TPICOS ATUAIS PROFISSIONAIS Introduo PILARES DA EDUCAO DE

  • Slides: 41
Download presentation
TÓPICOS ATUAIS PROFISSIONAIS Introdução.

TÓPICOS ATUAIS PROFISSIONAIS Introdução.

PILARES DA EDUCAÇÃO, DE ACORDO COM A UNESCO Aprender a conhecer; Aprender a fazer;

PILARES DA EDUCAÇÃO, DE ACORDO COM A UNESCO Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser.

ONDE VOCÊ ESTÁ EM TERMOS DE CARREIRA?

ONDE VOCÊ ESTÁ EM TERMOS DE CARREIRA?

E AGORA? O que vou fazer? Continuar estudando? Fazer o que? MBA. Pós-graduação estrito

E AGORA? O que vou fazer? Continuar estudando? Fazer o que? MBA. Pós-graduação estrito senso, lato senso, mestrado profissional, mestrado, doutorado? Melhorar no emprego? Mudar de emprego? Qual a minha empregabilidade? Qual o meu projeto de vida? E várias outras questões.

MOMENTOS Ainda não decidi o quero da vida; Já decidi o quero ser; Quero

MOMENTOS Ainda não decidi o quero da vida; Já decidi o quero ser; Quero mudar de emprego; Quero criar um negócio; Vou aposentar e não quero ficar parado; Não sei

TÓPICOS ATUAIS PROFISSIONAIS Objetivos: Refletir sobre o que estamos fazendo com nossas vidas Gerar

TÓPICOS ATUAIS PROFISSIONAIS Objetivos: Refletir sobre o que estamos fazendo com nossas vidas Gerar a crítica sobre verdades absolutas sobre carreira Ampliar o autoconhecimento Discutir e refletir sobre alternativas para estarmos no controle de nossas carreiras Ampliar o conhecimento sobre a busca de alternativas de trabalho

NEM SEMPRE O QUE PARECE É Quando eu escolho uma formação educacional estou escolhendo

NEM SEMPRE O QUE PARECE É Quando eu escolho uma formação educacional estou escolhendo uma carreira; Há uma única escolha profissional durante a vida; Só a graduação pode levar ao sucesso profissional; Se eu for competente, mesmo sem formação educacional eu poderei ter sucesso no mercado de trabalho formal; A correta escolha garante o sucesso; Há uma separação entre o tempo de estudar e o tempo de trabalhar; Há separação entre Vida Pessoal e Vida Profissional

PLANO DE CARREIRA - USUÁRIOS Usuário primário as pessoas. Usuário secundário as empresas para

PLANO DE CARREIRA - USUÁRIOS Usuário primário as pessoas. Usuário secundário as empresas para estruturar a gestão de pessoas, Gestão de competências e Educação corporativa.

O QUE ERA, PODE NÃO SER MAIS Mudanças sociais significativas: - Família (qual? )

O QUE ERA, PODE NÃO SER MAIS Mudanças sociais significativas: - Família (qual? ) - Igreja (não moraliza mais) - Estado (ausente) - Escola (depositário social - a única responsável por formar) - Mercado (não confiável – coisificação das pessoas)

O QUE PODE SER REAL. Imediatismo – antecipação do prazer (cartão de crédito) “Descompromisso”

O QUE PODE SER REAL. Imediatismo – antecipação do prazer (cartão de crédito) “Descompromisso” – querer / stop and go ncora na imagem – parecer ser (geração você s/a) Jogando o jogo – o que conta ponto? Insegurança / medo – geração big brother / canguru/ violência urbana. Dificuldade para escolher – paralisia.

VIDAS DESPERDIÇADAS Os que não puderam ou não quiseram ser reconhecidos, os que não

VIDAS DESPERDIÇADAS Os que não puderam ou não quiseram ser reconhecidos, os que não obtiveram permissão para ficar – é um produto inevitável de nossa sociedade. É consequência inseparável da modernização, efeito colateral da construção da ordem e do progresso econômico. ”

CARREIRA NO PASSADO Mobilidade entre atividades profissionais, mobilidade esta que tornou-se sinônimo de crescimento

CARREIRA NO PASSADO Mobilidade entre atividades profissionais, mobilidade esta que tornou-se sinônimo de crescimento econômico, profissional e psicológico.

