SECRETARIA DE EDUCAO DIVISO DE EDUCAO INFANTIL REFLEXO

  • Slides: 32
Download presentation
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL REFLEXÃO & INTENCIONALIDADE O planejamento na Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL REFLEXÃO & INTENCIONALIDADE O planejamento na Educação Infantil

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A SEREIA E O PESCADOR

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A SEREIA E O PESCADOR

INTRODUÇÃO ___________________ - CF/ 88 – O atendimento em creches e pré-escolas às crianças

INTRODUÇÃO ___________________ - CF/ 88 – O atendimento em creches e pré-escolas às crianças de 0 a 6 anos torna-se dever do Estado; - LDB/ 96 – A Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica; - 2006 – Com as modificações da LDB, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de 0 a 5 anos; - Emenda Constitucional 59/ 2009 – Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a Educação Infantil passa a ser obrigatória para crianças de 4 e 5 anos.

EDUCAÇÃO INFANTIL: OBJETIVO ___________________ Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no

EDUCAÇÃO INFANTIL: OBJETIVO ___________________ Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, articulando às propostas, a fim de ampliar o universo de experiências, saberes e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens. (BNCC, p. 34)

ATÉ ENTÃO. . . ___________________ O RCNEI, de 1998, norteava as ações da etapa

ATÉ ENTÃO. . . ___________________ O RCNEI, de 1998, norteava as ações da etapa nos seguintes âmbitos: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CONHECIMENTO DE MUNDO Identidade e Autonomia Natureza e Sociedade Linguagem Oral e Escrita Movimento Artes Visuais Música Matemática

BNCC: A NOVA PROPOSTA ___________________ Em dezembro de 2017, foi homologada a nova Base

BNCC: A NOVA PROPOSTA ___________________ Em dezembro de 2017, foi homologada a nova Base Nacional Comum Curricular, com o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza.

AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS ____________________

AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS ____________________

Para a Educação Infantil, o documento fundamenta as ações e referencia aprendizagens essenciais (competências,

Para a Educação Infantil, o documento fundamenta as ações e referencia aprendizagens essenciais (competências, saberes e habilidades) para a etapa, definindo como eixos estruturantes das praticas pedagógicas as INTERAÇÕES e BRINCADEIRAS.

OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM ______________________________________ - Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos

OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM ______________________________________ - Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. - Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. - Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador, quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. - Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. - Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens. - Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ___________________ Neste sentido, baseados nos 2 eixos estruturantes e nos

OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ___________________ Neste sentido, baseados nos 2 eixos estruturantes e nos 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a organização curricular da Educação Infantil está estruturada em 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: - O eu, o outro e o nós; - Corpo, gestos e movimentos; - Traços, sons, cores e formas; - Escuta, fala, pensamento e imaginação; - Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ____________________

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ____________________

BERÇÁRIO I e II (Bebês, de 0 a 1 ano e 6 meses) ___________________

BERÇÁRIO I e II (Bebês, de 0 a 1 ano e 6 meses) ___________________ O EU, O OUTRO E O NÓS: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: - Perceber que suas ações tem efeitos nas outras - Movimentar as partes do corpo para exprimir crianças e nos adultos; corporalmente desejos; - Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa; - Interagir com as crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos; emoções, necessidades e - Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes; - Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais; - Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras; - Participar do cuidado de seu corpo e da promoção do seu bem estar; - Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso; - Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. - Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social. TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: - Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente; - Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, utilizando instrumentos riscantes e tintas; - Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: - Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer

FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: - Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive; - Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas; - Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas); ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: - Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura); - Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover, etc. ) na interação com o mundo físico; - Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto leitor; - Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas; - Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar; - Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos; - Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão; - Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles; - Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet, etc. ); - Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores, etc. ). - Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios, etc. ); - Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

MATERNAL I e II (Crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 meses a

MATERNAL I e II (Crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) ___________________ O EU, O OUTRO E O NÓS: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: - Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos; - Criar sons com materiais, objetos e - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios; - Compartilhar os objetos espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos; - Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender; - Perceber que as pessoas tem características físicas diferentes, respeitando essas diferenças; - Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras; - Resolver conflitos nas interações brincadeiras, com a orientação de um adulto. e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música; Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais; - Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: - Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: - Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras; - Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc. ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas; - Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações; - Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo; - Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho); - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc. ); - Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela; - Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois); - Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc. ); - Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar); - Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc. , em contextos diversos; - Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc. ).

