GERADORES Tpicos da 3 aula Geradores em Paralelo

  • Slides: 34
Download presentation
GERADORES

GERADORES

Tópicos da 3ª aula Geradores em Paralelo (ligação negativa e positiva). Manutenção de Geradores

Tópicos da 3ª aula Geradores em Paralelo (ligação negativa e positiva). Manutenção de Geradores CC. Operação do Regulador de Voltagem. Pesquisa de Panes. Alternadores sem escova.

Geradores em Paralelo Se dois geradores trabalham para fornecer energia para a aeronave, em

Geradores em Paralelo Se dois geradores trabalham para fornecer energia para a aeronave, em paralelo, a amperagem total de carga será divida entre eles. Por isso se faz necessário um sistema de equalização, para que a carga seja distribuída por igual. A potência fornecida por um gerador é chamada de ampères-carga. Se há um consumo de corrente igual nos dois geradores, então a queda de voltagem será igual nos dois massas.

Geradores Paralelo

Geradores Paralelo

Geradores em Paralelo Há um resistor que está entre o massa e o terminal

Geradores em Paralelo Há um resistor que está entre o massa e o terminal negativo do gerador. Quando a saída máxima de corrente a queda de tensão neste resistor é de 0, 5 V. Se houver uma saída diferente entre os geradores de corrente (porque a tensão é nominal), haverá uma queda de tensão diferente nos resistores de carga, assim faz surgir uma corrente na barra de equalização. Esta barra ajudará a bobina do gerador com menor corrente de saída e se oporá ao gerador com maior corrente.

Geradores em paralelo Paralelismo ligação positiva Na figura se os dois geradores fornecerem 300

Geradores em paralelo Paralelismo ligação positiva Na figura se os dois geradores fornecerem 300 A , cada um produzirá 150 A equalizado. Se há desequilíbrio entre a produção dos dois: O Primeiro com 100 A e o segundo com 200 A, haverá uma corrente que fluirá do gerador um para o dois.

Geradores em paralelo

Geradores em paralelo

Geradores em paralelo A corrente que passa pela bobina do equalizador um enfraquece o

Geradores em paralelo A corrente que passa pela bobina do equalizador um enfraquece o campo da segunda bobina e aumenta a pressão sobre os discos, diminui a resistência, e aumenta a corrente no campo do gerador 1.

Geradores em paralelo A força do eletroímã que controla os discos de carvão depende

Geradores em paralelo A força do eletroímã que controla os discos de carvão depende do sentido da corrente. No equalizador número 2, ele auxilia a força da bobina, diminui a pressão dos discos e aumenta a resistência, diminuindo a corrente no campo da bobina, diminuindo a corrente de saída.

Manutenção de geradores 2 - Manutenção do Gerador CC 2, 1 – Inspeção O

Manutenção de geradores 2 - Manutenção do Gerador CC 2, 1 – Inspeção O fabricante determina as inspeções. Genericamente verifica-se: Montagem Condição das conexões elétricas Se há vazamento de óleo ( vedação do motor) Condição das escovas. Operação do gerador. Operação do regulador de voltagem.

Manutenção de Geradores Condições das escovas do gerador Se há centelhamento das escovas elas

Manutenção de Geradores Condições das escovas do gerador Se há centelhamento das escovas elas se desgastam rapidamente. A escova só deve ser lixada no sentido de rotação. Não devesse utilizar esmeril para lixar as escovas, porque o material do esmeril pode causar centelhamento. Pressão excessiva causa desgaste excessivo. Pressão 1 ½ a 2 ½ psi no coletor. Ajuste da tensão da mola que prende a escova.

Manutenção de geradores A poeira de carvão deve ser removida do gerador. Se a

Manutenção de geradores A poeira de carvão deve ser removida do gerador. Se a mica que está entre os coletores estiver sobressaltada deve ser lixada. Observar o entalhe da escova.

Manutenção de Geradores Operação do Gerador Se não houver saída no gerador com regulador

Manutenção de Geradores Operação do Gerador Se não houver saída no gerador com regulador a pilha de carvão: Retirar o regulador de voltagem, com motor num passo de 1800 RPM. Deve-se haver curto entre os terminais A e B. Se indicar voltagem excessiva, o regulador de voltagem está com problema.

Manutenção de Geradores Se houver necessidade de energizar o gerador, liga-se o terminal A

Manutenção de Geradores Se houver necessidade de energizar o gerador, liga-se o terminal A a barra da bateria momentaneamente. (depois de retirar o regulador de voltagem). Com o interruptor do gerador desligado.

Manutenção de Geradores

Manutenção de Geradores

Manutenção do Regulador de Voltagem Operação do Regulador de Voltagem Retirar o regulador de

Manutenção do Regulador de Voltagem Operação do Regulador de Voltagem Retirar o regulador de voltagem e limpar seus contatos. É um instrumento de precisão. Para ajustá-lo é necessário um voltímetro de precisão.

Manutenção dos Reguladores Ligar os motores que tem geradores instalados, Colocar os interruptores em

Manutenção dos Reguladores Ligar os motores que tem geradores instalados, Colocar os interruptores em OFF dos geradores. Aumentar a velocidade do motor até cruzeiro. Ajustar o regulador de voltagem.

