LNGUA PORTUGUESA 5 ANO Sequncia didtica II Estudando

  • Slides: 16
Download presentation

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO Sequência didática II: Estudando a pontuação em lendas Professora

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO Sequência didática II: Estudando a pontuação em lendas Professora Regiane Oliveira (Prô Rê) Hoje é 19 de maio de 2021. 2ª aula do dia.

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO Aula 3 – Pontuar um trecho de lenda Professora

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO Aula 3 – Pontuar um trecho de lenda Professora Regiane Oliveira/Prô Rê Nesta aula, juntos, teremos que pontuar um trecho de uma lenda. Em seguida, discutiremos nossas escolhas e leremos o mesmo trecho com a pontuação do autor. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 21. Adaptado.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Para refletir: Qual é a importância da pontuação em

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Para refletir: Qual é a importância da pontuação em um texto? Por quê? A pontuação, portanto, é nossa aliada na compreensão da mensagem do texto. Com ela, conseguimos captar as emoções e o movimento do texto por meio da leitura global. Elaborado especialmente para o CMSP.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA ATIVIDADE 1. Leia, com atenção e de forma silenciosa,

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA ATIVIDADE 1. Leia, com atenção e de forma silenciosa, o trecho da lenda indígena “O UAPÉ”, completando as lacunas com os sinais de pontuação que achar adequados. ATENÇÃO! Nesta atividade, alguns sinais de pontuação foram retirados, no entanto, foram mantidos os espaçamentos entre as palavras e as letras maiúsculas, que podem servir como pistas para qual sinal de pontuação usar. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 21.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA “O UAPÉ” LENDA INDÍGENA Pitá e Moroti amavam-se muito__

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA “O UAPÉ” LENDA INDÍGENA Pitá e Moroti amavam-se muito__ e__ se ele era o mais esforçado dos guerreiros da tribo__ ela era a mais gentil e formosa das donzelas__ Porém Nhandé Iara não queria que eles fossem felizes__ por isso__ encheu a cabeça da jovem de maus pensamentos e instigou a sua vaidade__ Uma tarde, na hora do pôr do sol__ quando Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 21.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA vários guerreiros e donzelas passeavam pelas margens do rio

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA vários guerreiros e donzelas passeavam pelas margens do rio Paraná__ Moroti disse__ – Querem ver o que este guerreiro é capaz de fazer por mim__ Olhem só__ E__ dizendo isso__ tirou um de seus braceletes e atirouo na água__ Depois__ voltando-se para Pitá__ que como bom guerreiro guarani era um excelente nadador__ pediu-lhe que mergulhasse para buscar o bracelete__ E assim foi__ Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 21.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Em vão esperaram que Pitá retornasse à superfície__ Moroti

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Em vão esperaram que Pitá retornasse à superfície__ Moroti e seus acompanhantes__ alarmados__ puseram-se a gritar__ Mas era inútil__ o guerreiro não aparecia__ (. . . ) (Fonte: ABREU, A. R. et alii. Alfabetização: Livro do Aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000, v. 3. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 21. )

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA TEXTO NA ÍNTEGRA: “O UAPÉ”, LENDA INDÍGENA Pitá e

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA TEXTO NA ÍNTEGRA: “O UAPÉ”, LENDA INDÍGENA Pitá e Moroti amavam-se muito; e, se ele era o mais esforçado dos guerreiros da tribo, ela era a mais gentil e formosa das donzelas. Porém Nhandé Iara não queria que eles fossem felizes; por isso, encheu a cabeça da jovem de maus pensamentos e instigou a sua vaidade. Uma tarde, na hora do pôr do sol, quando vários guerreiros e donzelas passeavam pelas margens do rio Paraná, Moroti disse: – Querem ver o que este guerreiro é capaz de fazer por mim? Olhem só! E, dizendo isso, tirou um de seus braceletes e atirou-o na água. Depois, voltando-se para Pitá, que como bom guerreiro guarani era um excelente nadador, pediu-lhe que mergulhasse para buscar o bracelete. E assim foi. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 36.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Em vão esperaram que Pitá retornasse à superfície. Moroti

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Em vão esperaram que Pitá retornasse à superfície. Moroti e seus acompanhantes, alarmados, puseram-se a gritar… Mas era inútil, o guerreiro não aparecia. A desolação logo tomou conta de toda a tribo. As mulheres choravam e se lamentavam, enquanto os anciãos faziam preces para que o guerreiro voltasse. Só Moroti, muda de dor e de arrependimento, como que alheia a tudo, não chorava. O pajé da tribo, Pegcoé, explicou o que ocorria. Disse ele, com a certeza de quem já tivesse visto tudo: – Agora Pitá é prisioneiro de I Cunhã Pajé. No fundo das águas, Pitá foi preso pela própria feiticeira e conduzido ao seu palácio. Lá Pitá esqueceu-se de toda a sua vida anterior, esqueceu-se de Moroti e aceitou o amor da feiticeira; por isso não volta. É preciso ir buscá-lo. Encontra-se agora no mais rico Aprender Sempre, 2021. Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 36.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA dos quartos do palácio de I Cunhã Pajé. E