SUCESSO PROFISSIONAL Para a maioria das pessoas, o sucesso profissional tem a ver com

SUCESSO PROFISSIONAL Para a maioria das pessoas, o sucesso profissional tem a ver com o exercício de uma atividade como empregado do setor privado, funcionário público, autônomo ou empresário que seja econômica e psicologicamente satisfatória, que proporcione uma contribuição para a sociedade e que sustente uma vida pessoal e familiar saudável.

NOVO CONCEITO DE CARREIRA Projeto Pessoal de Carreira: O projeto pessoal de carreira consiste

NOVO CONCEITO DE CARREIRA Projeto Pessoal de Carreira: O projeto pessoal de carreira consiste numa forma de apropriação da construção da própria história profissional. Implica em uma avaliação de si mesmo e num processo de criação de competências direcionado para a realização de uma identidade profissional. Fonte: Sigmar Malvezzi

PROJETO DE VIDA E CARREIRA Projeto: Idéia de construção no tempo, de planejamento, de

PROJETO DE VIDA E CARREIRA Projeto: Idéia de construção no tempo, de planejamento, de investimento sistemático. Pessoal: Idéia da “criação” da identidade profissional, sendo identidade o conjunto de predicados que representam o indivíduo. Carreira: Idéia de identidade profissional, aprendizagem e networking. • Fonte: Sigmar Malvezzi

DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA Aprendizagem: Sobre a organização, o mercado, os valores, a equipe, auto-conhecimento

DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA Aprendizagem: Sobre a organização, o mercado, os valores, a equipe, auto-conhecimento etc. Networking: Troca de experiências, busca de feedback, busca de visibilidade, identificação de tendências, renovação de referências, busca de apoio. Desenvolvimento da identidade Profissional: Busca de experiências enriquecedoras(competências), Energia Aplicada no trabalho (natureza do vínculo), Construção de uma história de Realizações (busca de resultados) Fonte: Sigmar Malvezzi

DESAFIOS Apropriar-se da Carreira: Investir, sistematicamente, em si mesmo. Desenhar um projeto de carreira

DESAFIOS Apropriar-se da Carreira: Investir, sistematicamente, em si mesmo. Desenhar um projeto de carreira e assumir a construção da própria identidade profissional. Contínuo esforço de adaptação: Gestão das próprias ações, necessidade de improvisar, antecipação de obstáculos, resiliência, etc. Administração da Vida: Revisão constante da das atitudes, metas, rotinas, rede de contatos em função da volatilidade do ambiente. Administrar a própria identidade: Administrar as escolhas comportamentais que formam a identidade e o reflexo no meio ambiente. Fonte: Sigmar Malvezzi

CONT. Buscar networking: Buscar relações sociais personalizadas e gratificantes, fugindo as relações efêmeras e

CONT. Buscar networking: Buscar relações sociais personalizadas e gratificantes, fugindo as relações efêmeras e impessoais. Ter auto-motivação: Ser capaz de gerenciar o próprio desejo de se desenvolver profissionalmente. Ter flexibilidade para as novas relações capital X trabalho: Todas as formas de atividade profissionais remuneradas (CLT, temporário etc. ) são legítimas. Fazer do trabalho fonte de realização: Fazer do trabalho fonte de dignidade, crescimento e autodeterminação.

Etapas do Projeto de Carreira Auto Conhecimento Oportunidades de carreira Plano de ação Objetivos

Etapas do Projeto de Carreira Auto Conhecimento Oportunidades de carreira Plano de ação Objetivos de carreira

PLANO DE AÇÕES Metas de curto e médio prazos; - Indicadores de sucesso; -

PLANO DE AÇÕES Metas de curto e médio prazos; - Indicadores de sucesso; - Fatores críticos de sucesso; - Recursos Necessários; Tempo; Econômicos; Contatos; Educacionais; Saúde.

MONITORAMENTO DO PLANO Revisão periódica do plano Avaliações externas; Amigos; Familiares; Profissionais especializados; Rever

MONITORAMENTO DO PLANO Revisão periódica do plano Avaliações externas; Amigos; Familiares; Profissionais especializados; Rever atividades.

