15 anos de histria e de lutas SINTEPS

  • Slides: 21
Download presentation
15 anos de história e de lutas

15 anos de história e de lutas

SINTEPS nasce da fusão de duas Entidades O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula

SINTEPS nasce da fusão de duas Entidades O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Ceeteps, tem suas origens em 1969. Em 1976, o governador Paulo Egydio decidiu acabar com os diversos institutos isolados de ensino existentes no Estado, é quando surge a Unesp A dúvida do governo era: o que fazer com o Ceeteps? A solução foi transformá-lo em autarquia de regime especial, vinculada e associada à Unesp, através da Lei 952/76, a Lei de criação da UNESP, em vigor até hoje

SINTEPS tem origem na ASPS e na ADETEPS A história do Sindicato dos Trabalhadores

SINTEPS tem origem na ASPS e na ADETEPS A história do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, Sinteps é produto da participação e da luta de muita gente, ao longo de vários anos. Antes que surgisse, em dezembro de 1993, o nosso Sindicato já era realidade no Centro Paula Souza, através da existência de outras entidades. Duas delas, a Associação dos Servidores do Ceeteps (ASPS) e a Associação dos Docentes das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza (Adeteps), se uniram dando origem ao Sinteps

PRIMEIRA VITÓRIA DA LUTA ORGANIZADA Em 1984 e 1985, mais organizados em sua associação,

PRIMEIRA VITÓRIA DA LUTA ORGANIZADA Em 1984 e 1985, mais organizados em sua associação, os servidores conseguem, através da Lei 4. 672/85 e da Resolução 73/85, 73/85 a aprovação do Estatuto dos Servidores do Ceeteps. É esta legislação que garante o regime autárquico similar ao dos funcionários públicos estatuais. Até então, todos os servidores do Centro eram regidos pelo regime CLT.

Nasce o SINTEPS: Uma história tecida à várias mãos Em 1993 as duas associações

Nasce o SINTEPS: Uma história tecida à várias mãos Em 1993 as duas associações ASPS e ADETEPS, que já trabalhavam juntas, decidiram-se unir e formar um sindicato. Naquele ano foi consultada a ADFATEC, Associação dos Docentes das FATECS para se unir também ao sindicato que nasceria, porém, aquela associação não aceitou a fusão. Durante todo o ano foram realizadas assembléias para discutir a fusão e elaborar o novo estatuto da entidade. Em 13 de dezembro de 2003 foi realizada na ETE Júlio de Mesquita, em Santo André, SP, a assembléia de fundação do SINTEPS. Desde então, são 15 anos de história e de lutas.

Cronologia das Lutas 1993 – ANO DE CRIAÇÃO DO SINTEPS 1994 – ELEIÇÃO DA

Cronologia das Lutas 1993 – ANO DE CRIAÇÃO DO SINTEPS 1994 – ELEIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA SINDICAL 1995 – REALIZAÇÃO DO I CONGRESSO DA CATEGORIA • INÍCIO DA LUTA DA DIREÇÃO DO SINTEPS PELA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 2, 1% DO ICMS, QUOTA PARTE ESTADUAL PARA O CEETEPS • LUTA ORGANIZADA E VITORIOSA CONTA O GRUPO DE TRABALHO INTERVENTOR QUE PRETENDIA FECHAR CURSOS, MUDAR OS CURRÍCULOS E MODIFICAR O PAPEL DAS ESCOLAS TÉCNICAS E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA.

Cronologia das Lutas 1996 – LUTA NACIONAL VITORIOSA CONTRA O PL 1603/96 QUE PRETENDIA

Cronologia das Lutas 1996 – LUTA NACIONAL VITORIOSA CONTRA O PL 1603/96 QUE PRETENDIA REFORMULAR E MODULARIZAR O ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 1997 – LUTA ORGANIZADA CONTRA O DECRETO 2. 208/97. Desta vez o Banco Mundial e os interesses neoliberais venceram. 1998 – LUTA CONTRA A CARREIRA DO CEETEPS QUE PREVIA PERDAS SALARIAIS E DE DIREITOS PARA OS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS DO CEETEPS REALIZAÇÃO DO II CONGRESSO DA CATEGORIA. 1999 – LUTA VITORIOSA PELA ABERTURA DE VAGAS NAS ETES

2000 GREVE VITORIOSA PELA MANUTENÇÃO DO VÍNCULO À PERMITE ATÉ NOS UNESP, QUE HOJE,

2000 GREVE VITORIOSA PELA MANUTENÇÃO DO VÍNCULO À PERMITE ATÉ NOS UNESP, QUE HOJE, REIVINDICAR OS REAJUSTES DO CRUESP JUDICIALMENTE.

Cronologia de lutas 2001 – REALIZAÇÃO DO II CONGRESSO DA CATEGORIA. 2002 – LUTA

Cronologia de lutas 2001 – REALIZAÇÃO DO II CONGRESSO DA CATEGORIA. 2002 – LUTA VITORIOSA CONTRA A REFORMULAÇÃO DO CEETEPS. 2003 – 10 ANOS DE ANIVERSÁRIO DO SINTEPS. • EDIÇÃO DA REVISTA COM 10 ANOS DE HISTÓRIA E DE LUTAS

2004 GREVE HISTÓRICA DA CATEGORIA, QUE DUROU 80 DIAS E CONQUISTOU O REAJUSTE DE

2004 GREVE HISTÓRICA DA CATEGORIA, QUE DUROU 80 DIAS E CONQUISTOU O REAJUSTE DE 10% NAQUELE ANO E 20% E 11% EM 2005, FATO INÉDITO ATÉ ENTÃO NO GOVERNO DO PSDB.

