Fundos de Investimento em Direitos Creditrios ou Fundos

  • Slides: 26
Download presentation

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, ou Fundos de Recebíveis, são uma modalidade de

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, ou Fundos de Recebíveis, são uma modalidade de aplicação cujos recursos - captados através de cotas junto aos investidores - são destinados, em sua maior parte, à aquisição de direitos creditórios de empresas: duplicatas, cheques pré-datados, contratos e outros. Através das empresas que compõem a estrutura do FIDC, são realizadas criteriosas análises para aquisição de recebíveis, fornecendo crédito às empresas cedentes com dinamismo e taxas competitivas. Os direitos creditórios adquiridos são o principal ativo de um FIDC e podem ser originários de operações realizadas nos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços. Para caracterização de um FIDC, é necessário que 50% ou mais de seu capital líquido seja aplicado em direitos creditórios. Os FIDCS foram criados através da resolução 2907/01 do CMN e regulamentados pela Instrução CVM 356/01.

O RDF Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (RDF FIDC) tem como principal atividade

O RDF Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (RDF FIDC) tem como principal atividade a compra de duplicatas mercantis e de serviços originadas por diversas empresas por meio da venda a prazo de seus produtos ou serviços a devedores específicos. Para tanto, dispõe de uma eficiente estrutura tecnológica, sendo capaz de efetivar todas as etapas de uma transação de forma eletrônica e manter absoluto controle sobre o ciclo de operações. Contra-tos/duplicatas são assinados digitalmente por todas as partes, com a certificação da hora legal brasileira.

O RDF FIDC oferece uma ótima estrutura de garantias, que estabelece, entre outras seguranças,

O RDF FIDC oferece uma ótima estrutura de garantias, que estabelece, entre outras seguranças, um elevado percentual de cotas subordinadas, além de proporcionar taxas de rentabilidade acima da média do mercado quando comparado a ativos de risco equivalente. Em sua estruturação, buscou empresas parceiras de reconhecida credibilidade, know-how e eficiência, atendendo a todas as normas e determinações da CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Garantias: As cotas seniores possuem dois tipos de garantia: os direitos creditórios adquiridos pelo

Garantias: As cotas seniores possuem dois tipos de garantia: os direitos creditórios adquiridos pelo fundo que lastreiam a aplicação; e o valor investido em cotas subordinadas. Ou seja, em uma eventual situação de crise, liquidam-se os direitos creditórios e, do montante apurado, paga-se os cotistas seniores em primeiro lugar, e, restando saldo, paga-se por último os cotistas subordinados. O RDF FIDC também é associado a ANFIDC (Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, Multicedentes e Multissacados), entidade que representa os fundos junto aos investidores, mercado, entidades reguladoras, autoridades e sociedade. A ANFIDC apoia a divulgação de informações e indicadores sobre o segmento, incentivando a confiança entre investidores e mercado.

Rentabilidade: O RDF FIDC tem como rentabilidade prioritária a valorização das cotas seniores dos

Rentabilidade: O RDF FIDC tem como rentabilidade prioritária a valorização das cotas seniores dos seus investidores à taxa de 150% do CDI. A atrativa taxa de remuneração oferecida tem seu risco atenuado pela vasta experiência de seus parceiros em gestão financeira e pela qualidade dos critérios de elegibilidade e avaliação empregados pela RDF. Se um investidor buscar uma rentabilidade semelhante à oferecida pelo RDF FIDC, além de ter que aplicar valores mais elevados, estará se expondo a maiores riscos.

Rating BBB+: A capacidade de pagamento das obrigações é boa. Emissões e emissores com

Rating BBB+: A capacidade de pagamento das obrigações é boa. Emissões e emissores com risco de crédito adequado. O rating do RDF FIDC é concedido pela Liberum Ratings, uma das agências de rating mais respeitadas do país, reconhecida pela qualificação dos seus profissionais e pela adequação das metodologias empregadas. RATING DATADO DE 27/12/2013. ATUALIZAÇÕES A CADA 90 DIAS DISPONÍVEIS NO SITE DA CVM (www. cvm. gov. br).

Características do RDF FIDC: NO RDF FIDC, A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO NÃO É COBRADA

Características do RDF FIDC: NO RDF FIDC, A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO NÃO É COBRADA DIRETAMENTE DOS COTISTAS, DIFERENTEMENTE DA MAIORIA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO OFERECIDOS PELO MERCADO. O Fundo está classificado como “fundo de investimento de longo prazo”. Semestralmente, no último dia útil dos meses de maio e novembro, é realizada a retenção do IR-Fonte (come-cotas de 15% a 22, 5% sobre o rendimento, de acordo com o prazo que o valor está investido).

