SISTEMA DIGESTIVO O sistema digestivo responsvel pela transformao

  • Slides: 34
Download presentation
SISTEMA DIGESTIVO

SISTEMA DIGESTIVO

O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes,

O sistema digestivo é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas células. Ao conjunto de alterações sofridas pelos alimentos no interior do sistema digestório dá-se o nome de digestão. Tal processo é realizado por enzimas e os principais nutrientes obtidos são: ácidos graxos, aminoácidos, glicose, frutose e glicerol

fígado

fígado

pâncreas

pâncreas

GL NDULAS ANEXAS salivares fígado pâncreas DENTES LÍNGUA VESÍCULA BILIAR

GL NDULAS ANEXAS salivares fígado pâncreas DENTES LÍNGUA VESÍCULA BILIAR

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS PLÁSTICOS OU CONSTRUTORES FORMAM O NOSSO ORGANISMO, PROMOVENDO O SEU CRESCIMENTO

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS PLÁSTICOS OU CONSTRUTORES FORMAM O NOSSO ORGANISMO, PROMOVENDO O SEU CRESCIMENTO E A SUBSTITUIÇÃO DAS PARTES QUE ELE SOFRE. ENERGÉTICOS FORNECEM ENERGIA PARA A REALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DO ORGANISMO E PARA SUA MOVIMENTAÇÃO.

REGULADORES ATUAM REGULANDO AS REAÇÕES QUÍMICAS QUE OCORREM DENTRO DAS CÉLULAS OU NO MATERIAL

REGULADORES ATUAM REGULANDO AS REAÇÕES QUÍMICAS QUE OCORREM DENTRO DAS CÉLULAS OU NO MATERIAL INTERCELULAR. SÃO RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO HARMÔNICO DO ORGANISMO

SISTEMA DIGESTIVO boca, faringe, esôfago, estômago intestino. D e G

SISTEMA DIGESTIVO boca, faringe, esôfago, estômago intestino. D e G

PROCESSOS DA DIGESTÃO • PROCESSOS MEC NICOS • MASTIGAÇÃO___OCORRE NA BOCA E É FEITA

PROCESSOS DA DIGESTÃO • PROCESSOS MEC NICOS • MASTIGAÇÃO___OCORRE NA BOCA E É FEITA PELOS DENTES, QUE FRAGMENTAM OS ALIMENTOS, E PELA LÍNGUA, QUE OS MISTURA COM A SALIVA. • DEGLUTIÇÃO È O ATO DE ENGOLIR OS ALIMENTOS PELA FARINGE. • MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS SÃO CONTRAÇÕES ONDULATÓRIAS E INVOLUNTÁRIAS DO ESÔFAGO, DO ESTÔMAGO E DOS INTESTINOS, QUE DESLOCAM O ALIMENTO AO LONGO DO CANAL ALIMENTAR. • DEFECAÇÃO É A ELIMINAÇÃO DE FEZES.

PROCESSOS QUÍMICOS • SÃO OS PROCESSOS QUEBRAM OS ALIMENTOS EM PARTÍCULAS MENORES, GRAÇAS À

PROCESSOS QUÍMICOS • SÃO OS PROCESSOS QUEBRAM OS ALIMENTOS EM PARTÍCULAS MENORES, GRAÇAS À AÇÃO DE SUBST NCIAS QUÍMICAS ESPECIAIS DENOMINADAS ENZIMAS.

INSALIVAÇÃO • É A AÇÃO DA SALIVA SOBRE OS ALIMENTOS E OCORRE NA BOCA.

INSALIVAÇÃO • É A AÇÃO DA SALIVA SOBRE OS ALIMENTOS E OCORRE NA BOCA. ALIMENTOS QUE CONTÉM AMIDO (PTIALINA)(PÃO, MACARRÃO ETC. . ) COMEÇAM A SER DIGERIDOS NESTA ETAPA.

QUIMIFICAÇÃO • É A AÇAO QUE O SUCO GÁSTRICO PRODUZIDO POR ALGUMAS CÉLULAS DO

QUIMIFICAÇÃO • É A AÇAO QUE O SUCO GÁSTRICO PRODUZIDO POR ALGUMAS CÉLULAS DO ESTÔMAGO, REALIZA SOBRE OS ALIMENTOS JUNTAMENTE COM O ÁCIDO CLORÍDRICO FORMANDO UMA MASSA PASTOSA CHAMADA QUIMO QUE É AOS POUCOS LANÇADA NO INTESTINO ATRAVÉS DO DUODENO.

QUILIFICAÇÃO • REALIZA-SE NO INTESTINO DELGADO SOBRE A AÇÃO DE DIVERSOS SUCOS. • APARTIR

QUILIFICAÇÃO • REALIZA-SE NO INTESTINO DELGADO SOBRE A AÇÃO DE DIVERSOS SUCOS. • APARTIR DAÍ OS ALIMENTOS TRANSFORMAS-SE NUM LÍQUIDO CHAMADO QUILO, QUE É ABSORVIDO POR MICROSCÓPICAS ESTRUTURAS PRESENTES NO INTESTINO CHAMADAS DE VILOSIDADES. DAÍ ENTRAM NA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E CAIS EM TODAS A S CÉLULAS DO CORPO.

O que é digestão ? É o conjunto de reações químicas por meio das

O que é digestão ? É o conjunto de reações químicas por meio das substancias complexas macro moleculares são transformadas em outras mais simples , de moléculas menores.

Partes do tubo digestivo : A boca : É uma cavidade natural , forrada

Partes do tubo digestivo : A boca : É uma cavidade natural , forrada por uma mucosa , que atua como porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. é onde localizam-se os dentes , a língua e desembocam as glândulas salivais.

Primeiras transformações : São as mecânicas e químicas , necessárias a digestão , a

Primeiras transformações : São as mecânicas e químicas , necessárias a digestão , a primeira , pela ação dos dentes e da língua , durante a mastigação ; Segunda pela atividade enzimática da ptialina (ou amilase salivar) enzima presente na saliva

Glândulas salivares : Possuímos três tipos de glândulas salivares : as parótidas , as

Glândulas salivares : Possuímos três tipos de glândulas salivares : as parótidas , as submandibulares e as sublinguais. elas são responsáveis pela produção diárias de cerca de um litro e meio de saliva , que, juntamente com a mastigação , realiza a primeira etapa da digestão. Os alimentos que contém moléculas de amido (pães , massas, batatas , farinhas etc. ) , sob a ação da ptialina , são quebrados em moléculas menores (maltose).

A língua : É um órgão musculoso revestido por um tecido de várias camadas

A língua : É um órgão musculoso revestido por um tecido de várias camadas a apresenta-se presa pela sua extremidade posterior ao osso hióide. Ela participa da mastigação , mantendo o alimento na linha de ação dos dentes , atua na deglutição (ato de engolir) , é fundamental para a articulação das palavras e o órgão responsável pela percepção do paladar

Faringe : É um tubo oco que liga a boca ao esôfago e também

Faringe : É um tubo oco que liga a boca ao esôfago e também as fossas nasais á laringe. logo, a faringe é um órgão comum ao sistema digestivo e respiratório. Durante a deglutição o palato é mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para trás , jogando-o dentro da faringe , que se contrai voluntariamente e projeta o bolo alimentar para o esôfago , nesse momento , a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe (glote), impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.

Você sabe como ocorre o engasgo? Você talvez já tenha percebido que não podemos

Você sabe como ocorre o engasgo? Você talvez já tenha percebido que não podemos respirar e engolir ao mesmo tempo. quando as partículas alimentares entram inadequadamente na laringe , provoca um acesso de tosse cuja a finalidade é expeli-las das vias respiratórias. é o que chamamos de engasgo

O esôfago : É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários ,

O esôfago : É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários , que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos (movimentos peristálticos). Podemos concluir que o alimento não cai no estômago diretamente pela ação da gravidade. Se uma pessoa deglutir alguma coisa , mesmo estando de cabeça para baixo, o material deglutido ainda assim será levado ao estômago

O estômago : É a parte mais dilatada do sistema digestivo , podemos comportar

O estômago : É a parte mais dilatada do sistema digestivo , podemos comportar de dois a quatro litros de alimentos. sua entrada denomina-se Cárdia , onde o esôfago se comunica com o estômago e a outra abertura é o Piloro que se comunica com o intestino delgado. Internamente o sistema o estômago é forrado por uma camada denominada mucosa gástrica , responsável pela produção de muco protetor e onde se alojam as glândulas gástricas , produtoras do suco gástrico , contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas ( pepsina , renina e lipase gástrica. )

Em conseqüência da secreção de ácido clorídrico , o p. H do suco gástrico

Em conseqüência da secreção de ácido clorídrico , o p. H do suco gástrico fica normalmente entre 1. 5 e 2. 5. A sensação de queimadura que você sente quando vomita ou regurgita alimento é causada pela acidez do suco gástrico em ação sobre membrana não protegidas. normalmente o muco forma barreira entre o epitélio do estômago e o suco gástrico e impede que o estômago se dirija a si mesmo.

Intestino delgado: No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares , iniciada na boca

Intestino delgado: No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares , iniciada na boca e continuada no estômago , é completada , as moléculas alimentares são então absorvidas no sistema digestivo para o sistema circulatório , pelo qual são enviadas ás células , nesse órgão , atuam Na digestão dos alimentos , o suco gástrico , suco pancreatico e o bile

Enzimas composta no suco intestinal: Erepsina- transforma os peptídeos em aminoácidos. Sacarase- transforma a

Enzimas composta no suco intestinal: Erepsina- transforma os peptídeos em aminoácidos. Sacarase- transforma a sacarose Maltase- transforma a maltose em glicose Lactase- transforma a lactose em glicose e galactose. Lipase entérica- transforma os lípidios em ácidos graxos e glicerol.

suco pancreatico é produzido pelas pâncreas que lança ao duodeno através do canal de

suco pancreatico é produzido pelas pâncreas que lança ao duodeno através do canal de Wirsung. as principais enzimas do suco pancreático são: Tripsina- transforma em aminoácidos os peptídeos e quaisquer proteínas que não tenham sido transformada no estômago. Amilase pancreática – transforma o amido em maltose Lipase pancreática- transforma os lipídios em ácidos graxos e glicerol.

Produtos finais da digestão : Terminada a digestão restam no intestino substancias mais simples

Produtos finais da digestão : Terminada a digestão restam no intestino substancias mais simples , que constituem os produtos finais do processo no intestino delgado recebem o nome de quilificacão

Os componentes do quilo são : *Glicose , frutose e galactose –resultante da digestão

Os componentes do quilo são : *Glicose , frutose e galactose –resultante da digestão dos carboidratos, . *aminoácidos- resultantes da digestão das proteínas. *ácidos graxos e glicerol- resultante da digestão dos lipídios. Os produtos finais da digestão atravessam as paredes do intestino delgado e caem na corrente sangüínea. As vitaminas e sais minerais , então são distribuídos para todas as células do corpo.

O intestino grosso : A principal função do intestino grosso é reabsorver água. Suas

O intestino grosso : A principal função do intestino grosso é reabsorver água. Suas células epiteliais secretam muco , o qual lubrifica a massa de resíduo alimentar Qual vai perdendo água , resta ainda no interior grosso um material não digestivo. formam-se então as fezes , que devem ser eliminadas do organismo.

estomago

estomago