FILEMOM Antes crescei na graa e conhecimento de

  • Slides: 19
Download presentation

FILEMOM

FILEMOM

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3: 18

CARTA DE PAULO A FILEMOM INTRODUÇÃO A verdade transformadora de vidas forma o contexto

CARTA DE PAULO A FILEMOM INTRODUÇÃO A verdade transformadora de vidas forma o contexto da carta a Filemom. A carta a Filemom é um pedido pessoal do apóstolo Paulo a favor de um escravo fugido.

AUTOR O apóstolo Paulo. DATA A carta de Paulo a Filemom foi escrita de

AUTOR O apóstolo Paulo. DATA A carta de Paulo a Filemom foi escrita de Roma, aproximadamente no ano 60 d. C. no mesmo período da carta aos Efésios e aos Colossenses, durante a sua prisão domiciliar (At. 28: 30 -31).

 DESTINATÁRIO A carta é destinada a Filemom que era grego convertido a Cristo

DESTINATÁRIO A carta é destinada a Filemom que era grego convertido a Cristo através do ministério de Paulo. Filemom era rico, membro da igreja em Colossos (que se reunia em sua casa) e proprietário de escravos, provavelmente, entre eles, Onésimo.

RELEMBRANDO: A CIDADE DE COLOSSOS Na época do apóstolo Paulo, Colossos era uma pequena

RELEMBRANDO: A CIDADE DE COLOSSOS Na época do apóstolo Paulo, Colossos era uma pequena cidade da Ásia. Seu povo era propenso ao misticismo e praticava cultos anjos e demônios, praticas que ainda eram presentes no século IV. Colossos, era a terra da deusa Cibele, ”a grande mãe da fertilidade”. Algumas características das heresias colossenses podem relacionar-se às crenças e costumes dessa seita popular.

PANORAMA A escravidão era muito comum no Império Romano e, evidentemente, alguns cristãos tinham

PANORAMA A escravidão era muito comum no Império Romano e, evidentemente, alguns cristãos tinham escravos. Paulo não condenou, em nenhuma de suas cartas, a escravidão, mas também não vemos apoio a essa prática. Contudo, orientou àqueles que pudessem a conquistar a liberdade: “Você era escravo quando foi chamado? Não se preocupe com isso. Mas, se você pode se tornar livre, não deixe passar a oportunidade. ” (1 Co. 7: 21) É importante lembrar que a igreja não tinha poder político nessa época. A democracia não havia se instalado ainda e a opinião da igreja ou de grupos socias de pouco valia.

PROPÓSITO DA CARTA A FILEMOM O propósito desta carta era convencer Filemom a perdoar

PROPÓSITO DA CARTA A FILEMOM O propósito desta carta era convencer Filemom a perdoar Onésimo, seu escravo, e aceitá-lo como um irmão em Cristo.

Num breve esboço da Carta a Filemom, observamos o seguinte: 1. A estima de

Num breve esboço da Carta a Filemom, observamos o seguinte: 1. A estima de Paulo por Filemom (1: 1 -7); e 2. O apelo de Paulo em favor de Onésimo (1: 825).

Paulo, inicia a carta se identificando como remetente (inclui também Timóteo) e direcionando a

Paulo, inicia a carta se identificando como remetente (inclui também Timóteo) e direcionando a mesma a Filemom, tratandoo como colaborador. Também destina a carta a Áfia (provável esposa de Filemom) e a Arquipo (provável filho de Filemom ou presbítero da igreja). Saúda-os e expressa agradecer a Deus pela fé e amor que Filemom tem em Jesus Cristo (1: 1 -7).

Onésimo era escravo de Filemom. Havia roubado seu dono e fugido para Roma. Lá,

Onésimo era escravo de Filemom. Havia roubado seu dono e fugido para Roma. Lá, encontrou-se com Paulo e se converteu a Cristo (1: 10). Então Paulo escreve a Filemom e lhe reapresenta Onésimo, explicando que o está enviando de volta, não apenas como um escravo mas como um irmão (1: 11 -16). Nos versículos 10 e 11 Paulo faz um jogo de palavras com o nome de Onésimo (que significa “útil” Encronston) dizendo que outrora ele lhe teria sido inútil (Acronston).

Com habilidade Paulo pede a Filemom que aceite e perdoe seu irmão e que

Com habilidade Paulo pede a Filemom que aceite e perdoe seu irmão e que ponha em sua conta todo prejuízo causo por Onésimo (1: 17 -20). Paulo afirma que confia na obediência de Filemom (1: 21) e solicita-lhe que lhe prepare pousada, pois, esperava ser-lhe concedido ir visitá-los, certamente; (De fato, Paulo foi liberto, mas não há registro bíblico de que foi a Colossos).

Então Paulo conclui com a saudação dos amigos Epafras (que havia fundado a igreja

Então Paulo conclui com a saudação dos amigos Epafras (que havia fundado a igreja em Colossos Cl. 1: 7). Marcos, Aristarco, Lucas e Demas também são mencionados em cf. Cl. 4: 10, 14 (1: 23 -25). OBS: Demas fora fiel a Paulo por um tempo, mas depois desviou-se (2 Tm. 4: 10).

CONCLUSÃO Algumas lições para nossas vidas: Esta pequena carta traz uma grande demonstração da

CONCLUSÃO Algumas lições para nossas vidas: Esta pequena carta traz uma grande demonstração da graça e poder de Jesus Cristo e da verdadeira fraternidade cristã. Paulo rogou a Filemom que se reconciliasse com seu escravo. Reconciliação significa restabelecer um relacionamento. Cristo nos reconciliou com Deus e uns com os outros.

Existem muitas barreiras entre as pessoas, a saber: etnia, posição social, sexo, cultura, personalidade

Existem muitas barreiras entre as pessoas, a saber: etnia, posição social, sexo, cultura, personalidade etc. Jesus Cristo mudou o relacionamento entre um senhor e seu escravo e vice-versa para um relacionamento de irmãos. Cristo pode mudar os piores relacionamentos em amizades sinceras. O que nos separa de nossos irmãos em Cristo? Deus nos chama para buscar a unidade! “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fl. 2: 5)

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD