Anemmetro Wind Master O instrumento serve para medir

  • Slides: 17
Download presentation
Anemômetro Wind. Master O instrumento serve para medir a velocidade de vento. Se baseia

Anemômetro Wind. Master O instrumento serve para medir a velocidade de vento. Se baseia no efeito Doppler que diz respeito à mudança da frequência do som quando o meio de transmissão, o ar no caso, está em movimento. Medindo os tempos de percurso de pulsos de som entre emissor e receptor de ultrassom, tanto de ida quanto de volta, se calcula a velocidade do meio de transmissão, que é a velocidade do vento.

Transdutores A B A -> B A <- B

Transdutores A B A -> B A <- B

u, v e w são coordenadas no espaço de velocidades [m/s]. É analógico ao

u, v e w são coordenadas no espaço de velocidades [m/s]. É analógico ao espaço de posições x, y, z. u, v no plano horizontal. w na vertical.

Instalação Interface PC Sensor

Instalação Interface PC Sensor

Funcionamento Quando se interligam os 3 componentes do instrumento e se energiza o sistema,

Funcionamento Quando se interligam os 3 componentes do instrumento e se energiza o sistema, aparece imediatamente na tela a lista crescente das medições obedecendo a um conjunto de parâmetros default escolhidos pelo fabricante. São eles o modo de medição contínua, o sistema polar de apresentação, a frequência de 1 Hz de apresentação etc.

Aplicativos Wind → Configuração Wind. View → Aquisição Hyper. Terminal → Configuração e Aquisição

Aplicativos Wind → Configuração Wind. View → Aquisição Hyper. Terminal → Configuração e Aquisição

MAGNITUDE da velocidade do vento Dados sobre a velocidade do vento provindos do sensor

MAGNITUDE da velocidade do vento Dados sobre a velocidade do vento provindos do sensor são inicialmente apresentados na tela em um dos dois modos de coordenadas. Um é baseado em referencial cartesiano, do espaço de velocidades, em unidades de metros por segundo [m/s] nos eixos chamados U, V, W, estes análogos aos costumeiros X, Y, Z do espaço de posição. É recomendado que, na montagem do sensor, a direção da coordenada U se aponte para o norte. As coordenadas U e V são do plano horizontal e W é vertical, positiva para cima. COMO CALCULAR A MAGNITUDE DO vento a partir de seus componentes u, v, w: A magnitude F do vento é a raiz quadrada da soma dos quadrados três componentes ou F = SQR(u^2 + v^2 + w^2)

Quando o componente vertical é pequeno, como ocorre em terreno plano na ausência de

Quando o componente vertical é pequeno, como ocorre em terreno plano na ausência de obstáculos próximos, a magnitude da velocidade é essencialmente igual a sua projeção [FH], sobre o plano horizontal que é: FH= SQR(u^2 + v^2) A direção do vento, conceito que faz sentido quando o vento é essencialmente horizontal, é o ângulo entre a direção norte (eixo U) e a projeção FH. O cosseno deste ângulo é cos θ = u / FH

Coordenadas Cartesianas F = 1, 78 [m/s] F = SQR(u^2 + v^2 + w^2)

Coordenadas Cartesianas F = 1, 78 [m/s] F = SQR(u^2 + v^2 + w^2) F = SQR[(-000, 92)^2 + (-000, 24)^2 + (+001, 51)^2] F = 1, 78 [m/s]

Direção do vento Para ventos essencialmente horizontais, se pode definir a velocidade do vento

Direção do vento Para ventos essencialmente horizontais, se pode definir a velocidade do vento como ângulo entre direção norte e a projeção FH cos θ = u / FH Exemplo u = -000, 92 FH = 1, 78 cos θ = -000, 92 / 1, 78 cos θ = -0, 15 θ = arc cos (-0, 15) θ = 98, 69 [graus] isto é, um vento oeste.

O outro formato de coordenadas é o polar, simbolizado pelas costumeiras coordenadas R e

O outro formato de coordenadas é o polar, simbolizado pelas costumeiras coordenadas R e t (a letra grega teta), sendo R a projeção da magnitude do vento sobre o plano horizontal, que é idêntica a FH, e t (letra grega teta), o ângulo expresso em graus e medido no sentido horário a partir do eixo U. Complementando a projeção R e o ângulo t ainda é dado o componente vertical do vento w. Assim sendo, a magnitude F do vento é: F = SQR(R^2 + w^2)

Coordenadas Polares Este é o modo default de apresentação. Interpretação de uma linha. Direção

Coordenadas Polares Este é o modo default de apresentação. Interpretação de uma linha. Direção em graus: 333 Magnitude do vento (magnitude da projeção vetor velocidade do vento no plano UV): 001, 09 Velocidade no eixo vertical W: -001, 70 R = FH R = 001, 09 [m/s] Θ = 333 [graus] Se a velocidade vertical for levada em conta, a magnitude total F do vento é F = SQR(R^2+W^2), ou seja F = 2, 02 [m/s]