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA dos quartos do palácio de I Cunhã Pajé. E se o palácio é todo de ouro, o quarto onde Pitá se encontra agora, nos braços da feiticeira, é todo feito de diamantes. E dos lábios da formosa I Cunhã Pajé, que tantos belos guerreiros nos tem roubado, ele sorve esquecimento. É por isso que Pitá não volta. É preciso ir buscá-lo. – Eu vou! – exclamou Moroti. – Eu vou buscar Pitá! – Você deve ir, sim – disse Pegcoé. – Só você pode resgatá-lo do amor da feiticeira. Você é a única, se de fato o ama, capaz de vencer, com esse amor humano, o amor maléfico da feiticeira. Vá, Moroti, e traga Pitá de volta! Moroti amarrou uma pedra aos seus pés e atirou-se ao rio. Durante toda a noite, a tribo esperou que os jovens aparecessem – as mulheres chorando, os guerreiros cantando e os anciãos esconjurando o mal. Com os primeiros raios da Aprender Sempre, 2021. Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 36.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA aurora, viram flutuar sobre as águas as folhas de

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA aurora, viram flutuar sobre as águas as folhas de uma planta desconhecida: era o uapé (vitória-régia). E viram aparecer uma flor muito linda e diferente, tão grande, bela e perfumada como jamais se vira outra na região. As pétalas do meio eram brancas e as de fora, vermelhas. Brancas como o nome da donzela desaparecida: Moroti. Vermelhas como o nome do guerreiro: Pitá. A bela flor exalou um suspiro e submergiu nas águas. Então Pegcoé explicou aos seus desolados companheiros o que ocorria: – Alegria, meu povo! Pitá foi resgatado por Moroti! Eles se amam de verdade! A malévola feiticeira, que tantos homens já roubou de nós para satisfazer o seu amor, foi vencida pelo amor humano de Moroti. Nessa flor que acaba de aparecer sobre as águas, eu vi Moroti nas pétalas brancas, que eram abraçadas e beijadas, como num rapto de amor, pelas pétalas Aprender Sempre, 2021. Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 36.

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA vermelhas. Estas representam Pitá. E são descendentes de Pitá

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA vermelhas. Estas representam Pitá. E são descendentes de Pitá e Moroti estes belos uapés que enfeitam as águas dos grandes rios. No instante do amor, as belas flores brancas e vermelhas do uapé aparecem sobre as águas, beijam-se e voltam a submergir. Elas surgem para lembrar aos homens que, se para satisfazer um capricho da mulher amada um homem se sacrificou, essa mulher soube recuperá-lo, sacrificando-se também por seu amor. E, se a flor do uapé é tão bela e perfumada, isso se deve ao fato de ter nascido do amor e do arrependimento. (Fonte: ABREU, A. R. et alii. Alfabetização: Livro do Aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000, v. 3. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 5º ano, vol. 2, p. 36. )

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Vocês sã o incrívei s! Para encerrar. . .

PONTUAR UM TRECHO DE LENDA Vocês sã o incrívei s! Para encerrar. . . Ø Aprendemos que a pontuação é importante para a compreensão do texto e é ela que dá vida à história lida. Faça sua tarefa no aplicativo e compartilhe sua atividade nas redes sociais #CMSP. Prô Rê e @proreregian #cmsp Imagens: ©Pixabay

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO HABILIDADES: MURAL DO PROFESSOR: (EF 35 LP 07) –

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO HABILIDADES: MURAL DO PROFESSOR: (EF 35 LP 07) – Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto-final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF 35 LP 21) – Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF 35 LP 22) – Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas), observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e de variedades linguísticas no discurso direto (falados personagens).

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO MURAL DO PROFESSOR: HABILIDADES: (EF 05 LP 01 B)

LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO MURAL DO PROFESSOR: HABILIDADES: (EF 05 LP 01 B) – Pontuar corretamente textos, usando ponto-final, ponto de exclamação, ponto de interrogação e reticências, segundo as características próprias dos diferentes textos. SUGESTÕES DE ATIVIDADES DO LER E ESCREVER 5º ano: Volume 1 – Unidade 02 – Sequência Didática: Estudo da Pontuação, páginas 187 a 202.