Antes crescei na graa e conhecimento de nosso

  • Slides: 14
Download presentation

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3: 18

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE JOÃO

1ª EPÍSTOLA DE JOÃO INTRODUÇÃO Quando João escreveu essa carta, a maioria das testemunhas

1ª EPÍSTOLA DE JOÃO INTRODUÇÃO Quando João escreveu essa carta, a maioria das testemunhas oculares da obra do messias já havia morrido. Alguns crentes gentios, das gerações posteriores, começaram a duvidar das coisas que haviam aprendido acerca de Jesus. Sua divindade e humanidade eram questionadas devido à doutrina platônica que afirmava que o espírito era mais importante que a matéria. Um ensinamento herético que surgia, chamado docentismo, afirmava que Jesus era um espírito e que

não tinha matéria, não projetava sua sombra sobre a terra e não deixava pegadas

não tinha matéria, não projetava sua sombra sobre a terra e não deixava pegadas na areia. Não existiam "docetas" enquanto seita ou religião específica, mas como uma corrente de pensamento. Os cristãos também eram bombardeados pelo ensinamento gnóstico que afirmava que o pecado habitava somente na carne, tornando-a totalmente má. O corpo podia fazer tudo o que lhe agradasse, vivendo nos prazeres mundanos. O espírito era totalmente bom e, com isso, negavam que cometiam pecado.

AUTOR O seu autor foi o apóstolo João. DATA A 1ª Epístola de João

AUTOR O seu autor foi o apóstolo João. DATA A 1ª Epístola de João foi escrita aproximadamente entre 85 e 90 d. C. , da cidade de Éfeso.

DESTINATÁRIO João destinou sua carta às diversas igrejas de gentios. Foi enviada como uma

DESTINATÁRIO João destinou sua carta às diversas igrejas de gentios. Foi enviada como uma carta pastoral. PANORAMA O apóstolo João era um idoso e provavelmente a única testemunha ocular dos eventos ocorridos acerca de Jesus. Ele

ainda não havia sido levado à ilha de Patmos, onde ficaria exilado. PROPÓSITO DA

ainda não havia sido levado à ilha de Patmos, onde ficaria exilado. PROPÓSITO DA 1ª CARTA DE JOÃO O propósito da primeira carta do apóstolo João era, na condição de testemunha ocular de Cristo, dar àquela geração de crentes segurança e confiança em Deus, e combater os falsos ensinos.

A Primeira Carta de João O apóstolo João inicia sua carta dando sua credenciais

A Primeira Carta de João O apóstolo João inicia sua carta dando sua credenciais de testemunha ocular da encarnação de Cristo e declarando a razão da carta (1: 4). Ele apresenta Deus como a Luz, simbolizando a pureza e a santidade absoluta (1: 5 -7). Explica como o crente pode andar na Luz e ter comunhão com Deus.

Os crentes deveriam saber que se pecarem, Cristo seria seu defensor (2: 1 -2).

Os crentes deveriam saber que se pecarem, Cristo seria seu defensor (2: 1 -2). Então, João os exorta a obedecerem a Cristo e a amar a todos os membros da família de Deus (2: 3 -17). Ele adverte os crentes acerca dos anticristos e também do Anticristo que tentará afastá-los da verdade (2: 18 -29). João, então, apresenta Deus como o AMOR, dando, morrendo, perdoando e abençoando e nos chamando de seus filho e isso deve nos motivar a viver perto dele (3: 1 -6; 4: 21).

João afirma que poderemos estar certos do nosso relacionamento familiar com Deus quando nossas

João afirma que poderemos estar certos do nosso relacionamento familiar com Deus quando nossas vidas estiverem repletas de boas obras e de amor (3: 7 -24). Orienta que devemos rejeitar aqueles que ensinam o que é errado, distorcendo a verdade a medida que continuamos a viver no amor de Deus (4: 1 -21). Por fim, João apresenta Deus como a VIDA (5: 1 -21). Deus está em Jesus e ter Jesus é ter a VIDA!

CONCLUSÃO Aplicações para nossas vidas: João escreveu sobre os mais importantes aspectos de nossa

CONCLUSÃO Aplicações para nossas vidas: João escreveu sobre os mais importantes aspectos de nossa fé, de forma que nós pudéssemos discernir a verdade do erro. Jesus era tanto Deus como homem, daí afirmarmos que Jesus era 100% Deus e 100% homem. Não podemos negar a nossa natureza pecaminosa, contudo, se pecarmos, temos um advogado nos céus (1 Jo. 2: 1).

Ensinando que o corpo físico não era importante, os falsos mestres encorajavam os crentes

Ensinando que o corpo físico não era importante, os falsos mestres encorajavam os crentes a se absterem das restrições morais. Ensinavam que se podia ser salvo através de conhecimentos místicos especiais. Devemos nos amar uns aos outros, pois, esse amor é a evidência que somos verdadeiramente salvos. A palavra de Deus, por ser verdadeira, nos garante a vida eterna e a vitória sobre o pecado. Pela fé podemos estar certos do nosso destino eterno com o Senhor.

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD