ESTATUTOS DO HOMEM Autor Thiago de Mello Ilustraes































- Slides: 31

ESTATUTOS DO HOMEM Autor: Thiago de Mello Ilustrações: Aldemir Martins


Artigo 1 Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida e que de mãos dadas trabalharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo 2 Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas têm direito a converter-se em manhãs de domingo.


Artigo 3 Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo 4 Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

§ O homem confiará no homem como um menino confia em outro menino.


Artigo 5 Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com o seu olhar limpo porque a verdade passará a servida antes da sobremesa.

Artigo 6 Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos E a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.


Artigo 7 Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridão, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo 8 Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar amor a quem se ama sabendo que é a água que dá à planta o milagre da flor.


Artigo 9 Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo 10 Fica permitido a qualquer pessoa, a qualquer hora da vida, o uso do traje branco.


Artigo 11 Fica decretado, por definição, Que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo do que a estrela da manhã.

Artigo 12 Decreta-se que nada será obrigado nem proibido. Tudo será permitido, sobretudo brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.

§ Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.


Artigo 13 Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso o grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo final: Fica proibido o uso da palavra liberdade a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, ou como a semente do trigo, e a sua morada será sempre o coração do homem.


ESTATUTOS DO HOMEM

Amadeu Thiago de Mello (Barreirinha, 30 de março de 1926) é um poeta brasileiro. Natural do Estado do Amazonas, é um dos poetas mais influentes e respeitados no pais, reconhecido como um ícone da literatura regional. Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura (1964 -1985), exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador. Um traduziu a obra do outro e Neruda escreveu ensaios sobre o amigo. No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha. Com o fim do regime militar, voltou a sua grande cidade natal, Barreirinha, onde vive até hoje. Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. Seu livro Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida rendeu-lhe, em 1975, ainda durante o regime militar, prêmio concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e tornou-o conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos. Em homenagem aos seus 80 anos, completados em 2006, foi lançado, pela Karmim, o CD comemorativo A Criação do Mundo, contendo poemas que o autor produziu nos últimos 55 anos, declamados por ele próprio e musicados por seu irmão, Gaudêncio Thiago de Mello. Fonte: pt. wikipedia. org

Aldemir Martins (Ingazeira, 8 de novembro de 1922 — São Paulo, 6 de fevereiro de 2006), foi um artista plástico brasileiro, ilustrador, pintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior. No Ceará, participou do Grupo Artys e da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), cuja atividade estava voltada para a renovação modernista no estado, juntamente com Antônio Bandeira, Inimá de Paula, Mário Barata, Barbosa Leite, João Siqueira, Luís Delfino, Raimundo Campos e Zenon Barreto entre outros. Em 1946, mudou-se para São Paulo. Sempre se dedicou a temas relativos ao nordeste brasileiro que, em geral, foi tratado de maneira estilizada e lírica. Em 1950, fez o curso de gravuras do Museu de Arte de São Paulo. Também nessa época sua produção retratava o nordeste, porém de forma severa e dramática. Fez desenhos em nanquim que serviram para estampar objetos e tecidos de decoração. Fonte: pt. wikipedia. org


Referenciar como: KEIM, Ernesto Jacob. Estatuto do Homem. In Pedagogia da Pachamama/Tayta Inti (Mãe Terra/Pai Sol) como Grito pela Vida. Matinhos PR, UFPR. 2019. Disponível em <http: //profjacob. com. br. Power Point. Bloco 6 Apresentação 6. 9> Consultado em. . .

Universidade Federal do Paraná Centro de Estudos do Mar – Praia de Leste Setor Litoral – Matinhos Grupo de Pesquisa: • Educação e Emancipação da Ciência e da Tecnologia Linha de Pesquisa: • Educação, Fenomenologia e Emancipação Laboratório: • Educação e Emancipação (LEEMA) • Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim • • ernestojacobk@gmail. com 55 -41 -99770 -2831 Pedagogia da Pachamama – (mãe terra) Pedagogia do Ambiente – (educ. ambiental) Educação Anticolonial Emancipação Humana e Interculturalidade, Filosofia e Fenomenologia da Educação Site: profjacob. com. br VAMOS SOMAR OS HOMENS DIMINUIR AS DIFICULDADES MULTIPLICAR AS IDEIAS COMPARTILHAR (dividir) OS LUCROS. http: //lattes. cnpq. br/8210694184550980
Estatutos do homem thiago de mello
Autor de estatutos do homem
Resumo do livro de jeremias
Congresso mv
Estatutos de fundaciones de ayuda social
Expressão algébrica
Thiago taya kobayashi
Cristina planeja ir a praia e deseja utilizar
Thiago almeida barroso
Citar en formato apa
Que estilo es
Walter mello
Margo de mello
Biografia sophia de mello breyner andresen
Anthony de mello reflexiones
Renato de mello prado junior
Mello azevedo
Mello "torrent"
Plínio afonso de farias mello
Renato de mello prado
Claudine mello
Anthony de mello despierta
Mello 2009
Raul de mello franco junior
Roberto cabral de mello borges
Lista de homem
Certa vez um homem falou tanto que seu vizinho era ladrão
O homem pode fazer planos mas a resposta
Houve um homem enviado por deus
Homem organizacional
Havia entre os fariseus um homem chamado nicodemos
De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro