UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS

  • Slides: 22
Download presentation
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS Redação Científica Nacional e Internacional RECINI Professor Dr. Alexandre Rosa dos Santos Jerônimo Monteiro, ES Novembro de 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - (Prof. Titular CCAE-UFES) Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Ciências Florestais da UFES Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Ciência Florestal da UFV Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Comitê RF - Recursos Florestais CONTATOS Email: mundogeomatica@yahoo. com. br (oficial) alexandre. r. santos@ufes. br (UFES) alexandre. santos@pq. cnpq. br (bolsista de produtividade CNPq) PORTAL MUNDO DA GEOMÁTICA: http: //www. mundogeomatica. com. br GAGEN: http: //www. mundogeomatica. com. br/Gagen. htm Telefone: 28 -3552 -8908 (sala no CCAE-UFES) 28 -9 -9926 -0262 (celular) Curriculum Lattes CNPq: http: //lattes. cnpq. br/7125826645310758 FORMAÇÃO Pós-Doutorado em Ciências Florestais (Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento) – UFV (Conceito CAPES 6) Doutorado em Engenharia Agrícola – UFV (Conceito CAPES 6) Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV (Conceito CAPES 5) Especialização 02 - Metodologia Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa – UCAM Especialização 01 (And. ) - Geoprocessamento e Georreferenciamento - UCAM Graduação 03 – Licenciatura em Letras - Português e Inglês – UNIFRAM Graduação 02 – Licenciatura Plena em Letras – Português – ISEED Graduação 01 – Agronomia – UFES

MÓDULO 5 MÉTODO CIENTÍFICO

MÓDULO 5 MÉTODO CIENTÍFICO

Você sabe o que é o método científico? Ø Veja abaixo algumas definições que

Você sabe o que é o método científico? Ø Veja abaixo algumas definições que irão lhe ajudar a responder a pergunta anterior: Definição 01 - são etapas ordenadamente dispostas e executadas na investigação de um fenômeno; Definição 02 - forma crítica de pensar sujeita a revisão e duplicação por cientistas independentes para reduzir a incerteza da informação.

O método científico pode variar? Ø O método científico muda com o tempo e

O método científico pode variar? Ø O método científico muda com o tempo e a cultura, e varia de um ramo da ciência para outro; Ø Neste contexto, a flexibilidade criativa é essencial no pensamento científico.

Quais as etapas fundamentais do método científico? Ø Etapa 01 – Problema: definir e

Quais as etapas fundamentais do método científico? Ø Etapa 01 – Problema: definir e delimitar o problema (pergunta); Ø Etapa 02 – Formular a hipótese: a possível resposta para a pergunta com base na literatura; Ø Etapa 03 – Aquisição de dados: evidências (resultados); Ø Etapa 04 – Analisar e interpretar os resultados. Observação: os passos podem ser repetidos à medida que os experimentos são aprimorados.

ATENÇÃO! “A universidade nos ensina “perfeitamente” a montar bons experimentos, porém não nos ensina

ATENÇÃO! “A universidade nos ensina “perfeitamente” a montar bons experimentos, porém não nos ensina a preparar um bom artigo nacional e internacional que é o objetivo maior desta disciplina. ”

Relação entre Tema x problema x pergunta Ø Tema: assunto abordado no estudo “Zoneamento

Relação entre Tema x problema x pergunta Ø Tema: assunto abordado no estudo “Zoneamento edafoclimático” Ø Problema: questão que se quer estudar dentro do tema: “O aquecimento global tem diminuído as áreas de aptidão para o desenvolvimento de espécies florestais” Ø Problema é enunciado como pergunta de interesse científico; Ø Pergunta ampla: formulada com base no problema: “Como o aquecimento global poderia reduzir áreas de aptidão de espécies florestais? ”

Da pergunta à hipótese Ø Pergunta ampla: Como o aquecimento global poderia reduzir áreas

Da pergunta à hipótese Ø Pergunta ampla: Como o aquecimento global poderia reduzir áreas de aptidão de espécies florestais? Ø Estudo da literatura. Ø Pergunta específica: Tendo como base modelos matemáticos pessimistas do IPCC, o aumento da temperatura ocasionada pela emissão de gases do efeito estufa poderia reduzir áreas de aptidão de espécies florestais? Ø Hipótese: O aumento da temperatura do ar decorrente do aquecimento global reduz áreas de aptidão de espécies florestais. Ø Variáveis: temperatura do ar, deficiência hídrica, precipitação pluviométrica.

Definições de Hipótese Ø Enunciado geral de relações entre variáveis (fatos, fenômenos) que formula

Definições de Hipótese Ø Enunciado geral de relações entre variáveis (fatos, fenômenos) que formula uma solução provisória a um dado problema; Ø É compatível com o conhecimento científico e com a lógica e pode ser verificada experimentalmente em suas consequências.

Tipos de hipóteses Ø Hipótese: afirmativa, negativa ou condicional; Ø As hipóteses são essenciais

Tipos de hipóteses Ø Hipótese: afirmativa, negativa ou condicional; Ø As hipóteses são essenciais à pesquisa científica, pois são ferramentas da teoria.

Funções das hipótese a) Orienta o trabalho do pesquisador; b) Evita o acúmulo de

Funções das hipótese a) Orienta o trabalho do pesquisador; b) Evita o acúmulo de informações inúteis; c) Ajuda na interpretação de dados.

Como a Hipótese pode ser formulada em novas áreas? a) Começam com pesquisa exploratória

Como a Hipótese pode ser formulada em novas áreas? a) Começam com pesquisa exploratória para aprimorar a hipótese; b) Com os resultados obtidos, refazemos a hipótese e iniciamos o processo novamente.

“A hipótese é a resposta que o pesquisador propõe para resolver o problema. Essa

“A hipótese é a resposta que o pesquisador propõe para resolver o problema. Essa resposta é formulada depois do estudo da literatura. ”

Da pergunta à hipótese Estudo da literatura > megaproblema > subproblema > ação específica.

Da pergunta à hipótese Estudo da literatura > megaproblema > subproblema > ação específica.

Da pergunta à hipótese Pergunta específica: mais fácil determinar o objetivo (onde queremos chegar)

Da pergunta à hipótese Pergunta específica: mais fácil determinar o objetivo (onde queremos chegar) e a hipótese do estudo.

Da pergunta à hipótese Ø Objetivo = avaliar o impacto potencial das mudanças climáticas

Da pergunta à hipótese Ø Objetivo = avaliar o impacto potencial das mudanças climáticas na delimitação de áreas adequadas para o cultivo das espécies florestais Azadirachta indica (nim), Bactris gasipaes (pupunha), Pinus caribaea var. hondurensis, Pinus elliottii var. elliottii, Pinus oocarpa, Pinus taeda, Tectona grandis (teca) e Toona ciliata (cedro) no estado do Espírito Santo, Brasil.

Qual a importância da revisão de literatura? ØIndica a forma específica, inédita e fácil

Qual a importância da revisão de literatura? ØIndica a forma específica, inédita e fácil de responder à pergunta geral; ØAumenta o conhecimento sobre o problema e permite refiná-lo.

Objetivos principais da revisão de literatura a) Evita a repetição do estudo; b) Aumenta

Objetivos principais da revisão de literatura a) Evita a repetição do estudo; b) Aumenta a argumentação sobre a necessidade de pesquisa (projeto); c) Revela métodos de pesquisa empregados por outros pesquisadores (projeto).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS Agradeço pela interpretação da aula Professor Dr. Alexandre Rosa dos Santos Jerônimo Monteiro, ES Novembro de 2018