Antes crescei na graa e conhecimento de nosso

  • Slides: 17
Download presentation

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3: 18

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PEDRO

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PEDRO

1ª CARTA DE PEDRO INTRODUÇÃO O império romano tomou a decisão de livrar Roma

1ª CARTA DE PEDRO INTRODUÇÃO O império romano tomou a decisão de livrar Roma daqueles que professavam a Cristo como senhor e salvador de suas vidas. Os cristãos não se curvavam perante César para prestar-lhes culto, isso era uma afronta ao imperador queria ser adorado como Deus. Nesse contexto deu-se início a perseguição da igreja de Cristo nos tempos do apóstolo Pedro.

AUTOR O autor da Carta de 1ª Pedro é o próprio Pedro, apóstolo de

AUTOR O autor da Carta de 1ª Pedro é o próprio Pedro, apóstolo de Jesus e um dos líderes da igreja primitiva, chamado para pastorear as ovelhas do senhor Jesus.

DATA A 1ª Carta de Pedro foi escrita aproximadamente em 62 -64 d. C.

DATA A 1ª Carta de Pedro foi escrita aproximadamente em 62 -64 d. C. , possivelmente da cidade de Roma.

DESTINATÁRIO Pedro destinou a sua primeira carta ao cristãos judeus, perseguidos pelo império romano

DESTINATÁRIO Pedro destinou a sua primeira carta ao cristãos judeus, perseguidos pelo império romano por amor a Cristo, que se encontravam espalhados por toda Ásia menor.

PANORAMA A igreja de Cristo encontrava-se dispersa

PANORAMA A igreja de Cristo encontrava-se dispersa

PROPÓSITO DA CARTA DE PEDRO O propósito da primeira carta do apóstolo Pedro é

PROPÓSITO DA CARTA DE PEDRO O propósito da primeira carta do apóstolo Pedro é animar e encorajar a igreja que sofria com a perseguição, oferecer conforto e esperança e exortá-la a ser fiel a Cristo.

BREVE ESBOÇO DA 1ª CARTA DE PEDRO Num breve esboço da 1ª carta de

BREVE ESBOÇO DA 1ª CARTA DE PEDRO Num breve esboço da 1ª carta de Pedro podemos observar as seguintes abordagens: 1. 2. 3. As grandes bênçãos de Deus para o seu povo (1: 1 -2: 10); A conduta do povo de Deus em meio ao sofrimento (2: 11 – 4: 19); e Apascentar o povo de Deus em meio ao sofrimento (5: 1 -14).

A Primeira Carta de Pedro dá início a carta agradecendo pela salvação logo após

A Primeira Carta de Pedro dá início a carta agradecendo pela salvação logo após se identificar como apóstolo (1: 2 -6). Em seguida, Pedro afirma que as provações refinariam a fé dos perseguidos (1: 7 -9). O apóstolo orienta que cada um deve crer, independente das circunstâncias, pois, no passado, muitos creram no plano de salvação preparado por Deus. Os antigos profetas que escreveram sobre a salvação, mesmo sem entendê-la creram, porém, agora a salvação havia sido revelada em Cristo (1: 10 -13).

Por isso, em resposta a essa tão grande salvação, todos deveriam viver vidas santas

Por isso, em resposta a essa tão grande salvação, todos deveriam viver vidas santas (1: 14 -16), a reverentemente temer e confiar em Deus (1: 17 -21), a serem honestos e afetuosos e a se tornarem semelhantes a Cristo (2: 1 -6). Pedro explica que Cristo é a pedra que foi rejeitada, levando aqueles que são desobedientes a tropeçar e a cair (2: 7 -8), e que a igreja edificada sobre essa pedra, deve ser o santo sacerdócio de Deus (2: 9 -10).

Em seguida, Pedro dá orientações de como os crentes deveriam viver em tempos difíceis

Em seguida, Pedro dá orientações de como os crentes deveriam viver em tempos difíceis 2: 11 – 4: 11). Ensina que os cristão deveriam ser irrepreensíveis (2: 12 -17) imitando a Cristo em todos os aspectos sociais: senhores e escravos, maridos e mulheres, membros da igreja e vizinhos (2: 18 - 3: 17), e que Cristo deve ser o nosso modelo de obediência a Deus em meio ao sofrimento (3: 18 – 4: 11).

Pedro ensina qual a atitude correta a ser tomada diante da perseguição: não estranhá-la,

Pedro ensina qual a atitude correta a ser tomada diante da perseguição: não estranhá-la, ser grato pelo privilégio de sofrer por Cristo, e confiar que Deus trará a libertação (4: 12 -19). Pedro também dá algumas orientações mais específicas: os anciãos deveriam cuidar do rebanho de Deus, os homens mais jovens deveriam ser submissos aos mais velhos, e todos deveriam confiar em Deus e resistir a satanás (5: 1 -11).

Pedro conclui sua carta apresentando Silas e enviando saudações pessoais, possivelmente da igreja de

Pedro conclui sua carta apresentando Silas e enviando saudações pessoais, possivelmente da igreja de Roma, e de Marcos (5: 12 -14).

CONCLUSÃO Aplicações para nossas vidas: Quando estivermos em sofrimento por sermos cristão, devemos nos

CONCLUSÃO Aplicações para nossas vidas: Quando estivermos em sofrimento por sermos cristão, devemos nos lembrar que seguir a Cristo é um compromisso custoso. Quando formos perseguidos por nossa fé em Cristo, devemos nos alegrar por termos sido considerados dignos de sofrer por CAUSA dele. Devemos nos lembrar que as provações virão para refinar a nossa fé e, quando elas vierem, deveremos nos manter fiéis a Deus.

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD