Em pleno centro de Madri na rua Alcal

  • Slides: 23
Download presentation

Em pleno centro de Madri, na rua Alcalá, frente à Cibele encontramos a sede

Em pleno centro de Madri, na rua Alcalá, frente à Cibele encontramos a sede do Banco da Espanha. E a seus pés, enterrada a 36 metros, um dos cofres fortes mais importantes do mundo. Construída nos anos 30, o cofre do Ouro do Banco de Espanha chegou a ser, durante a Guerra Civil, a terceira mais importante do mundo em volume.

Banco da Espanha

Banco da Espanha

No final de 2002, a reserva de ouro da Espanha era de cerca de

No final de 2002, a reserva de ouro da Espanha era de cerca de 6 bilhões de euros, repartidos em diversas “fortalezas” do mundo, como o Banco Internacional de Pagos da Basiléia (Suiça), o Banco da Inglaterra, Fort Knox – onde fica o ouro da Reserva Federal Norte-americana – e como não, no cofre forte do Banco da Espanha – onde ainda se armazenam 90 toneladas de ouro. A segurança de ditos lugares nos EUA, Inglaterra e Suíça estão configurados com base em sistema de alta tecnologia muito sofisticadas, equipamentos de bloqueio, complexos militarizados. . . Na Espanha: Uma ponte elevadiça e um fosso dos anos 30. Está certo, mas há mais. . .

Os 1500 metros quadrados de superfície do forte encontra-se fortificado através de uma série

Os 1500 metros quadrados de superfície do forte encontra-se fortificado através de uma série de “armadilhas” que, de se fôssemos “ladrões”, teríamos que superá-la no mais puro estilo Indiana Jones:

A primeira barreira é uma grande porta fortificada de aço inoxidável de 16 toneladas

A primeira barreira é uma grande porta fortificada de aço inoxidável de 16 toneladas de peso.

Para abrir a porta são necessárias duas chaves que estão custodiadas por importante ocupantes

Para abrir a porta são necessárias duas chaves que estão custodiadas por importante ocupantes de cargos do Banco.

Uma vez superada a porta acessa-se um longo túnel vertical de 36 metros de

Uma vez superada a porta acessa-se um longo túnel vertical de 36 metros de profundidade (oito pisos) a que só se pode descer através de um elevador. Para descer é necessária uma chave que permite o uso do elevador fortificado.

Através de um corredor subterrâneo alcança-se uma 2ª porta de aço de 14 toneladas

Através de um corredor subterrâneo alcança-se uma 2ª porta de aço de 14 toneladas

Atrás da porta encontramos um fosso que só pode ser superado mediante uma ponte

Atrás da porta encontramos um fosso que só pode ser superado mediante uma ponte retrátil no melhor estilo da Idade Média.

Ao cruzá-lo encontraremos a última porta fortificada, com somente 8 toneladas de peso, atrás

Ao cruzá-lo encontraremos a última porta fortificada, com somente 8 toneladas de peso, atrás da qual se encontra o Cofre do Ouro.

E, claro, medidas de segurança modernas: Câmeras de vigilância, sensores de movimento, etc.

E, claro, medidas de segurança modernas: Câmeras de vigilância, sensores de movimento, etc.

As medidas de segurança não acabam aqui e se por acaso alguém conseguir burlar

As medidas de segurança não acabam aqui e se por acaso alguém conseguir burlar estas medidas, os alarmes soariam, todas as portas fortificadas fechariam automaticamente e os corredores estariam selados. Neste momento, o banco poria em ação a sua arma secreta: a água da Cibele.

A cima do cofre forte, corre um canal de águas subterrâneas chamado Canal das

A cima do cofre forte, corre um canal de águas subterrâneas chamado Canal das Pascualas ou de Oropesa, trata-se de um extenso rio subterrâneo que abastece a forte da Deusa Cibele. No caso de assalto ao cofre forte, seriam ativados todas os alarmes e poria em marcha um sistema capaz de inundar todas as instalações subterrâneas em questão de segundos

Este singular sistema nunca entrou em funcionamento já que ninguém tentou atacar as dependência

Este singular sistema nunca entrou em funcionamento já que ninguém tentou atacar as dependência do Banco da Espanha, consideradas com um das mais seguras do mundo. Todavia, se estiver pensado em copiar Tom Cruise no seu filme Missão Impossível, pense duas vezes antes de fazê-lo ou terá que ver-se com a Deusa Cibele.

Se conseguíssemos chegar à câmara encontraríamos numa nave dividida em cinco seções onde é

Se conseguíssemos chegar à câmara encontraríamos numa nave dividida em cinco seções onde é guardada entre outras coisas: - Moedas de ouro: Formam parte do Tesouro Artístico e constituem uma das coleções numismáticas mais importantes do mundo. - Lingotes de ouro: O tamanho de cada um deles é similar a um tablete de chocolate, ainda que mais pesados, 12, 5 kg e também mais caros, 120. 000 euros cada um. Entre este lingotes estava o famoso “ouro de Moscou”. Além disso, o Banco da Espanha ainda guarda na câmara 38 lingotes de ouro nazista de procedência judia. - As jóias - ainda não reclamadas desde que terminou a Guerra Civil.

Como curiosidade: Durante a Guerra Civil, três famílias viveram nesta caixa forte – no

Como curiosidade: Durante a Guerra Civil, três famílias viveram nesta caixa forte – no quarto dos vigilantes – para evitar os bombardeios. Inclusive, produziu o nascimento do toureiro Víctor Martínez “Vitín”. Inauguração do Cofre forte do Banco da Espanha, Madrid (1936)

Na atualidade o Banco da Espanha cede pequenas câmeras a diversos organismos da Administração.

Na atualidade o Banco da Espanha cede pequenas câmeras a diversos organismos da Administração. O Ministério da Fazenda, o da Justiça ou o Defensor do Povo são algumas das instituições que dispõem de um espaço reservado neste lugar, uma das maiores e mais seguras caixas fortes do mundo.

FIM

FIM