COLGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E M P TERRA

  • Slides: 36
Download presentation
COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY – E. M. P TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY – E. M. P TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail. com

CAPÍTULO 18 – pág. 244

CAPÍTULO 18 – pág. 244

PROBLEMATIZAÇÃO Como uma ilha coberta de lava pode voltar a ter vida? Com você

PROBLEMATIZAÇÃO Como uma ilha coberta de lava pode voltar a ter vida? Com você imagina que devem ser as primeiras espécies a colonizar uma rocha, por exemplo? O que é: Ø Sucessão Ecológica? Ø Comunidade Pioneira? Ø Comunidade Clímax?

SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudan-ças pelas quais uma comunidade passa ao longo

SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudan-ças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. § Processo ordenado de instalação e desenvol-vimento de uma comuni-dade. § Ocorre com o tempo e termina quando se esta-belece na área um comu-nidade estável. §

1 ETAPAS DA SUCESSÃO 1) COMUNIDADE PIONEIRA Vimos no texto inicial que depois da

1 ETAPAS DA SUCESSÃO 1) COMUNIDADE PIONEIRA Vimos no texto inicial que depois da erupção vulcânica não restou nenhum ser vivo na ilha de Krakatoa. A área ficou completamente desabitada. As condições de sobrevivência de plantas e animais eram totalmente desfavoráveis. Toda água da chuva escorria ou evaporava. No entanto, podem se instalar ali, liquens, trazidos pelo vento. Eles apresentam grande capacidade de reter água e sobrevivem apenas com água, ar e alguns sais minerais, pois realizam fotossíntese e fixam o nitrogênio atmosférico. As 1ªs espécies a se intalarem em um ambiente sem vida, como os liquens, são chamadas

2) COMUNIDADE INTERMEDIÁRIA OU ESTÁGIO Aos poucos, a comunidade pioneira modifica as condi-ções iniciais

2) COMUNIDADE INTERMEDIÁRIA OU ESTÁGIO Aos poucos, a comunidade pioneira modifica as condi-ções iniciais da região. Os liquens produzem ácidos que dissolvem parte das rochas, formam fendas onde se acumula matéria orgânica e forma um solo. Desse modo, o terreno fica mais fértil. Essas condições possibilitam a instalação de plantas de pequeno porte (musgos), cujo esporos são trazidos pelo vento. Com isso, aumenta a umidade do local, assim há condi-ções para instalação e sobrevivência de plantas herbáceas e o aumento da maté-

 Portanto, a partir da instalação das espécies pionei-ras, a comunidade passa por diversas

Portanto, a partir da instalação das espécies pionei-ras, a comunidade passa por diversas mudanças. Essa modificação da estrutura da comunidade ao longo do tempo é denominada sucessão ecológica. Em alguns casos, pode-se chegar a uma comu-nidade relativamente estável, em equilíbrio com o ambiente físico, que é chamada comunidade clímax ou comunidade madura. Ao longo, da sucessão ecológica, ocorre um au-mento da biomassa total. Também observa-se um aumento progressivo da biodiversidade (não ocorre em todos os tipos de sucessão).

 Às vezes, há uma região de transição entre duas co-munidades, onde ocorre uma

Às vezes, há uma região de transição entre duas co-munidades, onde ocorre uma mescla da flora e fau-na de ambas. Nessa região, há maior diversidade de ssp e maior competição por espaço e recursos, criando uma “tensão ecológica”. Por isso é chamada de: ECÓTONE ou ECÓTONO. O no 1 representa o ecótone, área de transição entre as comunidades A e B.

SUCESSÃO ECOLÓGICA Uma sucessão ecológica passa por três fases: § Comunidade pioneira (ecese) §

SUCESSÃO ECOLÓGICA Uma sucessão ecológica passa por três fases: § Comunidade pioneira (ecese) § Comunidade intermediária (sere) § Comunidade clímax (clímax) ECESE SÉRIE

RESUMINDO. . . Comunidade Pioneira (Ecese): são os 1ºs orga-nismos a se instalarem no

RESUMINDO. . . Comunidade Pioneira (Ecese): são os 1ºs orga-nismos a se instalarem no ambiente: líquens, mus-gos, gramíneas e insetos. Comunidade Intermediária (Série): representadas por vegetação arbustiva e herbácea. Nessa atapa o-correm profundas alterações no ambiente e na di-versidade das espécies. Comunidade Clímax: nessa fase, a comunidade atinge a estabilidade, com elevado número de espé-cies e de nichos ecológicos e apresenta grande bio-massa.

2 SUCESSÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA PRIMÁRIA: A sucessão que ocorre em uma região totalmente

2 SUCESSÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA PRIMÁRIA: A sucessão que ocorre em uma região totalmente desabitada (sem vida). Ela ocorre, por exemplo, em terrenos cobertos por lava, rochas expostas, ilhas vulcânicas, dunas de areia, etc. SECUNDÁRIA: A sucessão pode ocorrer também em uma região onde a vegetação foi removida, mas o solo não foi destruído. Exemplo regiões destruí-das por incêndios.

Sucessão ecológica primária Ocorre quando o local colonizado estava anteriormente desprovido de vida Comunidade

Sucessão ecológica primária Ocorre quando o local colonizado estava anteriormente desprovido de vida Comunidade pioneira Comunidades intermédias

Sucessão ecológica secundária • • A comunidade anterior foi total ou parcialmente destruída; Passados

Sucessão ecológica secundária • • A comunidade anterior foi total ou parcialmente destruída; Passados alguns anos, a comunidade volta a restaurar-se.

TEMPO DE RECUPERAÇÃO O processo de sucessão secundária pode demorar muito tempo. Em 2007,

TEMPO DE RECUPERAÇÃO O processo de sucessão secundária pode demorar muito tempo. Em 2007, um grupo de cientistas brasileiros mostrou que leva pelo menos 70 anos para que uma floresta desmatada para uso agrícola recupere o nível de nitrogênio do solo. Mesmo assim a vegetação formada foi menos di-versificada que a original e apenas cerca de 70% da biomassa original foi recuperada.

ATIVIDADES – CAPÍTULO 18 1) Que etapas ocorrem ao longo de uma sucessão ecológica?

ATIVIDADES – CAPÍTULO 18 1) Que etapas ocorrem ao longo de uma sucessão ecológica? (2) 2) O que é comunidade pioneira? (2) 3) Como são chamados os primeiros seres a se insta-larem em um ambiente sem vida? (1) 4) O que é sucessão ecológica? (3) 5) O que é comunidade clímax? (3) 6) O que é ecótone ou ecótono? (4) 7) Diferencie sucessão primária de secundária. Exem-plifique. (6)

TAREFA Aplique seus conhecimentos 1 a 16 – p. 247 e 249

TAREFA Aplique seus conhecimentos 1 a 16 – p. 247 e 249

1) A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada onde

1) A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada onde se instala, ao cabo de muitos anos, uma floresta. a)No estágio indicado pelo nº 1 são encontrados apenas li-quens e só depois de muito tempo são encontrados plan-tas rasteiras. Por que os liquens aparecem 1º e só depois aparecem as 1ªs plantas? R: Porque só os liquens conseguem sobreviver nas condições de uma área desabitada. Ao se instalarem, eles modificam as condições do

1) A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada onde

1) A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada onde se instala, ao cabo de muitos anos, uma floresta. b) Um estudante disse que, ao estudar cadeias alimentares, ele aprendeu que a biomassa diminui ao longo da cadeia. Por isso, ele afirmou que a biomassa também diminui na sequência indicada na figura. Você concorda com o estudante? R: Não, nesse caso a biomassa aumenta, uma vez que se refere a uma sucessão ecológica, fenômeno diferente de cadeia alimentar.

1) A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada onde

1) A ilustração a seguir representa os estágios de uma área inicialmente desabitada onde se instala, ao cabo de muitos anos, uma floresta. c) Suponha que essa área agora ocupada pela floresta seja desmatada e transformada em pastagem e, depois de algum tempo, seja abandonada. Com o passar dos anos, o que deve ocorrer no lugar? R: A região tende a ser recuperada por uma floresta, haverá uma nova sucessão ecológica.

2) O tubo digestório de um recém-nascido é estéril. Após algum tempo, depois de

2) O tubo digestório de um recém-nascido é estéril. Após algum tempo, depois de passar a comer alimentos sólidos, é possível encontrar nele várias espécies de microrganismos como bactérias e fungos. Fazendo uma analogia com o conteúdo deste capítulo, que tipo de fenômeno ecológico teria ocorrido nessa mudança? R: Deve ter ocorrido uma sucessão ecológica (su-cessão primária).

3) (ENEM) Uma pesquisadora deseja reflorestar uma a rea de mata ciliar quase que

3) (ENEM) Uma pesquisadora deseja reflorestar uma a rea de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formac a o vegetal e um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu cli max, possui vegetac a o arbo rea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incide ncia luminosa no solo e nas pla ntulas. Sabe-se que a incide ncia de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo sa o os principais fatores do meio ambiente fi sico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variac a o de luz, a pesquisa-dora analisou, em casas de vegetac a o com condic o es con-troladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espe cies nati-vas da regia o desmatada sob quatro condic o es de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em

Para o reflorestamento da regia o desmatada, A. a espécie 8 é mais indicada

Para o reflorestamento da regia o desmatada, A. a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz. B. recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que supor-tam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5 C. sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas. D. espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.