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: - Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos,

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: - Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. ; - Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos; - Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita); - Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos; - Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc; - Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos; - Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais; - Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc. ); - Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

COMO POSSO PENSAR O MEU PLANEJAMENTO ATUAL? ___________________ CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (Eixos) TEMPOS/ ESPAÇOS

COMO POSSO PENSAR O MEU PLANEJAMENTO ATUAL? ___________________ CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (Eixos) TEMPOS/ ESPAÇOS (Quando? Onde? ) OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (Para que? ) FORMA DE ORGANIZAÇÃO (Como? ) OBJETOS DE CONHECIMENTO (O que? ) OBSERVAÇÕES (Avaliação/ Feedback) Neste sentido, a BNCC é um conjunto de referenciais, um suporte, que deve ser refletido, discutido e adaptado, a fim de atender as competências e necessidades da etapa, devendo ser implementada até 2020. Ou seja, a Base é um documento de caráter normativo (obrigatório).

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – O QUE É? É um conjunto sistematizado de atividades ligadas entre

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – O QUE É? É um conjunto sistematizado de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa. Essa proposta envolve atividades de aprendizagem e avaliação, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar. É uma forma de planejamento.

A IMPORT NCIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Preocupação com a formação integral

A IMPORT NCIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Preocupação com a formação integral das crianças BNCC; As sequências didáticas nos obrigam a pensar, antecipadamente, sobre nossas ações- PLANEJAR. A improvisação não tem lugar. A leitura de histórias, o filme, o desenho e as brincadeiras são atividades planejadas e, portanto, possuem finalidades pedagógicas específicas. Portanto, adotá-la como documentação é uma opção consciente.

COMO FAZER? Uma sequência didática, assim como a música, precisa de um começo um

COMO FAZER? Uma sequência didática, assim como a música, precisa de um começo um meio e um fim e, além disso, de muita inspiração. Ao organizar uma sequência didática, é preciso preparar detalhadamente cada um dos passos do trabalho:

REVISITAR OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA/ DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

REVISITAR OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA/ DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBSERVAR OS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER GARANTIDOS NA GRADE CURRICULAR DO BIMESTRE

OBSERVAR OS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER GARANTIDOS NA GRADE CURRICULAR DO BIMESTRE

O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MÃO NA MASSA NEIM

MÃO NA MASSA NEIM

MÃO NA MASSA PRÉ I E II Observando os conteúdos da Grade curricular do

MÃO NA MASSA PRÉ I E II Observando os conteúdos da Grade curricular do 3º bimestre planejaremos uma sequencia didática coletiva que garanta os direitos de aprendizagem e os campos de experiência. Como disparador desse planejamento pensem na história “ O pescador e a Sereia” Os grupos serão divididos em

Se essa rua, se essa rua, fosse minha. . . Eu mandava, eu mandava

Se essa rua, se essa rua, fosse minha. . . Eu mandava, eu mandava ladrilhar. . . Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes. . . Para o meu, para o meu amor passar. . . Na verdade. . . Se essa rua fosse minha, se essa cidade fosse minha, se todo o país fosse meu, eu mandava encher de lindas histórias, porque acredito no poder das histórias. . . Às vezes, o que a gente precisa nessa vida corrida, é parar, ficar em silêncio e ouvir a história certa, contada na hora exata. Prof. Adriano Gonzaga

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________ BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________ BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Introdução. Vol 1. Brasília: MEC/ SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Formação Pessoal e Social. Vol 2. Brasília: MEC/ SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Vol 3. Brasília: MEC/ SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Referencial Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEB, 2010.