-se para atingir aproveitamento e rendimento • compatíveis com

São atribuições específicas do Estagiário Esforçar-se para atingir aproveitamento e rendimento • compatíveis com a natureza do estágio curricular; Dispor de horário para cumprir as atividades previstas • para o estágio curricular; Executar as atividades previstas no planejamento • do estágio, observando prazos, formas, limites e regulações estabelecidos, conjuntamente e a organização que acolhe o estagiário;

São atribuições específicas do Estagiário Resguardar o sigilo e a veiculação de informações a

São atribuições específicas do Estagiário Resguardar o sigilo e a veiculação de informações a • que tenha acesso em decorrência do estágio; Fornecer ao Coordenador de Pólo de Apoio Presencial, • mediante o preenchimento de formulários próprios, informações pertinentes ao bom andamento do estágio; Apresentar relatório das atividades de Estágio • Curricular

DIÁRIO DE CAMPO * Anotar dificuldades, surpresas, fatos, reações das pessoas; * Suas próprias

DIÁRIO DE CAMPO * Anotar dificuldades, surpresas, fatos, reações das pessoas; * Suas próprias percepções e questionamentos enquanto observadora, sobre o que está acontecendo; * A avaliação de cada informação obtida; * A mudança das estratégias de abordagem, quando as definidas inicialmente não estão trazendo bons resultados; A substituição de documentos, atores ou entrevistados; Alteração de situações a serem observadas. É o desafio de fazer a passagem da atividade para a linguagem escrita que exige reflexão;

PLANO A elaboração do Plano de Estágio, pelo estagiário, é um exercício prático do

PLANO A elaboração do Plano de Estágio, pelo estagiário, é um exercício prático do processo de planejamento, levando o aluno a uma reflexão dos seus propósitos no estágio e uma revisão das teorias pertinentes à área em que pretende aprofundar seus estudos.

PLANO. Portanto, o próprio desenvolvimento do Plano de Estágio contribui para o aperfeiçoamento da

PLANO. Portanto, o próprio desenvolvimento do Plano de Estágio contribui para o aperfeiçoamento da aprendizagem, bem como, resulta na oportunidade de utilização correta das normas técnicas adequadas à estrutura de trabalhos acadêmicos.

CONTATOS. lauro. lfs@gmail. com lauro. lfs@amures. org. br FONE -88787239

CONTATOS. lauro. lfs@gmail. com lauro. lfs@amures. org. br FONE -88787239