4) (UFJF-MG) As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar

4) (UFJF-MG) As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a des-truição da vegetação natural. Após a ocorrência de quei-madas em uma floresta, é CORRETO afirmar que: a) Com o passar do tempo, ocorrerá sucessão primária. b) Após o estabelecimento dos liquens, ocorrerá a instalação de novas espécies. c) A comunidade clímax será a primeira a se restabelecer. d) Somente após o retorno dos animais é que as plantas voltarão a se instalar na área queimada.

5) (Vunesp-SP) Segundo a teoria da curva ambiental de Kuznets, o índice de poluição

5) (Vunesp-SP) Segundo a teoria da curva ambiental de Kuznets, o índice de poluição e de impactos ambientais nas sociedades industriais comporta-se como na figura abaixo: a degradação da natureza aumenta durante os estágios iniciais do desenvolvimento de uma nação, mas se estabiliza e passa a decrescer quando o nível de renda e de educação da população aumenta. Considere a curva ambiental de Kuznets representada na figura e quatro situações ambientais distintas: I. Implantação de programas de reflorestamento. II. Mata nativa preservada. III. Estabelecimento de uma comunidade clímax. IV. Área desmatada para extração de madeira. Na curva, as posições marcadas de 1 a 4 correspondem, respectiva-mente, às situações A) I, IV, III e II. B) II, I e IV. C) II, IV, I e III D) IV, I, II e III. E) IV, III, I e II.

6) (UFscar – SP) A substituição ordenada e gradual de uma comunidade por outra,

6) (UFscar – SP) A substituição ordenada e gradual de uma comunidade por outra, até que se chegue a uma comunidade estável, é chamada sucessão ecológica. Nesse processo, pode-se dizer que ocorre é: a) a constância de biomassa e de espécies; b) a redução de biomassa e maior diversificação de spp; c) a redução de biomassa e menor diversificação de spp; d) o aumento de biomassa e menor diversificação de spp; e) o aumento de biomassa e maior diversificação de spp.

7) (UEL-PR) Considere os seguintes ambientes: I. superfície de rocha nua; II. campo de

7) (UEL-PR) Considere os seguintes ambientes: I. superfície de rocha nua; II. campo de cultivo abandonado. III. floresta recém-derrubada; IV. dunas de areia recém-formadas. A sucessão primária só pode ocorrer em: a) I e II. b) I e III. c) I e IV d) II e III. e) III e IV.

8) (UFES) A tradição cultural de algumas tribos indígenas da Ama-zônia tem influência no

8) (UFES) A tradição cultural de algumas tribos indígenas da Ama-zônia tem influência no tipo de agricultura praticado. Esse consiste na rotação de áreas de plantio, com a derrubada e queima de peque-nas áreas de floresta, para o cultivo por um período de quatro anos. Ao final desse período, a baixa fertilidade do solo faz com que essa área seja abandonada, e uma nova área é submetida a esse proces-so. Após 20 anos, aproximadamente, a primeira área é novamente desmatada, queimada e cultivada. Do ponto de vista da ecologia, essa prática se apoia no conceito de a)sucessão primária, em que ocorre a substituição temporal das es-pécies colonizadoras. b)sucessão secundária, em que ocorre a formação de uma floresta com espécies diferentes da floresta original c)competição interespecífica, devido à escassez de nutrientes no solo. d)exclusão competitiva, em que as espécies mais

9) (Udesc) A existência de queimadas gera imensas clareiras nas matas, deflagrando um novo

9) (Udesc) A existência de queimadas gera imensas clareiras nas matas, deflagrando um novo processo de sucessão ecológica. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA. a) Animais de grande porte são favorecidos no início da su-cessão, considerando sua grande capacidade de deslo-camento. b) Entre as primeiras espécies vegetais a ocuparem o novo ambiente, destacam-se as palmeiras. c) Entre o início da nova colonização do local e o estabeleci-mento da comunidade clímax são observadas variações na flora e fauna d) Mesmo ocorrendo grandes variações no clima da região, a mata devastada será substituída por outra de mesmas características. e) A comunidade clímax restabelece-se após um

10) (UFC-CE) Observe as frases abaixo, relativas às caracte-rísticas de um ecossistema, à medida

10) (UFC-CE) Observe as frases abaixo, relativas às caracte-rísticas de um ecossistema, à medida que a sucessão caminha para o clímax: (01) A diversidade em espécies vai aumentando. (02) Há um aumento nos nichos ecológicos, tornando a teia alimentar mais complexa. (04) Há um aumento na biomassa total do ecossistema. (08) O ecossistema tende a uma maior estabilidade ao se aproximar do clímax. (16) Não há modificação do meio físico do ecossistema nos diferentes estágios da sucessão. Dê, como resposta, a soma dos números das alternativas corretas.

