Poupana e Investimentos Disciplina Economia e Negcios 7

  • Slides: 29
Download presentation
Poupança e Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (7) Alexandre Assaf Neto-Mercado Financeiro- Atlas- 5

Poupança e Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (7) Alexandre Assaf Neto-Mercado Financeiro- Atlas- 5 edição. ANBID – ANDIMA - ANBIMA - EFEITO MULTIPLICADOR DA MOEDABANCOS COMERCIAISBANCOS MÚLTIPLOS- BANCOS DE INVESTIMENTOS-BM&FBOVESPACORRETORAS-DISTRIBUIDORAS. Professor Ms Regis Ximenes

ANBID • Sigla para Associação Nacional dos Bancos de Investimento. É uma entidade de

ANBID • Sigla para Associação Nacional dos Bancos de Investimento. É uma entidade de representação das instituições financeiras que operam no mercado de capitais. • Seus associados são, basicamente, os bancos de investimento e os bancos múltiplos com carteira de investimento. A ANBID se estrutura em quatro grandes áreas de trabalho: a Diretoria e suas Comissões Técnicas, Auto-Regulação, Informações e Educação. • Atua como uma agência auto-reguladora dos mercados de fundos e de capitais e do serviço de custódia qualificada, além de ter criado um código de auto-regulação para seus associados. • O selo ANBID indica o compromisso dos administradores de fundos em elaborar prospectos que obedeçam a parâmetros mínimos fixados pela Associação.

ANBID- Associação Nacional dos Bancos de Investimento • A ANBID é portanto uma entidade

ANBID- Associação Nacional dos Bancos de Investimento • A ANBID é portanto uma entidade de representação do segmento das instituições financeiras que operam no mercado de capitais. Seus associados são basicamente, os bancos de investimento e os bancos múltiplos com carteira de investimento. • Com o crescimento do mercado brasileiro e o aumento de sua complexidade, surgiu a necessidade de implementar procedimentos de auto-regulação, a exemplo do que já acontece em países de primeiro mundo. • A ANBID procura criar procedimentos que permitam que o mercado se auto-regule, os quais, depois de aprovados, devem ser seguidos por todos os associados.

Para tanto, a ANBID possui três códigos de Auto-Regulação • Auto-Regulação de Ofertas Públicas:

Para tanto, a ANBID possui três códigos de Auto-Regulação • Auto-Regulação de Ofertas Públicas: para as Ofertas Públicas de Títulos e Valores Mobiliários, estabelece para o mercado doméstico, padrões operacionais semelhantes aos verificados nos países onde o mercado de capitais encontra-se em nível mais elevados de organização. • Auto-Regulação de Fundos: para a indústria de Fundos de Investimentos estabelece a necessidade dos fundos de investimentos elaborarem, e disponibilizarem aos investidores, prospectos atualizados e compatíveis com o regulamento dos fundos. Determina, ainda, os padrões que devem ser observados na divulgação do desempenho destes mesmos fundos de investimento.

 • Auto-Regulação de Certificação: O programa de certificação continuada da ANBID é parte

• Auto-Regulação de Certificação: O programa de certificação continuada da ANBID é parte do processo de Auto-Regulação que visa instituir um mecanismo que garanta o aumento da capacitação dos profissionais do mercado, que têm contacto, mesmo que esporádicos, com o público investidor, no processo de venda de produtos de investimento. Garantir a concorrência leal, através da adoção de práticas eqüitativas entre esses profissionais e a padronização de seus procedimentos junto aos investidores.

ANDIMA • Sigla para Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto. • Reúne bancos

ANDIMA • Sigla para Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto. • Reúne bancos comerciais e de investimento, além de corretoras e distribuidoras de valores. ANBIMA ANDIMA E ANBID APROVAM CRIAÇÃO DA ANBIMA • Por decisão soberana de seus Associados, em Assembléia realizada no dia 21/10/2009, a ANDIMA integrou suas atividades às da ANBID, passando ambas a constituir a ANBIMA –Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

ANBIMA • A ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de

ANBIMA • A ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais é a representante das instituições que atuam nos mercados financeiro e de capitais. A Associação representa mais de 340 instituições, dentre bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. • Atuando como agente regulador privado, a ANBIMA criou e supervisiona o cumprimento das regras de sete Códigos de Regulação e Melhores Práticas, atuando conjunta e construtivamente com as instituições públicas brasileiras para regular as atividades das entidades que atuam nos mercados financeiro e de capitais.

ANBIMA • A ANBIMA é um dos principais provedores de pesquisas e estatísticas sobre

ANBIMA • A ANBIMA é um dos principais provedores de pesquisas e estatísticas sobre os mercados que representa, produzindo e divulgando informações sobre os mercados de capitais, de fundos de investimento e de produtos de tesouraria. Visando estimular a transparência dos mercados secundários de títulos públicos e privados, a entidade divulga diariamente índices e taxas médias, utilizados como parâmetros de referência para os agentes destes mercados, cotações de fundos de investimento, além de publicar mensalmente boletins técnicos sobre seus mercados. • A Associação também possui importantes iniciativas na área de Educação, como o Site “www. comoinvestir. com. br”, e os prêmios de Mercado de Capitais e de Renda Fixa, ambos com o objetivo de estimular a produção e disseminação de conhecimento por meio do incentivo a pesquisas que abordem temas relevantes para o desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais.

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 1)Ofertas Públicas de Distribuição e Aquisição de

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 1)Ofertas Públicas de Distribuição e Aquisição de Valores Mobiliários. Estabelece as melhores práticas a serem adotadas pelo mercado (coordenadores de ofertas), quando de uma oferta pública de valores mobiliários. Os principais documentos a serem analisados são os prospectos da oferta; anúncios legais e publicidade; e carta de conforto (auditoria independente). 2) Fundos de Investimento Delimita os princípios que a indústria de fundos de investimento (administradores e gestores) deve adotar, visando a aumentar a qualidade e a disponibilidade de informações e a elevar os padrões fiduciários.

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 3) Programa de Certificação continuada Determina os

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 3) Programa de Certificação continuada Determina os princípios e regras que devem ser observados pelas instituições participantes e pelos profissionais que atuam no mercado financeiro, no que diz respeito a sua conduta no desempenho das atividades. 4) Serviços Qualificados ao Mercado de Capitais Define e regulamenta as atividades relacionadas ao serviço de custódia, contabilidade e controladoria de ativos e passivos, determinando que as instituições observem um conjunto de exigências mínimas superiores às exigidas pela legislação.

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 5)Private Banking ao Mercado Doméstico Define as

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 5)Private Banking ao Mercado Doméstico Define as atividades que caracterizam a prestação do serviço de private banking no mercado brasileiro e estabelece requisitos mínimos a serem respeitados pelas instituições participantes que atuam neste segmento. 6) Atividades Conveniadas Estabelece normas relativas à atuação da ANBIMA e das instituições associadas em decorrência de convênios (registro de ofertas e penalidades) celebrados com instituições públicas e/ou privadas.

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 7) Processos Reúnem as normas relativas à

ANBIMA Códigos de Regulação e Melhores Práticas 7) Processos Reúnem as normas relativas à condução de procedimentos de investigação e processo sancionados para apuração de descumprimento às regras estabelecidas nos Códigos de Regulação e Melhores Práticas da ANBIMA. Tem como premissas, as consolidações dos ritos processuais, a valorização da autorregulação, a segurança jurídica e a prevenção de questões judiciais.

INSTITUIÇÕES CAPTADORAS DE DEPÓSITO À VISTA • Têm como principal característica a geração de

INSTITUIÇÕES CAPTADORAS DE DEPÓSITO À VISTA • Têm como principal característica a geração de moeda e também são classificadas como Instituições Monetárias. • São formadas pelos: Bancos Comerciais – Bancos Múltiplos com carteira comercial e Caixas Ecnômicas. O que é o efeito multiplicador de moeda? Os bancos autorizados a manter contas correntes para seus clientes captam recursos naturalmente através dos depósitos à vista. Estes recursos podem ser utilizados para emprestar aos clientes demandadores de crédito. Estes clientes tomadores, ao receberem os recursos, os depositam em conta corrente, utilizando-se de um período e não imediatamente. Assim, uma parte destes recursos fica novamente disponível, fornecendo mais capacidade de empréstimos para os bancos. Esse processo contínuo multiplica a moeda muitas vezes. O banco Central controla esta capacidade de multiplicação de moeda pelo recolhimento compulsório.

 • Assim, são chamadas instituições não Bancárias, aquelas que não tem capacidade de

• Assim, são chamadas instituições não Bancárias, aquelas que não tem capacidade de multiplicar moeda. São entidades que não possuem autorização para manter conta corrente de clientes. Como exemplo: bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, agências de fomento, sociedades de crédito financiamento e investimento, sociedades de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito, sociedade de crédito imobiliário, etc

BANCOS COMERCIAIS • Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação

BANCOS COMERCIAIS • Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma de operações de crédito. Neste sentido, podem ser considerados intermediadores de recursos entre aplicadores ( CDB e RDB) e tomadores (produtos de crédito). • Principais produtos de crédito: desconto de títulos, adiantamento sob caução de títulos, crédito pessoal, crédito rural, cheque especial, financiamento de capital de giro, operação de câmbio. • Prestação de serviços: cobrança, ordem de pagamento, transferência de recursos, pagamento de cheques, recebimento de impostos e tarifas públicas, custódia de valores, serviços de câmbio, etc.