2005 PARTICIPAÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E MILITANTES DO SINTEPS EM TODAS AS 59 AUDIÊNCIAS

2005 PARTICIPAÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E MILITANTES DO SINTEPS EM TODAS AS 59 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA LEI ORÇAMENTÁRIA E DO ORÇAMENTO DO ESTADO, DENUNCIANDO A SITUAÇÃO SALARIAL DA CATEGORIA. CONQUISTAMOS NOVO REAJUSTE SALARIAL PARA OS TRABALHADORES E MAIS VERBAS PARA AS ESCOLAS DO CEETEPS. • CONQUISTA DA LEI DE DATA BASE PARA O FUNCIONALISMO PÚBLICO ESTADUAL • CONQUISTA DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 1% DO ICMS QUOTA PARTE ESTADUAL PARA O CEETEPS, O QUE GARANTIRIA VERBAS PARA SALÁRIOS. ESTA CONQUISTA FOI VETADA PELO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN.

Cronologia das Lutas 2006 – NOVA CONQUISTA DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 1% DO ICMS

Cronologia das Lutas 2006 – NOVA CONQUISTA DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 1% DO ICMS QUOTA PARTE ESTADUAL PARA O CEETEPS, O QUE GARANTIRIA VERBAS PARA SALÁRIOS. ESTA CONQUISTA FOI VETADA PELO GOVERNADOR CLAUDIO LEMBO. 2007 – REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICA, COM DURAÇÃO DETRÊS DIAS PARA MUNICIAR OS TRABALHADORES DA CONJUNTURA ESTADUAL. • PARTICIPAÇÃO DA DIREÇÃO DO SINDICATO NOS ATOS DA GREVE DAS 3 UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS. A CATEGORIA FOI CHAMADA À GREVE CONTRA OS DECRETOS DO SERRA, MAS NÃO ADERIU AO CHAMADO.

2008 CONVOCAÇÃO PARA A GREVE GERAL DA CATEGORIA A PARTIR DE PRIMEIRO DE MARÇO.

2008 CONVOCAÇÃO PARA A GREVE GERAL DA CATEGORIA A PARTIR DE PRIMEIRO DE MARÇO.

ORGANIZAÇÃO DO SINTEPS, ALÉM DAS LUTAS PRINCIPAIS EM DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES, TEM

ORGANIZAÇÃO DO SINTEPS, ALÉM DAS LUTAS PRINCIPAIS EM DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES, TEM COMO PRÁTICAS REGULARES: • A EDIÇÃO DE BOLETINS E JORNAIS PARA MANTER INFORMADOS OS TRABALHADORES; • ATENDIMENTO JURÍDICO E DE ORIENTAÇÃO AOS TRABALHADORES NA SEDE DO SINDICATO;

ORGANIZAÇÃO DO SINTEPS • REUNIÕES MENSAIS DA DIRETORIA EXECUTIVA, DIRETORIA REGIONAL E CONSELHO DE

ORGANIZAÇÃO DO SINTEPS • REUNIÕES MENSAIS DA DIRETORIA EXECUTIVA, DIRETORIA REGIONAL E CONSELHO DE DIRETORES DE BASE PARA DISCUTIR E DELIBERAR SOBRE AS ATIVIDADES DO SINDICATO; • DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, COM ELEIÇÕES SEMESTRAIS PARA COMPLETAR O QUADRO DE DIRETORES DE BASE DAS UNIDADES, ANUAIS PARA A DIRETORIA REGIONAL E TRIENAIS PARA O CONSELHO DE BASE, PARA O CONSELHO FISCAL E PARA A DIRETORIA EXECUTIVA.

SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTA A HISTÓRI MOSTRA QUE NAS VEZES EM QUE FOMOS

SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTA A HISTÓRI MOSTRA QUE NAS VEZES EM QUE FOMOS À LUTA CONSEGUIMOS MANTER ALGUM DIREITO QUERIAM RETIRAR E/OU CONQUISTAR REAJUSTE SALARIAL, MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O CEETEPS, MANUTENÇÃO DE VAGAS PÚBLICAS, MANUTENÇÃO DE NOSSOS EMPREGOS E DE NOSSA DIGNIDADE.

“Não haverá ensino de qualidade para todos se não ampliarmos os recursos. Ou seja,

“Não haverá ensino de qualidade para todos se não ampliarmos os recursos. Ou seja, O FINANCIAMENTO da educação não se resolve apenas com um aperfeiçoamento de aspectos gerenciais ou com a diminuição/eliminação de desvios: é imprescindível o aporte de novos recursos. ”

ENTÃO. . . VAMOS À GREVE POR MELHORES SALÁRIOS, MANUTENÇÃO DOS NOSSOS EMPREGOS, MELHORES

ENTÃO. . . VAMOS À GREVE POR MELHORES SALÁRIOS, MANUTENÇÃO DOS NOSSOS EMPREGOS, MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA.