ARTIGO CIENTFICO Disciplina de Iniciao Pesquisa Cientfica Universidade

  • Slides: 9
Download presentation
ARTIGO CIENTÍFICO Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica Universidade Estadual do Paraná Curso de

ARTIGO CIENTÍFICO Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática Prof. Dra. Gabriele Granada Veleda

O que é um artigo científico? Segundo ABNT (NBR 6022, 2002, p. 2), um

O que é um artigo científico? Segundo ABNT (NBR 6022, 2002, p. 2), um artigo científico é Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Estrutura de um artigo científico Estrutura Elementos Pré-textuais Título Autores e instituição Resumo e

Estrutura de um artigo científico Estrutura Elementos Pré-textuais Título Autores e instituição Resumo e palavras-chaves (português) Textuais Pós-textuais Resumo e palavras-chaves (língua estrangeira)* Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências Notas explicativas (não obrigatório) Apêndices (não obrigatório) Anexos (não obrigatório)

Título “Palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de uma

Título “Palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de uma publicação” (NBR 6022, 2002, p. 2) O título é o “cartão de apresentação” de um artigo. “O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por doispontos (: ) e na língua do texto” (NBR 6022, 2002, p. 3).

Autores e instituições São as pessoas físicas responsáveis pela criação do conteúdo intelectual ou

Autores e instituições São as pessoas físicas responsáveis pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. No texto deve ser identificado o(s) nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos pós-textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico.

Resumo e palavras-chave Resumo é um “[e]lemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases

Resumo e palavras-chave Resumo é um “[e]lemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave (NBR 6022, 2002, p. 3). As palavras-chave também é um “[e]lemento obrigatório, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavraschave: , separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto (NBR 6022, 2002, p. 4).

Introdução Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os

Introdução Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo (NBR 6022, 2002, p. 4). Desenvolvimento Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método (NBR 6022, 2002, p. 4). Conclusão Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses (NBR 6022, 2002, p. 4).

Referências Elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023 (NBR 6022, 2002, p. 4) Anexo(s)

Referências Elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023 (NBR 6022, 2002, p. 4) Anexo(s) São documentos criados por terceiros, e usados pelo autor. Apêndice(s) São textos criados pelo próprio autor para complementar sua argumentação.