XI ENCONTRO DO SISTEMA CULTURAL DO EXRCITO CULTURA

  • Slides: 31
Download presentation
XI ENCONTRO DO SISTEMA CULTURAL DO EXÉRCITO CULTURA MILITAR GEN BERGO - 30 DE

XI ENCONTRO DO SISTEMA CULTURAL DO EXÉRCITO CULTURA MILITAR GEN BERGO - 30 DE JULHO DE 2019

OBJETIVOS DEFINIR CULTURA MILITAR; E DEMONSTRAR SUA RELEV NCIA NA GESTÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

OBJETIVOS DEFINIR CULTURA MILITAR; E DEMONSTRAR SUA RELEV NCIA NA GESTÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO EXÉRCITO E, TAMBÉM, NO APRESTAMENTO DO SOLDADO.

1. INTRODUÇÃO ROTEIRO 2. O QUE É CULTURA? E “CULTURA MILITAR”? 3. A ATUAÇÃO

1. INTRODUÇÃO ROTEIRO 2. O QUE É CULTURA? E “CULTURA MILITAR”? 3. A ATUAÇÃO MILITAR NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL 4. O COMPORTAMENTO DOS MILITARES 5. O AGIR HUMANO 6. A INSTITUIÇÃO MILITAR 7. OS MILITARES E A NAÇÃO 8. CONSTRUIR O FUTURO DO BRASIL 9. A PREPARAÇÃO DO SOLDADO PELO EXÉRCITO 10. CONCLUSÃO E DEBATES

O QUE É CULTURA? “É O CONJUNTO DE CRENÇAS, USOS, COSTUMES, CONHECIMENTOS, COMPORTAMENTOS, VALORES

O QUE É CULTURA? “É O CONJUNTO DE CRENÇAS, USOS, COSTUMES, CONHECIMENTOS, COMPORTAMENTOS, VALORES (INTELECTUAIS, INSTITUCIONAIS, MORAIS E ESPIRITUAIS) E IDIOMA QUE CARACTERIZA UMA ETAPA EVOLUTIVA DE UMA CIVILIZAÇÃO, EM LUGAR E PERÍODO ESPECÍFICO”. CULTURA NACIONAL - PARTICULARIZA E DISTINGUE CADA POVO, CADA NAÇÃO; SOCIEDADE ROBUSTA E MARCANTE - PATRIOTISMO E SENTIMENTO DE NACIONALIDADE; “COMPATRIOTAS” - AQUELES QUE PARTILHAM TAIS VALORES. O TERMO AINDA ENGLOBA: ATIVIDADES E INSTITUIÇÕES LIGADAS À CRIAÇÃO E DIFUSÃO DAS ARTES, AO CULTO À MEMÓRIA, À MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS, MONUMENTOS, SÍTIOS HISTÓRICOS E OUTRAS. É UM VALIOSÍSSIMO O PATRIMÔNIO A SER PROTEGIDO.

E O QUE É, ENTÃO, “CULTURA MILITAR”? OS MESMOS PAR METROS, PORÉM VINCULADOS ÀS

E O QUE É, ENTÃO, “CULTURA MILITAR”? OS MESMOS PAR METROS, PORÉM VINCULADOS ÀS ATIVIDADES CASTRENSES. “É O SOMATÓRIO DAS TRADIÇÕES, DAS CRENÇAS, DOS COSTUMES, DOS CONHECIMENTOS, DOS COMPORTAMENTOS E DOS VALORES (ÉTICOS, INTELECTUAIS, INSTITUCIONAIS, MORAIS E ESPIRITUAIS) QUE CARACTERIZA OS PROFISSIONAIS DAS ARMAS, PAUTA O SEU PREPARO E BALIZA SUAS ATITUDES FRENTE A SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM RISCOS E PERIGOS”. HERANÇA; AÇÃO DOS MILITARES (DE MAR, TERRA E AR) - INTENSA, NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL. DO DESCOBRIMENTO (UMA OPERAÇÃO MAVÓRTICA) ATÉ OS DIAS ATUAIS - RELEVANTE PRESENÇA FARDADA

NOSSA HERANÇA DE GLÓRIAS DESCOBRIMENTO GUARARAPES FORTES E FORTALEZAS

NOSSA HERANÇA DE GLÓRIAS DESCOBRIMENTO GUARARAPES FORTES E FORTALEZAS

A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA CARÊNCIAS E DIFICULDADES - CONST NCIA E VALOR

A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA CARÊNCIAS E DIFICULDADES - CONST NCIA E VALOR

A 2ª GUERRA MUNDIAL FEB - VITÓRIAS E RESPEITO AO SER HUMANO

A 2ª GUERRA MUNDIAL FEB - VITÓRIAS E RESPEITO AO SER HUMANO

A ATUAÇÃO MILITAR NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL NO CAMPO INTERNO: EXPANSÃO E DEFINIÇÃO TERRITORIAL;

A ATUAÇÃO MILITAR NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL NO CAMPO INTERNO: EXPANSÃO E DEFINIÇÃO TERRITORIAL; DEFESA DA SOBERANIA, DA INCOLUMIDADE E DA COESÃO; INTEGRAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO; AÇÕES DE: GARANTIA DA LEI E DA ORDEM; CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS, AEROPORTOS, ESTRADAS DE FERRO, DUTOS ETC; DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS; CAMPANHAS DE VACINAÇÃO E DE SANEAMENTO; AUXILIO NAS CALAMIDADES; PESQUISAS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS (MEDICINA, ELETRÔNICA, COMUNICAÇÕES E OUTRAS. EM EPISÓDIOS MARCANTES E PONTUAIS: INTERVENÇÕES POLÍTICAS E CONDUÇÃO DIRETA DOS DESTINOS BRASILEIROS - EXIGIDAS E APOIADAS PELA SOCIEDADE CIVIL.

NA ESFERA EXTERNA: PRESERVAÇÃO DA PAZ, DA HARMONIA E DA DEMOCRACIA ENTRE AS NAÇÕES

NA ESFERA EXTERNA: PRESERVAÇÃO DA PAZ, DA HARMONIA E DA DEMOCRACIA ENTRE AS NAÇÕES DO MUNDO GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA, FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB) E MISSÕES DE PAZ SOLDADO BRASILEIRO - VALOR E FIBRA - OPERAÇÕES ESPECIFICAMENTE MILITARES E AÇÕES DE CONSTRUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS. COMPARTILHAM TRADIÇÕES E SÃO IGUALMENTE PARTÍCIPES NA HISTÓRIA: FORÇAS COIRMÃS - MARINHA E AERONÁUTICA; FORÇAS POLICIAIS, AUXILIARES.

O COMPORTAMENTO DOS MILITARES MEMÓRIAS E COSTUMES - OS IDENTIFICAM E CARACTERIZAM; ASPECTOS COMPORTAMENTAIS

O COMPORTAMENTO DOS MILITARES MEMÓRIAS E COSTUMES - OS IDENTIFICAM E CARACTERIZAM; ASPECTOS COMPORTAMENTAIS - CONJUNTO AMPLO CONHECIDO COMO “TRADIÇÕES MILITARES” : UNIFORMES, SÍMBOLOS, INSÍGNIAS, CANÇÕES, BRADOS, DITOS, LINGUAJAR CARACTERÍSTICO E OUTROS; ATITUDES DELIMITADAS E CONDUZIDAS PELA ÉTICA E PELOS VALORES MILITARES; A SOLIDARIEDADE ORGANIZACIONAL POR ELES CULTUADA, EXTREMAMENTE APURADA, É CONHECIDA COMO “ESPÍRITO DE CORPO”.

A CULTURA MILITAR ALAVANCA VALORES ANÍMICOS; CRIA UM DIFERENCIAL NA IDENTIDADE DA INSTITUIÇÃO. O

A CULTURA MILITAR ALAVANCA VALORES ANÍMICOS; CRIA UM DIFERENCIAL NA IDENTIDADE DA INSTITUIÇÃO. O AGIR PELO EXEMPLO AS AÇÕES DOS GRANDES CHEFES E HERÓIS: SÃO FONTES DE INSPIRAÇÃO; ATUAM COMO FARÓIS QUE ILUMINAM OBSCURAS E ÍNGREMES VEREDAS A PERCORRER; ANIMAM NOBRES E PATRIÓTICAS VONTADES, VOCAÇÕES E PENDORES; TRAZEM FORÇAS A CORPOS MUITAS VEZES COMBALIDOS POR PERICULOSAS E EXTENUANTES JORNADAS. OS VALORES DO PASSADO - SE CONSERVAM NO PRESENTE E BALIZAM O FUTURO. OS COMPORTAMENTOS DOS PRÓCERES SE TORNAM PROPORÇÃO, REGRA E NORMA.

O AGIR HUMANO VIRTUDES ESTÍMULO: VÍCIOS CONTENÇÃO: ÉTICA CARÁTER VALORES SISTEMA MORAL JUSTIÇA INICIATIVA

O AGIR HUMANO VIRTUDES ESTÍMULO: VÍCIOS CONTENÇÃO: ÉTICA CARÁTER VALORES SISTEMA MORAL JUSTIÇA INICIATIVA EMPREENDEDORISMO BOA LIDERANÇA PESQUISA CIENTÍFICA PACIÊNCIA CARIDADE ABNEGAÇÃO ALTRUISMO AMOR FRATERNIDADE ESCRÚPULO BOM SENSO ETC INSTINTOS: CELESTIAIS VS BESTIAIS LIMITES - DEVERES - OBRIGAÇÕES DESONESTIDADE EGOÍSMO VAIDADE EXCESSIVA INVEJA ORGULHO AMBIÇÃO DESMEDIDA INTOLER NCIA INTRANSIGÊNCIA GAN NCIA SOBERBA PREPOTÊNCIA FANATISMO ETC

DEFINIÇÕES BÁSICAS ÉTICA Valores e princípios que regem a conduta humana; Do grego “ethos”

DEFINIÇÕES BÁSICAS ÉTICA Valores e princípios que regem a conduta humana; Do grego “ethos” : caráter, modo de ser de uma pessoa; Construída com base em valores históricos e culturais. VALOR Qualidade humana de natureza física, intelectual e moral que desperta admiração ou respeito; Conjunto de princípios ou normas que, por corporificar um ideal de perfeição ou plenitude moral, deve ser buscado pelos seres humanos. VIRTUDE Qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável; Hábito adquirido ou tendência inata para as boas ações.

INTERESSES LÍDIMOS ESPÚRIOS ABERTOS OCULTOS

INTERESSES LÍDIMOS ESPÚRIOS ABERTOS OCULTOS

O AGIR, PORTANTO, ENVOLVE UMA IMPULSÃO E/OU UMA CONTENÇÃO. ATUAM FORÇAS SOLIDÁRIAS OU INDEPENDENTES,

O AGIR, PORTANTO, ENVOLVE UMA IMPULSÃO E/OU UMA CONTENÇÃO. ATUAM FORÇAS SOLIDÁRIAS OU INDEPENDENTES, NO MESMO SENTIDO OU EM OPOSIÇÃO. TAIS FORÇAS SE INTROJETAM NO INDIVÍDUO PELO CONHECIMENTO (“INSTRUÇÃO”) E PELO CARÁTER (“EDUCAÇÃO”) FAMÍLIA ESCOLA SOCIEDADE