Manutenção de Reguladores Não há necessidade de ajustar o rele diferencial, pois o funcionamento

Manutenção de Reguladores Não há necessidade de ajustar o rele diferencial, pois o funcionamento deste depende da diferença de voltagem entre o gerador e a bateria. Se ele não conectar o gerador à barra de força quando o motor estiver em passo de cruzeiro, então provavelmente estará defeituoso.

Pesquisa de Panes Causas prováveis: o gerador pode estar em pane ou queimado (mecanicamente)

Pesquisa de Panes Causas prováveis: o gerador pode estar em pane ou queimado (mecanicamente) Parte da fiação do gerador pode estar com defeito.

Pesquisa de Panes Para verificação utiliza-se o teste de continuidade: Utiliza-se um voltímetro. Se

Pesquisa de Panes Para verificação utiliza-se o teste de continuidade: Utiliza-se um voltímetro. Se a indicação entre dois pontos (o ponto e o massa) é zero, então existe um circuito aberto, ou um curto no massa. Leitura de voltagem pequena ou zero, entre o terminal positivo ou negativo e o massa, indica massa aberta.

Pesquisa de Panes Se nenhuma indicação de voltagem aparecer no amperímetro: Pode ser interruptor

Pesquisa de Panes Se nenhuma indicação de voltagem aparecer no amperímetro: Pode ser interruptor com defeito. Polaridade invertida. Fios abertos (teste de continuidade). Defeito no gerador.

Pesquisa de Panes Baixa voltagem na indicação: Falha no ajuste do regulador de voltagem

Pesquisa de Panes Baixa voltagem na indicação: Falha no ajuste do regulador de voltagem (ajustar o regulador). Defeito no regulador de voltagem. Defeito no gerador.

Pesquisa de Panes Gerador desliga automaticamente: Verificar se o rele de corrente reversa está

Pesquisa de Panes Gerador desliga automaticamente: Verificar se o rele de corrente reversa está com defeito. Verificar se o rele de sobrevoltagem está com defeito.

3 - Alternadores É uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. Um

3 - Alternadores É uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. Um alternador transforma esta energia em Corrente Alternada. O alternador é ligado aos circuitos externos por Anéis coletores e não por segmentos coletores, como no gerador CC.

Alternadores

Alternadores

Alternadores Tipos de alternadores: São classificados pelo tipo de excitação que utilizam. 1) De

Alternadores Tipos de alternadores: São classificados pelo tipo de excitação que utilizam. 1) De acoplamento direto: usa CC da bateria para excitação. 2) Pela transformação e retificação do sistema: depende do magnetismo residual para a formação de voltagem CA, 3) Tipo integrado sem escova: gerador CC no mesmo eixo de um gerador CA, compeltado por retificadores de silicio, em vez de coletores e escovas.

Alternadores

Alternadores

Alternadores Os alternadores podem ser monofásicos, bifásicos, trifásicos etc. O mais comum em aeronaves

Alternadores Os alternadores podem ser monofásicos, bifásicos, trifásicos etc. O mais comum em aeronaves é o trifásico. Tambem podem ser do tipo induzido rotativo e de campo rotativo. O do tipo induzido rotativo é semelhante ao gerador CC. No gerador CA a voltagem CA sai pelos anéis coletores sem modificação para a carga.

Alternadores O alternador do tipo campo rotativo possui um enrolamento de induzido estacionário (estator)

Alternadores O alternador do tipo campo rotativo possui um enrolamento de induzido estacionário (estator) e um enrolamento de campo rotativo. É utilizado em produção de altas voltagens, pois a corrente sai direto para carga, sem precisar de coletores.

Alternador Monofásico A força fornecida é pulsante. Possui um estator contituído de vários enrolamentos

Alternador Monofásico A força fornecida é pulsante. Possui um estator contituído de vários enrolamentos em série. O estator possui quatro peças polares espaçadas igualmente ao redor da carcaça. O rotor possui quatro pólos de polaridade oposta. A medida que o rotor gira, voltagem CA é produzida no estator.

Alternador Monofásico Os quatro enrolamentos do estator são ligados entre si, para que a

Alternador Monofásico Os quatro enrolamentos do estator são ligados entre si, para que a voltagem esteja em fase.

Alternador bifásico Possuem dois ou mais enrolamentos monofásicos, ao redor do estator. Estão defasados

Alternador bifásico Possuem dois ou mais enrolamentos monofásicos, ao redor do estator. Estão defasados de tal forma que a voltagem CA deles está 90º defasada. Os enrolamentos são separados eletricamente um do outro.

Alternador Trifásico É o mais comum nas aeronaves. Cada enrolamento produz uma onda que

Alternador Trifásico É o mais comum nas aeronaves. Cada enrolamento produz uma onda que está defasada uma da outra.

Alternador trifásico As três voltagens são espaçadas 120º uma da outra, e assemelha-se a

Alternador trifásico As três voltagens são espaçadas 120º uma da outra, e assemelha-se a produção de três alternadores monofásicos. Cada carga é ligada através de duas fases em série.