RDF Cobrança e Análise de Crédito Ltda A RDF Cobrança e Análise de Crédito

RDF Cobrança e Análise de Crédito Ltda A RDF Cobrança e Análise de Crédito Ltda é uma empresa que tem por objetivo realizar a cobrança dos créditos cedidos inadimplidos, de acordo com a política de cobrança adotada pelo RDF FIDC. RDF Consultoria Empresarial Ltda É uma empresa especializada na prestação de serviços de consultoria e assessoria econômico -financeira, compreendendo atividades como análise e pesquisa de mercado e de crédito, apuração e viabilidade econômica, etc. A empresa é responsável pela verificação do atendimento dos direitos creditórios cedidos à política previamente estabelecida pelo fundo. É constituída por profissionais de larga experiência na área financeira, tendo seus sócios atuado por mais de 30 anos nas mais diversas hierarquias do mercado bancário.

Administrador: A Socopa é uma das mais renomadas corretoras da Bolsa de Valores de

Administrador: A Socopa é uma das mais renomadas corretoras da Bolsa de Valores de São Paulo. Desde sua fundação em 1967, a Socopa desenvolveu uma sólida reputação no mercado financeiro. Conta com uma infraestrutura estável que proporciona alta disponibilidade e ferramentas com tecnologias de ponta. Oferece inovação e melhorias constantes para seus clientes.

Custodiante: O Banco Paulista S/A, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central, iniciou

Custodiante: O Banco Paulista S/A, instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central, iniciou suas atividades como Banco Comercial em 1989, e a SOCOPA, tornou-se sua subsidiária integral. Ele oferece vários serviços: Custódia de Títulos e Valores Mobiliários, Central de Cobrança de Títulos, Fianças, Banco Liquidante SPB, Agente de Compensação CBLC, além das atividades normais de um Banco Comercial, como Câmbio, Operações Estruturadas, Mercado de Capitais, Tesouraria e Derivativos.

Agência de Rating: A Liberum Ratings é uma agência de classificação de riscos que

Agência de Rating: A Liberum Ratings é uma agência de classificação de riscos que tem como principal linha de negócios a atribuição de ratings de crédito, de curto e longo prazo, aplicáveis a ativos e a emissores. Reúne profissionais qualificados, que utilizam metodologias adequadas às particularidades de cada ativo, equilibrando aspectos qualitativos e quantitativos.

Estruturador: A Tercon, desde 2004, atua na estruturação de Fundos de Investimentos, principalmente Fundos

Estruturador: A Tercon, desde 2004, atua na estruturação de Fundos de Investimentos, principalmente Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios. Em 2010 foi a Instituição que registrou mais FIDCs na CVM. Ela assessora novas instituições no registro e habilitação junto ao Banco Central, no preparo de estudos de viabilidade econômico-financeira, no plano de negócios e no plano de governança corporativa.

Escritório de Advocacia: A NEVES & ADVOGADOS ASSOCIADOS oferece assessoria e consultoria jurídica multidisciplinar,

Escritório de Advocacia: A NEVES & ADVOGADOS ASSOCIADOS oferece assessoria e consultoria jurídica multidisciplinar, com especialização no atendimento às Instituições Financeiras, na defesa das ações revisionais e de dano, assim como na recuperação de crédito.

Gestora: A J&M Investimentos é uma empresa independente de gestão de recursos de terceiros

Gestora: A J&M Investimentos é uma empresa independente de gestão de recursos de terceiros devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários. Fundada em 2007, tem como sócios Marco Antônio dos Santos Martins, Joel Rodrigues Freire e Luiz Fernando Conte Vasconcelos. É focada em gerir carteiras de ações e de Fundos de Direitos Creditórios. A empresa possui sede em Porto Alegre e filial em São Paulo-SP.

Banco Cobrador: O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com sólida

Banco Cobrador: O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com sólida atuação voltada aos interesses de seus clientes desde 1943. Além da excelência em serviços, destaca-se por ser um dos melhores gestores de recursos do mercado, com resultados construídos sobre bases sustentáveis.

Software: A Order By é a empresa desenvolvedora do Net Factor, sistema pioneiro utilizado

Software: A Order By é a empresa desenvolvedora do Net Factor, sistema pioneiro utilizado por Securitzadoras e FIDCs. O Net Factor dá suporte a todas a necessidades operacionais, otimiza as rotinas, aumenta a segurança e a mobilidade. Além disso, gerencia os backups e proporciona acesso via web aos cedentes.

Como funciona o RDF FIDC: 1 - A RDF Consultoria faz a prospecção e

Como funciona o RDF FIDC: 1 - A RDF Consultoria faz a prospecção e indica à Gestora os recebíveis a serem adquiridos. 2 - A Gestora, J&M Investimentos, analisa e aprova o crédito previamente indicado. 3 - O Custodiante, Banco Paulista, valida a operação, avalia seu enquadramento ao regulamento e pagaa operação. Todo caixa é administrado pela Gestora.