ARMADILHAS PROFISSIONAIS Beco sem saída: Especialização excessiva em única empresa, mercado ou tecnologia; Domínio

ARMADILHAS PROFISSIONAIS Beco sem saída: Especialização excessiva em única empresa, mercado ou tecnologia; Domínio de técnica ou processos decadentes; Dependência de situações ou pessoas instáveis. Insatisfação: Áreas de atuação de muito stress e nenhuma realização; Atividades que exploram muito os pontos fracos; Relacionamento com pessoas com baixa afinidade pessoal; Geração de problemas nos outros papéis (social, familiar etc). FONTE: Joel Dutra

CONT. Caminho errado / falta de foco: Promoção ou movimentação para áreas ou atividades

CONT. Caminho errado / falta de foco: Promoção ou movimentação para áreas ou atividades de pouco ou nenhum interesse pessoal; Movimentação para função sem perspectiva de realização. Desgaste da imagem: Área com problemas de imagem interna; Líder com pouca ou nenhuma qualificação para liderança.

CONT. Recompensa financeira; Status; Imagem da posição ou área; Pressão externa; Facilidade para alavancar

CONT. Recompensa financeira; Status; Imagem da posição ou área; Pressão externa; Facilidade para alavancar projetos pessoais e/ou familiares; Atendimento de necessidades de curto prazo (pessoais ou profissionais).

UMA CARACTERÍSTICA DOS NOVOS TEMPOS Vejam no slide seguinte exemplo de aumento da competitividade

UMA CARACTERÍSTICA DOS NOVOS TEMPOS Vejam no slide seguinte exemplo de aumento da competitividade

PARA REFLETIR As organizações privadas, públicas e não governamental (Terceiro Setor) na transformação para

PARA REFLETIR As organizações privadas, públicas e não governamental (Terceiro Setor) na transformação para um regime virtual, eliminam postos de trabalho de baixo valor agregado e aqueles que não adicionam efetivamente valor à cadeia produtiva.

ASSIM AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO OU ESTARÃO ADOTANDO COMO PRÁTICAS BÁSICAS: Qualidade, para garantir atratividade,

ASSIM AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO OU ESTARÃO ADOTANDO COMO PRÁTICAS BÁSICAS: Qualidade, para garantir atratividade, confiabilidade e segurança nos seus produtos/serviços; Custo sob controle, com preços e tarifas justas, que cubram os custos e resultem em lucros ou superávits monetários; Inovação, com empenho permanente em criar e aperfeiçoar produtos/serviços; Velocidade na implantação de suas estratégias e desencadeamento de suas ações operacionais.

EXCELÊNCIA DE VIDA Aflora a necessidade de buscar em suas atividades profissionais, algo acima

EXCELÊNCIA DE VIDA Aflora a necessidade de buscar em suas atividades profissionais, algo acima da própria excelência profissional: a própria excelência de vida.

TÓPICOS E SUBTÓPICOS DA DISCIPLINA 1 – Gestão de Carreira 1. 1 – Projeto

TÓPICOS E SUBTÓPICOS DA DISCIPLINA 1 – Gestão de Carreira 1. 1 – Projeto de Vida. 1. 2 Projeto de Transição Profissional 1. 3 Realização Profissional. 2– O Ser Administrador 2. 1 -Bacharel x Tecnólogo. � Atribuições Legais. � Campos de Atuação. � Especializações. � Qualificações segundo o Mercado de Trabalho.

CONT. 3– Dilemas da Carreira. 3. 1 – Primeiras Experiências: Empresa Júnior, Estágio, Trainee;

CONT. 3– Dilemas da Carreira. 3. 1 – Primeiras Experiências: Empresa Júnior, Estágio, Trainee; 3. 2 Cultura Organizacional: Dimensão Técnica x Dimensão Cultural. 3. 3 Conflitos de Papéis; 4 - A Carreira no Setor Público 4. 1 Barreiras de Entradas, Desenvolvimento de Carreira e Perfil. 4. 2 Esferas: Federal, Estadual e Municipal, Empresas Públicas e Empresas Estatais. 4. 3 Concurso Público: Planejamento, Estudo e Controle Emocional. 4. 4 Áreas em Ascensão: Expectativas e Realidade.

CONT. 5 A Carreira no Setor Privado. 5. 1 Barreiras de Entrada, Desenvolvimento de

CONT. 5 A Carreira no Setor Privado. 5. 1 Barreiras de Entrada, Desenvolvimento de Carreira e Perfil. 5. 2 Braço Técnico x Braço Gerencial. 5. 3 Áreas em Ascensão: Expectativas e Realidade. 6 A Carreira no Terceiro Setor. 6. 1 Barreiras de Entrada, Desenvolvimento de Carreira e Perfil. 6. 2 A Função de Voluntário como forma de enriquecimento de carreira. 6. 3 Áreas em Ascensão: Expectativas e Realidade.

