Iniciao a Pesquisa Cientfica Introduo O que ser

  • Slides: 25
Download presentation
Iniciação a Pesquisa Científica Introdução

Iniciação a Pesquisa Científica Introdução

O que será estudado nesta disciplina v Conceitos de ciência, metodologia, pesquisa. v Orientações

O que será estudado nesta disciplina v Conceitos de ciência, metodologia, pesquisa. v Orientações para uma leitura proveitosa e para a interpretação de textos. v Orientações para a produção de trabalhos científicos tais como: resumos, resenhas, sínteses, seminário, artigo científico, projeto de pesquisa e monografia

A Iniciação à Pesquisa Científica. . . v Auxilia na formação universitária, oferecendo a

A Iniciação à Pesquisa Científica. . . v Auxilia na formação universitária, oferecendo a teoria e o instrumental metodológico necessário para a prática da pesquisa científica. v Oferece subsídios necessários à autoaprendizagem, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. v Procura formar pessoas capacitadas para a produção do conhecimento científico.

O que é Pesquisar? v Pesquisar é buscar sentido, procurar investigar e solucionar determinado

O que é Pesquisar? v Pesquisar é buscar sentido, procurar investigar e solucionar determinado problema sobre um fenômeno ou objeto. v Caracteriza-se pelo procedimento racional e sistemático que objetiva alcançar resposta para problemas colocados pelo próprio pesquisador.

O que é Pesquisar Cientificamente? v Investigar um assunto de maneira correta, rigorosa, verdadeira.

O que é Pesquisar Cientificamente? v Investigar um assunto de maneira correta, rigorosa, verdadeira. v Falar sobre o objeto com segurança, rigor e disciplina.

Tipos de Conhecimento v Conhecimento Empírico (senso-comum) § Conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras

Tipos de Conhecimento v Conhecimento Empírico (senso-comum) § Conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. v Conhecimento Filosófico § É fruto do raciocínio e da reflexão humana. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.

Tipos de Conhecimento v Conhecimento Teológico § Conhecimento revelado pela fé divina ou crença

Tipos de Conhecimento v Conhecimento Teológico § Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. v Conhecimento Científico § É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

O que é Ciência? v No sentido estrito, é um conjunto de conhecimentos adquiridos

O que é Ciência? v No sentido estrito, é um conjunto de conhecimentos adquiridos e produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e de objetividade, que permitem sua transmissão. v Todo conhecimento científico constitui um sistema aberto e inacabado, suscetível de contínuas revisões que permitem a superação de teorias ultrapassadas.

Classificação das Ciências

Classificação das Ciências

Métodos Científicos v É a ordem que se deve impor aos processos necessários para

Métodos Científicos v É a ordem que se deve impor aos processos necessários para atingir um resultado desejado. v É o caminho pelo qual se atinge um objetivo. v É um conjunto de procedimentos que devemos seguir para atingir um objetivo. Métodos são procedimentos que podem produzir o conhecimento científico.

Método Experimental v O método experimental submete a investigação de determinado fenômeno à sucessivas

Método Experimental v O método experimental submete a investigação de determinado fenômeno à sucessivas experimentações e observações a fim de obter a lei interna que o rege. v Exemplo: § Quando você aquece a água à temperatura de 100 graus Celsius, ao nível do mar, ela evapora.

Método Dedutivo v Por meio da observação de um princípio geral, chega-se a conclusões

Método Dedutivo v Por meio da observação de um princípio geral, chega-se a conclusões particulares. Ou seja, parte-se de enunciados gerais, para se chegar a uma conclusão particular. v Exemplo: § Todos os animais respiram. Ora, o mosquito é animal. Logo, o mosquito respira.

Método Indutivo v Percorre o caminho contrário do método dedutivo, pois parte da observação

Método Indutivo v Percorre o caminho contrário do método dedutivo, pois parte da observação particular e chega à afirmação de um princípio geral. v Exemplo: § Cobre conduz energia. Ouro conduz energia. Ferro conduz energia. Cobre, ouro e ferro são metais. Logo, todo metal conduz energia.

Técnicas de Pesquisa v Documentação indireta: § Consiste no levantamento de todos os dados

Técnicas de Pesquisa v Documentação indireta: § Consiste no levantamento de todos os dados possíveis sobre o assunto a ser pesquisado, independentemente das técnicas utilizadas. • Pesquisa documental. • Pesquisa bibliográfica.

Técnicas de Pesquisa v Documentação direta: § Consiste no levantamento de dados no próprio

Técnicas de Pesquisa v Documentação direta: § Consiste no levantamento de dados no próprio local em que os fenômenos ocorrem. • Pesquisa de campo. • Pesquisa de laboratório.

Técnicas de Pesquisa v Observação Direta e Intensiva: § Consiste no levantamento de dados

Técnicas de Pesquisa v Observação Direta e Intensiva: § Consiste no levantamento de dados a partir de: • Observação dos fatos/fenômenos. • Entrevistas.

Técnicas de Pesquisa v Observação Direta e Extensiva: § Consiste no levantamento de dados

Técnicas de Pesquisa v Observação Direta e Extensiva: § Consiste no levantamento de dados a partir de Questionários ou formulários.

Uma dúvida. . . Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

Uma dúvida. . . Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

Documentação e Fichamento v Consiste em anotar e documentar sistematicamente todo o conteúdo considerado

Documentação e Fichamento v Consiste em anotar e documentar sistematicamente todo o conteúdo considerado importante para seu aprendizado. v Tipos de fichas: § Documentação temática. § Documentação bibliográfica. § Ficha de citações. § Ficha de resumo. § Ficha de documentação geral. § Ficha de vocabulário.

Exemplo: ficha temática

Exemplo: ficha temática

Formas de trabalhos Científicos v Monografia: § Descrição sobre um determinado assunto único e

Formas de trabalhos Científicos v Monografia: § Descrição sobre um determinado assunto único e delimitado. § Não é preciso ser original. v Trabalhos didáticos: § Trabalhos recapitulativos, com síntese de outros textos. § Não é preciso ser original.

Formas de trabalhos Científicos v Seminários: § Aprofundar sobre um assuntos por meio de

Formas de trabalhos Científicos v Seminários: § Aprofundar sobre um assuntos por meio de pesquisa bibliográfica, discussão e debate. v Resumos: § Exposição abreviada de um texto. § É preciso extrair o que é principal, deixando de lado o que é secundário.

Formas de trabalhos Científicos v Esquemas: § Fazer um esboço das ideias principais do

Formas de trabalhos Científicos v Esquemas: § Fazer um esboço das ideias principais do texto. § Mapas conceituais. v Resenhas: § Parecido com um resumo, mas com um olhar crítico sobre o texto. § Normalmente expõe-se uma opinião acerca do assunto.

Formas de trabalhos Científicos v Artigo científico: § Pequenos estudos, porém completos, que trata

Formas de trabalhos Científicos v Artigo científico: § Pequenos estudos, porém completos, que trata de questões científicas. § Normalmente são ideias originais, atuais e criativas. § Exige pleno domínio da área de estudo.

Plágio v O plágio se caracteriza com a apropriação ou expropriação de direitos intelectuais.

Plágio v O plágio se caracteriza com a apropriação ou expropriação de direitos intelectuais. v A apropriação do texto de um outro autor e apresentação desse texto como sendo de cunho próprio caracterizam um plágio e, segundo a Lei de Direitos Autorais, 9. 610, de 19 de fevereiro de 1998, é considerada violação grave à propriedade intelectual e aos direitos autorais, além de agredir frontalmente a ética e ofender a moral acadêmica.