BANCOS MÚLTIPLOS • Como surgiram : Surgiram da formação dos grandes conglomerados financeiros e

BANCOS MÚLTIPLOS • Como surgiram : Surgiram da formação dos grandes conglomerados financeiros e da necessidade de interação entre as diversas empresas de um mesmo grupo. O conceito apareceu primeiramente de forma espontânea, com os grandes conglomerados centralizando o poder de decisão sobre as diversas empresas financeiras do grupo: financeiras, bancos comerciais, bancos de investimentos, corretoras, etc. Posteriormente as autoridades monetárias regulamentaram o funcionamento dos bancos múltiplos. • Definição: Os Bancos Múltiplos são aqueles formados por pelo menos duas carteiras das cinco apresentadas abaixo, sendo que pelo menos uma deve ser de banco comercial ou banco de investimento:

CARTEIRAS • Carteira Comercial ( Banco Comercial) • Carteira de Investimento ( Banco de

CARTEIRAS • Carteira Comercial ( Banco Comercial) • Carteira de Investimento ( Banco de Investimento) • Carteira de Crédito, financiamento e investimento(Sociedades de Crédito Financiamento e Investimento) • Carteira de Crédito imobiliário ( Sociedade de Crédito Imobiliário) • Arrendamento Mercantil

BANCOS MÚLTIPLOS Quanto à capacidade de recursos: • Os bancos múltiplos, bancos de investimentos

BANCOS MÚLTIPLOS Quanto à capacidade de recursos: • Os bancos múltiplos, bancos de investimentos e bancos comerciais podem emitir CDB e RDB. • Os bancos múltiplos, com carteira de crédito imobiliário podem captar recursos de Poupança e emitir Letras Hipotecárias. • Os bancos múltiplos, com carteira de crédito, financiamento e investimento (financeiras) podem emitir Letras de Câmbio. • Os bancos múltiplos com carteira comercial podem captar recursos através de depósitos à vista.

BANCOS DE INVESTIMENTO Objetivos, Funções e Características: • São os principais intermediadores de crédito

BANCOS DE INVESTIMENTO Objetivos, Funções e Características: • São os principais intermediadores de crédito de médio e longo prazo para empresas. • Os bancos de investimento envolvem-se tipicamente nas seguintes operações de crédito: Repasses de recursos oficiais de crédito proveniente do BNDES e Repasses de recursos provenientes do exterior para financiamento de bens de produção. • Prestação de serviços: • Estruturação de subscrição pública de valores mobiliários (underwriting de ações e debêntures). • Estruturação de securitização de recebíveis, isto é, transformação de valores a receber e créditos das empresas em títulos negociáveis no mercado.

 • Serviços de Custódia • Administração de carteiras de títulos e valores mobiliários,

• Serviços de Custódia • Administração de carteiras de títulos e valores mobiliários, incluindo fundos de investimentos. • Corporate Finance ( fusão e aquisição) Os bancos de investimento não podem manter contas correntes e para fazer frente às suas operações de financiamento, não provenientes de repasses, captam recursos por intermédio de emissões de CDB, RDB e instrumentos de captação de recursos no exterior.

BM&F Bolsa de Mercadorias e de Futuros Objetivos, Funções e Características: • O objetivo

BM&F Bolsa de Mercadorias e de Futuros Objetivos, Funções e Características: • O objetivo principal da BM&F é desenvolver, organizar e operacionalizar mercados financeiros e agrícolas livres e transparentes, de modo a facilitar a seus membros a negociação de contratos de liquidação futura. O objetivo de negociação são contratos que possuem como referência taxas de juros, índices de ações, índices de preços, taxa de câmbio, cupom cambial, títulos da dívida externa, ouro e commodities agrícolas. No caso do ouro e commodities agrícolas, pode haver a liquidação física do contrato, com a entrega da mercadoria. • Para atingir o seu objetivo a BM&F: -Mantêm local e sistemas de negociação, registro, compensação e liquidação adequados à realização de operações de compra e de venda. -Compromete-se a divulgar as transações com rapidez e abrangência. -Possui mecanismo para acompanhar e regular seus mercados.

-Define normas que assegurem aos participantes de seus mercados o implemento das obrigações assumidas,

-Define normas que assegurem aos participantes de seus mercados o implemento das obrigações assumidas, em face das operações efetuadas em seus pregões e/ou registradas em qualquer de seus sistemas de negociação, registro, compensação e liquidação. -Estabelece normas visando a preservação de princípios eqüitativos de negociação e comércio e de elevados padrões éticos para as pessoas que nela atuam, direta ou indiretamente. -Regulamenta e fiscaliza as negociações e as atividades de seus associados.

BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO (BOVESPA) Objetivos, funções e características: • O objetivo

BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO (BOVESPA) Objetivos, funções e características: • O objetivo principal das Bolsas de Valores é proporcionar liquidez aos títulos negociados, a um preço justo, de acordo com o consenso de mercado. • As bolsas de valores são associações civis sem fins lucrativos, cujos patrimônios são constituídos pelos recursos provenientes das Sociedades Corretores, que adquirem títulos patrimoniais, tornando-se membros das Bolsas. • Para tanto, as bolsas: -Fornecem o local para realização dos negócios com títulos e valores mobiliários. -Definem regras que permitem a organização, o controle e a fiscalização dos negócios realizados.

-Definem regras para garantir que os negócios aconteçam de forma livre e transparente. -Definem

-Definem regras para garantir que os negócios aconteçam de forma livre e transparente. -Definem regras de modo a propiciar a continuidade dos preços e a liquidez dos negócios realizados. -Comprometem-se a divulgar todos os negócios realizados no tempo mais curto possível. A BOVESPA POSSUI QUATRO MERCADOS • O mercado à vista- refere-se a negociação de ações à vista, por um preço estabelecido em pregão. Sempre envolve a entrega “física” da ação, ou seja, o título objeto da negociação deve ser transferido de uma parte para a outra, mediante pagamento.

 • O mercado a termo- envolve a negociação de uma quantidade de ações

• O mercado a termo- envolve a negociação de uma quantidade de ações para entrega futura, a um preço pré-fixado, resultando em um contrato entre as partes. • O mercado futuro de ações-negocia contratos futuros, cujos titulares pagam ou recebem ajustes diários, dependendo da oscilação da ação que é objeto do contrato. • O mercado de opções-negocia direitos de compra ou venda de ações, com preços e prazos de exercícios pré-estabelecidos.

SOCIEDADES CORRETORAS Objetivos, funções e Características: • As sociedades corretoras são aquelas que atuam

SOCIEDADES CORRETORAS Objetivos, funções e Características: • As sociedades corretoras são aquelas que atuam com exclusividade na intermediação nos pregões de bolsas de valores e mercadorias. • Para atuarem junto às bolsas de valores e mercadorias, as sociedades corretoras devem possuir o seu título patrimonial, o que as torna associadas àquela bolsa. • As sociedades corretoras podem atuar tanto no pregão como no mercado de balcão. O mercado de balcão é aquele onde as negociações dos ativos ocorrem fora de um pregão público em bolsa de Valores. O mercado de balcão pode ser organizado por uma instituição, ou não organizados (negociações particulares). As corretoras tipicamente atuam no mercado de balcão organizado. • Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários também atuam no mercado de câmbio, como corretoras de câmbio.

As corretoras podem: • Promover ou participar do lançamento público de ações. • Administrar

As corretoras podem: • Promover ou participar do lançamento público de ações. • Administrar e custodiar carteiras de títulos e valores mobiliários. • Administrar e organizar fundos e clubes de investimentos. • Intermediar, ou comprar e vender, no mercado de metais preciosos. • Intermediar títulos e valores mobiliários. • Operar nas bolsas de mercadorias e de valores, por conta própria ou de terceiros. • Assessorar nas operações de mercado financeiro • Intermediar operações de câmbio.

SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS (DTVM) Objetivos, funções e Características: • As

SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS (DTVM) Objetivos, funções e Características: • As sociedades distribuidoras se assemelham às Sociedades Corretoras, sendo que a principal diferença é que as sociedades distribuidoras não podem atuar nos mercados de valores e de mercadorias, diretamente. Principais Atividades: • Operações de intermediação no mercado aberto. • Intermediação ou aplicação(por conta própria)em títulos e valores mobiliários. • Intermediação no lançamento público de ações.

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PREENCHER AS LACUNAS Vimos que o mercado financeiro é normatizado pelo____controlado

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PREENCHER AS LACUNAS Vimos que o mercado financeiro é normatizado pelo____controlado e fiscalizado pelo ___ e pela ____; que dele fazem parte instituições financeiras não bancárias, das quais vimos especificamente os Bancos de ______, algumas instituições financeiras bancárias como os bancos comerciais e bancos _____, algumas instituições auxiliares como as corretoras, as _________, a Bovespa e a _______. Vimos também que há a auto-regulação da _______ e que o fluxo de pagamentos dos títulos fluem no ____, onde as _____ de ______(ou clearings) possuem mecanismos que garantem a utilização e a liquidação das operações negociadas, em tempo real. FIM DESSE MÓDULO. (Múltiplos-CVM-CMN-Investimentos-Banco Central-Distribuidoras-Compensação- ANBIDBM&F-Câmaras-SPB).