ELAS SÃO “IRMÃS DE SANGUE”, PORÉM NÃO SIAMESAS; . CONTUDO, MUITA GENTE CONFUNDE AMBAS,

ELAS SÃO “IRMÃS DE SANGUE”, PORÉM NÃO SIAMESAS; . CONTUDO, MUITA GENTE CONFUNDE AMBAS, JULGANDO-AS “A MESMA COISA”. CONHECIMENTO: “ENSINO” (ESCOLA) OU A “ESTUDOS” (PESQUISA) - “SABER”; CARÁTER: “TERRITÓRIO” DA ÉTICA, VALORES, NORMAS DE CONDUTA, ATITUDES DE RESPEITO AOS SEUS SEMELHANTES E AO MEIO AMBIENTE. INSTRUÇÃO FAZER CERTO AS COISAS. EDUCAÇÃO FAZER AS COISAS CERTAS (OU NÃO FAZER AS COISAS ERRADAS). ENSINO É CONHECIMENTO - EDUCAÇÃO É COMPORTAMENTO A FORMAÇÃO INDIVIDUAL SE DÁ PELA TRANSMISSÃO DE MODELOS COMPORTAMENTAIS. OU SEJA: EDUCAÇÃO; E INFLUENCIA OS SENTIMENTOS, A EMOÇÃO E A MOTIVAÇÃO. A EDUCAÇÃO MILITAR É DIFERENTE, DADAS AS CARACTERÍSTICAS DA PROFISSÃO. A CULTURA MILITAR - INSTRUIR O PROFISSIONAL DAS ARMAS E MOLDAR SEU CARÁTER EM COERÊNCIA COM OS VALORES CULTUADOS PELA INSTITUIÇÃO.

A INSTITUIÇÃO MILITAR USOS E COSTUMES - FORJAM A INSTITUIÇÃO FRUTO DA NECESSIDADE DE

A INSTITUIÇÃO MILITAR USOS E COSTUMES - FORJAM A INSTITUIÇÃO FRUTO DA NECESSIDADE DE AUTODEFESA INSTITUIÇÃO POLÍTICA EXISTÊNCIA DOS POVOS INSTITUIÇÃO MILITAR C U L T U R A B R A S I L E I R A

CARACTERÍSTICAS DA VIDA MILITAR UM PASSADO DE LUTAS. JUSTO ORGULHO - MANUTENÇÃO DO EXTENSO

CARACTERÍSTICAS DA VIDA MILITAR UM PASSADO DE LUTAS. JUSTO ORGULHO - MANUTENÇÃO DO EXTENSO TERRITÓRIO. NÃO SÓ BATALHAS - OUTROS ENCARGOS. MILITAR -“MILITAS ESTATARIUS” : VIGIA DE PÉ, SEMPRE ATENTO. CIDADÃOS - VALORES INDIVIDUAIS, MORAIS E CÍVICOS. MEIO MILITAR - COMPROMISSO MAIS INCISIVO E VISÍVEL. BRAÇO ARMADO - CUMPRIR O SEU DEVER. SACRIFÍCIOS - INCLUSIVE O DA PRÓPRIA VIDA.

 VALORIZA PRINCÍPIOS IMPRESCINDÍVEIS: RESPONSABILIDADE; PROBIDADE; LEALDADE; DISCIPLINA; INTEGRIDADE ; CORAGEM. EXIGE DEDICAÇÃO INTEGRAL.

VALORIZA PRINCÍPIOS IMPRESCINDÍVEIS: RESPONSABILIDADE; PROBIDADE; LEALDADE; DISCIPLINA; INTEGRIDADE ; CORAGEM. EXIGE DEDICAÇÃO INTEGRAL. IMPÕE MUITO MAIS DEVERES DO QUE OFERECE REGALIAS. EXIGE PERFIS MOLDÁVEIS ÀS DIVERSAS ESPECIALIZAÇÕES. É UM SACERDÓCIO. CARÁTER MUITO MAIS RÍGIDO DO QUE OS DEMAIS CIDADÃOS. “ÉTICA MILITAR” - É A PRÓPRIA ÉTICA, PORÉM BEM MAIS RÍGIDA, DISCIPLINADORA E RESTRITIVA.

O PROFISSIONAL DAS ARMAS - VIDA DIFERENTE, COM MUITO MAIS OBRIGAÇÕES DO QUE REGALIAS

O PROFISSIONAL DAS ARMAS - VIDA DIFERENTE, COM MUITO MAIS OBRIGAÇÕES DO QUE REGALIAS E REPLETA DE RISCOS INERENTES ÀS SUAS ATIVIDADES. É UM DOS AGENTES DO ESTADO AUTORIZADOS AO USO DA FORÇA O USO LEGÍTIMO DA FORÇA É UMA PRERROGATIVA DO ESTADO FORÇA { REGRAMENTOS LEGAIS APARATO DA JUSTIÇA PODER DE POLÍCIA DEFESA EXTERNA AQUILO QUE IMPÕE; AUTORIDADE, IMPÉRIO; DOMÍNIO, PODERIO. (LATIM FORTÌA - FORTE, FÍSICA E MORALMENTE). MAIS INTENSIDADE DO QUE O NECESSÁRIO; COM FÚRIA, COM VEEMÊNCIA; FORA DE VIOLÊNCIA CONTROLE; FORA DA LEI. (LATIM VIOLENTÌA - IMPETUOSIDADE).

A ATIVIDADE MILITAR É ÚNICA INEXISTE “MERCADO DE TRABALHO”, HÁ UM ÚNICO “EMPREGADOR”; O

A ATIVIDADE MILITAR É ÚNICA INEXISTE “MERCADO DE TRABALHO”, HÁ UM ÚNICO “EMPREGADOR”; O ESTADO EXECUTA O RECRUTAMENTO E A COMPLETA HABILITAÇÃO. O SISTEMA “EDUCAÇÃO MILITAR”, MULTIFUNCIONAL, TEM NA CULTURA MILITAR UM DE SEUS PRINCIPAIS PILARES. OS AGENTES QUE PODEM USAR A FORÇA DEVEM ESTAR PLENAMENTE CONSCIENTES DE SUAS RESPONSABILIDADES E ADEQUADAMENTE PREPARADOS. PREPARAÇÃO COMPLEXA: ESFORÇOS FÍSICOS E MENTAIS; CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÕES.

OS MILITARES E A NAÇÃO DEFENDER A PÁTRIA GARANTIR A LEI E A ORDEM

OS MILITARES E A NAÇÃO DEFENDER A PÁTRIA GARANTIR A LEI E A ORDEM GARANTIR OS PODERES CONSTITUCIONAIS COOPERAR COM O DESENVOLVIMENTO NACIONAL COOPERAR COM A DEFESA CIVIL PARTICIPAR DE OPERAÇÕES DE PAZ

EXÉRCITO BRASILEIRO - ORGULHO NA CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA; SÉCULO XXI - AMADURECIDO E

EXÉRCITO BRASILEIRO - ORGULHO NA CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA; SÉCULO XXI - AMADURECIDO E CIENTE DE SUAS IMENSAS RESPONSABILIDADES; CONSIDERA FUNDAMENTAL A PRESERVAÇÃO DOS SEUS VALORES E VIRTUDES. O POVO O CONHECE, ADMITE A RELEV NCIA DE SEU PAPEL E COMPREENDE SUAS NECESSIDADES; GOZA DE ELEVADA CREDIBILIDADE NACIONAL. EMBORA EXISTAM CERTOS “RANÇOS” E PARCELAS CONTAMINADAS POR “MILITOFOBIA”.

CONSTRUIR O FUTURO DO BRASIL O GRANDE DESAFIO ESTÁ NO CAMPO DAS IDEIAS, DO

CONSTRUIR O FUTURO DO BRASIL O GRANDE DESAFIO ESTÁ NO CAMPO DAS IDEIAS, DO PENSAMENTO HUMANO - MOLDAR UM COMPROMETIMENTO DE TODOS COM A NAÇÃO, CONSOLIDAR PROPÓSITOS DE HARMONIA, BOA CONVIVÊNCIA, ESTUDO, PESQUISA E TRABALHO.

A PREPARAÇÃO DO SOLDADO PELO EXÉRCITO EXTREMO CUIDADO COM OS RECURSOS HUMANOS; PREPARO DO

A PREPARAÇÃO DO SOLDADO PELO EXÉRCITO EXTREMO CUIDADO COM OS RECURSOS HUMANOS; PREPARO DO INCORPORADO - TRANSFORMANDO-O EM EFICAZ INSTRUMENTO MILITAR E INDIVÍDUO CAPAZ DE INCORPORAR NO SEU COMPORTAMENTO AS MANIFESTAÇÕES ESSENCIAIS DA CULTURA MILITAR. INTERNANDO NELE: O ROBUSTECIMENTO DAS CONVICÇÕES POSITIVAS; A SALVAGUARDA DOS PREDICADOS; A NOÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS DEVERES; IRREPREENSÍVEL CONDUTA ÉTICA. A PAR DE ADEQUADO ADESTRAMENTO NAS LIDES DO COMBATE

EXEMPLOS E INSPIRAÇÃO CORAGEM VONTADE DETERMINAÇÃO BRAVURA DESPRENDIMENTO NOÇÃO DO DEVER ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO

EXEMPLOS E INSPIRAÇÃO CORAGEM VONTADE DETERMINAÇÃO BRAVURA DESPRENDIMENTO NOÇÃO DO DEVER ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO DISCIPLINA INICIATIVA SANGUE FRIO

O EXÉRCITO É UMA ESCOLA DE CIVISMO CULTUA E RESPEITA OS SEUS HERÓIS; MANTÉM

O EXÉRCITO É UMA ESCOLA DE CIVISMO CULTUA E RESPEITA OS SEUS HERÓIS; MANTÉM VIVA A MEMÓRIA DOS GRANDES ATOS; RELEMBRA HOMENS, DATAS E FEITOS; ASSINALA EXALTA OS LÍDIMOS EXEMPLOS. UM MODELO PARA O PAÍS! A CULTURA MILITAR É MAGN NIMA FONTE DE INSIGNES PADRÕES. É UM FATOR DE GENUÍNO ORGULHO QUE A GENTE BRASILEIRA OSTENTA COM INCONTESTÁVEL RAZÃO.

NOSSOS VALORES PORTARIA Nº 657/COMANDANTE DO EXÉRCITO, DE 04 NOV 2003 MISSÃO V A

NOSSOS VALORES PORTARIA Nº 657/COMANDANTE DO EXÉRCITO, DE 04 NOV 2003 MISSÃO V A L O R E S PATRIOTISMO AMOR À PÁTRIA HISTÓRIA SÍMBOLOS NACIONAIS TRADIÇÕES NAÇÃO DEVER LEALDADE PROBIDADE CORAGEM CUMPRIR A LEGISLAÇÃO AUTORIDADE DETERMINAÇÃO DIGNIDADE DEDICAÇÃO RESPONSABILIDADE VERDADE SINCERIDADE CAMARADAGEM FIDELIDADE AOS COMPROMISSOS HONRADEZ DECIDIR HONESTIDADE IMPLEMENTAR A DECISÃO JUSTIÇA RISCO DE VIDA

SE QUERES A PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA. “UM EXÉRCITO PODE PASSAR UM SÉCULO

SE QUERES A PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA. “UM EXÉRCITO PODE PASSAR UM SÉCULO SEM SER EMPREGADO; MAS NÃO PODE FICAR UM DIA SEM ESTAR PREPARADO. ” “ SI VIS PACEM, PARA BELLUM. ”

“GUARDIÃO DA MEMÓRIA, DAS TRADIÇÕES E DOS VALORES DO EXÉRCITO BRASILEIRO”

“GUARDIÃO DA MEMÓRIA, DAS TRADIÇÕES E DOS VALORES DO EXÉRCITO BRASILEIRO”