UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UFS CAMPUS DO SERTO

  • Slides: 10
Download presentation
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS CAMPUS DO SERTÃO PJ 183 -2018 -UFSPM- Orientação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS CAMPUS DO SERTÃO PJ 183 -2018 -UFSPM- Orientação e capacitação técnica de produtores em sistemas de produção caipira, agroecológico e orgânicos no município de Nossa Senhora da Glória - SE Discente: Clarice da Silva Santos Professor Orientador: Dr. Valdir Ribeiro Junior Nossa Senhora da Glória – SE 2019

Introdução A avicultura representa um dos segmentos mais desenvolvidos do agronegócio, setor esse em

Introdução A avicultura representa um dos segmentos mais desenvolvidos do agronegócio, setor esse em constante avanço e cada vez mais possui pessoas envolvidas em suas atividades ganhando espaço no mercado; São esses pequenos e médios criadores que se propõe a oferecer um produto saudável para o consumidor, sem o uso de antibióticos e visando o bem-estar dos animais; Com base no Anuário Socioeconômico de 2017, destacou - se Nossa Senhora da Glória, Sergipe, como o 12° maior produtor de ovos, porém não descrevia como era essas criações, servindo como base para a realização do projeto. Fonte: korin. com. br Fonte: ifbaiano. edu. br Fonte: zootecniaativa. com

O sistema caipira é de pequeno porte, e que não exige construções de alto

O sistema caipira é de pequeno porte, e que não exige construções de alto custo e que são de fácil manejo para o criador; Proporciona a integração com outras atividades já desenvolvidas pelo agricultor familiar, como: as agroindustriais e a pecuária, resultando em agregar valor ao produto e maior remuneração ao produtor. O agroecológico destaca os aspectos naturais dos produtos, em uma tentativa de reduzir a incidência das doenças. Tendo em vista o aprimoramento das tecnologias (Embrapa aves e suínos, 2010). E o orgânico, segundo a norma brasileira (Portaria n° 505 do MAPA de 16 de outubro de 1998) é considerada como aquela atividade que adota tecnologias e que otimiza o uso de recursos naturais, privilegiando a saúde ambiental e humana.

Objetivo A pesquisa visou caracterizar as criações, incluindo o manejo e a comercialização dos

Objetivo A pesquisa visou caracterizar as criações, incluindo o manejo e a comercialização dos produtos oriundos da atividade avícola no município de Nossa Senhora da Glória. Materiais e Método • O projeto possuía seis alunos (1 bolsista e 5 voluntários); • Um quesionario (22 perguntas), descrevendo manejo, alimentação, custos de produção e comercialização dos produtos; • O uso da ferramenta “Excel do pacote da Microsoft Office 2016” foi utilizado para o processamento de dados; • E ao final do projeto um dia de campo.

Atividades Realizadas • Foram entrevistados 15 produtores da cidade de Nossa Senhora da Glória,

Atividades Realizadas • Foram entrevistados 15 produtores da cidade de Nossa Senhora da Glória, onde foram aplicados os questionários na feira livre; Imagem: Roteiro utilizado para a entrevista. • Os dados processados e apresentados no dia de campo realizado ao final do projeto.

Resultados e Discussões • Diante do total de pessoas entrevistadas, podemos observar que 80,

Resultados e Discussões • Diante do total de pessoas entrevistadas, podemos observar que 80, 0% dos produtores se identificaram como criação caipira, diferente de 20, 0% que alegou ser granja/convencional; • Foram caracterizados em atividades de fundo de quintal/extensivo (73, 33%), semi confinado/semi extensivo (6, 66%) e em confinamento total (20%); • Da quantidade de aves (frangos ou galinhas) para a faixa de 0 -100 foi relatado um total 73, 33% dos produtores; de 101 -300, 13, 33%; de 301 -500 não foram observado dados; e > 500, foi de 13, 33% dos produtores; • O tempo de experiência na atividade, representada de 1 -5 anos (foi e 6, 66%), de 610 anos (33, 33%), e de mais de 10 anos (60%).

Resultados e Discussões • Na alimentação, são fornecidos as aves ração (6, 66% dos

Resultados e Discussões • Na alimentação, são fornecidos as aves ração (6, 66% dos produtores), milho (86, 66%), restos/sobras não tivemos relatos, nenhum/ou o que as aves buscam no terreno (46, 66%); • Sobre o recebimento de assistência técnica na propriedade. Apenas 6, 66% dos produtores recebiam algum tipo de assistência técnica; e 93, 33% disseram que não; • Apenas 1 dos entrevistados possuía algum tipo de formação, compreendendo assim, 6, 66% dos entrevistados; enquanto 93, 33% dos entrevistados relataram não ter nenhuma formação em técnica; • Sobre a mão-de-obra empregada nas atividade de manejo. Onde 86, 66% dos produtores utilizam apoio familiar para executar as atividades; enquanto que 13, 33% contratam, em determinados períodos apoio externo.

Considerações Finais O projeto atendeu o objetivo de caracterizar os sistemas de produção avícola

Considerações Finais O projeto atendeu o objetivo de caracterizar os sistemas de produção avícola de Nossa Senhora da Glória, e capacitar produtores, discentes e docentes sobre a aplicação de novas tecnologias que visam a certificação de produtos de origem caipira, agroecológico e o orgânico; Através do dia de campo realizado na Universidade Federal de Sergipe, no Campus do Sertão. Imagem 1: Folder do Evento. Imagem 2: Professor Valdir Ribeiro/NZO. Imagem 3: Discentes e Docentes do projeto.

Imagem 4: participantes reunidos. Registro dos do evento Imagem 5: Lanche oferecido as pessoas

Imagem 4: participantes reunidos. Registro dos do evento Imagem 5: Lanche oferecido as pessoas que esteve presente no evento Imagem 6: Vista lateral da apresentação abordando o tema da palestra.

Referências Bibliográficas Produção agroecológica de http: //frangoc. blogspotpot. com/2010/04/produçãoagroecologica-de-frangosde. html? m%3 D 1&=pt-BR. frangos.

Referências Bibliográficas Produção agroecológica de http: //frangoc. blogspotpot. com/2010/04/produçãoagroecologica-de-frangosde. html? m%3 D 1&=pt-BR. frangos. V. Anuário Socioeconômico de Sergipe. V. 1, 2017. CHAER, G. , DINIZ, R. R. P. , RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251 -266, 2011. 6 Neto, Talmir Quinzeiro; Júnior, José Soares; et al. Manual do Sistema de Produção Sustentável de Galinhas Caipiras – (Procap). Embrapa Brasília- DF, 2017. Páginas 82.