GESTO EMPRESARIAL TEORIA CLSSICA PROF HENRIQUE PIACSEK HENRI

  • Slides: 17
Download presentation
GESTÃO EMPRESARIAL TEORIA CLÁSSICA PROF. HENRIQUE PIACSEK

GESTÃO EMPRESARIAL TEORIA CLÁSSICA PROF. HENRIQUE PIACSEK

HENRI FAYOL Henry Fayol (1841 -1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla

HENRI FAYOL Henry Fayol (1841 -1925), o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e, mais tarde, da I Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 anos assumia a gerência geral da “Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville”, que então se achava em situação difícil. Sua administração foi muito bem-sucedida. Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de uma situação de notável estabilidade.

TEORIA CLÁSSICA Enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos

TEORIA CLÁSSICA Enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espalhandose rapidamente pela Europa, a chamada Teoria Clássica da Administração. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Na Teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos, etc. ) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).

Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro Administration Industrielle et Gérérale,

Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro Administration Industrielle et Gérérale, publicado em Paris em 1916, traduzido em 1926 para os idiomas inglês e alemão por iniciativa do “International Management Institute” de Genebra.

1. Seis funções básicas da empresa 1. Funções técnicas – relacionadas com a produção

1. Seis funções básicas da empresa 1. Funções técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de serviços 2. Funções comerciais – relacionadas com a compra, venda e permutação. 3. Funções financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais.

Seis funções básicas da empresa 4. Funções de segurança – proteção e preservação dos

Seis funções básicas da empresa 4. Funções de segurança – proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5. Funções contábeis – relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatística. 6. Funções administrativas – relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

2. Funções administrativas 1. Previsão: envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele.

2. Funções administrativas 1. Previsão: envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e previsão os aspectos principais de um bom plano deação. 2. Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa. 3. Comando: leva a organização a funcionar. Seu objetivo e alcançar o máximo retorno de todas os empregados no interesse dos aspectos globais.

Funções administrativas 4. Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e

Funções administrativas 4. Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e seu sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins. 5. Controle: Consiste na verificação para certificar se todas as coisas acorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a ocorrência.

3. Princípios gerais da Administração para Fayol 1) Divisão do trabalho – consiste na

3. Princípios gerais da Administração para Fayol 1) Divisão do trabalho – consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência 2) Autoridade e responsabilidade – autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3) Disciplina – depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas estabelecidas. 4) Unidade de comando – cada empregado deve receber ordens de apenas um superior (autoridade única)

Princípios gerais da Administração para Fayol 5) Unidade de direção – uma cabeça e

Princípios gerais da Administração para Fayol 5) Unidade de direção – uma cabeça e plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo 6) Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais – os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares 7) Remuneração do pessoal – deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. 8) Centralização – refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização

Princípios gerais da Administração para Fayol 9) Cadeia escalar – é a linha de

Princípios gerais da Administração para Fayol 9) Cadeia escalar – é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando 10) Ordem – um lugar para cada coisa em seu lugar. É ordem material e humana 11) Equidade – amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal 12) Estabilidade do pessoal – a rotatividade tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo tanto melhor.

Princípios gerais da Administração para Fayol 13) Iniciativa – a capacidade de visualizar um

Princípios gerais da Administração para Fayol 13) Iniciativa – a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso 14) Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização

TEORIA CLÁSSICA Assim, a Teoria Clássica caracterizou-se principalmente pelo seu enfoque prescritivo e normativo:

TEORIA CLÁSSICA Assim, a Teoria Clássica caracterizou-se principalmente pelo seu enfoque prescritivo e normativo: quais os elementos da administração (funções do administrador) e quais os princípios gerais que o administrador deve seguir na sua atividade.

Comparação entre as Teorias Científica e Clássica

Comparação entre as Teorias Científica e Clássica

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (Taylor) Eficiência por meio do aumento da eficiência operacional TEORIA

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (Taylor) Eficiência por meio do aumento da eficiência operacional TEORIA CLÁSSICA (Fayol) Eficiência por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais.

MUITO OBRIGADO PROF. HENRIQUE PIACSEK

MUITO OBRIGADO PROF. HENRIQUE PIACSEK