11) (Uece) Indique a alternativa correta relativa aos processos e teorias ecológicos. a) Um

11) (Uece) Indique a alternativa correta relativa aos processos e teorias ecológicos. a) Um ecossistema tende a uma maior estabilidade ao aproximar-se do clímax b) Durante a sucessão ecológica, a biomassa total da comunidade diminui. c) A complexidade da teia alimentar de um ecossis-tema independe do número de espécies existen-tes. d) À medida que num ecossistema a sucessão cami-nha para o clímax, há uma redução em seus ni-chos ecológicos.

12) (Ufrgs) Na Floresta Atlântica, várias áreas utilizadas no passado para extração madeireira ou

12) (Ufrgs) Na Floresta Atlântica, várias áreas utilizadas no passado para extração madeireira ou para cultivo foram abandonadas e hoje se encontram em processo de sucessão secundária. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações que seguem sobre esse processo. ( ) Ele se caracteriza, em seu início, pela colonização de espécies pioneiras, tais como gramíneas e vassouras ( ) As espécies dos estágios iniciais e intermediários mantêm-se em locais de estágio avançado da sucessão florestal. ( ) As redes alimentares e as interações entre espécies tornam-se mais complexas com o avanço do processo ( ) A biodiversidade e a biomassa tendem a um aumento progressivo, mesmo quando a comunidade atingiu o estágio clímax. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – F – V – F. b) F – V – F. c) V – F – F.

13) (UEPG PR) Os ecossistemas naturais estão em constante modifica-ção. Como se fossem um

13) (UEPG PR) Os ecossistemas naturais estão em constante modifica-ção. Como se fossem um organismo vivo, eles passam por vários está-gios, desde a juventude até a maturidade. Sucessão ecológica é o no-me que se dá a essa série de mudanças nas comunidades que compõem o ecossistema. A respeito desse fenômeno, assinale o q for correto. 01. Nas sucessões, o estágio inicial de povoamento, em que surgem as espécies pioneiras, é chamado de seres. 02. As comunidades que se instalam, uma após a outra, em sequência, chamamos ecese. 04. A comunidade que existe num dado momento "prepara o terreno", permitindo que outra comunidade se estabeleça. As diversas comu-nidades se sucedem, até que se atinja um estágio de relativa estabi-lidade e equilíbrio, que se instala de forma permanente 08. Quando a comunidade atinge a maturidade e se torna estável, ela é chamada de comunidade clímax, e apresenta grande diversidade de espécies e de nichos ecológicos 16. São alguns eventos observados ao longo da sucessão: . 4 + 8 = 12

14) (Ufla-MG) Analise as seguintes proposições sobre cul-turas agrícolas destinadas à alimentação humana, as

14) (Ufla-MG) Analise as seguintes proposições sobre cul-turas agrícolas destinadas à alimentação humana, as quais constituem ecossistemas simplificados fora do estágio clímax e, a seguir, marque a alternativa CORRETA. I. Estas culturas agrícolas são mais suscetíveis às pragas, devido à menor quantidade de predadores nesses ecossistemas. II. A menor variabilidade genética nesse ecossistema tor-na‐o mais sensível ao ataque de pragas. III. O aumento de áreas cultivadas provoca a destruição de comunidades clímax, acarretando extinção de espécies e erosão do solo. a) Apenas as proposições II e III estão corretas. b) Apenas as proposições I e II estão corretas.

15) (FGV-SP) A comunidade clímax constitui a etapa final de uma sucessão ecológica. Considera-se

15) (FGV-SP) A comunidade clímax constitui a etapa final de uma sucessão ecológica. Considera-se que a comunidade chegou ao clímax quando a) as teias alimentares, menos complexas, são substituídas por cadeias alimentares. b) a produção primária bruta é igual ao consumo. c) cessam a competição interespecífica e a compe-tição intraespecífica. d) a produção primária líquida é alta. e) a biomassa vegetal iguala-se à biomassa

16) (PUC-RJ) Observe a figura abaixo e classifi-que as afirmações como Falsas ou Verdadeiras:

16) (PUC-RJ) Observe a figura abaixo e classifi-que as afirmações como Falsas ou Verdadeiras: I - C corresponde a um ecótono. II - A corresponde à comunidade pioneira. III - A sucessão mostrada na figura é primária. IV - A biomassa se mantém estável no sentido de A para E. a) Apenas III é verdadeira. b) Apenas I é falsa. c) Todas são falsas d) Apenas I e III são verdadeiras. e) Apenas II e IV são falsas.