CONT. 8 A Carreira como Consultor. 8. 1 Barreiras de Entrada. Desenvolvimento de Carreira

CONT. 8 A Carreira como Consultor. 8. 1 Barreiras de Entrada. Desenvolvimento de Carreira e Perfil. 8. 2 Consultor Externo ou Consultor Interno. 8. 3 -Oportunidades: Autônomo, Empregado em Empresas de Consultoria, Consultor Associado, Cooperativas. 8. 4 Áreas em Ascensão: Expectativas e Realidade

CONT. 7 A Carreira como Autônomo. 7. 1 Barreiras de Entrada, Desenvolvimento de Carreira

CONT. 7 A Carreira como Autônomo. 7. 1 Barreiras de Entrada, Desenvolvimento de Carreira e Perfil. 7. 2 Oportunidades: Consultoria, Assessoria, Negócio Próprio. ou Franquia. 7. 3 Trabalho em Casa: e Escritórios Compartilhados. 7. 4—Áreas em Ascensão: Expectativas e realidade. 8 A Carreira como Consultor. 8. 1 Barreiras de Entrada. Desenvolvimento de Carreira e Perfil. 8. 2 Consultor Externo ou Consultor Interno. 8. 3 -Oportunidades: Autônomo, Empregado em Empresas de Consultoria, Consultor Associado, Cooperativas. 8. 4 Áreas em Ascensão: Expectativas e Realidade. 9 Empreendedorismo.

CONT. 9 - Empreendedorismo 9. 1 Tipos de Empreendedores: Individual, de Negócios, Corporativo. 9.

CONT. 9 - Empreendedorismo 9. 1 Tipos de Empreendedores: Individual, de Negócios, Corporativo. 9. 2 Perfis e Características. 9. 3 Áreas em Ascensão: Expectativas e Realidade. 10 Currículo. 10. 1 Elaboração: O que não fazer, Tipos de Currículos, Preparação. 10. 2 Formas Alternativas de Apresentação de Currículo. 10. 3 interpretação de um anúncio de emprego. 11 --Ética. 11. 1 Código de Ética dos Profissionais de Administração. 11. 2 Ética Corporativa.

CONT. 12 --Tetos Profissionais. 12. 1 Conceitos. 12. 2 Tetos objetivos. 12. 3 Tetos

CONT. 12 --Tetos Profissionais. 12. 1 Conceitos. 12. 2 Tetos objetivos. 12. 3 Tetos subjetivos. 13 --Mercado de trabalho. 13. 1 Identificação e Conquista de Oportunidades. 13. 2 Técnicas de Recrutamento e Seleção. 13. 3 Preparação para participar de um processo seletivo.

CONT. 14 --Alavancagem da Carreira. 14. 1 Coaching e Mentoring. 14. 2 Pós-Graduação: Estrito

CONT. 14 --Alavancagem da Carreira. 14. 1 Coaching e Mentoring. 14. 2 Pós-Graduação: Estrito senso ou Lato senso(MBA). 15. Auto-avaliação Profissional. 15. 1 Diagnóstico 15. 2 Plano de Ação para Transição Profissional.

CONT. Assim o sucesso passa a ser função de competência (saber fazer), de motivação

CONT. Assim o sucesso passa a ser função de competência (saber fazer), de motivação (querer fazer) e de criatividade (fazer mais com menos). Toda a energia pessoal deverá ser direcionada para um foco único: a própria excelência na vida.

SINAIS DO TEMPO POR MAX GEHRINGER O pessimista acha que sucesso é algo que

SINAIS DO TEMPO POR MAX GEHRINGER O pessimista acha que sucesso é algo que jamais acontecerá. O otimista acha que o sucesso é algo que ainda não aconteceu. Já o realista nã acha anda, apenas trabalha para que o sucesso aconteça.

FONTES: CIEE Brasília Prof. Marcos Vono UNIP Prof. Silvio Olivo Demais fontes citadas nos

FONTES: CIEE Brasília Prof. Marcos Vono UNIP Prof. Silvio Olivo Demais fontes citadas nos próprios slides