Outras observações: • A Administradora - Socopa Corretora Paulista - é a responsável legal

Outras observações: • A Administradora - Socopa Corretora Paulista - é a responsável legal do fundo, fazendo cumprir todos os aspectos do regulamento durante o processo. • A RDF Cobrança buscará receber os títulos inadimplentes. • Todos os FIDCS são fiscalizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e todas as informações do fundo ficam disponibilizadas no site da CVM.

1 - Contrato Social/Estatuto. 2 - Cadastro Pessoa Jurídica e Pessoas Físicas (sócios). 3

1 - Contrato Social/Estatuto. 2 - Cadastro Pessoa Jurídica e Pessoas Físicas (sócios). 3 - Dados financeiros: balanço, balancete, faturamento e endividamento. 4 - Declaração de Imposto de Renda dos sócios. Análise de Crédito*: 1 - Consulta aos órgãos de crédito/informações comerciais, junto a fornecedores e bancos. 2 - Consulta aos bancos de dados públicos (Sefaz, etc. ). 3 - Empresa com fundação superar a um ano. 4 - Revalidação cadastral a cada quatro meses. 5 - Visitas periódicas aos clientes/empresas. * Para maiores esclarecimentos consultar o regulamento do fundo disponível no site da CVM (www. cvm. gov. br).

Política de Crédito O sistema de decisão da consultoria se dá por colegiado, ou

Política de Crédito O sistema de decisão da consultoria se dá por colegiado, ou seja, a maioria dos votos aprova ou recusa as operações. As orientações definidas por esse comitê serão aplicadas na avaliação e concessão de crédito a todos os clientes. As indicações são enviadas à Gestora que fará a análise final com a aprovação ou o veto do Crédito.

Normas estabelecidas RDF FIDC para aquisição segura de Direitos Creditórios 1 - Todos os

Normas estabelecidas RDF FIDC para aquisição segura de Direitos Creditórios 1 - Todos os documentos ficam registrados em nosso sistema por no mínimo 05 anos. 2 - Checagens por amostragem, e/ou no caso de concentração de sacado, de até 100%, por fone e e-mail certificado. 3 - Do limite do cedente: até 15% do valor da carteira, observando-se que os 05 maiores cedentes não poderão ultrapassar a 50% do patrimônio líquido do RDF FIDC. 4 - Concentração do sacado por CNPJ e/ou grupo econômico de até 20% do patrimônio líquido. 5 - Um único sacado poderá ter concentração de no máximo 30% do limite do cedente. 6 - Os 05 maiores sacados não poderão ultrapassar 50% do patrimônio líquido do cedente. 7 - Prazo médio da carteira não deverá ultrapassar 90 dias. 8 - Todos os sacados são notificados via e-mail certificado da aquisição dos recebíveis por parte do fundo.

Ativo: é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos,

Ativo: é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos. Administradora: é quem tem poderes para praticar todos os atos necessários à administração do Fundo e para exercer os direitos inerentes aos Diretos Creditórios. CDI: Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs) são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. A taxa média diária do CDI de um dia é utilizada como referencial para o custo do dinheiro (juros). Cedentes: são todos aqueles que cedem os Direitos de Crédito ao Fundo, nos termos dos respectivos Contratos de Cessão. CETIP: Câmara de Custódia e Liquidação. Custodiante: responsável pelo cumprimento do Regulamento do Fundo, pela guarda dos documentos e liquidação das operações.

CVM: Comissão de Valores Mobiliários. Direitos Creditórios: são todos os direitos de crédito adquiridos

CVM: Comissão de Valores Mobiliários. Direitos Creditórios: são todos os direitos de crédito adquiridos ou a serem adquiridos pelo Fundo, de acordo com as condições previstas no Regulamento. Documentos da Operação: Contrato de Cessão, Regulamento, Contrato de Custódia, Contrato de Escrituração, Contrato de Consultoria e Contrato de Serviços de Auditoria Independente. Duplicata: título de crédito constituído por um saque vinculado a um crédito decorrente de contrato de compra e venda mercantil ou de prestação de serviços. Geralmente é título de crédito assinado pelo comprador em que há promessa de pagamento da quantia correspondente à fatura de mercadorias vendidas a prazo. Quotas: participação no fundo; designa a fatia detida por uma pessoa/empresa. Quotistas: são os titulares das quotas. Sacado: pessoa física ou jurídica que é devedora dos títulos negociados.

RDF Consultoria Empresarial LTDA FONE: (51) 3377 – 9787 / (51) 3377 – 5737

RDF Consultoria Empresarial LTDA FONE: (51) 3377 – 9787 / (51) 3377 – 5737 Av. Dr. Nilo Peçanha 1851 – Conj. 602 www. rdffidc. com. br | investidor@rdffidc. com. br Porto Alegre / RS